Processando...

Simulado PREFEITURA DE PARAUAPEBAS – PA | Professor de Educação Básica I | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE PARAUAPEBAS – PA | Professor de Educação Básica I

SIMULADO PREFEITURA DE PARAUAPEBAS – PA | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE PARAUAPEBAS – PA para o cargo de Professor de Educação Básica I .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FADESP para o concurso PREFEITURA DE PARAUAPEBAS – PA. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Básica I , contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE PARAUAPEBAS – PA | Professor de Educação Básica I contém um total de 19 questões de concursos com um tempo estimado de 57 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE PARAUAPEBAS – PA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#141441
Banca
FADESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Parauapebas-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O(A) __________ é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.

- O termo que completa correta e respectivamente a lacuna acima é

  • a) disciplinaridade.
  • b) transversalidade.
  • c) tema gerador.
  • d) interdisciplinaridade.
#141442
Banca
FADESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Parauapebas-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Sobre a concepção de infância e de criança na contemporaneidade, é correto afirmar que

  • a) infância é um fenômeno meramente natural.
  • b) a consciência social atual não admite a existência autônoma da infância como uma categoria diferenciada do gênero humano.
  • c) a criança é concebida como irracional e, portanto, incapaz de movimentar-se com sobriedade e com coerência no mundo.
  • d) infância é tanto um conceito cultural quanto biológico.
#141443
Banca
FADESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Parauapebas-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A Psicogênese da língua escrita descreve como o aprendiz se apropria dos conceitos e das habilidades de ler e escrever, mostrando que a aquisição desses atos linguísticos segue um percurso semelhante àquele que a humanidade percorreu até chegar ao sistema alfabético. No nível _______________, em um primeiro momento, o aprendiz pensa que pode escrever com desenhos, rabiscos, letras ou outros sinais gráficos, imaginando que a palavra assim inscrita representa a coisa a que se refere.

- O termo que completa correta e respectivamente a lacuna acima é

  • a) silábico.
  • b) pré-alfabético.
  • c) pré-silábico.
  • d) fonético.
#141444
Banca
FADESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Parauapebas-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a institucionalização do regime de colaboração na Política Educacional Brasileira é possibilitada pelo __________, em que cada ente federado é chamado a colaborar para transformar a Educação Básica em um sistema orgânico.

- O termo que completa correta e respectivamente a lacuna acima é

  • a) Conselho Federal de Educação.
  • b) Sistema Nacional de Educação.
  • c) Conselho Nacional de Educação.
  • d) Sistema Integrado de Educação.
#141445
Banca
FADESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Parauapebas-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, na Educação Básica é necessário considerar as dimensões do __________ e do __________ em sua inseparabilidade.

- São termos que completam correta e respectivamente as lacunas acima:

  • a) educar e aprender.
  • b) ensinar e aprender.
  • c) educar e cuidar.
  • d) ensinar e sentir.
#141446
Banca
FADESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Parauapebas-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

De acordo com o Decreto de Nº 7611/2011, o Poder Público estimulará o acesso ao atendimento educacional especializado de forma complementar ou suplementar ao ensino regular, assegurando ao educando

    • a) dupla matrícula.
    • b) vaga na escola regular.
    • c) vaga na escola especial.
    • d) vaga no atendimento itinerante.
    #141447
    Banca
    FADESP
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    Prefeitura de Parauapebas-PA
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    De acordo com o Decreto 7611/2011, o dever do Estado para com a educação das pessoas que constituem o público-alvo da educação especial será efetivado de acordo, dentre outras, com a seguinte diretriz: oferta de apoio

      • a) escolar necessário no âmbito do sistema educacional público, com vistas a facilitar sua efetiva educação.
      • b) necessário no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação.
      • c) necessário no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a garantir sua efetiva educação formal.
      • d) escolar e afetivo necessário no âmbito do sistema escolar especial, com vistas a facilitar sua efetiva educação profissional.
      #141448
      Banca
      FADESP
      Matéria
      Pedagogia
      Concurso
      Prefeitura de Parauapebas-PA
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 8 - 

      De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, a educação de qualidade, como direito fundamental, é, antes de tudo, relevante, pertinente e equitativa. É equitativa porque

      • a) reporta-se à promoção de aprendizagens significativas do ponto de vista das exigências sociais, escolares e de mercado, de desenvolvimento pessoal e de evolução de todos os que compõem a comunidade escolar e extraescolar.
      • b) trata de forma igualitária aquilo que se apresenta como desigual no ponto de partida, com vistas a obter desenvolvimento e aprendizagens equiparáveis, de modo a assegurar a todos igualdade no direito à educação.
      • c) refere-se à possibilidade de atender igualmente às necessidades e às características dos estudantes de diversos contextos sociais e culturais e com diferentes capacidades e interesses.
      • d) Trata de forma diferenciada aquilo que se apresenta como desigual no ponto de partida, com vistas a obter desenvolvimento e aprendizagens equiparáveis, de modo a assegurar a todos igualdade no direito à educação.
      #141449
      Banca
      FADESP
      Matéria
      Pedagogia
      Concurso
      Prefeitura de Parauapebas-PA
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 9 - 

      De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a __________ refere-se à dimensão didático-pedagógica, e a __________, à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.

      - São termos que completam correta e respectivamente as lacunas acima:

      • a) interdisciplinaridade e transversalidade.
      • b) transversalidade e interdisciplinaridade.
      • c) multidisciplinaridade e questão norteadora.
      • d) transversalidade e multidisciplinaridade.
      #141450
      Banca
      FADESP
      Matéria
      Pedagogia
      Concurso
      Prefeitura de Parauapebas-PA
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 10 - 

      De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a escola de qualidade social adota como centralidade o

      • a) professor e o planejamento.
      • b) planejamento e a aprendizagem.
      • c) estudante e o planejamento.
      • d) estudante e a aprendizagem.
      #141451
      Banca
      FADESP
      Matéria
      Pedagogia
      Concurso
      Prefeitura de Parauapebas-PA
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 11 - 

      As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental determinam que os sistemas de ensino e as escolas deverão adotar como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas princípios

      • a) éticos, políticos e estéticos.
      • b) políticos, históricos e culturais.
      • c) éticos, culturais e cognitivos.
      • d) éticos, culturais e cognitivos.
      #141452
      Banca
      FADESP
      Matéria
      Pedagogia
      Concurso
      Prefeitura de Parauapebas-PA
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 12 - 

      A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, estabelece que os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas nas interações sociais recíprocas e na comunicação, bem como um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos

      • a) com altas habilidades e superdotação.
      • b) com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil.
      • c) alunos com dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade.
      • d) com dificuldade de aprendizagem e locomoção.
      #141453
      Banca
      FADESP
      Matéria
      Pedagogia
      Concurso
      Prefeitura de Parauapebas-PA
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 13 - 

      As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, __________ substitutivas à escolarização. - O termo que preenche corretamente a lacuna acima é

        • a) podendo ser ou não
        • b) podendo ser
        • c) não sendo
        • d) devendo ser
        #141454
        Banca
        FADESP
        Matéria
        Pedagogia
        Concurso
        Prefeitura de Parauapebas-PA
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 14 - 

        O modelo construtivista de avaliação escolar propõe uma nova relação entre professor, aluno e conhecimento, partindo do princípio de que

        • a) o professor atua como mediador, estimulando a construção de saberes a serem sistematizados em provas mensuráveis.
        • b) o aluno é construtor do seu saber, do próprio conhecimento e o professor atua como mediador desse processo.
        • c) o aluno é responsável por acumular e repetir as informações recebidas dos professores.
        • d) todos os saberes acumulados historicamente devem ser sistematizados pelos professores para que se constituam em objeto de avaliação dos alunos.
        #141455
        Banca
        FADESP
        Matéria
        Pedagogia
        Concurso
        Prefeitura de Parauapebas-PA
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 15 - 

        De acordo com a Teoria Piagetiana de educação, denomina-se __________ à capacidade do indivíduo de reconhecer alguma coisa como diferente daquilo que já conhece. A partir desse reconhecimento, do contato com a novidade, da experimentação, o indivíduo refina seus conhecimentos e incorpora uma nova informação, o que proporciona a criação de um novo conceito, de uma nova categoria. A essa nova partição criada, organizada, sistematizada, Piaget chama de __________. Incorporado o novo processo mental, assume-se a __________, que define um conhecimento aprendido, incorporado, introjetado. - São termos que completam correta e respectivamente as lacunas acima:

        • a) aprendizagem, cognição e assimilação.
        • b) esquema, acomodação e sistematização.
        • c) assimilação, esquema e acomodação.
        • d) assimilação, acomodação e cognição.