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Simulado PREFEITURA DE PALMAS – TO | Orientador Educacional | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE PALMAS – TO | Orientador Educacional

SIMULADO PREFEITURA DE PALMAS – TO | ORIENTADOR EDUCACIONAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE PALMAS – TO para o cargo de Orientador Educacional.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FDC para o concurso PREFEITURA DE PALMAS – TO. Estas questões são especificamente para o cargo de Orientador Educacional, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE PALMAS – TO | Orientador Educacional contém um total de 18 questões de concursos com um tempo estimado de 54 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE PALMAS – TO.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#141782
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
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(1,0) 1 - 

A modalidade de educação que se preocupa, em especial, em orientar os sistemas de ensino para que adotem projetos político-pedagógicos compromissados com a inclusão, a aprendizagem e o sucesso escolar é:

  • a) ensino médio.
  • b) ensino superior
  • c) educação infantil.
  • d) ensino fundamental.
  • e) ensino profissional.
#141783
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
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(1,0) 2 - 

Entre as concepções de organização e gestão escolar, encontramos aquela que tem por característica a busca de objetividade no trato das questões da organização e da gestão, mediante coleta de informações reais e não subjetivas ou de poder. Esta concepção é caracterizada como:

  • a) científica.
  • b) evolutiva.
  • c) participativa.
  • d) interpretativa.
  • e) autogestionária.
#141784
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
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(1,0) 3 - 

“Observa-se, muito comumente, na liderança oferecida pelo supervisor escolar, uma preocupação mais relativa a métodos, técnicas, conteúdos, que ao sentido do processo educativo.”
(Heloisa Luck).

Neste contexto, o papel do supervisor constitui-se em:,

  • a) direcionar a curto prazo as ações do PPP, de acordo com o desempenho dos profissionais envolvidos.
  • b) direcionar o processo técnico e escolar em conformidade com as questões administrativas da escola.
  • c) limitar a participação no treinamento de professores, segundo determinações superiores.
  • d) enfocar aspectos relacionados à administração e ao serviço comunitário em geral.
  • e) somar esforços e ações para a excelência do processo ensino-aprendizagem.
#141785
Banca
FDC
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Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
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(1,0) 4 - 

Heloísa Lück alerta para as variadas funções que ocorrem na escola, todas elas mais ou menos inter-relacionadas.

Para que as ações realizadas no espaço escolar tragam resultados positivos, é, antes de tudo, necessário que:

  • a) as decisões importantes da escola sejam encaminhadas prioritariamente pela direção.
  • b) as definições e conceitos do PPP sejam decorrentes de normas sugeridas pela direção e autoridades.
  • c) a integração dos profissionais da escola, esteja presente na formulação de objetivos e pontos de vista.
  • d) a liderança na construção do PPP seja assumida pela Orientação Educacional e Supervisão Educacional.
  • e) a orientador educacional seja responsável pelas ações dos professores e a Orientação Educacional pelas ações dos alunos.
#141786
Banca
FDC
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Pedagogia
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Prefeitura de Palmas-TO
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(1,0) 5 - 

Heloísa Lück propõe como um dos pressupostos do processo de consultoria nas escolas:

  • a) O professor é um elemento central na promoção do desenvolvimento do educando, um transmissor e cobrador de informações e conhecimentos.
  • b) A finalidade essencial da educação é a transmissão de conhecimentos socialmente necessários ao ajustamento do educando
  • c) O desenvolvimento de habilidades de relacionamento e comunicação é uma parte discriminante do processo educativo
  • d) A mudança no comportamento do educando ocorre mais facilmente quando direcionada por um adulto de suas relações.
  • e) A assistência prestada ao adulto é limitada aos atores do processo e sua influência resume-se a esse nível.
#141787
Banca
FDC
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Prefeitura de Palmas-TO
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(1,0) 6 - 

Na escola de hoje, o orientador educacional tem como prática:

  • a) assumir o papel de líder na escola, como a figura-chave do processo ensino-aprendizagem preconizado por vários educadores.
  • b) desenvolver sua prática dentro da sala de aula, relacionada ao processo ensino-aprendizagem, não ultrapassando os “muros” da escola.
  • c) confeccionar e administrar as três etapas do projeto político-pedagógico em sequência, envolvendo o planejamento, o acompanhamento e o controle.
  • d) assumir funções de assistência ao professor, aos pais,e às pessoas próximas aos educandos, para que estes se tornem mais preparados para as áreas cognitivas, psicomotoras e afetivas
  • e) desenvolver uma série de funções, tanto de natureza administrativa, quanto pedagógica, como, por exemplo, a articulação da escola com o nível superior de administração do sistema educacional.
#141788
Banca
FDC
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(1,0) 7 - 

No espaço reservado à casinha de bonecas, G., com um lápis apontado para o alto, fala e gesticula para mais dois colegas, num claro jogo de “escola-professor”. G, neste momento, emprega um dos recursos de simbolização. O recurso de simbolização, especialmente utilizado neste jogo por G, é:

  • a) ação significante de objetos.
  • b) competência intersubjetiva.
  • c) representação significante.
  • d) interação comunicativa.
  • e) imitação diferida
#141789
Banca
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Prefeitura de Palmas-TO
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(1,0) 8 - 

Dentre os processos mentais de socialização, destacam-se o reconhecimento das pessoas e o reconhecimento de si. Podemos afirmar com segurança que o segundo aspecto ocorre integralmente no seguinte período de vida:

  • a) final do primeiro ano.
  • b) segunda parte do segundo ano.
  • c) último trimestre do primeiro ano.
  • d) primeiro trimestre do segundo ano.
  • e) segundo trimestre do primeiro ano.
#141790
Banca
FDC
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Prefeitura de Palmas-TO
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(1,0) 9 - 

Relacionando metacognição e regulação do conhecimento, uma tarefa clássica é o uso da “Torre de Hanói”, onde a criança é analisada em termos de análise meios-fins, estabelecendo-se diferenciação entre a meta que pretende atingir e as submetas que permitem alcançar a meta. Este mecanismo que permite a autorregulação de condutas é chamado de:

  • a) planejamento.
  • b) habilidade específica.
  • c) produção significativa.
  • d) controle do conhecimento.
  • e) processamento da informação.
#141791
Banca
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Pedagogia
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(1,0) 10 - 

Segundo Piaget, uma característica própria do período operatório, importante para compreender as transformações sucessivas da realidade em vez de um único ponto de vista, é :

  • a) centração perceptiva.
  • b) irreversibilidade.
  • c) egocentrismo.
  • d) descentração.
  • e) estatismo.
#141792
Banca
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(1,0) 11 - 

O processo de avaliação na visão atual de educação é compreendido como um conjunto de atuações que têm a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica (PCN). Pode- se afirmar que a avaliação deve ter como prioridade:

  • a) orientar a aprendizagem informal por meio de instrumentos estabelecidos
  • b) subsidiar o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática.
  • c) formular instrumentos legais para aferição da aprendizagem formal e informal.
  • d) estabelecer questões normativas dirigidas à conceituação dos alunos.
  • e) padronizar a interpretação quantitativa e qualitativa do aluno.
#141793
Banca
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(1,0) 12 - 

Na categoria Temas Transversais, o tema “Ética” provoca grandes discussões sobre a forma como será repassado aos alunos. Os juízos éticos são fundamentados em acordos, como, por exemplo, a Declaração dos Direitos do Homem, e estes acordos são geralmente insuficientes para sua implantação. O procedimento adequado em relação a esses acordos e a respectiva justificativa encontram-se na seguinte alternativa:

  • a) exposição dos valores em sala de aula - atender as necessidades do currículo e das relações entre as pessoas.
  • b) discussão de juízos decorrentes de enunciados científicos - valorizar a apropriação de juízos de valor.
  • c) sistematização do ensino de valores - favorecer a memorização no momento adequado.
  • d) promoção de debates sobre direitos e deveres - preparar para o enfrentamento de ideias controversas.
  • e) ordenação de condutas do alunado - fundamentar a ética em verdades admitidas pela maioria
#141794
Banca
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(1,0) 13 - 

A Escola X, obedecendo aos estatutos legais, decidiu, com seus professores, implantar uma política de inclusão que atendesse a todos os alunos com necessidades especiais e ajudasse a escola a se ajustar às necessidades de seu alunado. Para isso, definiu cursos de ação para permitir que alunos com necessidades especiais participem do trabalho da turma e da escola. Este cuidado diz respeito a:

  • a) estratégias de assessoramento
  • b) currículos individuais
  • c) planos de colaboração.
  • d) estratégias de ação.
  • e) planos de ensino.
#141795
Banca
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(1,0) 14 - 

Uma escola inclusiva caracteriza-se por uma forma específica de perceber o próprio alunado. Os professores são orientados no sentido de:

  • a) considerar os alunos como especiais.
  • b) matricular alunos com necessidades funcionais
  • c) agrupar os alunos por critérios de comportamento.
  • d) solicitar apoio técnico para explicitação do conteúdo.
  • e) agrupar o alunado por tipos de apoio e necessidades especiais.
#141796
Banca
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(1,0) 15 - 

Segundo Libâneo, há pelo menos três tipos de manifestações do currículo: o formal, o real e o oculto. Um exemplo do currículo oculto refere-se a:

  • a) ocorrências em sala de aula a partir da vivência do currículo, significação do professor e aferição de resultados.
  • b) modos de seleção dos valores culturais para formação dos alunos, estruturação da aula e dos conteúdos.
  • c) formas de aprendizagem dos alunos a partir de registros culturais, valores e significados próprios.
  • d) apropriação dos conteúdos curriculares, por meio de estratégias, registros e métodos de ensino.
  • e) aferição de aprendizagens, compreensão e retenção dos conteúdos pelos alunos