Simulado PREFEITURA DE PALMA SOLA – SC | Fonoaudiólogo | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE PALMA SOLA – SC | FONOAUDIÓLOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE PALMA SOLA – SC para o cargo de Fonoaudiólogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca AMEOSC para o concurso PREFEITURA DE PALMA SOLA – SC. Estas questões são especificamente para o cargo de Fonoaudiólogo, contendo Fonoaudiologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE PALMA SOLA – SC | Fonoaudiólogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE PALMA SOLA – SC.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #141820
- Banca
- AMEOSC
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Palma Sola-SC
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Na perda auditiva de grau leve se consegue ouvir sem amplificação:
- a) Todos os sons da fala.
- b) As vogais são ouvidas claramente. Pode apresentar discreta dificuldade com as consoantes surdas.
- c) Ouve somente alguns dos sons da fala; os fonemas sonoros mais fortes.
- d) Perde a maior parte dos sons da fala em um nível de conversação normal.
- #141821
- Banca
- AMEOSC
- Matéria
- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Palma Sola-SC
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
O desenvolvimento dos movimentos corporais realizados pelos grandes músculos refere-se á:
- a) Motricidade fina.
- b) Motricidade ampla.
- c) Motricidade básica.
- d) Motricidade complexa.
- #141822
- Banca
- AMEOSC
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- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Palma Sola-SC
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- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Com relação às percepções sobre Psicomotricidade, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
I - É a capacidade de reconhecer e compreender estímulos recebidos. Está ligada à atenção, consciência e memória.
II - É o fenômeno de captar, distinguir, associar e interpretar as sensações. Divide-se em espacial, temporal, visual, auditiva, olfativa, gustativa, termotátil e de análise e síntese.
- a) Apenas o item I está correto.
- b) Apenas o item II está correto.
- c) Os itens I e II estão corretos.
- d) Os itens I e II estão incorretos.
- #141823
- Banca
- AMEOSC
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- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Palma Sola-SC
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- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
O teste de Bonnier no paciente com otosclerose e fixação de cadeia, o som emitido pelo diapasão pode ser escutado quando ele é colocado exceto:
- a) No cotovelo e patela.
- b) No punho e maléolo lateral do tornozelo.
- c) No esterno.
- d) No quadril e calcâneo.
- #141824
- Banca
- AMEOSC
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- Fonoaudiologia Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Palma Sola-SC
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(1,0) 5 -
O diapasão é colocado alternadamente na mastóide do paciente e do examinador, a audição deste é considerada normal. Se o paciente ouvir por mais tempo que o examinador, sugere perda auditiva condutiva e diz-se que o teste está prolongado. O texto traz a descrição do:
- a) Teste de Weber.
- b) Teste de Rinne.
- c) Teste de Schwabach.
- d) Teste de Friedreich.
- #141825
- Banca
- AMEOSC
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- Prefeitura de Palma Sola-SC
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(1,0) 6 -
Com relação aos níveis de medidas de intensidade de som, analise as definições abaixo e assinale a alternativa que traz os conceitos corretos:
X - O dB mostra quanto uma intensidade é maior ou menor do que a intensidade relativa. Está relacionado à mínima intensidade de energia audível que é 10 (16cm2).
Y - O dB mostra quanto uma pressão sonora é maior ou menor do que a pressão sonora de referência. Está relacionada á mínima pressão sonora audível que é 20 µPA. Ao dobrar a pressão sonora de um som este está acrescido de 6dB, ou seja, um altofalante que emite 20 dB, ao ligar outro altofalante que emite 20 dB tem-se uma intensidade de 26 dB.
Z - Realizando diversos estudos para medir a audição de adultos jovens estabeleceu-se uma medida padronizada do que seria a audição normal.
- a) X - Nível de Intensidade Sonora (NIS); Y - Nível de Pressão Sonora (NPS); Z - Nível de Audição (NA).
- b) X - Nível de Pressão Sonora (NPS); Y - Nível de Intensidade Sonora (NIS); Z - Nível de Audição (NA).
- c) X - Nível de Intensidade Sonora (NIS); Y - Nível de Audição (NA); Z -. Nível de Pressão Sonora (NPS).
- d) X - Nível de Audição (NA); Y - Nível de Pressão Sonora (NPS); Z - Nível de Intensidade Sonora (NIS).
- #141826
- Banca
- AMEOSC
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- Concurso
- Prefeitura de Palma Sola-SC
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- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
É incorreto afirmar sobre as disortografias:
- a) Perturbação que afeta as aptidões da escrita e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos escritos.
- b) A construção frásica é pobre e geralmente longa e prolixa.
- c) As dificuldades centram-se na organização, estruturação e composição de textos escritos.
- d) Observa-se a presença de múltiplos erros ortográficos e [por vezes] má qualidade gráfica.
- #141827
- Banca
- AMEOSC
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- Prefeitura de Palma Sola-SC
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(1,0) 8 -
Analise os grupos de causas psicomotoras das disgrafias e assinale a alternativa correta:
I - Distúrbios na motricidade ampla e fina, relacionados com a falta de coordenação entre o que a criança se propõe fazer (intenção) e o que realiza (perturbações no domínio do corpo); Distúrbios na coordenação visomotora, associada à dificuldade no acompanhamento (visual) do movimento dos membros superiores e/ou inferiores; Deficiência na organização temporoespacial (direita/esquerda, frente/atrás/lado e antes/depois).
II - Problemas na lateralidade e direcionalidade (dominância manual); Erros pedagógicos, relacionados com falhas no processo de ensino, estratégias inadequadamente escolhidas pelos docentes ou mesmo desconhecimento deste problema.
- a) Apenas o item I está correto.
- b) Apenas o item II está correto.
- c) Os itens I e II estão corretos.
- d) Os itens I e II estão incorretos.
- #141828
- Banca
- AMEOSC
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(1,0) 9 -
Responsável pela atenção ao estímulo sonoro. Também tem um papel importante nos reflexos auditivos como o “startle” (sobressalto) e também para o desenvolvimento de crises audiogênicas e respostas motoras, resultantes de hipersensibilidade auditiva causadas pela privação sensorial, desde muito cedo, na vida do indivíduo:
- a) Núcleos do complexo olivar superior.
- b) Núcleos do colículo superior.
- c) Núcleos do colículo inferior.
- d) Corpo geniculado medial.
- #141829
- Banca
- AMEOSC
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(1,0) 10 -
A organização das informações acústicas pelo sistema auditivo central está relacionada com a capacidade biológica e experienciação auditiva do indivíduo, sendo que as estruturas envolvidas localizam-se a partir do:
- a) Tronco Cerebral.
- b) Córtex.
- c) Hipotálamo.
- d) Cerebelo.
- #141830
- Banca
- AMEOSC
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(1,0) 11 -
Considera-se o processamento auditivo incorretamente como:
- a) Todo o processo que envolve a detecção de eventos acústicos.
- b) A capacidade de discriminação quanto ao local, espectro, amplitude e tempo.
- c) A habilidade para agrupar sons em figura-fundo (como por exemplo, agrupar o som de uma voz de outra).
- d) A habilidade para identificar um som, denominá-lo verbalmente e ter acesso ao seu significado.
- #141831
- Banca
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(1,0) 12 -
Com relação às práticas fonoaudiológicas em crianças com dificuldades na linguagem escrita é incorreto o que se afirma em:
- a) Salienta-se a importância da estimulação da consciência fonológica em pré-leitores, visto que muitos estudos demonstram sua eficiência no aprendizado da leitura.
- b) A principal indicação atual para o tratamento de crianças com dificuldades de linguagem escrita é a intervenção direta nas habilidades de leitura, associada a atividades relacionadas ao processamento fonológico da linguagem.
- c) Práticas anteriores buscavam estimular habilidades consideradas pré-requisitos para o aprendizado da leitura, como percepção visuoespacial, habilidades psicomotoras, etc.
- d) Nem todas as atividades de estimulação da linguagem escrita devem ser realizadas de forma lúdica, através de jogos e brincadeiras, para que a criança não se interesse apenas pela brincadeira e dificulte a abordagem.
- #141832
- Banca
- AMEOSC
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- Múltipla escolha
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(1,0) 13 -
São princípios básicos do trabalho em linguagem escrita com a criança, exceto:
- a) Estimular a descoberta e utilização da lógica de seu pensamento na construção de palavras e textos e na representação de fonemas.
- b) Oferecer oportunidades para a escrita e leitura espontâneas; explorar constantemente as diversas funções da escrita (não apenas produção textual mas também cartas e bilhetes).
- c) Explicitar as diferenças entre língua falada e língua escrita.
- d) É importante que a criança tenha adequada consciência de que a fala e a escrita são formas iguais de expressão da linguagem.
- #141833
- Banca
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(1,0) 14 -
São características da Dislexia fonológica, exceto:
- a) Incapacidade de decodificação fonológica.
- b) Maior facilidade para leitura de palavras concretas e frequentes.
- c) Danos na via de conversão grafema-fonema.
- d) Dificuldades em tarefas de memória fonológica.
- #141834
- Banca
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(1,0) 15 -
“Na __________________________ identifica-se uma desconexão temporo-parieto-occipital e uma desconexão com o córtex frontal esquerdo, assim como anormalidades do córtex temporoparietal e do cerebelo em relação a outras regiões do cérebro.” Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:
- a) Dislalia.
- b) Disfonia.
- c) Dislexia.
- d) Disortografia.