Simulado Prefeitura de Niterói – RJ | Guarda Municipal | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE NITERÓI – RJ | GUARDA MUNICIPAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Niterói – RJ para o cargo de Guarda Municipal.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COSEAC para o concurso Prefeitura de Niterói – RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Guarda Municipal, contendo Português que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Niterói – RJ | Guarda Municipal contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Niterói – RJ.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #56591
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Niterói-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Se forem comparados os termos em destaque nas expressões “o TRÁFEGO de pedestres” (§ 2) e “o TRÁFICO de pessoas”, pode-se concluir que se trata de um par de vocábulos parônimos, corretamente empregados.
Dos pares de parônimos usados nas frases abaixo, houve inversão de sentido em:
- a) Era iminente o risco de violência nas calçadas. / Era um escritor eminente em visita ao Brasil.
- b) Andar pelas ruas era para o cronista o cumprimento de uma tarefa. / O comprimento da calçada era estreito, atrapalhando o fluxo de pessoas.
- c) O cronista agia com discrição em suas andanças pelas ruas. / A descrição que o cronista fez do bairro encantou a todos.
- d) O cronista discriminava com detalhes os elementos a serem tratados. / Os transeuntes foram descriminados da responsabilidade pela morte do cronista.
- e) Os transeuntes infligiam as normas de trânsito pelas calçadas. / Os guardas infringiram pesadas multas aos transgressores.
- #56592
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Niterói-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
“O cronista peripatético costumava cruzar na vida real com Rubem Fonseca, os dois flanando pelas calçadas do Leblon." (§ 11) O período composto acima continuará exprimindo o mesmo sentido se lhe for dada a seguinte redação:
- a) Caso o cronista peripatético cruzasse na vida real com Rubem Fonseca, os dois flanariam pelas calçadas do Leblon.
- b) O cronista peripatético costumava cruzar na vida real com Rubem Fonseca, pois os dois flanavam pelas calçadas do Leblon.
- c) O cronista peripatético costumava cruzar na vida real com Rubem Fonseca, ocasião em que os dois flanavam pelas calçadas do Leblon.
- d) Embora o cronista peripatético costumasse cruzar na vida real com Rubem Fonseca, os dois só flanavam pelas calçadas do Leblon.
- e) O cronista peripatético costumava cruzar na vida real com Rubem Fonseca, a ponto de os dois flanarem pelas calçadas do Leblon.
- #56593
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Niterói-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
“...as calçadas do Leblon também desapareceram embaixo de tapume do metrô e da multidão trazida PELO shopping center.” (§ 11)
Dos trechos transcritos abaixo, aquele em que a combinação de preposição mais artigo definido em destaque expressa o mesmo sentido da destacada no trecho acima é:
- a) “Um passeio PELA cidade do Rio de Janeiro” (§ 4).
- b) descreve uma caminhada PELA Rua do Ouvidor” (§ 4).
- c) “a passagem de uma melindrosa de vestido curto e perna grossa PELA Avenida Central” (§ 4).
- d) “escrito PELO contista e pedestre Rubem Fonseca nos anos 1990.” (§ 10).
- e) “se esgueirar PELOS becos nos fundos da Rua Larga” (§ 10).
- #56594
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Niterói-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
“O engarrafamento agora é de gente — e foi aí que se deu o passamento do último cronista andarilho” (§ 11).
No trecho acima, foi usado o travessão para separar a primeira oração da segunda. Sem se alterar o sentido geral do parágrafo, no lugar do travessão poderiam ser usados os sinais de pontuação abaixo relacionados, EXCETO:
- a) ponto final.
- b) ponto e vírgula.
- c) vírgula.
- d) dois pontos.
- e) ponto de exclamação.
- #56595
- Banca
- COSEAC-UFF
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Niterói-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
“e foi aí que se deu o passamento do último cronista andarilho, vítima da absoluta impossibilidade de se caminhar pelas agressivas calçadas da sua cidade.” (§ 11)
Dos trechos transcritos abaixo, aquele em que a vírgula justifica-se por norma de pontuação distinta da que justifica a vírgula no trecho transcrito acima é:
- a) “A vida era o que lhe ia pelas calçadas do Rio, um espaço historicamente sem entraves para se analisar como caminhava a Humanidade.” (§ 8).
- b) “foi vítima da confusão que se estabeleceu sobre elas, uma combinação criminosa das novas multidões apressadas com fradinho” (§ 8).
- c) “Descanse em paz, pobre coitado.” (§ 1).
- d) “escrever sobre as mulheres executivas que caminham de salto alto sobre as pedras portuguesas do Centro, o que lhes aumenta ainda mais a sensualidade do rebolado”. (§ 3).
- e) “por estar atrapalhando o tráfego de pedestres, categoria à qual sempre se orgulhou de pertencer.” (§ 2).