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Simulado Prefeitura de Niterói – RJ | Fiscal de Tributos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Niterói – RJ | Fiscal de Tributos

SIMULADO PREFEITURA DE NITERÓI – RJ | FISCAL DE TRIBUTOS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Niterói – RJ para o cargo de Fiscal de Tributos.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso Prefeitura de Niterói – RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Fiscal de Tributos, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Niterói – RJ | Fiscal de Tributos contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Niterói – RJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#109736
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Niterói-RJ
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(1,0) 1 - 

“Nunca possuímos tantas coisas como hoje, mesmo que as utilizemos cada vez menos".
A forma de reescrever esse período do texto 1 que indica incorreção ou modificação de seu sentido original é:

  • a) Nunca possuímos tantas coisas como hoje, conquanto as utilizemos cada vez menos.
  • b) Nunca possuímos tantas coisas como hoje, apesar de as utilizarmos cada vez menos.
  • c) Nunca possuímos tantas coisas como hoje, não obstante utilizarmo-las cada vez menos.
  • d) Nunca possuímos tantas coisas como hoje, malgrado as utilizemos cada vez menos.
  • e) Nunca possuímos tantas coisas como hoje, no entretanto as utilizamos cada vez menos.
#109737
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Niterói-RJ
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(1,0) 2 - 

“As casas em que passamos tão pouco tempo são repletas de objetos”. Nesse período, o pronome relativo está precedido da preposição “em”, devido à regência do verbo “passar”. A frase abaixo em que a preposição está mal-empregada em face da norma culta tradicional é:

  • a) O cargo a que aspiramos deve ser ocupado urgentemente.
  • b) Os assuntos sobre que discutimos não eram tão sérios.
  • c) O grande trabalho em que isso implica deve ser avaliado.
  • d) A obra a que se dedicou foi bem construída.
  • e) O ideal por que lutou é dos mais nobres.
#109738
Banca
FGV
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Matérias Diversas
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Prefeitura de Niterói-RJ
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(1,0) 3 - 

“Nunca possuímos tantas coisas como hoje, mesmo que as utilizemos cada vez menos. As casas em que passamos tão pouco tempo são repletas de objetos".
Se reescrevermos o segundo período com estrutura semelhante ao primeiro, sua forma correta e coerente será:

  • a) As casas são repletas de objetos ainda que passemos tão pouco tempo nelas.
  • b) Mesmo que as casas sejam repletas de objetos, passamos muito pouco tempo nelas.
  • c) Apesar de as casas serem repletas de objetos, passamos muito pouco tempo nelas.
  • d) As casas estão repletas de objetos, mas, apesar disso, passamos tão pouco tempo nelas.
  • e) As casas que estão repletas de objetos não passamos pouco tempo nelas.
#109739
Banca
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(1,0) 4 - 

“Temos uma tela de plasma em cada aposento, substituindo televisores de raios catódicos que há apenas cinco anos eram de última geração".
Nesse segmento do texto 1, o autor tem por objetivo:

  • a) valorizar a atualização tecnológica;
  • b) exaltar o consumo que gera desenvolvimento;
  • c) criticar a exibição gratuita de riqueza;
  • d) destacar o consumismo inútil;
  • e) ironizar o progresso que é retrocesso.
#109740
Banca
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Matérias Diversas
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(1,0) 5 - 

O título dado ao texto 1 – Cercados de objetos por todos os lados – mostra:

  • a) a presença da intertextualidade, já que reproduz uma definição clássica dos livros didáticos;
  • b) um exemplo de hipérbole, figura marcada pelo exagero;
  • c) uma estrutura sem verbo, reproduzindo as manchetes sensacionalistas dos jornais;
  • d) uma frase de conteúdo crítico, pois coloca o homem como vítima de um consumismo exagerado;
  • e) o interesse do autor em adotar um discurso religioso, transcrevendo trecho da Bíblia.
#109741
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(1,0) 6 - 

O texto 1 desta prova deve ser classificado como:

  • a) texto didático, já que procura divulgar verdades úteis para a vida futura;
  • b) artigo de divulgação científica, pois tem por fim expandir informações dominadas por poucos;
  • c) artigo de debate deliberativo, visto que pretende colocar em discussão opiniões polêmicas de outras pessoas;
  • d) editorial de jornal, dado que apresenta objetivamente opiniões que circulam na sociedade;
  • e) artigo de opinião, pois seu autor realiza um depoimento de caráter pessoal sobre tema momentâneo.
#109742
Banca
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(1,0) 7 - 

“Temos uma tela de plasma em cada aposento, substituindo televisores de raios catódicos que há apenas cinco anos eram de última geração".
Esse segmento do texto 1 alude ao seguinte problema:

  • a) a exigência de permanente atualização tecnológica;
  • b) o rapidíssimo processo de inovação tecnológica;
  • c) o exibicionismo de novos bens de consumo;
  • d) o endividamento crescente das famílias;
  • e) a adaptação das pessoas a novos padrões de consumo.
#109743
Banca
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(1,0) 8 - 

“Exatamente como quando as marcas de moda põem seus nomes em roupas infantis, uma cozinha nova de aço inoxidável nos concede o álibi do altruísmo quando a compramos".
Sobre a estrutura e o significado desse segmento do texto 1, a única observação inadequada é:

  • a) o segmento se estrutura a partir de uma comparação;
  • b) a palavra “álibi" indica que a ação praticada tem outra motivação além da aparente;
  • c) “roupas infantis" e “cozinha nova de aço inoxidável" ocupam espaços estruturais semelhantes no segmento;
  • d) as marcas de moda também estão sendo altruístas ao demonstrarem interesse pelas crianças;
  • e) o pronome “a" estabelece coesão com o termo anterior “cozinha nova de aço inoxidável".
#109744
Banca
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(1,0) 9 - 

O segmento do texto 1, abaixo transcrito, em que o conectivo E tem valor de oposição é:

  • a) “...nossos filhos possuem brinquedos de verdade: caixas e caixas de brinquedos que eles deixam de lado em questão de dias”;
  • b) “Temos jardins equipados com carrinhos de mão, tesouras, podões e cortadores de gramas”;
  • c) “Temos máquinas de remo em que nunca nos exercitamos, mesa de jantar em que não comemos e fornos triplos em que não cozinhamos”;
  • d) “São os nossos brinquedos: consolos às pressões incessantes por conseguir o dinheiro para comprá-los, e que, em nossa busca deles nos infantilizam”;
  • e) “Na minha vida, devo admitir que andei fascinado pelo brilho do consumo e ao mesmo tempo enojado”.
#109745
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(1,0) 10 - 

Em todos os segmentos abaixo, retirados do texto 1, ocorre a presença da preposição DE, com valores semânticos diferentes. A opção em que esse valor semântico está corretamente indicado é:

  • a) “tela de plasma” / qualidade;
  • b) “televisores (...) de última geração” / tempo;
  • c) “cortadores de gramas” / matéria;
  • d) “marcas de moda” / finalidade;
  • e) “cozinha nova de aço inoxidável” / modo.
#109746
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(1,0) 11 - 

Entre os elementos citados a seguir, aquele que mais se distancia do usuário, por seu artificialismo é:

  • a) telas de plasma;
  • b) jardins equipados;
  • c) máquinas de remo;
  • d) mesa de jantar;
  • e) cozinha nova de aço inoxidável.
#109747
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(1,0) 12 - 

“São os nossos brinquedos: consolos às pressões incessantes por conseguir o dinheiro para comprá-los, e que, em nossa busca deles nos infantilizam".
Os usuários, nas palavras do autor do texto 1, ficam infantilizados porque

  • a) mostram alegria infantil ao poderem adquiri-los;
  • b) pretendem, na verdade, tornar felizes os filhos;
  • c) ficam felizes por seu progresso econômico;
  • d) compram produtos que equivalem a brinquedos;
  • e) agem por altruísmo, pelo bem dos demais.
#109748
Banca
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(1,0) 13 - 

“E nossos filhos possuem brinquedos de verdade: caixas e caixas de brinquedos que eles deixam de lado em questão de dias. E, com infâncias cada vez mais curtas, a natureza desses brinquedos também mudou".
O comentário abaixo que se opõe ao significado ou à estruturação original desse segmento do texto 1 é:

  • a) a repetição “caixas e caixas" aumenta a ideia de quantidade;
  • b) os brinquedos “de verdade" se opõem aos brinquedos “de mentira" dos adultos;
  • c) os brinquedos das crianças e os dos adultos perdem o poder de atração e são logo substituídos;
  • d) o “também" acrescenta a mudança da natureza dos brinquedos infantis à mudança da própria infância;
  • e) “com infâncias cada vez mais curtas" indica uma condição da mudança da natureza dos brinquedos.
#109749
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(1,0) 14 - 

Os verbos de ligação mostram noções distintas de estados.
A noção do verbo sublinhado indicada corretamente é:

  • a) “O Mc Donald's se tornou o maior distribuidor mundial de brinquedos" / mudança de estado;
  • b) “Na minha vida, devo admitir que andei fascinado pelo brilho do consumo" / estado permanente;
  • c) “As casas em que passamos tão pouco tempo são repletas de objetos" / continuidade de estado;
  • d) “há apenas cinco anos eram de última geração" / estado transitório;
  • e) “São os nossos brinquedos" / aparência de estado.
#109750
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(1,0) 15 - 

No último parágrafo do texto 1, o autor se diz enojado de si mesmo, em virtude de uma fraqueza, que não é só sua:

  • a) o desejo incontrolável de apossar-se do alheio;
  • b) a perda da racionalidade diante do poder mais forte do desejo;
  • c) o consumo intenso de produtos que deveriam ser mais bem distribuídos;
  • d) a fascinação que leva a vaidade ao primeiro plano de nossa existência;
  • e) a impossibilidade de distinguir verdade/mentira no discurso publicitário.