Simulado Prefeitura de Nilópolis - RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE NILÓPOLIS - RJ DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Nilópolis - RJ.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Nilópolis - RJ que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Nilópolis - RJ, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Nilópolis - RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Nilópolis - RJ.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Nilópolis - RJ. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Nilópolis - RJ
Para realizar o simulado Prefeitura de Nilópolis - RJ você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Nilópolis - RJ você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Nilópolis - RJ é aqui!
- #151328
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- Prefeitura de Nilópolis-RJ
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(1,0) 1 -
Emilia Ferreiro se tornou uma espécie de referência para o ensino brasileiro e seu nome passou a ser ligado ao construtivismo, campo de estudo inaugurado pelas descobertas a que chegou o biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) na investigação dos processos de aquisição e elaboração de conhecimento pela criança - ou seja, de que modo ela aprende. As pesquisas de Emilia Ferreiro, que estudou e trabalhou com Piaget, concentram o foco nos mecanismos cognitivos relacionados à leitura e à escrita. Disponível em:http://novaescola.org.br/conteudo/338/emilia-ferreiro-estudiosa-que-revolucionou-alfabetizacao. Acesso em: 20 out. 2016. A partir das produções teóricas de Emilia Ferreiro, é possível compreender a escrita infantil. Com base no referencial de Emília Ferreiro, está CORRETA a afirmação contemplada na seguinte alternativa:
- a) observa-se que a criança elabora hipóteses acerca da língua escrita, sendo função da escola promover o avanço dessas hipóteses até a escrita convencional.
- b) a criança sempre aprende, naturalmente, a ler e escrever, sem interferência da escola.
- c) desde que viva numa sociedade letrada, a criança aprenderá a escrita convencional, sem interferência da escola.
- d) somente no ambiente escolar, aplicando-se métodos e técnicas de alfabetização, com etapas demarcadas, é possível levar a criança ao uso correto da escrita convencional.
- #151329
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(1,0) 2 -
Atualmente, Ana Maria Machado, atuando como escritora há mais de quarenta anos, ocupa a cadeira número um da Academia Brasileira de Letras. Sua biografia nos informa o seguinte: Uma das coisas que dão mais alegria à Ana é ficar sabendo das atividades feitas com as histórias dela nas escolas pelo mundo afora. Principalmente quando são as turmas de alfabetização, tendo os primeiros contatos com a leitura através da “Coleção Mico Maneco” Ana Maria sempre lembra que começou a escrever essas histórias para ajudar seu filho a aprender a ler, quando moravam longe do Brasil e ele estava sendo alfabetizado em outra língua. Agora, ela fica feliz em ver que, além de ter dado certo com ele, funciona até hoje com muita gente mais. Disponível em:http://www.anamariamachado.com/curiosidades. Acesso em: 15 out.2016. Os métodos de alfabetização que partem do texto para posterior análise das partes (frases, palavras, sílabas e fonemas) são conhecidos como
- a) fônicos.
- b) sintéticos.
- c) palavração.
- d) analíticos.
- #151330
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(1,0) 3 -
Saneamento básico pode ser definido como o conjunto de procedimentos adotados numa determinada região, visando proporcionar uma situação higiênica para os habitantes. Entre os procedimentos básicos, pode-se afirmar que é INCORRETA a seguinte alternativa:
- a) tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos.
- b) limpeza pública de ruas e avenidas.
- c) coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materiais (através de reciclagem).
- d) distribuição de cestas básicas à população carente.
- #151331
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(1,0) 4 -
Numa caixa de bombons, a quantidade de bombons crocantes é o triplo da quantidade de bombons de caramelo. Se tirarmos 21 bombons crocantes e acrescentarmos 9 bombons de caramelo à caixa, a quantidade de bombons de cada sabor ficará igual. Então, a quantidade inicial de bombons crocantes e de caramelo, respectivamente, era igual a
- a) 15 e 45.
- b) 30 e 10.
- c) 45 e 15.
- d) 10 e 30.
- #151332
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(1,0) 5 -
A distância entre duas cidades é de 360 km. No mapa de um livro de Geografia, a distância é representada por um segmento de reta medindo 1,5 cm. Logo, pode-se dizer que a escala em que foi feito esse mapa é a de
- a) 1 : 24.000.000.
- b) 1 : 2.400.000
- c) 1 : 240.000.
- d) 1 : 2.400.
- #151333
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(1,0) 6 -
A área do município de Nilópolis, um dos menores 2 municípios do Brasil, é de aproximadamente 19,2 km2 . Essa superfície pode ser escrita como
- a) 19.200 m2 .
- b) 192.000 m2 .
- c) 1.920.000 m2 .
- d) 19.200.000 m2 .
- #151334
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(1,0) 7 -
Após decompor o numeral 162.704, usando o princípio multiplicativo, analise as afirmativas a seguir, identificando-as como V(verdadeira) ou F (falsa) dentro de cada parênteses. ( ) Não possui dezenas. ( ) Possui mais de 105 unidades simples. ( ) Possui 4 x 1000 unidades simples. ( ) Pode ser escrito como 162 x 103 + 704 x 100 . Logo, a ordem correta de preenchimento do parênteses, de cima para baixo, é a seguinte:
- a) V -V- V- V.
- b) F -V- V- V.
- c) F -V- F- V.
- d) V -V- F- F.
- #151335
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(1,0) 8 -
Com relação ao currículo do Ensino Fundamental com 9 (nove) anos de duração, a Resolução Nº 07 de 14 de dezembro de 2010/CNE/CEB prevê que
- a) aos órgãos executivos dos sistemas de ensino compete a produção e a disseminação de materiais subsidiários ao trabalho docente, que contribuam para a eliminação de discriminações, racismo, sexismo, homofobia e outros preconceitos.
- b) em sua parte diversificada será incluído obrigatoriamente, a partir do 6º ano, o ensino de, pelo menos, duas Línguas Estrangeiras modernas.
- c) o Ensino Religioso é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui componente curricular oferecido, preferencialmente, no contraturno das escolas públicas do Ensino Fundamental.
- d) a Música se constitui em conteúdo facultativo do componente curricular Arte, assim como o Teatro e a Literatura.
- #151336
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(1,0) 9 -
Analise, com base na Lei Nº 12.796 de 04 de abril de 2013 que altera a Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, as assertivas relacionadas sobre a organização da Educação Infantil, de acordo com as seguintes regras comuns: I. avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, exceto para o acesso ao Ensino Fundamental. II. carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por um mínimo de 180 dias de trabalho educacional. III. atendimento à criança de, no mínimo, 4 horas diárias para o tuno parcial e 7 horas para jornada integral. Logo, segundo a Lei Nº 12.796 de 04/04/ 2013, estão contempladas, correta e plenamente, as regras comuns relacionadas na alternativa
- a) I.
- b) I e II.
- c) II e III
- d) III.
- #151337
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(1,0) 10 -
As escolas das populações do campo, dos povos indígenas e dos quilombolas, ao contar com a participação ativa das comunidades locais nas decisões referentes ao currículo, estarão ampliando as oportunidades de reconhecimento de seus modos próprios de vida, suas culturas, tradições e memórias coletivas, como fundamentais para a constituição da identidade das crianças, adolescentes e adultos. Parecer Nº11/2010//CNE/CEB Analise, com base no exposto pelo Parecer Nº 11/2010/CNE/CEB, as seguintes oportunidades a serem ampliadas: I. valorização dos saberes e do papel dessas populações na produção de conhecimentos sobre o mundo, seu ambiente natural e cultural, assim como as práticas ambientalmente sustentáveis que utilizam. II. integração das comunidades quilombolas e dos povos indígenas mediante o acesso ao ensino da Língua Portuguesa padrão como elemento importante da reafirmação do pertencimento social. III. flexibilização, se necessário, do calendário escolar, das rotinas e atividades, tendo em conta as diferenças relativas às atividades econômicas e culturais, mantido o total de horas anuais obrigatórias no currículo. Portanto, segundo o Parecer Nº11/2010/CNE/CEB , as oportunidades de ampliação estão, plena e corretamente, contempladas na alternativa
- a) I e II.
- b) II e III.
- c) I e III.
- d) II.