Simulado Prefeitura de Nilópolis - RJ | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE NILÓPOLIS - RJ
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de Nilópolis - RJ.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Nilópolis - RJ que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de Nilópolis - RJ, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Nilópolis - RJ contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de Nilópolis - RJ.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de Nilópolis - RJ. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Nilópolis - RJ
Para realizar o simulado Prefeitura de Nilópolis - RJ você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Nilópolis - RJ você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Nilópolis - RJ é aqui!
- #198619
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Nilópolis-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
O aprendizado pelo autoritarismo, pela competição e pelo individualismo, bem como pelas experiências levadas à escola pelo aluno, caracterizam o conteúdo implícito e geralmente inconsciente do ensino por intermédio do
- a) currículo escolar.
- b) currículo oculto.
- c) planejamento curricular.
- d) plano de curso.
- #198620
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Nilópolis-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A equipe técnico-administrativo-pedagógica e o corpo docente da Escola Municipal Cidade de Nilo, a partir das discussões acerca dos resultados obtidos no processo de avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição, inseriram, no roteiro do projeto de trabalho para este ano letivo, o tema da Campanha da Fraternidade 2011. O Orientador Pedagógico propôs a realização de encontros acerca das técnicas que poderiam subsidiar as práticas pedagógicas, ressaltando-se, entre essas técnicas, a de plenária, o estudo de casos, a discussão e o seminário.
Assinale a técnica, cuja prática pedagógica descrita NÃO condiz com as suas principais características.
- a) Seminário: A partir dos desequilíbrios provocados pelo homem no planeta Terra, apresentaram-se estudos sobre ética, vida e fraternidade, um imprescindível tripé ao bem-estar social.
- b) Estudo de casos: Levantamento de situações-problema envolvendo o binômio “fraternidade” - “vida no planeta”.
- c) Discussão: Com base em diferentes textos de músicas sobre “fraternidade”, “vida”, “planeta”, abordaram-se problemáticas decorrentes das ações humanas, como fraternidade, aumento populacional, agressões à natureza, e possíveis soluções.
- d) Plenária: Apresentação de ideias inéditas e radicais sobre os aspectos positivos da cobrança de impostos a famílias numerosas.
- #198621
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Nilópolis-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O plano de ensino é um instrumento de trabalho que disciplina os esforços de professores e alunos, no sentido de racionalizar as atividades de ensino e aprendizagem.
São características do plano de ensino
- a) coerência, contextualização, ordenação, verossimilhança e universalidade
- b) ordenação, sequência, interdisciplinaridade, precisão e subjetividade.
- c) coerência, sequência, flexibilidade, precisão e objetividade.
- d) precisão, objetividade, contextualização, singularidade e veracidade
- #198622
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Nilópolis-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Para fins de orientação didático-pedagógica, um professor do 6º ano de uma Instituição de Ensino Público Municipal de Nilópolis relacionou as atividades previstas para cada uma das seguintes etapas constitutivas de seu plano de aula sobre o Brasil do início do período colonial: apresentação, desenvolvimento e integração.
Assinale a atividade que deve caracterizar, no plano elaborado, a 3ª (terceira) etapa (integração).
- a) Exposição de maquetes sobre o contexto sociocultural dos habitantes da terra por ocasião do desembarque dos navegantes portugueses no Brasil.
- b) Apresentação de matéria publicada em jornal e/ou revista, bem como dos objetivos especificados operacionalmente.
- c) Leitura de textos, literários e não literários, sobre o contexto do Brasil do período colonial
- d) Apresentação de relatos sobre a visita dos representantes das turmas do 6º ano ao Museu da Língua Portuguesa.
- #198623
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Nilópolis-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O Art. 2º da Lei Nº 9.394/96 trata da finalidade da educação: A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o ___________________________, seu _______________________________ e sua __________________________
.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas desse texto da Lei Nº 9.394/96.
- a) pleno conhecimento do educando; preparo para o exercício da cidadania; competência para o trabalho.
- b) pleno desenvolvimento do educando; preparo para o exercício da cidadania; qualificação para o trabalho
- c) exercício da cidadania do educando; preparo para a vida laborativa; competência para o trabalho
- d) pleno conhecimento do educando; preparo para o exercício da cidadania; qualificação para o trabalho.
- #198624
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Nilópolis-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Marcos, matriculado no 7º ano do Ensino Fundamental, ficou reprovado em duas disciplinas. De acordo com a Resolução SME de Nilópolis Nº 07 de 20/12/ 2010, Marcos deverá
- a) ser encaminhado para outra unidade escolar.
- b) ser matriculado novamente no 7º ano.
- c) ser matriculado no 8º ano e fazer dependência das duas disciplinas na mesma unidade escolar.
- d) ser matriculado no 8º ano, caso frequente a recuperação final e obtenha média maior ou igual a 7 nas duas disciplinas em que fora reprovado.
- #198625
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Nilópolis-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O meu pai era paulista Meu avô, pernambucano O meu bisavô, mineiro Meu tataravô, baiano Meu maestro soberano Foi Antonio Brasileiro.
Na montagem de sua genealogia, Chico Buarque de Holanda evoca quatro estados brasileiros através das suas naturalidades – paulista, pernambucano, mineiro e baiano. A presença dessas diferentes naturalidades, nas quatro gerações que antecederam o autor nos faz pensar sobre:
- a) o envolvimento da família de Chico Buarque na luta pela terra no Brasil, principalmente a partir da década de 1950 com o surgimento das Ligas Camponesas.
- b) os deslocamentos populacionais ocorridos no Brasil, sendo que tais deslocamentos se intensificaram após a segunda metade do século XX, com a modernização agrícola.
- c) as migrações externas, tendo como fato predominante a abolição da escravatura em 1888, o que provocou a vinda de migrantes europeus.
- d) a atual diminuição de domicílios nos grandes centros urbanos, provocada pelo grande crescimento das cidades e dos problemas que acompanham esse crescimento.
- #198626
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Nilópolis-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A sociedade industrial que o mundo contemporâneo edificou, seja no sistema de produção privado da economia capitalista, seja no sistema socialista. Para produzir mercadorias e equipamentos, foi necessário instalar extensos complexos industriais, e para alimentá-los foi exigida a extração de matérias primas e a exploração de fontes energéticas do mundo todo. É em torno das áreas de concentração industrial que a economia gravita e, para alimentar esse complexo sistema, o homem destrói a natureza.
Tendo como base o texto, marque a afirmação correta.
- a) A concepção de desenvolvimento na sociedade industrial, na maior parte do tempo, não levou em consideração os limites da natureza e isso gerou, e continua gerando, grandes impactos socioambientais
- b) O desenvolvimento industrial nos países socialistas superou a produção industrial e tecnológica dos países capitalistas; dessa forma, a poluição nesses países foi maior.
- c) Na sociedade moderna, a concepção histórica e filosófica de natureza sempre pontuou uma harmonia entre as diferentes sociedades e as diferentes naturezas.
- d) O desenvolvimento sustentável vai resolver os problemas ambientais do mundo em, aproximadamente, 20 anos.
- #198627
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Nilópolis-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A globalização contemporânea é vista antes de tudo como um produto da expansão cada vez mais ampliada do capitalismo e da sociedade de consumo, acarretando uma mercantilização da vida humana, que teria atingido níveis inéditos na história. Numa sociedade moldada pelo fetichismo da mercadoria, dominada pela lógica contábil em que tudo é transformado em grandezas abstratas, passível de ser comprado e vendido (...).
Essas palavras do geógrafo Rogério Haesbaert nos ajudam a pensar o processo de globalização
- a) a partir de uma perspectiva multiculturalista, que contempla os diferentes grupos étnicos (negros, pardos, indígenas e brancos) que compõem a população brasileira.
- b) como resultado de uma etapa superior do capitalismo e nesse sentido, esse processo vai colaborar para o avanço da civilização humana em busca de um mundo mais fraterno e igual.
- c) de forma não crítica, construindo uma visão unilateral do processo em que são ressaltados os aspectos positivos desse processo
- d) de uma forma crítica, em que não podemos negar que houve um grande avanço nos meios de transporte e de comunicação, nas últimas décadas, mas esse mesmo processo, também, aprofundou algumas desigualdades sociais e culturais pré-existentes.
- #198628
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Nilópolis-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A luta pela vida, que nas florestas se traduz como uma tendência irreprimível para a luz, desatando-se os arbustos em cipós, elásticos, distensos, fugindo ao afogado das sombras e alteando-se presos mais aos raios do Sol do que aos troncos seculares – ali, de toda aposta, é mais obscura, é mais original, é mais comovedora.
O Sol é o inimigo que é forçoso evitar, iludir ou combater. E evitando-o pressente-se de algum modo, como indicaremos adiante, a inumação da flora moribunda, enterrando-se os caules pelo solo
Inumação – Ato de inumar, enterro, sepultamento.
Os tipos de vegetação existentes no Brasil, que mais se aproximam das caracterizações propostas por Euclides da Cunha em seu livro Os Sertões, são, respectivamente;
- a) florestas equatoriais e cerrados.
- b) caatingas e cerrados.
- c) florestas tropicais\equatoriais e caatingas.
- d) matas ciliares e manguezais.