Processando...

Simulado Prefeitura de Marcação - PB | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Marcação - PB

SIMULADO PREFEITURA DE MARCAÇÃO - PB

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de Marcação-PB.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Marcação-PB que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de Marcação-PB, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Marcação - PB contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de Marcação-PB.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de Marcação-PB. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Marcação-PB
Para realizar o simulado Prefeitura de Marcação-PB você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Marcação-PB você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Marcação-PB é aqui!


#197908
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Marcação-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Analise e interprete a citação a seguir e marque a proposição correta de acordo com projeto político pedagógico e projetos no cotidiano da escola. Medel apud Gadontti (2008, p. 3,4)
“[...] todo projeto supõe rupturas e promessas. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa ante determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.

  • a) Para elaborar um projeto, é preciso ousadia, desejo de renovação, não é necessário a participação de todos os envolvidos no processo escolar.
  • b) Para a construção do PPP, é necessário pensar-se nos componentes que irão formá-lo, em termos de visão multicultural e de inclusão que a escola pretende desenvolver.
  • c) O projeto político-pedagógico é construído na força restrita da diversidade cultural dos membros da comunidade escolar.
  • d) A citação refere-se a um projeto inicial e muito superficial onde o educativo não utiliza a promessa.
#197909
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Marcação-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

De acordo com a formação profissional do professor para o trabalho didático em sala de aula, há duas dimensões, assinale a alternativa correta que contém as duas dimensões.

  • a) A primeira destas dimensões é a teórico-científica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia. A segunda é a técnico–prática, que representa o trabalho docente incluindo a didática, metodologias, pesquisa e outras facetas práticas do trabalho do professor.
  • b) A didática não é a mediação entre as dimensões teórico-científica e a prática docente.
  • c) A teórico-científica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, matemática e pedagogia. A segunda é a técnico–prática, que representa o trabalho docente incluindo a didática, excluindo metodologias.
  • d) Libâneo (1994, p.3) define a didática como a mediação entre as dimensões teórico-científica e a prática docente. Uma envolve desde a filosofia a matemática e a outra o trabalho docente excluindo a metodologia.
#197910
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Marcação-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Já a direção do ensino e aprendizagem requer outros procedimentos do professor. Assinale a opção correta acerca dos procedimentos.

  • a) Conhecimento das funções didáticas
  • b) Incompatibilizar dos princípios gerais com conteúdos e métodos da disciplina
  • c) Habilidade de expressar ideias com clareza sem estimular o interesse pelo estudo
  • d) Saber formular perguntas e problemas não é necessário ter uma linha de conduta de relacionamento com os alunos
#197911
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Marcação-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Em resumo, os três objetivos têm seu lugar na escola: os comportamentais, os abertos e os provocativos.de acordo com está informação assinale a proposição correta.
I. Estes três tipos de objetivos devem fazer parte do programa de todo professor.
II. Os abertos levam o aluno a definir seu próprio problema e a propor sua própria solução.
III. Os provocativos não deixam margem a muitas soluções.
IV. Os comportamentais são ricos em relação a todo processo de descoberta pessoal que a educação deve proporcionar.

  • a) I e IV corretas
  • b) I e II erradas
  • c) I e II corretas
  • d) II e IV erradas
#197912
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Marcação-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Os objetivos dos PCN’s pretendem orientar professores e educadores no sentido de passarem para o cotidiano escolar as diretrizes da educação para a cidadania somados à função de articular vivências e conhecimentos num currículo escolar exequível e coerente. De acordo com essa informação assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Os PCNs foram criados com o intuito de se colocarem como um instrumento útil no apoio às discussões pedagógicas, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, na reflexão sobre a prática educativa e na análise do material didático.
  • b) Os PCNs possibilita a atualização dos professores enquanto profissionais.
  • c) Os PCNs devem possibilitar uma visão ampla e integrada do ensino fundamental como sementeira da democracia futura.
  • d) É função dos PCNs ser uma espécie de receituário ao professor ou uma espécie de agenda de suas aulas, indicando-lhe com que atividades começar e terminar a jornada.
#197913
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Marcação-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Acerca de planos de ensino analise as proposições e marque a alternativa incorreta.
I. Cada aula é um encontro curricular, no qual, nó a nó, vai-se tecendo a rede do currículo escolar proposto para determinada faixa etária, modalidade ou grau de ensino.
II. A aula, no contexto da educação escolar, é uma síntese curricular que concretiza, efetiva, constrói o processo de ensinar e aprender.
III. O Aluno precisa ir percebendo, sentindo e compreendendo cada aula como um processo vivido por ele para que, na especificidade da educação escolar, avance, como, do “senso comum” à “consciência filosófica.

  • a) Somente I e II estão erradas
  • b) Somente II e III estão erradas
  • c) Todas estão corretas
  • d) Somente I e II estão erradas
#197914
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Marcação-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

I. A tendência liberal renovada acentua, igualmente, o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.

II. Na tendência tradicional, a pedagogia liberal se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa.

III. A tendência liberal renovada apresenta-se, entre nós, em duas versões distintas: a renovada progressivista, ou pragmatista, principalmente na forma difundida pelos pioneiros da educação nova.

IV. É evidente que tanto as tendências quanto suas manifestações não são puras nem mutuamente exclusivas o que, aliás, é a limitação principal de qualquer tentativa de classificação. Em alguns casos as tendências se complementam, em outros, divergem.

V. A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinquenta anos, tem sido marcada pelas tendências liberais, nas suas formas ora conservadora, ora renovada.

A exposição das tendências pedagógicas compõe-se de uma caracterização geral das tendências liberal e progressista, seguidas da apresentação das pedagogias que as traduzem e que se manifestam na prática docente. De acordo com o assunto assinale a alternativa correta.

  • a) Somente I e IV estão corretas
  • b) Somente II, III e IV estão erradas
  • c) Somente I está certa
  • d) Todas estão corretas
#197915
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Marcação-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

A aprendizagem é uma modificação do comportamento do indivíduo em função da experiência, de forma que existem tipos de aprendizagem. Destaque abaixo a opção correta que contém os tipos de aprendizagem.

  • a) aprendizagem motora, aprendizagem de comportamento, aprendizagem de conhecimento, aprendizagem de habilidades.
  • b) aprendizagem organizacional, aprendizagem motora, aprendizagem de conhecimento, aprendizagem de libras.
  • c) aprendizagem e desenvolvimento, aprendizagem significativa, aprendizagem organizacional, aprendizagem motora.
  • d) aprendizagem e desenvolvimento, aprendizagem intermediária, aprendizagem organizacional, aprendizagem prática.
#197916
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Marcação-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Plano tem a conotação de produto do planejamento. Ele é na verdade um guia com a função de orientar a prática, é a formalização do processo de planejar, com está informação responda a proposição abaixo.

I. Planejamento educacional, planejamento escolar são tipos de planejamento essenciais a educação.

II. Os tipos de planejamento essenciais à educação são quatro.

III. O PPP. Projeto Político-Pedagógico não faz parte do planejamento, a sua construção deve envolver e articular todos os que participam da realidade escolar: corpo docente, discente e comunidade.

IV. Plano é a “apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas relativas á ação a realizar”. Plano te, a conotação de produto do planejamento.

Marque a proposição que contém as alternativas corretas.

  • a) I, II, IV
  • b) I, III, IV
  • c) II, IV, III
  • d) I, II, III
#197917
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Marcação-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Em relação a Educação valores e objetivos, assinale a opção correta.

  • a) Há muitos nomes para os objetivos: gerais, específicos, mediatos, imediatos, a longo prazo, institucionais etc.
  • b) Os fins sócio-políticos são definidos, no âmbito social, escolar, quando da elaboração do currículo.
  • c) A reflexão pedagógica não avançou o suficiente para perceber que tal posição corresponde a uma visão idealista do processo, levando a equívocos teóricos e práticos que podem comprometer todo o trabalho.
  • d) Na verdade, o político e o técnico não se entrelaçam, quando o professor define seus objetivos, quando os reformula, quando os avalia, quando os reavalia etc.