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Simulado Prefeitura de Mangaratiba - RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Mangaratiba - RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE MANGARATIBA - RJ DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Mangaratiba - RJ.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Mangaratiba - RJ que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Mangaratiba - RJ, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Mangaratiba - RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Mangaratiba - RJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Mangaratiba - RJ. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Mangaratiba - RJ
Para realizar o simulado Prefeitura de Mangaratiba - RJ você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Mangaratiba - RJ você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Mangaratiba - RJ é aqui!


#140036
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(1,0) 1 - 

Ao analisar as definições de língua, Marcuschi (2008) explica uma delas “como forma ou estrutura – um sistema de regras que defende a autonomia do sistema diante das condições de produção”. Trata-se da posição assumida pela visão

  • a) formalista, que vê a língua como um sistema homogêneo, concepção questionada na BNCC.
  • b) instrumental, que relaciona a língua aos aspectos cognitivo e social, concepção adotada pela BNCC.
  • c) cognitiva, que entende a língua como sistema de representação, concepção alinhada à BNCC.
  • d) sociohistórica, que reconhece a língua como atividade sociointerativa, concepção adotada na BNCC.
  • e) estruturalista, que entende a língua como produção histórica de sentido, concepção negada na BNCC.
#140037
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(1,0) 2 - 

As práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos, como também novas formas de produzir, de configurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir. As novas ferramentas de edição de textos, áudios, fotos, vídeos tornam acessíveis a qualquer um a produção e disponibilização de textos multissemióticos nas redes sociais e outros ambientes da Web. (BNCC)
Considerando-se as práticas de linguagem contemporâneas, de acordo com a BNCC, uma demanda que se coloca para a escola é

  • a) mostrar o perigo dessas práticas tanto dentro como fora do ambiente escolar.
  • b) privilegiar o texto escrito e impresso e ocasionalmente valer-se dessas práticas.
  • c) evitar debates a respeito dessas práticas, que são externas ao ambiente escolar.
  • d) fomentar essas práticas, prevendo-se substituir rapidamente as tradicionais.
  • e) contemplar de forma crítica essas práticas de linguagem e produções.
#140038
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(1,0) 3 - 

De acordo com Maria Auxiliadora Bezerra (“Ensino de língua portuguesa e contextos teórico-metodológicos”, em Machado A.B. e Bezerra M.A. [orgs.], 2002), os estudos sobre letramento investigam

  • a) a alfabetização escolar, como processo dinâmico e significativo para as crianças, que envolve escrita e oralidade.
  • b) as práticas sociais que envolvem a escrita, seus usos, funções e efeitos sobre o indivíduo e a sociedade como um todo.
  • c) as práticas de linguagem relativas à oralidade, com vistas a categorizar os diferentes níveis de uso da fala.
  • d) os processos de desenvolvimento cognitivo da linguagem, tanto em produções orais quanto em produções escritas.
  • e) os gêneros discursivos orais e escritos e suas esferas de circulação social, chegando-se às condições de produção discurso.
#140039
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(1,0) 4 - 

Em conformidade com o pensamento de Bakhtin, a diferença entre gênero primário e gênero secundário é definida pela relação

  • a) simples-complexo.
  • b) oral-escrita.
  • c) culto-popular
  • d) social-escolar.
  • e) errado-certo.
#140040
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(1,0) 5 - 

Leia a tira para responder à questão.

(Bill Watterson, “O melhor de Calvin”. https://cultura.estadao.com.br... base nos suportes discursivos apresentados em Marcuschi (2008), a tira de Calvin tem como suporte

  • a) o jornal impresso, que abarca muitos gêneros discursivos, podendo ser veiculada também em outros suportes convencionais impressos.
  • b) a internet, que abarca uma infinidade de gêneros, sendo que, antes de seu advento, gêneros dessa natureza tinham como suporte convencional o jornal.
  • c) o livro didático, que trata de muitos gêneros possíveis pela exemplificação com fins pedagógicos, sendo possível encontrá-la também em jornais.
  • d) a revista de variedades, que explora diferentes gêneros discursivos para atender a diferentes públicos conforme suas intenções de leitura.
  • e) o encarte em um jornal diário, que reproduz alguns gêneros voltados à diversão, os quais também podem circular nos meios digitais.
#140041
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(1,0) 6 - 

Em um triângulo retângulo, fixou-se um dos ângulos internos agudos e este foi nomeado de θ. Após, dividiu-se a medida da hipotenusa desse triângulo pela medida do cateto oposto ao ângulo θ. O resultado obtido correspondeu

  • a) ao seno de θ.
  • b) ao cosseno de θ.
  • c) à tangente de θ.
  • d) à secante de θ.
  • e) à cossecante de θ.
#140042
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(1,0) 7 - 

Sobre as matrizes Amxn e Bpxq é correto afirmar que existe a operação:

  • a) A + B, se n = p
  • b) B – A, se n = p
  • c) A · B, se m = q
  • d) B · A, se m = q
  • e) A ÷ B, se n = p
#140043
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(1,0) 8 - 

Considere o sistema linear S, representado da seguinte forma matricial:



O sistema linear S é:

  • a) impossível se ad – bc = 0
  • b) impossível se ad – bc ≠ 0
  • c) possível e determinado se ad – bc = 0
  • d) possível e determinado se ad – bc ≠ 0
  • e) possível e indeterminado se ad – bc ≠ 0
#140044
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(1,0) 9 - 

Duas grandezas y e x, diretamente proporcionais, são representadas, graficamente, por uma função cuja expressão algébrica é:

  • a) y = ax2 + bx + c, com a, b e c reais e a · b · c ≠ 0
  • b) y = ax2 + bx, com a e b reais e a · b ≠ 0
  • c) y = ax2, com a ≠ 0, real
  • d) y = ax + b, com a e b reais e a · b ≠ 0
  • e) y = ax, com a ≠ 0, real
#140045
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(1,0) 10 - 

Considere a função f: IR→R, dada por y = f(x) = ax2 + bx + c, com a ≠ 0.
A forma canônica da função f é y = f(x) = a(x – h)2 + k, em que h e k indicam elementos importantes na construção da representação gráfica da função f.
Os valores de h e de k são, correta e respectivamente,

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)
  • e)
#140046
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(1,0) 11 - 

Um prisma com, no total, 9 faces, tem como base um

  • a) eneágono.
  • b) octógono.
  • c) heptágono.
  • d) hexágono.
  • e) pentágono.
#140047
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(1,0) 12 - 

Assinale a alternativa contendo uma afirmação correta sobre retas ortogonais e retas perpendiculares.

  • a) Os termos retas ortogonais e retas perpendiculares têm o mesmo significado e indicam que duas retas formam ângulo de 90º entre si.
  • b) Os termos retas ortogonais e retas perpendiculares têm o mesmo significado e indicam que duas retas formam ângulo diferente de 90º entre si.
  • c) Retas ortogonais são retas reversas que formam ângulo diferente de 90º entre si, e retas perpendiculares são retas que formam ângulo de 90º entre si.
  • d) Retas ortogonais são retas que formam ângulo de 90º entre si, e retas perpendiculares são retas coplanares que formam ângulo diferente de 90º entre si.
  • e) Retas ortogonais são retas reversas que formam ângulo de 90º entre si, e retas perpendiculares são retas coplanares que formam ângulo de 90º entre si.
#140048
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(1,0) 13 - 

No conjunto dos números reais, a equação ax2 + bx + c = 0, com a ≠ 0, tem:

  • a) somente uma raiz se b2 – 4ac = 0
  • b) duas raízes iguais se b2 – 4ac = 0
  • c) somente uma raiz se b2 – 4ac > 0
  • d) duas raízes distintas se b2 – 4ac < 0
  • e) somente uma raiz se b2 – 4ac < 0
#140049
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(1,0) 14 - 

No conjunto dos números complexos, a equação x2 – 2x + 2 = 0 tem como raízes os números:

    • a) 1 + i e 1 – i
    • b) –1 + i e –1 – i
    • c) 2 + i e 2 – i
    • d) –2 + i e –2 – i
    • e) 2 + 2i e 2 – 2i
    #140050
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    (1,0) 15 - 

    Assinale a alternativa que apresenta uma operação cujo resultado é, necessariamente, um número irracional.

    • a) O quociente das medidas da diagonal e do maior lado de um retângulo.
    • b) O quociente das medidas da diagonal e do lado de um quadrado.
    • c) O produto das medidas dos catetos de um triângulo retângulo.
    • d) O produto das medidas dos lados de um hexágono.
    • e) A soma das medidas dos lados de um trapézio.