Processando...

Simulado PREFEITURA DE MACEIÓ -AL | Técnico Administrativo | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE MACEIÓ -AL | Técnico Administrativo

SIMULADO PREFEITURA DE MACEIÓ -AL | TÉCNICO ADMINISTRATIVO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE MACEIÓ -AL para o cargo de Técnico Administrativo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COPEVE-UFAL para o concurso PREFEITURA DE MACEIÓ -AL. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico Administrativo, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE MACEIÓ -AL | Técnico Administrativo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE MACEIÓ -AL.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#112177
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maceió-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Simulado PREFEITURA DE MACEIÓ -AL | Técnico Administrativo A



A respeito das ações enumeradas no texto, verifica-se que

  • a) somente três, das nove ações, classificam-se como verbos de ligação.
  • b) somente três, das nove ações, classificam-se como verbos intransitivos.
  • c) somente sete, das nove ações, assemelham-se quanto à transitividade verbal.
  • d) somente oito, das nove ações, apresentam sintaticamente a mesma transitividade verbal.
  • e) as nove ações apresentam sintaticamente a mesma transitividade verbal.
#112178
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maceió-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Se, na educação básica, ____ homogeneidade de conteúdos básicos é uma condição essencial de equidade e de cidadania, na educação superior ____ insistência em um “modelo único” de universidade tem levado na prática ____ consolidação das desigualdades e ____ desqualificação da grande maioria dos estudantes e seus cursos, por contraste com um suposto padrão de "qualidade" que precisaria ser melhor explicitado e compreendido.
CORRÊA, S. B.; MASSON, M. A. C. Indivíduo, universidade e sociedade brasileira. Brasília: Educação Brasileira, 1995. p. 47
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • a) a / a / a / à
  • b) a / à / à / à
  • c) a / a / à / à
  • d) à / à / a / a
  • e) à / à / a / à
#112179
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maceió-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Entretanto Mart’nália Não vá agora, deixa eu melhorar Não fique triste, tudo vai passar
É só ciúme, doença que contraí porque te amo demais
Mas também é loucura, loucura tem cura, ciúme também
E paixão é o que me faz bem
Entretanto não vá
Não vá me abandonar
Você é o remédio
Que me tira do tédio, quando me faz amar
[...]
Disponível em : https://www.letras.mus.br/martalia/717507/> . Acesso em: 11 fev. 2017.

Os termos destacados expressam, respectivamente, relação semântica, adequada ao contexto, de

  • a) contraste e causa.
  • b) adição e adversidade.
  • c) oposição e conclusão.
  • d) acréscimo e sequência.
  • e) concessão e conformidade.
#112180
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maceió-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

[...]

Nada de exageros


Consumir dentro do limite das próprias economias é um bom exemplo para as crianças. “Endividar-se para consumir não está certo”, afirma a advogada Noemi Friske Momberger, autora do livro A publicidade dirigida a crianças e adolescentes, regulamentos e restrições. Isso vale tanto para as crianças como para os pais. É preciso dar exemplo. Não adianta inventar regras apenas para quem tem menos de 1 metro e meio. É preciso ajudar as crianças a entender o que cabe no orçamento familiar. “Explico para meus filhos que não podemos ter algumas coisas, mesmo que muitos na escola tenham três vezes mais”, diz a professora de Inglês Lucia Razeira, de 30 anos, mãe de Vitor, de 7, e Clara, de 10.

[...]

Disponível em:http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI58402-15228,00- EU+QUERO+EU+QUERO+EU+QUERO.html>.Acesso em: 07 fev. 2017.

Considerando as características predominantes, o gênero textual

  • a) é seguramente uma reportagem em que se observam argumentos do autor.
  • b) se enquadra no tipo narrativo, uma vez que há predomínio de sequências descritivas.
  • c) foi totalmente explicitado no recorte apresentado, já que diz respeito a um artigo de opinião.
  • d) é uma notícia, já que narra um fato verídico, com informações sobre a necessidade de se ensinar os limites do consumo.
  • e) é delimitado pela esfera do campo opinativo, uma vez que defende o ponto de vista de que é preciso haver limites para o consumo, por meio de três argumentos básicos.
#112181
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maceió-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Simulado PREFEITURA DE MACEIÓ -AL | Técnico Administrativo B



Na gravura, o personagem brinca com a reforma ortográfica. Com relação ao emprego do hífen, assinale a alternativa correta quanto à grafia da palavra.

  • a) Ante-aurora.
  • b) Superrevista.
  • c) Semi-interno.
  • d) Mal entendido.
  • e) Recém casado.
#112182
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maceió-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Dia a dia acelerado
Com a mente inquieta, a ansiedade prejudica as atividades do cotidiano – mais do que até um ansioso pode imaginar!
[...]
“Ansiedade é o excesso de futuro”, resume Marcelo Santiago, coach de alta performance e palestrante motivacional. Marcelo lembra um estudo feito pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo que constatou que 95% do sofrimento humano é causado pelo pensamento e pela imaginação. “As pessoas ficam presas ao passado e não conseguem se desligar do ‘problema’ ou de um fato que já aconteceu ou então estão preocupados demais com o futuro (‘pré-ocupar’ significa ocupar-se antes). Às vezes, aquele filmezinho só acontece na mente e nem chega de fato a acontecer. Isso acaba gerando medo, estresse e ansiedade”, explica o coach.
SEGREDOS DA MENTE. Cérebro e Ansiedade. Ano 2. n. 3, 2017.
A propósito da concordância do verbo e do predicativo destacados no texto, é correto afirmar que

  • a) é admissível o singular ou o plural.
  • b) o singular é que é correto, porque o núcleo do sujeito é o substantivo sofrimento.
  • c) o plural é que é correto, para concordar com o sujeito composto pensamento e imaginação.
  • d) o singular é que é correto, para concordar com o núcleo do sujeito simples, que é o substantivo humano.
  • e) não está de acordo com a norma padrão. Uma situação análoga ocorre no fragmento “A maioria das pessoas ficaria curiosa em saber o que ela quer falar...”
#112183
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maceió-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Simulado PREFEITURA DE MACEIÓ -AL | Técnico Administrativo C



No trecho do quadro, é correto afirmar que a vírgula foi empregada em um período

  • a) simples, para isolar adjuntos adverbiais deslocados.
  • b) simples, para separar termos de uma mesma função sintática.
  • c) composto, para separar orações pertencentes a uma mesma categoria.
  • d) composto, para separar a oração principal da subordinada.
  • e) composto, para separar oração intercalada.
#112184
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maceió-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Simulado PREFEITURA DE MACEIÓ -AL | Técnico Administrativo D



Considerando a proximidade dos personagens, que se manifestam verbalmente na gravura, aos objetos a que eles fazem referência, quais pronomes demonstrativos preenchem, correta e respectivamente, as lacunas?

  • a) ESSA e ISSO.
  • b) ESSA e ESSA.
  • c) ESSA e ESTA.
  • d) ESTA e ESTA.
  • e) ESTA e ISSO.
#112185
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maceió-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Crianças e adolescentes na Internet: a responsabilidade dos pais ou responsáveis

Muito se discute sobre os eventuais benefícios ou malefícios às crianças e adolescentes decorrentes do uso da Internet. No Brasil, a preocupação justifica-se pelo número crescente de acesso desses jovens à rede mundial de computadores. Embora não se tenham dados estatísticos sobre o acesso dessa camada da população brasileira, acredita-se que eles sejam responsáveis pela maioria dos acessos à rede mundial de computadores. Dados recentes demonstram que mais de 20 milhões de pessoas acessam diariamente a Internet com os mais variados interesses e necessidades, uma vez que ela acabou se tornando a intermediária de relações pessoais e comerciais. Quando a Internet é utilizada para obter-se informação com vista a pesquisas, estudos, conversas entre amigos, notadamente, concluir-se-ia que ela é um bem. Mas, ainda assim, teríamos que especular sobre a fonte de informação e com quem se relacionam esses jovens. Seria essa fonte segura? Seria essa fonte capaz de prover informações confiáveis para contribuir com o processo educacional? Seriam esses relacionamentos estabelecidos com pessoas confiáveis? [...] Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/criancas-adolescentes-na-internet-responsabilidade.html> Acesso em: 10 fev. 2017.
Dadas as afirmativas sobre o texto,
I. O elemento articulador destacado Embora atribui ao contexto uma relação semântica de concessão.
II. O vocábulo destacado que inicia uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
III. As palavras destacadas Internet, informação, pesquisas, estudos e conversas representam mecanismos de coesão semântica, já que exemplificam relação de hiperonímia e hiponímia.
verifica-se que está(ão) correta(s)

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#112186
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maceió-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Qual a diferença entre robô, androide e ciborgue?

Robôs são máquinas que fazem tarefas pré-programadas de forma autônoma. Quando o robô tem aspecto humano é um androide. Já os ciborgues são híbridos: parte humanos, parte máquinas.
Disponível em:super.abril.com.br/blog/oraculo/qual-a-diferenca-entre-robo-androide-e-ciborgue> .Acesso em: 04 abr. 2017.
No contexto, os verbos destacados possuem valores semânticos do presente do indicativo e sugerem noções

  • a) de futuro próximo ou indeterminado.
  • b) corriqueiras, habituais ou repetitivas.
  • c) que perduram depois do momento da fala.
  • d) que não se referem a um tempo específico.
  • e) de presente em relação a um fato passado.
#112187
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maceió-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Lendo o mundo e escrevendo a vida
O acesso à informação cada vez mais facilitado colocou às claras dois fatos contraditórios. Por um lado, o jovem tem cada vez mais textos à sua frente, quando acessa uma mídia social. Por outro lado, ainda há muitas dificuldades que esse jovem enfrenta para expressar suas ideias através de textos. Como isso ocorre e qual o papel do educador na formação desse leitor escritor?

Difícil identificar o que amedronta mais um aluno: um texto para ser interpretado ou uma folha em branco para que ele a preencha produzindo seu próprio texto. Estes dois atos parecem muito simples para quem analisa, fria e superficialmente, o desenrolar dos ensinamentos a partir da primeira série do ensino fundamental. A expectativa para que a criança comece a ler e escrever, seja por parte dos pais, seja por parte dos educadores, é muito grande; ; tanto que algumas crianças já vêm para a escola quase alfabetizadas.
O desafio, porém, não é apenas colocá-la em contato com as letras. Vai muito além disso. Há vários pequenos processos dentro deste processo maior chamado leitura e escrita. Quando o texto deixa de ser apenas um modelo do “bem falar e bem escrever”, passa-se a estudar outras funções intrínsecas às suas mais diversas finalidades. Um texto pode divertir, informar, sugerir, entreter, apelar, insinuar, argumentar e assim por diante. Como, então, aproximar o aluno deste mundo tão variado, fazendo com que ele consiga enxergar essa diversidade e entendê-la?
[...]
LÍNGUA PORTUGUESA. Conhecimento Prático. Ed. Escala. n. 62. 2017.
Em se tratando dos aspectos estruturais e das estratégias discursivas utilizadas pelo autor do texto, é válido afirmar que

  • a) há, no contexto, relatos de fatos reais e cotidianos associados a análises sentimentais e conflitos internos.
  • b) há, no contexto, predominância de traços descritivos mesclados a comentários interpretativos do autor.
  • c) o segundo parágrafo apresenta, inicialmente, um conectivo de conclusão, representado pela conjunção “porém”, que estabelece uma relação de dedução, de fecho.
  • d) o ponto de interrogação em: “Como isso ocorre e qual o papel do educador na formação desse leitor escritor?” pontua a formulação de uma pergunta, cuja resposta se encontra no primeiro parágrafo.
  • e) há, no texto, opção em usar expressões que aludem à abordagem temática do tipo bilateral quando se escreve: “[...] Por um lado, o jovem tem cada vez mais textos à sua frente, quando acessa uma mídia social. Por outro lado, ainda há muitas dificuldades [...]”.
#112188
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maceió-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Canção de nuvem e vento Mario Quintana
Medo da nuvem

Medo Medo
Medo da nuvem que vai crescendo
Que vai se abrindo
Que não se sabe
O que vai saindo
Medo da nuvem Nuvem Nuvem
Medo do vento
Medo Medo Medo do vento que vai ventando
Que vai falando
Que não se sabe
O que vai dizendo
Medo do vento Vento Vento
Medo do gesto

Mudo
Medo da fala
Surda

Que vai movendo
Que vai dizendo
Que não se sabe...
Que bem se sabe
Que tudo é nuvem que tudo é vento
Nuvem e vento Vento Vento!


Disponível em:< http://mario-quintana-rh.blogs... em: 06 fev. 2017.
Dadas as afirmativas em relação ao poema,
I. A repetição dos termos e o uso de letras maiúsculas sugerem o imenso pavor do eu lírico diante da nuvem que se avoluma e da força do vento.
II. No contexto poético, o vento é personificado, pois o eu lírico lhe confere ações humanas. Assim, fica evidente o uso da linguagem conotativa.
III. O autor explora a repetição enfática de uma ou mais palavras no início dos versos, o que caracteriza a figura de linguagem denominada anáfora.
IV. No final do poema, o verso “Que não se sabe” é mudado por “Que bem se sabe”. Essa alteração significa que o eu lírico continuará temendo a nuvem e o vento.


verifica-se que estão corretas apenas

  • a) I e II.
  • b) II e IV.
  • c) III e IV.
  • d) I, II e III.
  • e) I, III e IV.
#112189
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maceió-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

No que concerne aos aspectos morfossintáticos usados na construção da primeira fala da tira, dadas as afirmativas,

I. O pronome lhe encontra-se enclítico por não haver palavras que o atraiam para antes da locução verbal.

II. Na utilização prática da língua, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela eufonia. Considerando o contexto em que se encontra, a posição do pronome lhe poderia ser alterada, sem prejuízos à norma gramatical.

III. No contexto referente, o pronome oblíquo lhe desempenha função sintática de adjunto adnominal.

IV. No contexto referente, o verbo ensinar tem sentido de doutrinar. Assim, quanto à regência, ensinar é verbo intransitivo.

verifica-se que estão corretas apenas

  • a) I e II.
  • b) II e IV.
  • c) III e IV.
  • d) I, II e III.
  • e) I, III e IV.
#112190
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maceió-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 67.
No fragmento de texto, o vocábulo destacado se classifica-se como

  • a) partícula expletiva.
  • b) pronome reflexivo.
  • c) pronome apassivador.
  • d) parte integrante do verbo.
  • e) índice de indeterminação do sujeito.
#112191
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Maceió-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Tente outra vez Raul Seixas Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense Que a cabeça aguenta
Se você parar
Não! Não! Não!
Não! Não! Não!
Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira
(Gira!)
Bailando no ar
Uh! Uh! Uh!
[...]
Disponível em:<https://www.letras.mus.br/raul-seixas/48334/> .Acesso em: 12 fev. 2017.
No texto, a palavra destacada que é

  • a) conjunção integrante, sem função nos versos.
  • b) conjunção integrante, introduzindo orações substantivas.
  • c) pronome relativo com função de complemento nominal.
  • d) pronome relativo com função de objeto direto.
  • e) pronome relativo com função de sujeito.