Simulado PREFEITURA DE MACAPÁ- AP | Nutricionista | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE MACAPÁ- AP | NUTRICIONISTA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE MACAPÁ- AP para o cargo de Nutricionista.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso PREFEITURA DE MACAPÁ- AP. Estas questões são especificamente para o cargo de Nutricionista, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE MACAPÁ- AP | Nutricionista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE MACAPÁ- AP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #107907
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Macapá-AP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
São princípios da Política Nacional de Humanização (PNH), definida em 2013:
- a) Protagonismo dos sujeitos, acolhimento e racionalização das ações intervencionistas e medicamentosas desnecessárias.
- b) Acolhimento, clínica ampliada e equipes multiprofissionais.
- c) Transversalidade, indissociabilidade da atenção e gestão e protagonismo dos sujeitos.
- d) Indissociabilidade da atenção e gestão, racionalização das ações intervencionistas e medicamentosas desnecessárias e clínica ampliada.
- e) Clínica ampliada, transversalidade e gestão da atenção à saúde.
- #107908
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Macapá-AP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A “longitudinalidade do cuidado” é um aspecto da atenção básica em saúde. De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, conforme enunciado na Portaria nº 2.436/2017, ela é considerada
- a) estratégica em contextos em que a abordagem do paciente deve ser atender os usuários oportunisticamente, especialmente quando eles apresentam sinais e sintomas consistentes.
- b) inerente à concepção de “população adscrita”, específica da Estratégia de Saúde da Família, cuja finalidade é aprofundar a abordagem populacional, ainda que em detrimento do vínculo e responsabilização entre as equipes e a população.
- c) um dos princípios do processo de referência e contrarreferência que envolve a integralidade do cuidado em diferentes níveis de atenção, em cada episódio clínico específico.
- d) essencial para assegurar a impessoalidade nas relações preventivo-terapêuticos, evitando a dependência da população com o objetivo de tornar o cuidado pontual e resolutivo em cada consulta.
- e) indispensável para evitar a perda de referências e diminuir os riscos de iatrogenia que podem decorrer do desconhecimento das histórias de vida e da falta de coordenação do cuidado.
- #107909
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Macapá-AP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde, cuja finalidade é aprimorar o registro das ações desenvolvidas na atenção básica, contribuindo para melhorar a qualidade da gestão da informação e do atendimento no âmbito do SUS. Na UBS Perpétuo Socorro, houve uma semana de atividades na qual a enfermeira realizou diversas consultas de puericultura, uma reunião para resolução de questões administrativas da UBS, uma visita domiciliar e ações coletivas na escola da comunidade em conjunto com a equipe de saúde bucal. Neste cenário, para garantir o registro correto das informações, a enfermeira deve ter preenchido, respectivamente, as seguintes fichas do e-SUS:
- a) Atendimento individual, Atividades administrativas, Visita domiciliar e territorial e Atividade coletiva.
- b) Atendimento coletivo, Atividades administrativas, Visita domiciliar e territorial e Atividade coletiva.
- c) Atendimento individual, Atividade coletiva, Visita domiciliar e territorial e Atividade coletiva.
- d) Atendimento individual, Atividade coletiva, Visita domiciliar e territorial e Atendimento odontológico individual.
- e) Atendimento coletivo, Atividade coletiva, Cadastro domiciliar e territorial e Atividade coletiva.
- #107910
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Macapá-AP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A Carta de Ottawa é um dos marcos fundamentais da Promoção da Saúde no mundo. Ela define cinco eixos de ações estratégicas que devem orientar a estruturação do setor da saúde naqueles países que compreendem a saúde como um direito social. Assim sendo, é possível dizer que há uma relação direta entre as ações estratégicas e a responsabilidade de cada "ator social" (Estado, organizações, comunidades, indivíduos, dentre outros) no alcance dos propósitos da promoção. A correta associação entre a responsabilidade pela ação e o "ator social" está, respectivamente, em
- a) Reorganização dos serviços de saúde – indivíduo.
- b) Criação de ambientes saudáveis – famílias.
- c) Políticas públicas intersetoriais – Estado.
- d) Fortalecimento da ação comunitária – organizações.
- e) Desenvolvimento de habilidades pessoais – comunidades.
- #107911
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Macapá-AP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O fragmento a seguir narra o depoimento de uma médica de uma UBS após um encontro assistencial com uma indígena da etnia Wajãpi.
Eu falei para ela que ela tinha que parar de fumar porque ela era diabética, hipertensa, e como ela fuma, aumenta muito a chance de ter um infarto. Eu falei para ela que ela não podia fumar [...]. Como médica é minha obrigação falar para as pessoas o que faz mal ou o que não faz mal para saúde. Ela disse que o “fumo” que ela usa é diferente: ‘Ah, mas é diferente do cigarro’. Aí ela falou também que nunca mais ia conseguir dormir porque ela ia parar de fazer as ‘obrigações’ dela. Os rituais deles, eles chamam de ‘obrigações’. Mas está escrito nos livros, se tem diabetes, hipertensão e ainda fuma o que for, tem que parar de fumar.
De acordo com o relato, e considerando os requisitos para uma abordagem familiar e comunitária, o encontro assistencial entre a usuária indígena e a médica apresenta problemas por conter
- a) as características de um grupo social geral, na fala: Como médica é minha obrigação falar para as pessoas o que faz mal.
- b) uma relativização da noção de normalidade na abordagem individual dentro da racionalidade biomédica, na fala: Mas está escrito nos livros, se tem diabetes, hipertensão e ainda fuma o que for, tem que parar de fumar.
- c) equívocos sobre os fatores ambientais do fumo envolvido na fala: ‘Ah, mas é diferente do cigarro’.
- d) menção à prevalência de diabetes e hipertensão na comunidade indígena, na fala: ... [...]. Como médica é minha obrigação falar para as pessoas o que faz mal ou o que não faz mal para saúde.
- e) uma desconsideração do papel social da indígena na comunidade, na fala ...Aí ela falou também que nunca mais ia conseguir dormir porque ela ia parar de fazer as ‘obrigações’ dela... .
- #107912
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Macapá-AP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A transição nutricional no Brasil é caracterizada pelo aumento na prevalência de sobrepeso e obesidade enquanto se observa uma diminuição na incidência de desnutrição. Os fatores principais que contribuem para a transição nutricional no Brasil são:
- a) Alterações na qualidade e quantidade da dieta, mudanças no estilo de vida e nas condições socio-econômicas e demográficas.
- b) Alterações na qualidade da dieta, mudanças no estilo de vida e condições socioeconômicas precárias.
- c) Aumento no consumo de alimentos com alto teor de gordura, mudanças na estrutura do padrão familiar e condições socioeconômicas precárias.
- d) Diminuição no consumo de frutas e hortaliças, mudanças na estrutura do padrão familiar e condições socioeconômicas e demográficas.
- e) Aumento no consumo de alimentos industrializados, maior acessibilidade à estabelecimentos que fornecem alimentos à quilogramas e condições socioeconômicas precárias.
- #107913
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Macapá-AP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Segundo a Resolução CFN n° 201/1998, prestar assistência a pacientes cuja enfermidade de base/problema associado exijam cuidados específicos (cardiologia, cirurgia cardiovascular, endocrinologia, pneumologia, neurologia, geriatria, hematologia, oncologia, proctologia, cirurgias do aparelho digestivo), − dependência química, caracteriza o nível de assistência como
- a) primário.
- b) sem risco nutricional.
- c) terciário.
- d) com risco nutricional.
- e) secundário
- #107914
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Macapá-AP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Segundo a Resolução RDC no 63 de 6 de Julho de 2000, compete ao nutricionista, membro da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional:
- a) Atualização dos conhecimentos técnicos e científicos relacionados com a terapia nutricional enteral e a sua aplicação.
- b) Garantir os registros da evolução e dos procedimentos médicos.
- c) Garantir os registros claros e precisos das informações relacionadas à evolução nutricional do paciente.
- d) Garantir os registros claros e precisos de administração da dieta e evolução do paciente como: peso, sinais vitais, tolerância digestiva e outros que se fizerem necessários.
- e) Avaliar a formulação das prescrições médicas e dietéticas quanto à compatibilidade físico-química, droga-nutriente e nutriente-nutriente.
- #107915
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Macapá-AP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A síndrome multifatorial, que pode ocorrer no câncer, caracterizada por perda de massa magra, com ou sem perda de tecido adiposo, que não pode ser totalmente revertida com a terapia nutricional convencional, é denominada como
- a) caquexia.
- b) anorexia.
- c) sarcopenia.
- d) desnutrição
- e) bulimia.
- #107916
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Macapá-AP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Paciente adulto do sexo masculino, submetido a procedimento cirúrgico extenso na região da cabeça e pescoço, necessitou de terapia nutricional enteral para alimentação com indicação de permanecer no mínimo 6 semanas em terapia nutricional enteral exclusiva. A posição da sonda, complexidade e densidade calórica e proteica da fórmula enteral são, respectivamente,
- a) nasogástrica, dieta polimérica, hipercalórica e normoproteica.
- b) gastrostomia, dieta polimérica, hipercalórica e hiperproteica.
- c) nasoentérica em posição gástrica, dieta polimérica, normocalórica e normoproteica.
- d) nasoentérica em posição entérica, dieta oligomérica, normocalórica e normoproteica.
- e) jejunostomia, dieta oligomérica, normocalórica e hiperproteica.
- #107917
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Macapá-AP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Diversas são as ferramentas de triagem nutricional e todas identificam o risco nutricional através da somatória do resultado do estado nutricional atual e da gravidade da doença. O estado nutricional atual pode ser avaliado pelos parâmetros:
- a) Circunferência da panturrilha, percentual de perda de peso em 6 meses e ingestão alimentar no último mês.
- b) Circunferência muscular do braço, IMC e ingestão alimentar nas últimas 3 semanas.
- c) IMC, albumina e percentual de perda de peso em até 6 meses.
- d) Percentual de massa magra, IMC e ingestão alimentar na semana anterior à internação.
- e) IMC, percentual de perda de peso em até 6 meses e ingestão alimentar na semana anterior à internação.
- #107918
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Macapá-AP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
O Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014, divide os alimentos nas seguintes categorias: in natura, minimamente processados, processados e ultra processados. A definição deste Guia para alimentos ultra processados é:
- a) Alimentos in natura submetidos a pequenas alterações antes de sua aquisição, como processos de limpeza.
- b) Alimentos fabricados pela indústria com adição de ingredientes como sal ou açúcar ou outra substância culinária em alimentos in natura para aumentar sua duração e sabor mais agradável.
- c) Alimentos compostos totalmente ou em grande parte de substâncias extraídas de alimentos, derivadas de constituintes de alimentos, sintetizadas em laboratório, realçadores de sabor e aditivos.
- d) Alimentos obtidos diretamente de animais ou plantas. São adquiridos para consumo e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza.
- e) Alimentos produzidos com métodos que não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas usadas no processo de produção respeitam o meio ambiente e visam manter a qualidade do alimento.
- #107919
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Macapá-AP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Fazem parte dos “10 passos para uma alimentação saudável”, encontrados no Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014:
- a) Consumir apenas alimentos in natura ou minimamente processados e excluir o consumo de alimentos ultra processados.
- b) Consumir pequenas porções de óleos, gorduras, sal e açúcares em preparações diárias e evitar o consumo de alimentos processados.
- c) Desenvolver, praticar e compartilhar habilidades culinárias e preferir alimentos ricos em óleos, gorduras, sal e açúcares.
- d) Buscar locais de compra de alimentos que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados e limitar o consumo de alimentos processados.
- e) Preferir locais que produzem refeições feitas na hora e evitar alimentos minimamente processados.
- #107920
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Macapá-AP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Considere o IMC pré-gestacional, em kg/m2, e o ganho ponderal total recomendado ao final do terceiro trimestre de gestação:
A associação correta entre (1) e (2) é
- a) IV − II − I − III.
- b) I − IV − III − II.
- c) III − I − IV − II.
- d) II − III − I − IV.
- e) I − II − III − IV.
- #107921
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Macapá-AP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
O marasmo e kwashiorkor são 2 tipos de desnutrição que podem ocorrer de forma isolada ou combinada. Porém, através de diversas discussões sobre seu consenso, o termo marasmo foi substituído por desnutrição crônica, enquanto que o termo kwashiorkor, foi substituído por desnutrição aguda. As deficiências em cada caso, respectivamente, são:
- a) ferro e energética.
- b) energética e proteica.
- c) proteica e vitamina C
- d) hídrica e iodo.
- e) energética e vitamina B1.