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Simulado Prefeitura de Leopoldina - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Leopoldina - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE LEOPOLDINA - MG DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Leopoldina - MG.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Leopoldina - MG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Leopoldina - MG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Leopoldina - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Leopoldina - MG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Leopoldina - MG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Leopoldina - MG
Para realizar o simulado Prefeitura de Leopoldina - MG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Leopoldina - MG você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Leopoldina - MG é aqui!


#159668
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(1,0) 1 - 

“As teorias adotadas pela psicologia social para o estudo da agressão diferenciam-se no grau com que consideram a agressão como algo inato ou aprendido, na extensão com que leva em conta a influência de fatores pessoais ou situacionais como instigadores de atos agressivos e, ainda, quanto aos meios e técnicas que sugerem para o controle ou a prevenção da agressão.”

(Rodrigues, Aroldo 1999 p. 208.)

Dentre as várias definições teóricas para o conceito de agressão sob a perspectiva Freudiana, assinale a alternativa a seguir que apresenta a visão correta deste autor.

  • a) Freud afirma que há três indícios libertadores da agressão, sendo o primeiro pessoas ou grupo de pessoas; o segundo objetos; e, o terceiro as diversas situações
  • b) Sob a perspectiva Freudiana, agressão resulta basicamente de um instinto de luta herdado que os seres humanos compartilham com muitas outras espécies.
  • c) Na visão de Freud, a energia agressiva é instintiva e não aprendida, e se não descarregada periodicamente, cresce até explodir ou até ser “aliviada” por um estímulo apropriado.
  • d) De acordo com Freud os seres humanos parecem ter uma tendência inata para responder a estímulos ou situações sociais provocadoras, investindo contra eles de forma agressiva.
#159669
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(1,0) 2 - 

“Segundo Vygotsky o aprendizado está intimamente relacionado aos processos de desenvolvimento e constitui um aspecto desses processos na organização cultural e, portanto, humana das funções psicológicas.”

(Bessa, 2011, p. 87.)

De acordo com Vygotsky, em relação à aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I. O aprendizado, como relação do indivíduo com o ambiente sócio-histórico-cultural de que participa, desencadeia processos internos de desenvolvimento do indivíduo.

II. A aprendizagem pode ser definida como o despertar de processos de desenvolvimento no exterior do sujeito que não ocorreriam sem o seu contato com o ambiente cultural.

III. A importância do papel do outro social é relevante na visão de Vygotsky na medida em que traz à tona um conceito de sua teoria nas relações entre desenvolvimento e aprendizado: o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • a) I.
  • b) II.
  • c) I e III.
  • d) II e III.
#159670
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(1,0) 3 - 

“De acordo com o autor Aaron Beck (1987) muitas vezes a depressão não ocorre apenas por estressores ambientais e biológicos agudos ou crônicos. A exacerbação de traços característicos de personalidade, que podem constituir-se em mais um fator de vulnerabilidade cognitiva, também está normalmente envolvida com o início da depressão.”

(Knapp, 2004, p. 177.)

Considerando a teoria da psicologia cognitiva e o autor citado anteriormente, identifique os dois tipos de personalidades diferentes influenciados de maneira diversa no surgimento da depressão.

  • a) Sociopática e autônoma.
  • b) Sociotrópica e autônoma.
  • c) Sociopática e anancástica.
  • d) Sociotrópica e anancástica.
#159671
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(1,0) 4 - 

Kurt Lewin é reconhecido como fundador da teoria dos pequenos grupos sendo privilégio de seu trabalho os grupos e a ação em psicologia social. Pesquisou sobre os aspectos psicológicos envolvidos na mudança social, as forças que impulsionam ou que resistem à mudança nos pequenos grupos.”

(Miranda, 2000, p. 12.)

Para Lewin, a postura de uma aprendizagem social ativa e participativa se articula em três ideias essenciais:

I. A importância do papel ativo do indivíduo na descoberta do conhecimento.

II. A importância de uma abordagem compreensiva na intervenção, que inclua aspectos cognitivos e afetivos.

III. A importância da adaptação social, no sentido não de um conformismo social, mas, sim, no de se comprometer com as mudanças sociais.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • a) I, II e III.
  • b) III, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) II e III, apenas.
#159672
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(1,0) 5 - 

A fobia social é um estado de medo intenso e persistente, apresentado por uma pessoa ao ser exposta a determinadas situações sociais nas quais deduz que possa ser negativamente criticada, desaprovada ou rejeitada em função de algum comportamento seu. Em relação à fobia social e à psicoterapia funcional analítica, analise as afirmativas a seguir.

I. Com pacientes que apresentam quadro de fobia social, a psicoterapia deve gerar situações de exposições do paciente à estimulação fóbica, sendo altamente desejável que o estímulo evocador seja apresentado ao vivo e em uma intensidade suportável, promovendo, então, a extinção e a habituação.

II. Com pacientes que apresentam quadro de fobia social, a psicoterapia deve evitar situações de exposições do paciente à estimulação fóbica, sendo negativamente aceitável pelo paciente esse evento estressor, comprometendo, assim, a relação terapêutica, possibilitando ao paciente um comportamento de esquivar-se dessa situação ou fugir dela.

III. Com pacientes que apresentam quadro de fobia social a psicoterapia deve gerar situações de exposições do paciente à estimulação fóbica, sendo altamente desejável pelo terapeuta e paciente esse evento estressor, possibilitando uma boa relação terapêutica e impossibilitando ao paciente uma situação de esquivar-se dessa situação ou fugir dela.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • a) I.
  • b) I e II.
  • c) I e III.
  • d) II e III.
#159673
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(1,0) 6 - 

“O termo ‘condição feminina’ remete-nos à indagação: o que é ser mulher e que implicações decorrem desse fato. O que se pretende problematizar quando falamos de condição feminina é a complexidade do ser mulher em diversos contextos sócio-históricos, em distintas culturas, em que a apropriação de diferentes significados identitários e de papéis sociais parece invalidar a existência de uma única vivência feminina.”

(Almeida, 2006, p. 215.)

De acordo com a afirmativa anterior, pensar em “diversidade” neste contexto significa:

  • a) Implica em pensar em um único lugar para a mulher no mundo, esquecendo que apesar da diversidade, as experiências femininas têm algo em comum, ou seja, são construídas e significadas socialmente em relação ao sexo oposto.
  • b) Implica em questionar que a mulher é sempre pensada em relação a um outro, que é o tipo humano absoluto, ou seja, o masculino. A mulher não se vê, portanto, como sujeito de si. O modelo patriarcal impõe a ela a condição de objeto.
  • c) Implica em refletir que o sexo diz respeito às características fisiológicas e de reprodução. Essa diversidade é uma forma simbolizada de identificar, agrupar e compreender o conjunto normativo de ações e papéis atribuídos aos homens e às mulheres em uma dada sociedade.
  • d) Implica questionar o que é ser mulher ocidental ou oriental, pobre e asiática, pobre e brasileira, rica e americana, deficiente e negra etc. Ficando claro que a situação econômica, geográfica, o contexto sócio-histórico, político e cultural, a raça, a etnia, a afiliação religiosa e a idade são dimensões fundamentais para compreender o ser mulher.
#159674
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(1,0) 7 - 

“A resistência dos clientes à psicoterapia é um fato universal e comum a todas as abordagens. Normalmente, a pessoa imagina algumas possibilidades, como a punição pela apresentação ou pela revelação de comportamentos-queixa ao terapeuta, assim como a perda de controle sobre o seu ambiente e a si mesma, bem como a perda de reforçadores gerados por sua conduta inadequada.”

(BERNARD, Rangé 2001, p. 20.)

Em relação ao processo psicoterápico mencionado anteriormente, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • a) A análise da relação terapêutica estabelecida é uma estratégia importante em relação ao processo do cliente em resistir à terapia, assim como quebrar essa resistência, tornando-se mais consciente de seus comportamentos.
  • b) Uma vez que o terapeuta possa entender, em cada caso, como se configura o comportamento de resistir do seu cliente, poderá ajudá-lo tanto a quebrar essa resistência imediata quanto também a tornar-se mais consciente de seus padrões comportamentais.
  • c) A análise da relação terapêutica estabelecida é uma das estratégias existentes em relação ao processo do cliente em resistir à terapia, considerando que o comportamento de resistir inconsciente torna-se mais acessível e, assim, consciente durante as sessões psicoterápicas.
  • d) O comportamento de resistir decorre da exposição do indivíduo a uma situação com possibilidades de ocorrerem contingências aversivas; em se tratando da psicoterapia, a pessoa imagina uma punição diante de certos comportamentos que serão queixados por ela durante as sessões terapêuticas.
#159675
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(1,0) 8 - 

“A teoria psicanalítica do desenvolvimento leva em consideração todos os aspectos do desenvolvimento do caráter, ou seja, da personalidade do seres humanos. Para Freud existem dois aspectos principais e que a maioria dos aspectos significativos da personalidade posterior são formados até o final dos primeiros cinco anos de vida do indivíduo.”

(Lawrence A. Pervin e Oliver P. p. 92.)

Considerando a visão de Freud sobre o desenvolvimento e a personalidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O primeiro aspecto considerado importante para Freud em relação ao desenvolvimento é que o indivíduo avança através de estágios deste processo.

( ) O segundo aspecto considerado importante para Freud em relação ao desenvolvimento enfatiza a importância de eventos passados para todo o comportamento posterior.

( ) A teoria psicanalítica do desenvolvimento de processos de pensamento concentra-se na mudança dos processos primários de pensamento para o processo de pensamento secundário.

( ) A parte mais significativa da teoria psicanalítica diz respeito ao desenvolvimento dos instintos, sendo estes estados de tensão corporal, que tendem a se concentrar em certas regiões do corpo.

A sequência está correta em

  • a) F, V, V, F.
  • b) V, V, F, F.
  • c) F, F, V, V.
  • d) V, V, V, V.
#159676
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(1,0) 9 - 

“A primeira entrevista é a primeira etapa do processo psicodiagnóstico; possui diversos objetivos e pode ser realizada em uma única vez ou em vários encontros. A primeira entrevista pode ser um momento mais curto e centralizada na descrição daquilo que causa preocupação no momento, assim como uma segunda entrevista pode ser o mais indicado para encontrar com o cliente menos tenso e mais colaborador no processo psicodiagnóstico.”

(ARZENO, Garcia 1995, p. 36.)

Diante de um processo de entrevista psicológica, analise as afirmativas a seguir.

I. No início da primeira entrevista, nossas perguntas devem ser mínimas para dar mais liberdade ao sujeito ou casal de pais mas, à medida que formos elaborando hipóteses presuntivas sobre o que estiver ocorrendo, será imprescindível fazer comentários e perguntas pertinentes.

II. Se o nível de ansiedade dos pais ou de um adulto for muito alto ao chegar para a primeira entrevista (seja essa ansiedade persecutória, depressiva ou confusional), torna-se difícil manter um clima ideal de trabalho.

III. A “estratégia” muitas vezes é comum em uma primeira entrevista psicológica; esta refere-se a uma dinâmica da entrevista previamente planejada. Já o motivo da consulta vai guiar a nossa busca, tornando-se conveniente explorar detalhadamente as áreas específicas com ela relacionadas, transformando, assim, o primeiro encontro em um inquérito persecutório.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • a) III.
  • b) I e II.
  • c) I e III.
  • d) II e III.
#159677
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(1,0) 10 - 

De acordo com Strey (1998, apud Bonin p. 58), sobre “Indivíduo Cultura e Sociedade” para compreender o ser humano, além de estudar seu corpo e sua origem animal, é necessário pesquisar, principalmente, como ele se constitui em um contexto sociocultural. Considerando o enunciado anterior, analise as afirmativas sobre “Indivíduo Cultura e Sociedade”, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Cada indivíduo, ao nascer, constrói um sistema social através de seu encontro com as gerações já existentes e que é assimilado por meio de inter-relações sociais.

( ) A primeira comunicação da criança recém-nascida com o outro seria através do choro. Esta ainda é uma expressão direta do estado afetivo da criança não sendo, contudo, uma comunicação que envolva, neste momento, uma representação mental.

( ) A sociedade com suas instituições, crenças e costumes não paira acima dos indivíduos, mas, sim, é constituída por indivíduos. Trata-se de colocar a sociedade acima do ser humano unicamente, sendo uma rede de inter-relações individuais em constante mobilidade.

( ) Cada indivíduo pode ser considerado como um nó em uma extensa rede de inter-relações em movimento. O ser humano desenvolve, através dessas relações, um “eu” ou pessoa (self), isto é, um autocontrole “egoico”, que é um aspecto do “eu” no qual o indivíduo se controla pela autoinstrução falada, de acordo com a sua autoimagem ou imagem de si próprio.

A sequência está correta em

  • a) F, V, F, V.
  • b) V, F, V, F.
  • c) F, F, V, V.
  • d) V, V, F, F.
#159678
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(1,0) 11 - 

Nos termos das regras de conduta ético-profissional, é dever do advogado, EXCETO:

  • a) Desaconselhar lides temerárias, a partir de um juízo preliminar de viabilidade jurídica.
  • b) Ingressar ou atuar em pleitos administrativos ou judiciais perante autoridades com as quais tenha vínculos negociais ou familiares.
  • c) Estimular, a qualquer tempo, a conciliação e a mediação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível, a instauração de litígios.
  • d) Preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, zelando pelo caráter de essencialidade e indispensabilidade da advocacia.
#159679
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(1,0) 12 - 

Em relação ao controle da administração pública, é correto afirmar que:

  • a) A anulação judicial de um ato do Poder Executivo é exercício do poder de autotutela.
  • b) A revogação pressupõe a retirada de um ato administrativo praticado com desvio de finalidade.
  • c) O controle exercido sobre os atos municipais pelo Tribunal de Contas classifica-se como externo.
  • d) A supervisão exercida pela administração direta sobre as entidades administrativas decorre da hierarquia.
#159680
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(1,0) 13 - 

Nos termos do Decreto-lei nº 3.365/41, considera-se casos de utilidade pública para fins de desapropriação comum, EXCETO:

  • a) A reforma agrária.
  • b) A salubridade pública.
  • c) A conservação dos serviços públicos.
  • d) O socorro público em caso de calamidade.
#159681
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(1,0) 14 - 

“Nos termos da Lei nº 12.016/09, quanto ao mandado de segurança, quando, a requerimento de pessoa jurídica de direito público interessada ou do Ministério Público e para evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas, o presidente do tribunal ao qual couber o conhecimento do respectivo recurso suspender, em decisão fundamentada, a execução da liminar e da sentença, dessa decisão caberá agravo, _______ efeito suspensivo, no prazo de ______ dias, que será levado a julgamento na sessão seguinte à sua interposição.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • a) com / dez
  • b) sem / dez
  • c) com / cinco
  • d) sem / cinco
#159682
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(1,0) 15 - 

Nos termos da Lei nº 4.717/65, quanto à ação popular, é correto afirmar que:

  • a) O vício de finalidade fica caracterizado quando o ato não se incluir nas atribuições legais do agente que o praticou.
  • b) A ilegalidade do objeto ocorre quando o resultado do ato importa em violação de lei, regulamento ou outro ato normativo.
  • c) O vício de forma se verifica quando o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto na regra de competência.
  • d) A incompetência consiste na omissão ou na observância incompleta ou irregular de formalidades indispensáveis à existência ou seriedade do ato.