Processando...

Simulado Prefeitura de Itapirapuã Paulista - SP | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Itapirapuã Paulista - SP

SIMULADO PREFEITURA DE ITAPIRAPUÃ PAULISTA - SP

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Itapirapuã Paulista - SP contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP é aqui!


#196421
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Estela, coordenadora pedagógica de uma escola de ensino fundamental, organizou a seguinte atividade para uma reunião de HTPC (Horá rio de Trabalho Pedagógico Coletivo) acerca do texto ”Currículo e desenvolvimento humano” de Lima (2009). Após terem procedido à leitura do texto dias antes, distribuiu uma ficha para cada participante, contendo nela um questionamento sobre o citado texto para debaterem. A professora Regina leu em sua ficha a seguinte pergunta e a seguir respondeu corretamente de acordo com uma das alternativas que segue: “Quais atividades citadas pela autora, são fundamentais para a aprendizagem dos conteúdos escolares além da leitura?

  • a) A criatividade, observação, método, diá logo, estudo.
  • b) A imaginação, esforço, lógica, socialização, orientação.
  • c) A disciplina, relato, registro, imaginação, criatividade.
  • d) A observação, registro, organização, relato, comunicação.
  • e) A atenção, imaginação, registro, relato, disciplina.
#196422
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Reis (2011) afirma: “Especialmente durante as duas últimas décadas, tem-se verificado uma tendência nacional e internacional para encarar a observação de aulas como um processo essencialmente de interação profissional, de caráter formativo, centrado no desenvolvimento individual e coletivo dos professores e na melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens”.

O autor aponta dois tipos de observação: a formal e a informal. Entre os métodos de observação informal destacam-se as visitas de curta duração à s aulas dos professores, com objetivos de motivá-los, valorizar seus sucessos, proporcionar apoio no caso de ser necessário.

Geralmente estas visitas duram de quinze a vinte minutos, e sã o seguidas por uma breve discussão sobre os aspectos observados, tais como os que seguem, afora:

  • a) Metodologias de ensino / Atividades educativas.
  • b) Detectar se o professor preparou a aula.
  • c) Gestã o do tempo.
  • d) Interação com os alunos.
  • e) Tipo de questionamento ou Gestão do trabalho em grupo.
#196423
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Conforme preceitua a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, em seu Art. 27 os conteúdos curriculares da educação bá sica observarão as seguintes diretrizes:

I. A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.

II. Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.

III. Orientação para o trabalho.

IV. Promoção do desporto educacional e apoio à s práticas desportivas não formais.

Estão corretas as assertivas:

  • a) I e II apenas.
  • b) III e IV apenas.
  • c) I, II e III apenas.
  • d) II, III e IV apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#196424
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Em consonância com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de Julho de 2010 que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, leia e analise o fragmento abaixo completando-o:

A _______________________ é entendida como uma forma de organizar o trabalho didá tico pedagógico em que temas e eixos temáticos que são integrados à s disciplinas e às áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.

A _______________________ refere-se à dimensão didá tico-pedagógica e difere da ___________________________, que refere-se à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento. Ambas complementam-se, rejeitando a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima:

  • a) Transversalidade/Transversalidade/Interdisciplinaridade.
  • b) Multidisciplinaridade/Transversalidade/ Interdisciplinaridade.
  • c) Multidisciplinaridade/Pluridisciplinaridade/Interdisciplinaridade.
  • d) Transversalidade/Interdisciplinaridade/ Multidisciplinaridade.
  • e) Interatividade/Transversalidade/Interdisciplinaridade.
#196425
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Em conformidade com a Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE considere as seguintes assertivas:

1. Superação das igualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania.

2. Erradicação do analfabetismo.

3. Universalização do atendimento escolar.

4. Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.

São algumas das Diretrizes do PNE:

  • a) 2 - 3 e 4.
  • b) 1 - 3 e 4 apenas.
  • c) 1 - 2 e 4 apenas.
  • d) 2 - 3 e 4 apenas.
  • e) 2 e 3 apenas.
#196426
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Leia e analise o fragmento abaixo em consonância com o Parecer CNE/CEB nº 7/2010, aprovado em 7 de abril de 2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica:

“...( ) é espaço coletivo de convívio, onde são privilegiadas trocas, acolhimento e aconchego para garantir o bem-estar de crianças, adolescentes, jovens e adultos, no relacionamento entre si e com as demais pessoas. É uma instância em que se aprende a valorizar a riqueza das raízes culturais próprias das diferentes regiões do País que, juntas, formam a Nação. Nela se ressignifica e recria a cultura herdada, reconstruindo as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.”

É verdadeiro afirmar que o fragmento refere-se à escola:

  • a) De Ensino Fundamental.
  • b) De Ensino Médio.
  • c) De Educação Básica.
  • d) Cidadão.
  • e) Inclusiva.
#196427
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Em atendimento a Lei Municipal nº 380/2011 de 07 de dezembro de 2011 que dispõe sobre a reestruturação do plano de carreira do magistério público do município de Itapirapuã Paulista/SP, institui o respectivo quadro de cargos e dá outras providências, de acordo com seu Art. 51, considere os itens abaixo elencados e assinale V para o verdadeiro e F para o falso, acerca das características das faltas dos integrantes do quadro do magistério municipal:

( ) Falta abonada: Até 10 (dez) não comparecimentos durante o ano, não ultrapassando 01 (uma) falta por mês, sem prejuízo dos vencimentos

( ) Falta justificada: Até 12 (doze) faltas consecutivas ou 30 (trinta) faltas interpoladas, com apresentação de justificativa por escrito, com prejuízo dos vencimentos.

( ) Falta injustificada: máximo de 30 (trinta) faltas consecutivas por ano, com prejuízo de vencimentos. Em caso de ser ultrapassado o limite, ficará configurado o abandono de emprego, e deverá o Chefe do Poder Executivo aplicar a pena de exoneração ao Servidor faltoso.

Os itens são, respectivamente:

  • a) F, F, V.
  • b) F, V, V.
  • c) V, V, F.
  • d) V, F, V.
  • e) F, V, F.
#196428
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Perrenoud (2000) define competência como: “uma capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação”. Seu referencial consta de 10 grandes famílias de competências que mobilizam outras competências mais específicas. Assim sendo, analise as competências mais específicas abaixo:

• Formar e renovar uma equipe pedagógica.

• Elaborar um projeto de equipe, representações comuns.

• Enfrentar e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais.

As competências específicas acima fazem parte da família de Competências de referência:

  • a) Trabalhar em equipe.
  • b) Participar da administração da escola.
  • c) Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.
  • d) Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.
  • e) Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho.
#196429
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Leia e analise o fragmento abaixo:

Cortella (2011) afirma que “(...) o ensino do conhecimento científico precisa reservar um lugar para falar sobre o ____________________; o conhecimento é resultado de processo e este não fica imune aos embaraços que o próprio ato de investigar a realidade acarreta.”

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do fragmento acima:

  • a) Método de ensino.
  • b) Resultado.
  • c) Erro.
  • d) Currículo.
  • e) Processo de ensino.
#196430
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Itapirapuã Paulista-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Zabala (1998) afirma que do conjunto de relações interativas necessárias para facilitar a aprendizagem se deduz uma série de funções dos professores, que tem como ponto de partida o próprio planejamento. Podemos caracterizar essas funções da seguinte maneira, com exceção de uma delas. Assinale-a:

  • a) Planejar a atuação docente de uma maneira suficientemente flexível para permitir a adaptação à s necessidades dos alunos em todo o processo de ensino/aprendizagem.
  • b) Contar com as contribuições e os conhecimentos dos alunos, apenas no inicio das atividades.
  • c) Ajudá-los a encontrar sentido no que estão fazendo para que conheçam o que fazer, sintam que podem fazê-lo e que é interessante fazê-lo
  • d) Estabelecer metas ao alcance dos alunos para que possam ser superadas com o esforço e a ajuda necessários.
  • e) Oferecer ajudas adequadas, no processo de construção do aluno.