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Simulado Prefeitura de Itanhaém - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Itanhaém - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE ITANHAÉM - SP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Itanhaém - SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Itanhaém - SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Itanhaém - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Itanhaém - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Itanhaém - SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Itanhaém - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Itanhaém - SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Itanhaém - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Itanhaém - SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Itanhaém - SP é aqui!


#157968
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(1,0) 1 - 

A respeito de alfabetização e letramento, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1.Alfabetização 2.Letramento
( ) Aquisição de uma tecnologia: o sistema alfabético e ortográfico. ( ) Deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua. ( ) Habilita o sujeito a utilizar a escrita e a leitura nos mais diversos contextos. ( ) Desenvolvimento de habilidades de uso da tecnologia da escrita.

  • a) 1/ 2/ 1/ 2
  • b) 2/ 1/ 2/ 1
  • c) 2/ 2/ 1/ 1
  • d) 1/ 1/ 2/ 2
  • e) 1/ 2/ 2/ 1
#157969
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(1,0) 2 - 

Cada uma das fases do desenvolvimento humano, conforme Jean Piaget, é caracterizada por formas distintas de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. Neste período, de acordo com Piaget, os bebês desenvolvem a capacidade de reconhecer a existência de um mundo externo a eles, tendo autonomia para explorá-lo e construir sua percepção de mundo. Passam a agir não mais apenas por reflexo, mas direcionam seus comportamentos tendo objetivos a alcançar. Trata-se do período

  • a) de operações formais.
  • b) pré-operatório.
  • c) sensório motor.
  • d) de operações concretas.
  • e) operatório.
#157970
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(1,0) 3 - 

A respeito da avaliação no processo de alfabetização, assinale a alternativa correta.

  • a) A formalização de uma avaliação na alfabetização pode gerar tensão entre os pequenos, devendo ser aplicada com cautela.
  • b) A avaliação da alfabetização deve ser anual, ou seja, deve ser aplicada uma única prova ao final de cada ano letivo.
  • c) A alfabetização é um processo gradual e deve ser avaliada continuamente.
  • d) A avaliação pode ter caráter de premiação, incentivando os alunos a se empenharem mais.
  • e) A avaliação é de responsabilidade exclusiva do professor.
#157971
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(1,0) 4 - 

No que concerne aos conteúdos referentes à Educação Infantil, assinale a alternativa correta.

  • a) Os conteúdos procedimentais referem-se à construção ativa das capacidades para operar com símbolos, ideias, imagens e representações que permitem atribuir sentido à realidade.
  • b) Os conteúdos atitudinais referem-se ao saber fazer. A aprendizagem de atitudes está diretamente relacionada à possibilidade de a criança construir instrumentos e estabelecer caminhos que lhes possibilitem a realização de suas ações.
  • c) Os conteúdos procedimentais tratam dos valores e normas. Conceber valores e normas como conteúdos implica torná-los explícitos e compreendê-los como passíveis de serem aprendidos e planejados.
  • d) Para que as crianças possam aprender conteúdos atitudinais, é necessário que o professor e todos os profissionais que integram a instituição possam refletir sobre os valores que são transmitidos cotidianamente e sobre os valores que se quer desenvolver. Isso significa um posicionamento claro sobre o quê e o como se aprende nas instituições de educação infantil.
  • e) As instituições educativas têm uma função básica de socialização e, por esse motivo, têm sido sempre um contexto gerador de atitudes. Isso significa dizer que os valores impregnam toda a prática educativa e são aprendidos pelas crianças, pois são considerados conteúdos a serem trabalhados explicitamente.
#157972
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(1,0) 5 - 

É um plano pedagógico e institucional, que visa ao saber e define como trabalhar o processo de ensino e aprendizado dos estudantes sistematicamente. É uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive. A definição acima refere-se ao(à)

  • a) alternativa metodológica.
  • b) proposta pedagógica.
  • c) plano de ensino.
  • d) currículo escolar.
  • e) projeto político-pedagógico (PPP).
#157973
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(1,0) 6 - 

Observe a escrita abaixo.

Para escrever a palavra “boneca”, a criança utilizou três vogais. Diante do observado, pode-se concluir que a criança está no nível

  • a) pré-silábico.
  • b) silábico sem valor sonoro.
  • c) silábico com valor sonoro.
  • d) silábico-alfabético.
  • e) alfabético
#157974
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(1,0) 7 - 

A respeito das fábulas e dos contos de fadas na sala de aula, assinale a alternativa correta.

  • a) É característico dos contos de fadas colocar um dilema existencial de forma breve e categórica, simplificando todas as situações. Isso permite à criança apreender o problema em sua forma mais essencial, pois uma trama mais complexa confundiria o assunto para ela.
  • b) Os contos de fadas começam a exercer seu impacto benéfico nas crianças por volta dos três anos. Podem ser contadas as histórias que os pais gostavam quando crianças ou que tenham atração e valor para a criança.
  • c) A criança possui a mesma relação com os contos de fadas que os adultos, porém, com mais imaginação. A imaginação, nos contos de fadas, se torna para a criança uma realidade, ao passo que para os adultos é feita uma análise sobre a veracidade das histórias, sendo, portanto, uma barreira para o imaginário adulto.
  • d) As fábulas devem ser contadas apenas até determinada idade, para que a criança se desenvolva melhor a partir disso e comece a ouvir histórias mais cotidianas e condizentes com a realidade, sendo ideal até apenas os 5 anos de idade.
  • e) A fábula resume uma ação e sua reação, seguida do discurso que levará o leitor a refletir. Por isso, sempre é necessário que existam diversos personagens para que a criança possa correlacioná-la com sua realidade.
#157975
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(1,0) 8 - 

Leia ao trecho abaixo, a respeito das etapas do desenvolvimento da criança, conforme Henri Wallon, e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
A crise de personalidade ocorre por volta de ____________ e é marcada por um novo movimento de alternância, por um ensimesmamento da criança, para um novo esforço de libertação. Esforço voluntarista, idade negativista do “não”, do “eu”, do “meu”.

  • a) 1 (um) ano
  • b) 2 (dois) anos
  • c) 3 (três) anos
  • d) 4 (quatro) anos
  • e) 5 (cinco) anos
#157976
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(1,0) 9 - 

No que concerne às capacidades linguísticas da alfabetização, a compreensão e valorização da cultura escrita (capacidades, conhecimentos e atitudes) diz respeito, entre outros, a

  • a) dominar as relações entre fonemas e grafemas.
  • b) compreender a natureza alfabética do sistema da escrita.
  • c) conhecer o alfabeto.
  • d) dominar convenções gráficas.
  • e) conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade.
#157977
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(1,0) 10 - 

Conforme esta abordagem, segundo Mizukami:
“A ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são ‘instruídos’ e ‘ensinados’ pelo professor. Comumente, pois, subordina-se a educação à instrução, considerando a aprendizagem do aluno como um fim em si mesmo: os conteúdos e as Informações têm de ser adquiridos, os modelos imitados. Para este tipo de abordagem, a existência de um modelo pedagógico é de suma Importância para a criança e para sua educação. Em sua ausência, a criança permanecerá num mundo que ‘não foi ilustrado pelas obras dos mestres’ e que não ‘ultrapassará sua atitude primitiva’. Acredita-se implicitamente nas virtudes formativas das disciplinas do currículo. Acredita-se, ainda, que é falsa toda a crença em uma continuidade simples entre a experiência imediata e o conhecimento e é precisamente porque há esse salto a se efetuar que a intervenção do professor é necessária.”
Trata-se da abordagem

  • a) comportamentalista.
  • b) tradicional.
  • c) cognitivista.
  • d) humanista.
  • e) sociocultural.
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(1,0) 11 - 

Conforme a Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que concerne ao ensino fundamental, assinale a alternativa correta.

  • a) É obrigatório aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.
  • b) A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.
  • c) O ensino fundamental poderá ser presencial ou a distância.
  • d) O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, inicia-se aos 7 (sete) anos de idade.
  • e) Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série não poderão adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada.
#157979
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(1,0) 12 - 

Conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a alternativa correta.

  • a) A inclusão escolar tem início no ensino fundamental, onde se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global.
  • b) Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino e deve ser realizado no mesmo turno da classe comum, na própria escola.
  • c) O atendimento educacional especializado disponibiliza programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnologia assistiva, dentre outros. Ao longo de todo processo de escolarização, esse atendimento deve estar articulado com a proposta pedagógica do ensino comum.
  • d) As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado são complementares àquelas realizadas na sala de aula comum, sendo substitutivas à escolarização.
  • e) O atendimento educacional especializado ao aluno surdo deve ser ofertado exclusivamente na língua de sinais. Devido à diferença linguística, na medida do possível, o aluno surdo deve estar com outros pares surdos em turmas comuns na escola regular.
#157980
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(1,0) 13 - 

Conforme a Resolução CNE/CEB nº 2/01, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, as escolas da rede regular de ensino devem prever e prover na organização de suas classes comuns:
I. professores das classes comuns e da educação especial capacitados e especializados, respectivamente, para o atendimento às necessidades educacionais dos alunos. II. distribuição dos alunos com necessidades educacionais especiais em classes específicas conforme suas condições, de modo que se ampliem positivamente as experiências de todos os alunos. III. temporalidade flexível do ano letivo, para atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência mental ou com graves deficiências múltiplas. IV. serviços de apoio pedagógico especializado, realizado, nas classes comuns, mediante atuação colaborativa de professor especializado em educação especial.
É correto o que se apresenta em

  • a) I, II e III, apenas.
  • b) II, III e IV, apenas.
  • c) I, III e IV, apenas.
  • d) I e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#157981
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(1,0) 14 - 

De acordo com a Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a respeito da Educação Infantil, assinale a alternativa correta.

  • a) A educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
  • b) O atendimento à criança deve ser de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 8 (oito) horas para a jornada integral.
  • c) Deve ser feita avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, com o objetivo de promoção, para o acesso ao ensino fundamental.
  • d) A carga horária mínima anual é de 460 (quatrocentos e sessenta) horas, divididas em 180 dias letivos.
  • e) A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
#157982
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(1,0) 15 - 

Conforme a Lei nº 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, assinale a alternativa correta a respeito da adoção.

  • a) O adotante há de ser, pelo menos, 16 (dezesseis) anos mais velho do que o adotando.
  • b) A adoção pode ser feita por procuração.
  • c) Podem adotar os maiores de 21 (vinte e um) anos, a depender do estado civil.
  • d) Podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.
  • e) A adoção independe do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando.