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Simulado Prefeitura de Guaraí - TO de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Guaraí - TO de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE GUARAÍ - TO DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de Guaraí - TO.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Guaraí - TO que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de Guaraí - TO, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Guaraí - TO de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de Guaraí - TO.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de Guaraí - TO. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Guaraí - TO
Para realizar o simulado Prefeitura de Guaraí - TO você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Guaraí - TO você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Guaraí - TO é aqui!


#157688
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(1,0) 1 - 

O neoliberalismo na América Latina - como na Europa - é filho da crise fiscal do Estado. Seu surgimento está delimitado pelo esgotamento do Estado de bem-estar social e sobrevive a si mesmo pela incapacidade da esquerda, até aqui, em construir formas hegemônicas alternativas para sua superação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os elementos que impedem a sua superação e a sua legitimação prioritariamente:

  • a) A passividade, a despolitização e a desagregação social.
  • b) A passividade, a politização e a organização popular.
  • c) A rebeldia, a despolitização e a organização popular.
  • d) A passividade, a participação e a articulação social.
#157689
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(1,0) 2 - 

A atuação do Assistente Social hoje visa à intransigência na defesa dos legítimos interesses da população usuária, a partir de uma interpretação teórica mais ampla, vinculada ao projeto de classe dos trabalhadores, não podendo mais ser interpretada como política exclusivamente política, como já se acostumou um rotular, típico de um militante partidário. É de se esperar que tal crítica ainda repercuta, mas o fundamental a afirmar é que atitude técnica, que é sempre política, exige do Assistente Social uma prática profissional voltada de forma inconteste para viabilização dos direitos de sua população usuária, na perspectiva da consolidação das conquistas sociais e dos termos legais constitucionais. Assinale a alternativa CORRETA que aponte os desafios e as possibilidades de um trabalho realizador e socialmente relevante para o Assistente Social que atua no âmbito das políticas sociais.

  • a) Democracia, participação popular, domínio de conhecimento, gestão não transparente e não criteriosa dos recursos.
  • b) Democracia, participação estatal, domínio de conhecimentos, transparência, gestão honesta e não criteriosa dos recursos.
  • c) Participação popular e antidemocrática, domínio de conhecimentos, transparência, gestão honesta e criteriosa dos recursos.
  • d) Democracia, participação popular, domínio de conhecimentos, transparência, gestão honesta e criteriosa dos recursos.
#157690
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(1,0) 3 - 

A lógica adotada pelo Estado brasileiro, justificada pela ideologia da modernidade, faz com que se tenha um Estado que rebaixa ainda mais sua responsabilidade social, quando esta demanda o atendimento das necessidades sociais das classes subalternas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que indique para quem a responsabilidade vem sendo transferida:

  • a) à sociedade que fica responsável pela solução dos problemas sociais, mediante práticas de parcerias e “solidariedade”, onde se assiste a um levante do Sistema Brasileiro de Proteção Social que garante a universalização dos direitos sociais, em especial na Política de Assistência Social;
  • b) à sociedade que fica responsável pela solução dos problemas sociais, mediante práticas de parcerias e “solidariedade”, onde se assiste a um desmonte do Sistema Brasileiro de Proteção Social que não garante a universalização dos direitos sociais básicos;
  • c) à sociedade que fica responsável pela solução dos problemas sociais, mediante práticas de parcerias e “solidariedade”, onde se assiste a uma ascensão do Sistema Brasileiro de Proteção Social que garante a universalização dos direitos sociais básicos;
  • d) ao Estado que fica responsável pela solução dos problemas sociais, mediante práticas de parcerias e “solidariedade”, onde se assiste a uma ascensão do Sistema Brasileiro de Proteção Social que garante a universalização dos direitos sociais básicos.
#157691
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(1,0) 4 - 

O exercício da profissão de Assistente social requerido registro nos Conselhos Regionais que têm jurisdição sobre a área de atuação do interessado nos termos da lei. Assim, uma profissão se distingue como competências das atribuições privativas. Antese uma alternativa CORRETA.

  • a) Competência: realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto com o órgão de administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades. Atribuição atribuída: planejar, organizar e administrar programas e projetos em unidade de Serviço Social.
  • b) Competência: treinamento, avaliação e supervisão de estagiários de Serviço Social. Atribuição atribuída: encaminhar providências, prestação de orientação social aos proprietários, aos grupos e à população.
  • c) Competência: planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social. Atribuição atribuída: planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais.
  • d) Competência: realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social. Atribuição privativa: planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais.
#157692
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(1,0) 5 - 

O Projeto Profissional do Serviço Social, pautado em seu Código de Ética (Resolução CFESS Nº 273/93), aponta que cabe pensar a ética como pressuposto teórico-político que remete ao enfrentamento das contradições postas à profissão, a partir de uma visão crítica, e fundamentada teoricamente, das derivações ético-políticas do agir profissional. Assim, é CORRETO afirmar que a essência dos princípios fundamentais do Código de Ética pode ser identificada na seguinte descrição:

  • a) O reconhecimento da liberdade como valor ético central - autonomia, emancipação e expansão dos membros sociais; a ampliação e consolidação da cidadania; a defesa do aprofundamento da democracia; o posicionamento em favor da equidade e justiça social; o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito; uma garantia do pluralismo; a opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção da ordem societária vigente; a articulação com os movimentos de outras categorias profissionais; o compromisso com a qualidade dos serviços prestados e com o aprimoramento intelectual; o exercício do serviço social sem ser discriminado / a, nem discriminar.
  • b) O reconhecimento da liberdade como valor ético central - autonomia, emancipação e expansão dos membros sociais; a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo; a ampliação e consolidação da cidadania; a defesa do aprofundamento da democracia; o posicionamento em favor da equidade e justiça social; uma garantia do individualismo; a opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária; a articulação com os movimentos de outras categorias profissionais; o compromisso com a qualidade dos serviços prestados e com o aprimoramento intelectual; o exercício do serviço social sem ser discriminado / a, nem discriminar.
  • c) O reconhecimento da liberdade como valor ético central - autonomia, emancipação e expansão dos membros sociais; a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo; a ampliação e consolidação da cidadania; a defesa do aprofundamento da democracia; o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito; uma garantia do pluralismo; a opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária; a articulação com os movimentos de outras categorias profissionais; o compromisso com os serviços prestados, sem priorizar o aprimoramento intelectual; o exercício do serviço social sem ser discriminado / a, nem discriminar.
  • d) O reconhecimento da liberdade como valor ético central - autonomia, emancipação e expansão dos membros sociais; a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo; a ampliação e consolidação da cidadania; a defesa do aprofundamento da democracia; o posicionamento em favor da equidade e justiça social; o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito; uma garantia do pluralismo; a opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária; a articulação com os movimentos de outras categorias profissionais; o compromisso com a qualidade dos serviços prestados e com o aprimoramento intelectual;o exercício do serviço social sem ser discriminado / a, nem discriminar.
#157693
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(1,0) 6 - 

De acordo com a Política Nacional de Assistencial Social, da NOB / SUAS, são considerados serviços de proteção social especial de alta complexidade, que garantem proteção integral - moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido - para famílias e mudanças que se referenciam sem referência e / ou, em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e / ou, comunitário. Antese a alternativa CORRETA referente a esses serviços.

  • a) Atendimento Integral Institucional; Casa Lar; República; Casa de Passagem; Albergue; Família Substituta; Família Acolhedora; medida socioeducativa restritiva e liberdade de liberdade; trabalho protegido.
  • b) Serviço de orientação e apoio sociofamiliar; plantão social; abordagem de rua; cuidado no domicílio; serviço de habilitação e reabilitação na comunidade das pessoas com deficiência; medidas socioeducativas em meio aberto.
  • c) Atendimento Integral Institucional; Casa Lar; República; Casa de Passagem; Albergue; Família Substituta; plantão social; abordagem de rua; cuidado no domicílio.
  • d) Serviço de orientação e apoio sociofamiliar; Família Acolhedora; medida socioeducativa restritiva e liberdade de liberdade; trabalho protegido; serviço de habilitação e reabilitação na comunidade das pessoas com deficiência; medidas socioeducativas em meio aberto.
#157694
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(1,0) 7 - 

A avaliação é permanente de valor sobre o grau de eficiência, eficácia e efetividade de políticas, de programas e projetos sociais. Portanto, os objetivos de avaliação de políticas ou de programas são muitos, múltiplos, e não necessariamente excludentes. É CORRETO afirmar que a avaliação tem:

  • a) objetivos teóricos e metodológicos, unicamente.
  • b) objetivos científicos, objetivos políticos e objetivos operativos, dentre outros.
  • c) objetivos filosóficos e econômicos, unicamente.
  • d) objetivos contábeis e administrativos, unicamente.
#157695
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(1,0) 8 - 

O Serviço Social se reconhece e se enfatiza também na natureza investigativa enquanto uma das competências profissionais. O caráter investigativo é constitutivo da grande parte das competências / atribuições profissionais. Assim, a pesquisa, enquanto dimensão investigativa, numa perspectiva social crítica, traz atualmente, dois desafios à profissão:

  • a) primeiro: investir na pesquisa qualificada que responda às requisições dos coletivos que demandam uma profissão; segundo: investir em uma política nacional de pesquisa socialmente comprometida com aspectos relevantes para uma sociedade brasileira.
  • b) primeiro: investir na pesquisa qualificada que responda, exclusivamente, às exigências do mercado de trabalho que demandam a profissão; segundo: investir numa política nacional de pesquisa que atenda, essencialmente, às exigências do mercado de trabalho.
  • c) primeiro: investir na pesquisa qualificada em uma política nacional que responde apenas às requisições dos requisitos que procuram uma profissão; segundo: investir numa política nacional de pesquisa que atenda, essencialmente, às exigências do mercado de trabalho.
  • d) primeiro: investir na pesquisa que permite apenas a apreensão das competências políticas; segundo: investir numa política nacional de pesquisa que atenda, essencialmente, às exigências do mercado de trabalho.
#157696
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(1,0) 9 - 

As ações profissionais do Assistente Social, consideradas como atribuições que visam respostas profissionais às requisições colocadas pelas demandas institucionais, como parte da prestação de serviços sociais, são materializadas como ações de caráter interventivo do Serviço Social, sendo esses conteúdos relacionados pelas concepções teóricas, pela perspectiva ético-política, as quais fundamentam e direcionam as escolhas profissionais. Dentre as mais comuns, podemos destacar:

  • a) Ações como: executar, orientar, agrupar, providenciar, acompanhar, socializar, coordenar, planejar, pesquisar, monitorar, supervisionar, organizar e administrar, estudar e analisar, emitir parecer social, assessorar, consultorar, envolvendo atendimento direto aos usuários desde que somente em caráter individual.
  • b) Todas as ações devem ser contempladas no atendimento, exclusivamente de caráter individual, imbuídos dos seus respectivos instrumentos e técnicas.
  • c) Ações como: executar, orientar, agrupar, providenciar, acompanhar, socializar, coordenar, planejar, pesquisar, monitorar, supervisionar, organizar e administrar, estudar e analisar, emitir parecer social, avaliar, consultar, realizar atendimento direto aos usuários em caráter individual, coletivo, dentre outros.
  • d) Todas as ações devem ser contempladas no atendimento, exclusivamente de caráter coletivo, impedidos de seus instrumentos e técnicas.
#157697
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(1,0) 10 - 

Um dos desafios da profissão é saliente o trabalho do assistente social em espaços ocupacionais de naturezas diferentes particularizando as competências e atribuições profissionais nos espaços, e o seu significado social no processo de reprodução das relações sociais, ante as profundas transformações que se operam na organização e não consumo do trabalho e nas relações entre o Estado e a sociedade civil com a radicalização neoliberal, pautado numa teoria social crítica. Assinale uma alternativa CORRETA.

  • a) O Estado requer o profissional respostas que materializem o processo de produção da riqueza social na prevalência do capital.
  • b) A profissão remete ao não enfrentamento dos dilemas do trabalho produtivo ou improdutivo, garantindo a riqueza social e o fortalecimento do capital.
  • c) O Estado requer profissionais que enfrentem as expressões da categoria social nomeação à garantia da riqueza social na consolidação do capital.
  • d) A profissão requer dar respostas para o enfrentamento às expressões da questão social nos diferentes espaços ocupacionais.
#157698
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(1,0) 11 - 

Antese uma alternativa INCORRETA. Conhecida o premiada na Lei N ° 006/2000 (Regime Jurídico dos Servidores de Guaraí), a prescrição da pretensão punitiva da Administração Pública, ou como dispõe a mencionada Lei, a ação disciplinar prescreverá:

  • a) em 5 (cinco) anos quanto às infrações puníveis com demissão.
  • b) em 3 (três) anos quanto às infrações puníveis com destituição de carga em comissão.
  • c) em 2 (dois) anos quanto às infrações puníveis com suspensão.
  • d) em 180 (cento e oitenta) dias quanto às infrações puníveis com advertência.
#157699
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(1,0) 12 - 

Antese uma alternativa INCORRETA. Nos termos da Lei Nº 006/2000 (Regime Jurídico dos Servidores de Guaraí), a pena de demissão será aplicada, dentre outros, nos seguintes casos:

  • a) coagir ou aliciar subordinado no sentido de filiarem-se à associação profissional ou sindical ou ao partido político.
  • b) utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares.
  • c) incontinência pública e conduta escandalosa na repartição.
  • d) revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo.
#157700
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(1,0) 13 - 

Conhecido o estabelecido na Lei N ° 006/2000 (Regime Jurídico dos Servidores de Guaraí), analise as afirmativas a seguir. I. Configurar abandono de cargo a não intencional do servidor ao serviço por mais de 30 (trinta) dias consecutivos. II. Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao serviço, sem causa justificada, por 60 (sessenta) dias, interpoladamente, durante o período de 12 (doze) meses. III. A acumulação remunerada de cargas públicas, ainda que ativada, fica condicionada à comprovação de compatibilidade de horários. IV. A proibição de acumulação remunerada de cargos públicos estende-se a cargos, empregos e funções em autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedade de economia mista do Município. Assinale uma alternativa CORRETA.

  • a) Apenas como afirmativas I, II e III estão corretas.
  • b) Apenas como afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • c) Apenas como afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • d) Todas as afirmativas estão corretas.
#157701
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(1,0) 14 - 

Descrição dos prêmios na Lei N ° 006/2000 (Regime Jurídico dos Servidores de Guaraí), analise as afirmativas abaixo. I. Readaptação é uma investidura do servidor em carga de atribuições de responsabilidade compatível com uma limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em investigação médica. II. Recondução é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando, por junta médica oficial, antes de declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria. III. Reintegração é a investidura do servidor estável no cargo anterior ocupado, ou nenhuma carga resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. IV. Reversão é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou reintegração do anterior ocupante.
Assinale uma alternativa CORRETA.

  • a) Apenas como afirmativas I e II estão corretas.
  • b) Apenas como afirmativas III e IV estão corretas.
  • c) Apenas como afirmativas I e III estão corretas.
  • d) Apenas como afirmativas II e IV estão corretas.
#157702
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(1,0) 15 - 

Os Conselhos Municipais são órgãos de consulta do Prefeito Municipal, formados de representantes do Poder Público Municipal e da Sociedade Civil, sem ônus para a Fazenda Municipal. O Município de Guaraí terá, por determinação da Lei N ° 001/2006 (Lei Orgânica do Município de Guaraí), os seguintes Conselhos Municipais, EXCETO.

  • a) Conselho de Segurança Pública.
  • b) Conselho Municipal do meio ambiente e da zona rural.
  • c) Conselho Municipal de prevenção ao uso de entorpecentes.
  • d) Conselho Municipal de segurança alimentar e nutricional.