Simulado Prefeitura de Gramado - RS de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE GRAMADO - RS DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Gramado - RS.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Gramado - RS que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Gramado - RS, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Gramado - RS de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de questões de Concurso com um tempo estimado de 0 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Gramado - RS.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Gramado - RS. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Gramado - RS
Para realizar o simulado Prefeitura de Gramado - RS você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Gramado - RS você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Gramado - RS é aqui!
- #151298
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(1,0) 1 -
Para a discussão ser empreendida aqui, é secundária a questão de ter sido o Brasil de fato descoberto pela expedição de Pedro Álvares Cabral ou de ele ter efetuado apenas o “achamento” oficial das terras brasileiras. Em apoio à segunda visão, vale-se Joaquim Barradas de Carvalho das alusões ao continente austral contidas no Esmeraldo em Situ Orbis e referida a uma viagem efetuada por seu autor ainda na década final do século XV. A presença de Duarte Pacheco Pereira na delegação portuguesa que discutiu o Tratado de Tordesilhas viria em reforço desta argumentação. Entretanto, outros autores contestam essa versão, defendendo que toda a ação lusitana, tendo como objetivo jogar o meridiano de demarcação mais para oeste, estaria dentro de uma estratégia de despistamento que garantisse o controle da rota do Cabo. Como referido no texto, os meridianos já eram fortemente utilizados por europeus, em especial pelos lusitanos. Em razão disso, analise as assertivas abaixo:
I. O meridiano é uma média angular entre Greenwich e um paralelo. II. Zona é a área que se estabelece entre os dois meridianos. III. Meridiano é uma linha semicircular que liga um polo ao outro. IV. A linha que conecta todos os pontos ao longo de uma longitude é o meridiano.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I e II.
- b) Apenas I e III.
- c) Apenas II e III.
- d) Apenas II e IV.
- e) Apenas III e IV.
- #151299
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(1,0) 2 -
O território está na base do desenvolvimento. É nele que se inicia um processo produtivo, a relação entre o ambiente que o território oferece e a capacidade humana de utilizá-lo. Imediatamente, quando se instala um núcleo de povoamento, se desenvolve dois processos simultâneos [...]. Os processos de vital importância para o território e a população são:
- a) O processo de manutenção da população e fixação em espaço anecúmeno e o processo de urbanização da população.
- b) O processo de construção social a partir da relação industrial e o processo efêmero da transformação demográfica.
- c) O processo de materialização dos fluxos econômicos e financeiros e o processo de vinculação com a nação.
- d) Os processos demográficos, seguindo a teoria geral da população, e o processo produtivo de manutenção, inicialmente o de trocas de excedentes.
- e) O processo de domínio de outros povos por adaptação ao ambiente e o processo de formação territorial a partir de técnicas hipertélicas.
- #151300
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(1,0) 3 -
Para Élida Tonetto, as redes sociais são um campo mal explorado na educação de geografia. “Os professores têm certo temor em recorrer a tais tecnologias de modo especial em suas práticas”. O uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) na educação pode ser proveitoso. Sobre essa ferramenta, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) Torna-se extremante relevante, pois se tem uma enorme gama de informações não filtradas no campo da internet.
- b) Pode-se dizer que a rede social on-line será o local onde poderão ser pensadas as formas de aprender relacionadas aos artefatos culturais contemporâneos.
- c) O ciberespaço é, na prática, a representação dos alunos e o espaço escolar, as vivências de cada discente.
- d) É importante se apropriar, gerar e compartilhar informações que as redes sociais possibilitam aos seus usuários.
- e) Devemos analisar as potencialidades e operacionalidades das práticas pedagógicas da geografia na apropriação das redes sociais on-line.
- #151301
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(1,0) 4 -
Sobre a noção de meio técnico-científico-informacional, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) Evolução dos processos de produção e reprodução do meio geográfico.
- b) Atual etapa na qual se encontra o sistema capitalista de produção e transformação do espaço geográfico, estando relacionada, sobretudo, à terceira Revolução Industrial.
- c) Reconhecida como revolução científica informacional, cuja impactação manifestou-se de forma mais intensa a partir dos anos 1970.
- d) Período em que o emprego das técnicas esteve diretamente vinculado à dependência sobre a natureza, da qual o homem é principal instrumento.
- e) União entre técnica e ciência, guiadas pelo funcionamento do mercado, que, graças aos avanços tecnológicos, expande-se e consolida o processo de globalização.
- #151302
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(1,0) 5 -
A respeito da sazonalidade, analise as assertivas abaixo:
I. Refere-se tanto à variação da posição do sol acima do horizonte quanto às mudanças na duração do dia ao longo do ano. II. A declinação do sol é a latitude do ponto subsolar. A declinação migra anualmente 47º de latitude, movendo-se entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. III. Todos os estados do Brasil estão na faixa subsolar, exceto o Rio Grande do Sul. IV. Nos polos Norte e Sul geográficos, o intervalo de duração do dia são extremos, com um período de 6 meses sem insolação e 6 meses com insolação.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I, II e III.
- b) Apenas I, II e III.
- c) Apenas I, III e IV.
- d) Apenas II, III e IV.
- e) I, II, III e IV.
- #151303
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(1,0) 6 -
“Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa.” (Benjamin Franklin, 1782, em uma carta para o geólogo francês Abbé GiraudSoulavie). Em 1915, Alfred Wegener, um meteorologista alemão que estava se recuperando de ferimentos sofridos na Primeira Guerra Mundial, escreveu um livro sobre a fragmentação e deriva dos continentes. Nele, apresentou as similaridades marcantes entre as rochas, as estruturas geológicas e os fósseis dos lados opostos do Atlântico. Porém, o autor não tinha argumentos fortes o suficiente para provar o motivo da separação. A evidência geológica não convenceu os céticos, os quais mantiveram que a deriva continental era fisicamente impossível. Ninguém havia proposto, ainda, uma força motora plausível que pudesse ter fragmentado a Pangeia[...].
A partir do texto, sobre as forças motoras que impulsionaram o desmantelamento da Pangeia, assinale a alternativa correta.
- a) Os continentes flutuam como barcos sobre a crosta oceânica sólida, arrastados pelas forças das marés, do sol e da lua.
- b) A crosta e o manto da Terra são rígidos e imóveis, contudo sofrem forte influência dos terremotos que são os responsáveis pela separação dos continentes.
- c) A verdadeira causa da separação dos continentes está pautada no sistema de liberação de magma na crosta terrestre, fazendo com que os continentes se separem instantaneamente, assim como ocorre no chifre da África.
- d) A convecção do manto da Terra empurra e puxa os continentes à parte, formando uma nova crosta oceânica, por meio do processo de expansão do assoalho oceânico.
- e) O que causa, de fato, a separação é a velocidade de rotação Terrestre, que executa um giro oeste-leste e causa o rompimento das placas menos sólidas.
- #151304
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(1,0) 7 -
Estar à esquerda ou à direita trata-se de domínios indispensáveis para entendermos o mapa. Pelo menos em duas situações os alunos necessitam do entendimento da lateralidade ou hemisferização corporal (CASTROGIOANNI, 2003). A partir desse fragmento, Lateralidade Espelhada é:
- a) Reconhecer a representação de esquerda e direita do ponto de vista do observador.
- b) Reconhecer a hemisferização setentrional e austral do mapa.
- c) Desenvolver a habilidade de reconhecer, no mapa, onde os astros celestes nascem e se põem.
- d) É a lateralidade da pessoa quando ela identifica o ponto leste e oeste do seu corpo.
- e) É a incapacidade da projeção corporal de uma criança.
- #151305
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(1,0) 8 -
O povoamento em um espaço da territorialidade é inicialmente um fato geográfico. O lugar é escolhido por sua funcionalidade, na relação que vai se iniciar entre as possibilidades do ambiente natural e o desencadeamento de processos demográficos. Nesse fragmento, temos um trecho do livro de Eurípedes Falcão Vieira, o qual analisa todo o processo de adensamento populacional no Rio Grande do Sul. A partir desse trecho, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Para o autor, no território gaúcho há três fatores a serem considerados. 1) atávicos – tradição e trabalho de origem; 2) conexão com o ambiente natural a que passaram a integrar; 3) relações desenvolvidas com o novo sistema espacial. ( ) A diversidade na origem da população gaúcha teve condicionamentos sociológicos particularizados. ( ) O perfil rio-grandense mudou nas últimas três décadas. A configuração é de uma população de alto crescimento demográfico, aumento da longevidade e pior no nível de adensamento urbano. ( ) O fenômeno urbano é tão alto que provoca um preenchimento no campo. A produção rural é hoje comandada por oligarquias exclusivas do campo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) F – V – V – F.
- b) V – V – F – F.
- c) F – V – F – V.
- d) V – F – V – F.
- e) F – F – V – V.
- #151306
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(1,0) 9 -
O Brasil é um país extenso que ocupa uma área de mais de 8 milhões e meio de quilômetros quadrados localizada na porção central oriental da América do Sul. Seu território faz fronteira com todos os demais países do subcontinente, exceto Equador e Chile, e debruça-se sobre o Oceano Atlântico com o litoral de mais de 8.000 km de linha de costa. As atuais fronteiras brasileiras tiveram por base genérica delimitações definitivas nos tratados pactuados entre Portugal e Espanha na segunda metade do século XVIII, dividindo suas possessões sul-americanas, apesar de tais limites só terem sido demarcadas no terreno nos séculos seguintes. A partir do enunciado, analise as assertivas abaixo:
I. Uma particularidade histórica brasileira a ser salientada reside no fato das áreas de colonização portuguesa terem se mantido sob órbita de uma mesma autoridade política no processo de independência, o que implicou na não fragmentação do espaço colonial como ocorreu nos territórios coloniais hispânicos na América. II. A rede hidrográfica do Brasil é extensa e caudalosa, destacando-se as bacias dos rios Amazonas, Paraná e São Francisco, esta última não é totalmente inserida no território brasileiro. III. O Brasil é um país de forte formação multicultural, sendo sua população composta não apenas por descendentes indígenas e colonizadores lusitanos, mas, também, de um amplo contingente de africanos de diferentes nações (trazidos no tráfico escravista) e de grandes levas de imigrantes também de distintas nacionalidades.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas I e II.
- c) Apenas I e III.
- d) Apenas II e III.
- e) I, II e III.
- #151307
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(1,0) 10 -
É constituído por grandes campos interrompidos por árvores e arbustos. Esse é um bioma de transição entre as florestas tropicais e as estepes subtropicais semiáridas e desertos. Também inclui áreas de campos sem árvores, e gramíneas crescem descontinuamente em moitas, com solo descoberto entre as áreas. A partir do texto, podemos definir o bioma citado como:
- a) Floresta ombrófila mista.
- b) Floresta de coníferas.
- c) Complexo arbustivo mediterrâneo.
- d) Semidesertos.
- e) Savanas.