Simulado Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE FERRAZ DE VASCONCELOS - SP
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP é aqui!
- #195307
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade. Considerando que o Brasil possui 207,7 milhões de habitantes, o número de pessoas que sofrem algum transtorno de ansiedade é um valor entre
- a) 100000000 e 200000000.
- b) 10000000 e 20000000.
- c) 1000000 e 2000000.
- d) 100000 e 200000.
- e) 10000 e 20000.
- #195308
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O Fator de Proteção Solar (FPS) presente nos protetores solares aumenta o tempo que a pele fica protegida dos raios solares. Por exemplo, uma pele que leva dez minutos para sofrer os efeitos do sol, ao passar protetor solar com FPS 15, fica protegida por 15 vezes aquele tempo, nesse caso, 150 minutos.
Considere uma pessoa cuja pele sem proteção sofre os efeitos do sol após 18 minutos. Ao fazer uso de um protetor solar de FPS 25, ela terá sua pele protegida dos efeitos do sol por até
- a) 4h 50min.
- b) 5h 10min.
- c) 5h 50min.
- d) 6h 50min.
- e) 7h 30min.
- #195309
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Uma empresa é composta por 40 funcionários que trabalham no escritório, 144 que trabalham na produção, 112 que trabalham no acabamento, além de 120 funcionários que trabalham na logística. Essa empresa fará um treinamento em equipes, do qual participarão todos os funcionários de todos os setores. Todas as equipes serão formadas com o mesmo número de funcionários de cada setor.
Para impactar pouco no funcionamento da empresa, optou-se por formar o maior número de equipes possível, segundo as condições impostas. Nesse caso, o número de equipes formadas será igual a
- a) 4
- b) 6
- c) 8
- d) 10
- e) 12
- #195310
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Fundamentos sócio-filosóficos são a base para o entendimento da educação na sociedade, de forma crítica, construída através da reflexão, da pesquisa, da observação [...] Para o professor/educador, é fundamental filosofar sobre sua prática, pensar sobre o seu fazer pedagógico diário, buscar respostas para as dificuldades e para as conquistas do dia-a-dia.
(Queiroz; Moita, 2007) E o que é filosofar? De acordo com as autoras, filosofar é
- a) construir ideias próprias sobre questões ainda não pensadas.
- b) desenvolver a capacidade de abstrair a realidade que nos cerca.
- c) assumir uma postura metafísica diante dos problemas cotidianos.
- d) conhecer as principais ideias filosóficas da história da humanidade.
- e) colocar tudo como objeto a ser refletido, perguntar sobre tudo.
- #195311
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
As crianças não aprendem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores apenas na sala de aula; aprendem também na vivência cotidiana com a família, nas relações com colegas, no ambiente escolar. Verifica-se, portanto, que o ambiente escolar, suas formas de organização e gestão, as relações sociais que nele vigoram têm forte componente educativo (Libâneo; Oliveira; Toschi, 2003). As práticas de gestão, de acordo com os autores, dizem respeito
- a) a ações de natureza técnico-administrativa e pedagógico-curricular.
- b) às normas administrativas, leis e regulamentos oficiais.
- c) aos serviços de secretaria, à gestão do patrimônio e das finanças.
- d) ao controle funcional do pessoal docente, discente e funcionários.
- e) aos aspectos de infraestrutura e documentação.
- #195312
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Um diretor de escola anda em geral assoberbado por problemas do cotidiano, com muita visão do imediato, e pouco tempo para a visão mais ampla. O professor enfrenta a gestão da sala de aula, e frequentemente está muito centrado na disciplina que ministra. Nesse sentido, o Conselho Municipal de Educação, reunindo pessoas que ao mesmo tempo conhecem o seu município, o seu bairro e os problemas mais amplos do desenvolvimento local, e a rede escolar da região, pode se tornar o núcleo irradiador da construção do enriquecimento científico mais amplo do local e da região [...] Quanto aos atores locais, a visão a se trabalhar é de uma rede permanente de apoio. (Dowbor, 2007)
Segundo o autor, o objetivo dessa rede é
- a) recolher informação formando um grande banco de dados sobre a realidade local.
- b) repensar, de forma mais dinâmica e com novos enfoques, a questão do universo de conhecimentos a trabalhar nas escolas.
- c) promover o investimento inicial de acesso à banda larga na escola, democratizando, assim, o conhecimento digitalizado do planeta.
- d) assegurar que a informação sobre a realidade local circule na região e, sobretudo, que permeie o ambiente escolar
- e) criar nas escolas uma estrutura de conectividade a fim de que os alunos tenham acesso a conhecimento local e global mais atualizado.
- #195313
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Ana Beatriz foi aprovada no concurso da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos para o cargo de professora de ensino fundamental I. Ao participar das reuniões e discussões na escola percebia formas veladas de autoritarismo, pois sua palavra era sempre tolhida diante da manifestação de colegas que estavam há mais tempo na instituição. A partir da leitura de Resende (In: Veiga, 1998), a professora se pergunta: “como pensar e atuar na escola pública de que se espera a construção coletiva de um projeto que traduza seus rumos e seus princípios?” Na acepção de Resende (1998), primeiramente a escola contemporânea deve
- a) desenvolver ações perceptíveis baseadas no democratismo, priorizando os princípios que se construíram ao longo das experiências do profissional da educação.
- b) priorizar a competência para o exercício do aprendizado do espaço coletivo cuja diversidade e cujo multiculturalismo constituem-se em espaços inerentes.
- c) assimilar as diversidades lapidadas e enquadradas no ideal educativo a fim de construir um projeto político-pedagógico a partir de um entendimento epistemológico que respalda o ambiente multicultural da escola.
- d) propiciar a construção de um projeto político-pedagógico coletivizado a partir de uma concepção de multiculturalidade sedimentada no cotidiano escolar e no contexto social mais amplo.
- e) promover práticas multiculturais no calendário escolar, ou seja, ações de intervenção entre as diferentes culturas, bem como práticas interculturais, com a presença de diferentes grupos numa mesma sociedade.
- #195314
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Tratando da construção do conhecimento em sala de aula, Vasconcelos (2002) empreende uma análise crítica da metodologia expositiva. Segundo ele, “apesar de no discurso haver rejeição a essa postura (ensino tradicional), no cotidiano da escola verifica-se que é a mais presente”. Quanto à concepção escolanovista, “despertou o ânimo de muitos educadores, como possível superação da educação tradicional, mas não conseguiu concretizar-se de forma mais efetiva”. Acerca das metodologias expositiva e escolanovista, Vasconcelos defende que
- a) a metodologia expositiva revela-se eficiente, visto que sobrevive na história da escola, mesmo diante dos modismos pedagógicos.
- b) ainda hoje as concepções escolanovistas se mostram essenciais por valorizar o interesse da criança e o aprender a aprender.
- c) em ambas há um fechamento no pedagógico, não se abrindo para o essencial, que é a transformação da realidade.
- d) diferente do escolanovismo, a metodologia expositiva implica uma automatização da pedagogia em relação à sociedade.
- e) na metodologia escolanovista, a significação abre-se às necessidades do sujeito e da sociedade.
- #195315
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Do ponto de vista dos conteúdos de ensino, dosagem, ritmo; das metodologias de ensino; do tipo de relação entre professor e aluno, aluno e escola, escola e pais, professores e técnicos, professores entre si; da grade horária, distribuição das aulas na semana, horários; da sistemática de avaliação, aprovação, reforço etc., a Escola Pública que aí está tem cumprido a função seletiva e de evasão que privilegia os já privilegiados (Pimenta, 1990). Diante disso, a autora pergunta: que organização escolar favorece a consecução do objetivo de torná-la um instrumento de emancipação das camadas populares? Para ela,
- a) a escola que aí está, desde que adote o sistema de aprovação automática para não expulsar os alunos provenientes das camadas populares.
- b) uma escola fundada no critério de prioridade estatística, com base na qual se define o aluno dotado das qualidades necessárias para aprender.
- c) é tarefa dos docentes e discentes a construção de elementos válidos que mostram possibilidades para o que deve ser a nova organização escolar.
- d) não se trata de conceber um tipo de organização escolar ideal, mas de garimpar no já existente os elementos que apontam para novas práticas.
- e) a escola que aí está, desde que não esteja organizada a partir do aluno ideal, da meritocracia e da homogeneidade.
- #195316
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Tanto no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA quanto na Lei Federal n° 9.394/1996 – LDB, a efetividade do direito à educação das crianças e dos adolescentes deve contar com a ação integrada dos agentes escolares e pais ou responsáveis [...] o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação reforça a importância da participação das famílias e da comunidade na busca da melhoria da qualidade da educação básica (Castro; Regattieri, 2009). Nesse sentido, entre as diretrizes para gestores e profissionais da Educação, o Plano propõe
- a) erradicar o analfabetismo.
- b) proceder à universalização do atendimento escolar.
- c) oferecer a educação em tempo integral.
- d) oferecer educação profissional para a comunidade na escola.
- e) transformar a escola num espaço comunitário.