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Simulado PREFEITURA DE CUITEGI – PB | Engenheiro – Civil | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE CUITEGI – PB | Engenheiro – Civil

SIMULADO PREFEITURA DE CUITEGI – PB | ENGENHEIRO – CIVIL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE CUITEGI – PB para o cargo de Engenheiro – Civil.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CPCON para o concurso PREFEITURA DE CUITEGI – PB. Estas questões são especificamente para o cargo de Engenheiro – Civil, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE CUITEGI – PB | Engenheiro – Civil contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE CUITEGI – PB.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#107127
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(1,0) 1 - 

O texto de Rubem Braga pertence ao gênero crônica. A caracterização do texto acima se dá como crônica porque

I- trata temas do cotidiano com humor sustentando um ponto de vista sem perder a leveza.

II- é um gênero textual vinculado a uma experiência do cotidiano.

III- há uma espécie de leveza na construção do texto, que se exprime na escolha da linguagem e da temática, próprias desse gênero.

IV- utiliza-se da metalinguagem, ou seja, fala sobre si mesma, sobre a sua forma de produção.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

  • a) I, II, e III.
  • b) II e IV.
  • c) I, II e IV.
  • d) IV.
  • e) III e IV.
#107128
Banca
CPCON
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(1,0) 2 - 

Leia as proposições sobre as ideias do texto e marque a alternativa INCORRETA.

  • a) A situação cotidiana que gera a crônica é um fato inusitado, embora corriqueiro é vivida pelo próprio narrador e tem vinculação com aspectos sociais e políticos da época.
  • b) O narrador do texto, hoje jornalista, também já foi padeiro, por isso compreende a importância da humilde profissão.
  • c) O “ser invisível” assumido pelo entregador de pães é uma condição equivocada imposta pelas relações sociais, que desvalorizam profissões importantes por conta de questões culturais e econômicas.
  • d) A associação entre o jornal e o pão, ambos quentinhos, forma uma imagem símbolo da identificação entre os papéis sociais do padeiro e do jornalista.
  • e) A situação que antevê a lembrança do humilde padeiro é um fato que se torna fio condutor de todo o núcleo temático do texto.
#107129
Banca
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(1,0) 3 - 

No trecho “Explicou que aprendera aquilo de ouvido.” (linha 12), a expressão em destaque sugere que o padeiro dizia “ser ninguém” porque

  • a) no dia em que não entregara o pão fora humilhado por uma empregada da casa.
  • b) alguém sempre cochichava no seu ouvido que ele que não era ninguém.
  • c) costumava ouvir das pessoas que a função de padeiro tem pouca importância para a sociedade.
  • d) frequentemente lia textos os quais diziam que padeiro não era ninguém.
  • e) ouviu, muitas vezes, pessoas lhe abrirem a porta e dizerem que ele não era ninguém.
#107130
Banca
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(1,0) 4 - 

Escreva V ou F, conforme sejam Verdadeiras ou Falsas as proposições sobre alguns aspectos linguísticos do texto.

( ) “Levanto cedo, faço minhas abluções...” (linha 1). A palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por “orações”.

( ) No excerto “[...] o jornal ainda quentinho da máquina, como pão saído do forno.” (Linhas 19-20), “como” é uma conjunção coordenativa.

( ) Em: “[...] eu era rapaz naquele tempo!” (Linha 21), a palavra destacada exerce a função sintática de predicativo.

( ) “Então você não é ninguém? Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido.” (Linhas 11-12). Para esclarecer a forma como aprendera a expressão “não é ninguém!”, o autor empregou uma oração subordinada substantiva.

A sequência CORRETA é:

  • a) V, F, V e F.
  • b) F, F, F e V.
  • c) F, F, V e V.
  • d) V, V, F e F.
  • e) F, V, F e V.
#107131
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(1,0) 5 - 

Em “Eu não quis detê-lo para explicar que estava falando com um colega, ainda que menos importante.” (Linhas 16-17).

Nos enunciados acima, a relação semântica entre a oração introduzida pelos conectivos destacados e a oração imediatamente anterior é, respectivamente, de

  • a) Finalidade e concessão.
  • b) Proporção e adição.
  • c) Condição e finalidade.
  • d) Finalidade e condição.
  • e) Concessão e oposição
#107132
Banca
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(1,0) 6 - 

Leia as afirmações sobre os recursos linguísticos empregados no texto.

I- “Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer café e abro a porta do apartamento...” (linha 1). O autor, ao empregar “faço” e “abro” no presente do indicativo, confirma a sua certeza diante do fato expresso pelo verbo.

II- “— Não é ninguém, é o padeiro!” (Linha 09). O uso do artigo “O” revela uma referência imprecisa ao substantivo “mudanças”.

III- “...acham que obrigando o povo a tomar seu café da manhã com pão dormido conseguirão não sei bem o que do governo.” (Linha 4 e 5) O sujeito sintático do verbo destacado é classificado como indeterminado.

IV- “Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo (linha 16)”. O verbo destacado é classificado como intransitivo.

V-No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais da véspera...” (linha 2), o termo destacado é classificado sintaticamente como adjunto adverbial.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

  • a) II, III e V.
  • b) III.
  • c) I, IV e V.
  • d) IV e V.
  • e) I, III, IV e V.
#107133
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(1,0) 7 - 

Sob o aspecto da organização microestrutural, o texto apresenta mecanismos variados de coesão referencial para garantir a textualidade.

Analise as justificativas apresentadas na sequência e assinale V, para Verdadeiro ou F, para Falso.

( ) “Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido.” (Linha 12) O pronome demonstrativo “aquilo” explicita e confirma o que se disse antes.

( ) Ocorre retomada por meio do pronome relativo em destaque no trecho: (linhas 3-4). “De resto não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno”.

( ) Em: “Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo. Eu não quis detê-lo para...” (linha 16). Os pronomes destacados têm o mesmo referente textual.

( ) Em: “Eu não quis detê-lo....” (Linha 16) Ocorre retomada do pronome pessoal “ele” (linha 16) por meio do pronome oblíquo “o” para evitar repetição e se ajustar à norma culta da língua.

( ) Ocorre retomada por meio do pronome relativo, conforme ilustrado em: “...além de reportagens ou notas que eu escrevera sem assinar...” (linha 22).

A sequência CORRETA é:

  • a) V, V, F, V e V.
  • b) V, V, F, F e V.
  • c) F, F, V, V e F.
  • d) F, V, F, V e V.
  • e) V, F, V, F e F.
#107134
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(1,0) 8 - 

Sobre o fragmento do texto “Eu e o sertão”, coloque V para as proposições verdadeiras, e F para as Falsas.

( ) A linguagem utilizada no poema é repleta de informalidade, regionalismos, sem seguir a norma padrão, termos aglutinados, com redução fonética, resultado da tentativa de expressar com fidelidade o modo particular de falar do povo, expressão verbal de sua cultura e variação linguística.

( ) Este modelo de registro linguístico mostra a inferioridade e nível baixo de escolaridade de um grupo social.

( ) O texto é um poema com características ditas populares.

( ) O registro dos vocábulos presentes nos versos apontam para a variedade linguística de grupos que habitam determinada região brasileira.

( ) No texto, predomina a valorização da linguagem coloquial, ou seja, aquela usada de modo informal, desrespeitando o padrão culto da língua, este considerado como o único aceitável dentro do recurso estilístico utilizado na linguagem poética.

O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa

  • a) V, F, V, V e F.
  • b) V, V, V, V e F.
  • c) F, V, F, V e F.
  • d) V, V, F, F e V.
  • e) F, V, V, F e V.
#107135
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(1,0) 9 - 

Leia a publicidade a seguir:

Simulado PREFEITURA DE CUITEGI – PB | Engenheiro – Civil A

                    (Disponível em: Acessado em: 03/11/2018.)

Considerando o fato de que a linguagem é uma forma de os indivíduos aprenderem as coisas do mundo e de se comunicarem, ela foi dividida teoricamente, para efeitos didáticos, em seis funções. Sabe-se que as linguagens se entrecruzam e, por isso, a pureza de um texto quanto a uma função específica pode nem sempre surtir efeito no contexto comunicativo.

Diante disso, marque a alternativa que direciona o leitor para a função da linguagem PREDOMINANTE na publicidade acima:

  • a) Função metalinguística, o autor do anúncio usou a linguagem para discorrer sobre ela mesma.
  • b) Função emotiva ou expressiva, porque está centrada no próprio emissor que exprime seus sentimentos, suas emoções diante de uma marca de sandália que, segundo a publicidade, todo mundo gosta.
  • c) Função poética, porque a preocupação do locutor não está na informação, mas na elaboração da mensagem, cujo objetivo é mostrar a beleza das sandálias.
  • d) Função conativa ou apelativa, porque a linguagem é trabalhada para convencer o leitor quanto ao objetivo do destinatário que é vender o produto. Para isso, utiliza-se do texto verbal que se entrecruza com o texto não verbal para dar mais credibilidade ao anúncio.
  • e) Função denotativa ou referencial, porque se prioriza, no texto, o dado concreto da mensagem, ou seja, é uma sandália que é tão boa que todo mundo usa e todo mundo gosta, inclusive no amigo secreto.
#107136
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(1,0) 10 - 

Julgue cada uma das manchetes de reportagens abaixo e, em seguida, responda o que se pede.

Analisando as sentenças:

I- Israel bombardeia Gaza em resposta a foguete palestino. (http://revistaepoca.globo.com)

II- Aviões comerciais não tripulados podem ser resposta britânica a concorrência. (www.noticiasdeportugal.net)

III- Após entrada da Palestina, Israel suspende contribuição a UNESCO. (www1.folha.uol.com.br/mundo)

IV- Facebook começa a avisar brasileiros que tiveram dados comprometidos. (www.paraibaonline.com.br)

Acerca do uso do acento marcador de crase assinale a alternativa CORRETA.

  • a) Nas sentenças III e IV não se deve usar o acento marcador de crase.
  • b) Apenas nas sentenças I e IV não se deve ser usado o acento marcador de crase
  • c) Em todas as sentenças deve-se usar acento marcador de crase.
  • d) Em nenhuma das sentenças deve-se usar acento marcador de crase.
  • e) Apenas nas sentenças II, III e IV não se deve usar acento marcador de crase.
#107137
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(1,0) 11 - 

Indique a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas do trecho a seguir.

Não ____________ mais dúvidas de que ____________ mudanças na política econômica do país, pois já ____________ dias que o ministro da Economia e seus assessores ____________ se reunindo. Nos meios políticos, ____________ as novas medidas a serem adotadas e ____________ hipóteses a respeito de aumentos nas taxas de juros que, sem dúvida, ____________ dificuldades ainda maiores ao sistema produtivo do país.

(Disponível em: www1.folha.uol.com.br/mundo. Acessado em: 06/11/2018)

  • a) resta – vão haver – faz – vem – comentam-se – levantam-se – provocaria
  • b) restam – vai haver – faz – vêm – comentam-se – levantam-se –provocariam.
  • c) restam – vai haver – faz – vem – comenta-se – levanta-se – provocariam.
  • d) resta – vai haver – fazem – vêm – comentam-se – levantam-se – provocaria.
  • e) restam – vão haver – fazem – vem – comenta-se – levanta-se – provocariam.
#107138
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(1,0) 12 - 

A respeito dos vínculos de coesão textual estabelecidos por alguns pronomes, pode-se afirmar:

I- “O” (-lo) e “SEU” (linhas 2 e 4), referem-se, ambos, a um mesmo referente citado no início do trecho.

II- “...ela afirma no poder aqueles que têm o principado do berço,” (linhas 4 e 5). A palavra destacada é um pronome relativo e tem como referente “ela” (linha 5).

III- O pronome “AQUELES” (linha 5) tem como referente um elemento extratextual.

IV- “ESTA” (linha 6) está empregado em desacordo com a norma gramatical, para se adequar à norma deveria ter sido usado “ESSA”, pois refere-se a um elemento textual já citado no texto.

Está CORRETO o que se afirma em

  • a) I e IV
  • b) III e IV.
  • c) II e III.
  • d) I, II e IV.
  • e) II.
#107139
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(1,0) 13 - 

Considerando o tema abordado e a tese defendida pelo autor, assinale a alternativa com a palavra adequada para substituir, no texto, sem prejuízo de sentido as palavras Preconizo (linha 1) e ascendam (linha 6).

  • a) Defendo e caiam.
  • b) Aguço e desçam.
  • c) Defendo e galguem.
  • d) Perverto e galguem.
  • e) Escolho e caem.
#107140
Banca
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(1,0) 14 - 

Considere os destaques nos enunciados a seguir:

I- Depois que a chuva passou, um sol forte iluminou a cidade.

II- Nas eleições de 2018, o candidato X estava em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais, mas o candidato Y, nas últimas pesquisas, passou o seu adversário e conquistou o primeiro lugar.

III- Por mais de duas décadas, um agente secreto americano passou informações militares para os russos.

IV- Com a reestruturação administrativa da empresa, o competente funcionário passou a diretor comercial.

Considerando-se as questões relacionadas à regência verbal, julgue cada uma das afirmações acerca dos enunciados e, em seguida, marque V para Verdadeiro e, F para Falso.

( ) Em todas as orações, o verbo passar tem o mesmo significado.

( ) Em I,passar significa “chegar ao fim” e é um verbo intransitivo.

( ) Em II, passar significa “superar” e é um verbo transitivo direto.

( ) Em III, passar significa “transmitir”, “transferir” e tem dois objetos: “segredos militares” (objeto direto) e “para os russos” (objeto indireto).

( ) Em II e IV, passar tem significados diferentes, mas têm a mesma transitividade.

( ) Em IV, passar significa “tornar-se, transformar-se em” e funciona como verbo de ligação, tendo como predicativo o termo “diretor comercial”.

O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa:

  • a) V, V, V, F, F e V.
  • b) F, V, V, V, F e F.
  • c) V, V, F, F, V e V.
  • d) F, F, F, V, V e V.
  • e) F, V, V, V, F e V
#107141
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(1,0) 15 - 

Observe a imagem abaixo retirada do Facebook e marque V ou F nos parênteses:

( ) A linguagem utilizada pelos falantes impediu uma comunicação eficiente entre os dois personagens.

( ) A linguagem utilizada pelos personagens é influenciada por fatores sociais e regionais.

( ) Esse modo de falar, considerado “matuto”, é inaceitável em qualquer situação, porque prejudica a comunicação.

( ) Esse modo de falar, mesmo sendo considerado “matuto”, pode ser usada em algumas situações, desde que mesmo cumpra sua intenção comunicativa.

( ) Existem diversos modos de falar, e todos eles têm uma explicação para o seu uso. Por isso não se deve ter nenhum tipo de preconceito em relação aos “modos de falar”.

O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa:

  • a) V, F, V, F e V
  • b) V, V, F, F e V.
  • c) F, F, V, V e V.
  • d) F, V, F, V e V.
  • e) V, V, F, F e F.