Simulado Prefeitura de Cuiabá - MT | Professor – Pedagogo | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE CUIABÁ - MT | PROFESSOR – PEDAGOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Cuiabá - MT para o cargo de Professor – Pedagogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca SELECON para o concurso Prefeitura de Cuiabá - MT. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Pedagogo, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Cuiabá - MT | Professor – Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Cuiabá - MT.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #100281
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Segundo Veiga (2007), há vários caminhos para a construção do projeto-pedagógico e a autora enfatiza os movimentos do processo de construção do projeto, marcado por três atos distintos e interdependentes - o ato situacional, o ato conceitual, o ato operacional. Quanto ao ato conceitual, pode-se afirmar que:
- a) descreve a realidade na qual se desenvolve a ação, ou seja, é o desvelamento da realidade sociopolítica, econômica
- b) é o que orienta quanto a como realizar a ação, posicionamento com relação às atividades a serem assumidas, tomada de decisão sobre como atingir finalidades, objetivos e metas
- c) diz respeito à concepção de sociedade, homem, educação, escola, currículo, ensino e aprendizagem
- d) relaciona a discussão do projeto político-pedagógico no sentido de construção subjugada às diretrizes emanadas dos órgãos federais de educação
- #100282
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Segundo Perrenoud (1999), formar em verdadeiras competências supõe uma transformação das relações dos professores com o saber, em que a meta é antes fazer aprender do que ensinar. Assim, a abordagem curricular por competências implica, dentre outros aspectos:
- a) considerar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados; dirigi-se para uma menor compartimentação disciplinar
- b) organizar o currículo por objetivos, créditos e disciplinas; utilizar metodologias tradicionais de ensino
- c) privilegiar a quantidade de conteúdos e o registro de notas; evitar a contextualização da aprendizagem
- d) propor tarefas simples que dispensem uma pedagogia ativa e cooperativa; colocar a educação a serviço da competição no mundo de trabalho
- #100283
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Segundo Oliveira (2006), ao trabalhar com projetos na construção do conhecimento escolar, a escola valoriza:
- a) o papel do aluno como receptáculo dos conteúdos que o professor transmite, exercendo uma ação formadora e modeladora que transmite o saber daquele que sabe para aquele que ignora
- b) uma prática pedagógica que estimula a iniciativa dos alunos por meio da pesquisa, desenvolve o respeito às diferenças pela necessidade do trabalho em equipe e incentiva o saber ouvir, expressar-se, falar em público e o pensamento crítico autônomo
- c) os conteúdos desconectados da vivência dos alunos, num percurso sempre fixo em que os alunos não participam dos processos de planejamento e de avaliação
- d) as atividades individuais com ênfase na perspectiva procedimental do processo de ensino e aprendizagem por meio de unidades isoladas de estudo
- #100284
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Segundo Perrenoud (1999), no que se refere à avaliação diagnóstica e à formativa, pode-se afirmar que:
- a) as avaliações diagnóstica e a formativa devem servir à criação de hierarquias de excelência em que a avaliação durante o ano deve funcionar como um treinamento para o exame final
- b) a função da avaliação formativa é certificar aquisições em relação a terceiros em que o mercado de trabalho permanece controlado pela hierarquia do sistema educativo
- c) a avaliação diagnóstica deve estar a serviço da classificação seriada dos alunos; a formativa deve ter feição punitiva e excludente de alunos que não se enquadram num mesmo padrão cognitivo
- d) o diagnóstico é inútil se não der lugar a uma ação apropriada; una verdadeira avaliação formativa é necessariamente acompanhada de uma intervenção diferenciada a serviços das aprendizagens
- #100285
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Segundo Libâneo (2007), o pedagogo é um profissional que:
- a) detém exclusividade no tratamento científico da educação numa abordagem unidisciplinar e superior às outras ciências
- b) se dedica à teoria da compreensão dos mecanismos de gestão escolar e se responsabiliza pelo planejamento organizacional dos sistemas federais de ensino
- c) lida com os fatos, estruturas, contexto e situações referentes à prática educativa es suas várias modalidades e manifestações
- d) atua preferencialmente na educação não formal compreendida por atividades com baixo grau de estruturação e sistematização que implicam em relações pedagógicas, mas não formalizadas