Processando...

Simulado Prefeitura de Cuiabá - MT | Professor – Pedagogo | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Cuiabá - MT | Professor – Pedagogo

SIMULADO PREFEITURA DE CUIABÁ - MT | PROFESSOR – PEDAGOGO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Cuiabá - MT para o cargo de Professor – Pedagogo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca SELECON para o concurso Prefeitura de Cuiabá - MT. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Pedagogo, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Cuiabá - MT | Professor – Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Cuiabá - MT.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#100281
Banca
SELECON
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cuiabá-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

Segundo Veiga (2007), há vários caminhos para a construção do projeto-pedagógico e a autora enfatiza os movimentos do processo de construção do projeto, marcado por três atos distintos e interdependentes - o ato situacional, o ato conceitual, o ato operacional. Quanto ao ato conceitual, pode-se afirmar que:

  • a) descreve a realidade na qual se desenvolve a ação, ou seja, é o desvelamento da realidade sociopolítica, econômica
  • b) é o que orienta quanto a como realizar a ação, posicionamento com relação às atividades a serem assumidas, tomada de decisão sobre como atingir finalidades, objetivos e metas
  • c) diz respeito à concepção de sociedade, homem, educação, escola, currículo, ensino e aprendizagem
  • d) relaciona a discussão do projeto político-pedagógico no sentido de construção subjugada às diretrizes emanadas dos órgãos federais de educação
#100282
Banca
SELECON
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cuiabá-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

Segundo Perrenoud (1999), formar em verdadeiras competências supõe uma transformação das relações dos professores com o saber, em que a meta é antes fazer aprender do que ensinar. Assim, a abordagem curricular por competências implica, dentre outros aspectos:

  • a) considerar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados; dirigi-se para uma menor compartimentação disciplinar
  • b) organizar o currículo por objetivos, créditos e disciplinas; utilizar metodologias tradicionais de ensino
  • c) privilegiar a quantidade de conteúdos e o registro de notas; evitar a contextualização da aprendizagem
  • d) propor tarefas simples que dispensem uma pedagogia ativa e cooperativa; colocar a educação a serviço da competição no mundo de trabalho
#100283
Banca
SELECON
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cuiabá-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

Segundo Oliveira (2006), ao trabalhar com projetos na construção do conhecimento escolar, a escola valoriza:

  • a) o papel do aluno como receptáculo dos conteúdos que o professor transmite, exercendo uma ação formadora e modeladora que transmite o saber daquele que sabe para aquele que ignora
  • b) uma prática pedagógica que estimula a iniciativa dos alunos por meio da pesquisa, desenvolve o respeito às diferenças pela necessidade do trabalho em equipe e incentiva o saber ouvir, expressar-se, falar em público e o pensamento crítico autônomo
  • c) os conteúdos desconectados da vivência dos alunos, num percurso sempre fixo em que os alunos não participam dos processos de planejamento e de avaliação
  • d) as atividades individuais com ênfase na perspectiva procedimental do processo de ensino e aprendizagem por meio de unidades isoladas de estudo
#100284
Banca
SELECON
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cuiabá-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Segundo Perrenoud (1999), no que se refere à avaliação diagnóstica e à formativa, pode-se afirmar que:

  • a) as avaliações diagnóstica e a formativa devem servir à criação de hierarquias de excelência em que a avaliação durante o ano deve funcionar como um treinamento para o exame final
  • b) a função da avaliação formativa é certificar aquisições em relação a terceiros em que o mercado de trabalho permanece controlado pela hierarquia do sistema educativo
  • c) a avaliação diagnóstica deve estar a serviço da classificação seriada dos alunos; a formativa deve ter feição punitiva e excludente de alunos que não se enquadram num mesmo padrão cognitivo
  • d) o diagnóstico é inútil se não der lugar a uma ação apropriada; una verdadeira avaliação formativa é necessariamente acompanhada de uma intervenção diferenciada a serviços das aprendizagens
#100285
Banca
SELECON
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cuiabá-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Segundo Libâneo (2007), o pedagogo é um profissional que:

  • a) detém exclusividade no tratamento científico da educação numa abordagem unidisciplinar e superior às outras ciências
  • b) se dedica à teoria da compreensão dos mecanismos de gestão escolar e se responsabiliza pelo planejamento organizacional dos sistemas federais de ensino
  • c) lida com os fatos, estruturas, contexto e situações referentes à prática educativa es suas várias modalidades e manifestações
  • d) atua preferencialmente na educação não formal compreendida por atividades com baixo grau de estruturação e sistematização que implicam em relações pedagógicas, mas não formalizadas