Processando...

Simulado Prefeitura de Catolé do Rocha - PB | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Catolé do Rocha - PB

SIMULADO PREFEITURA DE CATOLÉ DO ROCHA - PB

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos Prefeitura de Catolé do Rocha-PB.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Catolé do Rocha-PB que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores Prefeitura de Catolé do Rocha-PB, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Catolé do Rocha - PB contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos Prefeitura de Catolé do Rocha-PB.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos Prefeitura de Catolé do Rocha-PB. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Catolé do Rocha-PB
Para realizar o simulado Prefeitura de Catolé do Rocha-PB você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Catolé do Rocha-PB você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Catolé do Rocha-PB é aqui!


#194105
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Catolé do Rocha-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Leia o anúncio publicitário abaixo para responder à questão.

PROVE QUE DOVE É O MELHOR.

PROVE SE DOVE É O MELHOR.

(Texto publicitário).

Marque a alternativa INCORRETA sobre o anúncio acima.

  • a) A oração subordinada iniciada por QUE é do tipo substantiva.
  • b) Colocando-se vírgula após “PROVE” no enunciado PROVE QUE DOVE É O MELHOR altera-se o sentido.
  • c) Na segunda parte do anúncio (PROVE SE DOVE É O MELHOR), em relação à primeira parte (PROVE QUE DOVE É O MELHOR.) não se sugere nenhuma mudança de sentido em termos da eficácia do produto veiculado.
  • d) Aoração subordinada iniciada por SE é do tipo substantiva e não adverbial condicional.
  • e) No enunciado PROVE QUE DOVE É O MELHOR a oração principal é PROVE.
#194106
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Catolé do Rocha-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Leia o anúncio publicitário abaixo para responder à questão.

PROVE QUE DOVE É O MELHOR.

PROVE SE DOVE É O MELHOR.

(Texto publicitário).

Em relação às funções da linguagem, pode-se afirmar que é predominante, no anúncio, a função:

  • a) Fática, pois o objetivo é chamar a atenção do interlocutor.
  • b) Referencial, pois a intenção é informar sobre uma moça branca que conquistou vários morenos.
  • c) Expressiva, porque está centrada na opinião do locutor.
  • d) Conativa, porque põe em destaque o destinatário, estimulando-o por meio da mensagem.
  • e) Poética, tendo em vista que faz alusão ao uso de uma linguagem figurada.
#194107
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Catolé do Rocha-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Leia os dois enunciados a seguir:

ELEITOR QUER JUSTIFICAR SEU VOTO.

ELEITOR, QUER JUSTIFICAR SEU VOTO?

Considerando a pontuação dos textos:

I - No primeiro enunciado há uma afirmação sobre o desejo do eleitor em querer justificar o voto.

II - No segundo enunciado há uma diferença de sentido em relação ao primeiro, pois o emissor se dirige ao eleitor, indagando-o sobre o referido fato.

III - Os dois enunciados têm o mesmo sentido.

Estão corretas as alternativas:

  • a) Apenas I e III.
  • b) II e III.
  • c) Apenas I, II, III.
  • d) Apenas I e II.
  • e) Apenas I.
#194108
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Catolé do Rocha-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Para regular a concordância dos verbos, a norma padrão estabelece certos paradigmas que devem ser mantidos nos usos formais da língua. Com base nesse princípio, analise a adequação das formas verbais usadas a seguir aos referidos paradigmas e assinale a alternativa correta.

  • a) Vende-se planos de saúde, os nossos preços são os melhores.
  • b) Faziam anos que os alunos não tinham uma aula tão interessante.
  • c) Necessita-se de amigos sinceros.
  • d) Na urna, haviam cem votos, porém na lista de assinatura constavam noventa pessoas.
  • e) Alguns políticos não merece a nossa confiança.
#194109
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Catolé do Rocha-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

“Não me adianta viajar.

Todas as viagens são inúteis.

Elas não nos levam a lugar nenhum.

Não nos revelam o outro lado do mundo”

(Fonte: O Turista – Ledo Ivo)

Relativamente aos pronomes desses versos, assinale a afirmação INCORRETA:

  • a) “Elas” tem como referente o próprio eu poemático.
  • b) “Nos” tem como referente o eu poemático e os leitores.
  • c) Os pronomes indefinidos “todas” e “nenhum” evidenciam o sentido de frustração e desesperança reveladas pelo eu poemático.
  • d) Se, no terceiro verso, o pronome indefinido “nenhum” fosse substituído pelo indefinido “algum”, o sentido do texto continuaria o mesmo.
  • e) Apalavra “outro” pertence à classe dos pronomes indefinidos.
#194110
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Catolé do Rocha-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Leia estes versos:

“Alma minha gentil, que te partiste

Tão cedo desta vida descontente,

Repousa lá no céu eternamente

E viva eu cá na terra sempre triste".

(Fonte: Luiz Vaz de Camões, in "Sonetos").


Marque a alternativa INCORRETA sobre o texto.

  • a) Para dizer que a mulher amada havia morrido, o poeta utiliza-sede eufemismos.
  • b) Há presença, nos verso, de um recurso estilísico chamado antítese.
  • c) As palavras “lá" e “cá" têm o mesmo referente.
  • d) Há nesses versos uma oposição entre céu x terra; lá x cá.
  • e) “E viva eu cá na terra sempre triste".Apalavra destacada expressa uma relação semântica de tempo.
#194111
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Catolé do Rocha-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Leia abaixo o título de um artigo de opinião de Mailson da Nóbrega, publicado na revista Veja de 23 de julho de 2014:

“Tolerância à inflação”

O acento indicativo de crase, no título, ocorreu pelo mesmo motivo que:

  • a) Quero tudo às claras.
  • b) “À noite, todos os gatos são pardos”.
  • c) A praça fica paralela à rua.
  • d) À medida que cresce, fica mais teimoso.
  • e) O avião saiu às dez em ponto.
#194112
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Catolé do Rocha-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Para responder à questão, leia o trecho extraído do conto Minha gente, de Guimarães Rosa.

“Pelo rego desciam bolas de lã sulfurina: eram os patinhos novos, que decerto tinham matado o tempo, dentro dos ovos, estudando a teoria da natação. E, no pátio, um turbilhão de asas e bicos revoluteava e se embaralhava, rodeando a preta, que jogava os últimos punhados de milho [...]”

Guimarães Rosa. Sagarana. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1972.

Coloque V ou F , conforme sejam verdadeiras ou falsas as proposições abaixo, sobre os recursos expressivos empregados no texto:

( ) Metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se à própria linguagem.

( ) Denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo.

( ) Metonímia, recurso expressivo em que a palavra que designa o todo é substituída pela que indica uma parte desse todo.

( ) Hipérbole, que se caracteriza por ser um exagero intencional, visando impressionar o interlocutor.

  • a) V, V, V, F.
  • b) V, V, F, F.
  • c) V, F, V, F.
  • d) F, F, F, V.
  • e) F, F, V, V.
#194113
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Catolé do Rocha-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Para responder à questão , leia o trecho extraído do conto Minha gente, de Guimarães Rosa.

“Pelo rego desciam bolas de lã sulfurina: eram os patinhos novos, que decerto tinham matado o tempo, dentro dos ovos, estudando a teoria da natação. E, no pátio, um turbilhão de asas e bicos revoluteava e se embaralhava, rodeando a preta, que jogava os últimos punhados de milho [...]”

Guimarães Rosa. Sagarana. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1972.

Para dizer que os patinhos novos eram “bolas de lã”, o autor se apoiou em aspectos comuns aos patinhos e às bolas de lã. A figura de linguagem presente nesse caso é uma:

  • a) Eufemismo.
  • b) Antítese.
  • c) Hipérbole.
  • d) Prosopopeia.
  • e) Metáfora.
#194114
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Catolé do Rocha-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Dizer qual a proposição que satisfaz a tabela-verdade seguinte:

p q ?

F F V

F V F

V F V

V V V

  • a) q → p.
  • b) p v q.
  • c) p ^ q.
  • d) p ← q.
  • e) p ↔ q.