Simulado Prefeitura de Candeias - BA de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE CANDEIAS - BA DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Candeias - BA.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Candeias - BA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Candeias - BA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Candeias - BA de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Candeias - BA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Candeias - BA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Candeias - BA
Para realizar o simulado Prefeitura de Candeias - BA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Candeias - BA você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Candeias - BA é aqui!
- #160308
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(1,0) 1 -
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 20 de Dezembro de 1996, apresenta critérios para “[...] a verificação do rendimento escolar”.
Sobre o processo de avaliação do rendimento escolar, é correto afirmar que a LDB
- a) indica como dever do professor utilizar variadas modalidades didáticas ao longo do ano letivo.
- b) normatiza a obrigatoriedade do professor escolher e divulgar à instituição escolar e aos pais a teoria de aprendizagem que norteará suas aulas e atividades.
- c) define que a avaliação deve ser única e objetiva para avaliar o desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
- d) determina a obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
- #160309
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(1,0) 2 -
Segundo Luckesi (1995, p. 44), “dificilmente os professores definem com clareza, no ato do planejamento do ensino, qual é o padrão de qualidade que se espera da conduta de um aluno, após ser submetido a uma determinada aprendizagem”.
Sobre o processo de ensino e aprendizagem analisado pelo autor, é correto afirmar que ele se refere
- a) ao plano de ensino.
- b) às modalidades didáticas.
- c) aos critérios de avaliação.
- d) aos instrumentos de avaliação.
- #160310
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(1,0) 3 -
Avaliação é um elemento do processo de ensino e aprendizagem que deve ser considerado pelo professor como um direcionamento de suas ações educativas e servir para reflexão sobre a eficácia de sua prática educativa.
Sobre a avaliação, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A avaliação possibilita à equipe escolar definir prioridades em suas ações educativas. ( ) A avaliação deve estender-se durante toda a situação escolar dos estudantes, não restringindo-se apenas ao momento final do processo de ensino. ( ) O instrumento intitulado prova escrita é a única forma de avaliação possível e eficiente para avaliar a aprendizagem dos estudantes. ( ) A avaliação, quando realizada pelo professor, deve considerar o desenvolvimento das capacidades dos estudantes com relação à aprendizagem somente de conceitos, pois avaliar os procedimentos e as atitudes é função do setor pedagógico da instituição escolar.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
- a) V V F F
- b) V F V F
- c) F F V V
- d) F V V V
- #160311
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(1,0) 4 -
Nos últimos anos, a Teoria da Aprendizagem Significava tem recebido destaque na literatura especializada sobre o ensino de Ciências Naturais.
Sobre a Aprendizagem Significativa, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A aprendizagem significativa é um referencial presente e discutido nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais (PCN). ( ) A aprendizagem significativa é explicada pela teoria de assimilação do cientista bielorrusso Lev Semenovitch Vygotsky, na qual não negou a aprendizagem mecânica, mas reconheceu que sua teoria diferenciava-se desta última proposta. ( ) O pressuposto principal é a relação de conteúdos, que vão se agregando de forma hierarquizada e mais complexa de acordo com a ligação a conhecimentos prévios, os subsunçores, os quais funcionam como “âncoras”, propiciando tanto a aprendizagem quanto o crescimento cognitivo dos indivíduos.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
- a) V V F
- b) V F V
- c) F F V
- d) F V F
- #160312
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(1,0) 5 -
No ensino de Ciências, há muitos instrumentos didáticos para utilização nas aulas pelo professor. Desta forma, durante a utilização da _________________________________ devem ser consideradas as seguintes etapas desempenhadas pelos estudantes: 1) propor a realização de uma tarefa; 2) executar esta tarefa transpondo o obstáculo; 3) apresentar um sistema de restrições a fim de que os estudantes não executem a tarefa sem enfrentar os obstáculos; 4) fornecer recursos materiais e instrucionais para que os estudantes possam vencer o obstáculo.
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto acima é
- a) observação
- b) experimentação
- c) situação-problema
- d) consulta a fontes de pesquisa
- #160313
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(1,0) 6 -
A experimentação no ensino de Ciências é bastante discutida e investigada por pesquisadores da área. Krasilchik (2008), por exemplo, defende a importância das aulas práticas na formação dos estudantes do Ensino Fundamental. Desta forma, as aulas práticas possuem funções importantes para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes.
As funções principais das aulas práticas no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes são
- a) despertar o interesse dos estudantes e os atrair para que se tornem futuros profissionais técnicos.
- b) fazer com que os estudantes compreendam conceitos específicos e adquiram uma visão mais detalhada dos conteúdos teóricos.
- c) envolver os estudantes em experimentos científicos que possuem resultados concretos e positivos ao final e, assim, fazer com que percebam que a ciência tem o poder de comprovação.
- d) desenvolver a capacidade de resolver problemas e adquirir habilidades como manipular equipamentos e instrumentos, gerenciar tempo e trabalhar em grupo.
- #160314
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(1,0) 7 -
“Na educação contemporânea, o ensino de Ciências Naturais é uma das áreas em que se pode reconstruir a relação ser humano/natureza em outros termos, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social e planetária.” (BRASIL, 1998, p.22).
Sobre o ensino e aprendizagem de ciências naturais no Ensino Fundamental II, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de ciências naturais no Ensino Fundamental, analise as assertiva e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O propósito do ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental é a descrição de suas teorias e o relato de experiências, sem refletir sobre seus aspectos éticos e culturais. ( ) O planejamento das aulas sob a perspectiva da aprendizagem significativa deve contemplar a seleção de problemas, que correspondem a situações interessantes a serem interpretadas pelos alunos, visando abordar o tema com maior profundidade. ( ) A aprendizagem será significativa à medida que, considerando o desenvolvimento cognitivo do estudante, relacionando suas experiências, sua idade, sua identidade cultural e social, considera os diferentes significados e valores que os conteúdos abordados nas aulas de ciências naturais podem ter para ele.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
- a) V F V
- b) V V F
- c) F V F
- d) F V V
- #160315
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(1,0) 8 -
A inclusão da perspectiva da História e da Filosofia das Ciências no ensino de ciências é defendida por muitos pesquisadores desta área, como por exemplo, Matthews (1995).
Sobre o potencial de desenvolvimento dos estudantes a partir dessa perspectiva, é correto afirmar que
- a) os estudantes desenvolverão a capacidade de analisar criticamente a ciência, sua problemática e seus limites.
- b) os estudantes são capazes de utilizar o conhecimento científico de uma maneira mais simplificada e desinformada.
- c) os estudantes aprenderão aspectos filosóficos e terão a capacidade de reconhecer e discutir as teorias filosóficas construídas ao longo dos anos.
- d) os estudantes terão uma visão mais ampla da história na disciplina de Ciências, comparada à disciplina de História, que apresenta uma visão mais específica.
- #160316
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(1,0) 9 -
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ciências “os eixos temáticos representam uma organização articulada de diferentes conceitos, procedimentos, atitudes e valores para cada um dos ciclos da escolaridade”. A proposta feita foi a indicação de quatro eixos temáticos para serem trabalhados ao longo do ensino fundamental.
Com base nos eixos temáticos, numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando a pergunta norteadora com o eixo correspondente.
( 1 ) Vida e Ambiente ( ) O que são estrelas? ( 2 ) Terra e Universo ( ) Por que os insetos existem? ( 3 ) Ser Humano e Saúde ( ) A alimentação de todas as crianças é igualmente nutritiva? ( 4 ) Tecnologia e Sociedade ( ) Por que algumas famílias vivem com luz elétrica e outras não?
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
- a) 1 3 4 3
- b) 2 4 3 1
- c) 2 1 3 4
- d) 4 1 3 2
- #160317
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(1,0) 10 -
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ciências sugerem que os professores trabalhem com os chamados “temas transversais”.
Sobre os temas transversais propostos pelos PCN, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Os temas transversais devem ser abordados em diferentes contextos e momentos, em níveis crescentes de complexidade e articulados à escolha e tratamento dos conteúdos. ( ) Os conteúdos que abarcam os temas transversais são conteúdos científicos relacionados à Biologia e à Física, porém devem ser trabalhados de forma integrada por toda a escola. ( ) A proposta do trabalho com estes temas destaca a necessidade de dar sentido prático às teorias e aos conceitos científicos trabalhados na escola e de favorecer a análise de problemas atuais.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
- a) V V F
- b) V F V
- c) F F V
- d) F V F
- #160318
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(1,0) 11 -
“O poder público deve assegurar o aprimoramento dos sistemas educacionais, visando garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.” (BRASIL, 2015, p.7).
Analise a Figura 4.
Sobre a figura 4, de acordo com o Estatuto da pessoa com deficiência, é correto afirmar que a combinação rampa e escada constitui
- a) uma barreira urbanística.
- b) uma barreira no transporte.
- c) uma adaptação inadequada.
- d) uma adaptação arquitetônica.
- #160319
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(1,0) 12 -
Considerando as disposições da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e suas alterações posteriores, que estabelecem as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, analise as assertivas sobre o currículo do ensino fundamental e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A inclusão de pelo menos uma língua estrangeira, compulsoriamente inglês, a partir da quinta série/sexto ano, é obrigatória. ( ) O ensino da arte é um componente curricular obrigatório, podendo ou não incluir o ensino de música, de acordo com o projeto político pedagógico da unidade escolar. ( ) O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia. ( ) A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
- a) V F V F
- b) V V F F
- c) F F V V
- d) F V F V
- #160320
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(1,0) 13 -
A finalidade do Programa Mais Educação, instituído pelo Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010, é “[...] contribuir para a melhoria da aprendizagem por meio da _______________, mediante __________________”(BRASIL, 2010, p.1).
A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do texto acima é
- a) valorização dos profissionais de educação / implantação da gestão democrática da escola.
- b) superação das desigualdades educacionais / erradicação de todas as formas de discriminação.
- c) melhoria da qualidade na educação / ampliação do tempo de permanência das crianças até a conclusão do Ensino Fundamental II.
- d) ampliação do tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens na escola pública / oferta de educação básica em tempo integral.
- #160321
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(1,0) 14 -
A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), estabelecendo que a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida.
Sobre o direito à educação, de acordo com o Estatuto da Pessoa com deficiência, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A escola inclusiva, que tem classes bilíngues, deverá oferecer a língua portuguesa como primeira língua e LIBRAS como segunda língua, assegurando o desenvolvimento de aspectos linguísticos da língua pátria. ( ) O Estado, a família, a comunidade escolar e a sociedade têm o dever de assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação. ( ) O Estado deve assegurar a acessibilidade para todos os estudantes, trabalhadores da educação e demais integrantes da comunidade escolar, às edificações, aos ambientes e às atividades relacionadas a todas as modalidades, etapas e níveis de ensino. ( ) O Estado tem o dever de assegurar que as instituições de ensino da rede pública ofereçam educação bilíngue, sendo LIBRAS a segunda língua, bem como o uso do sistema Braille, em todos os níveis e modalidades de ensino, independente de ter ou não alunos deficientes na unidade de ensino.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
- a) V F V F
- b) V V F F
- c) F V V F
- d) F F V V
- #160322
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(1,0) 15 -
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, considera(m)-se “[...] ______________________: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social” (BRASIL, 2015, p.1-2).
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto acima é
- a) acessibilidade
- b) tecnologia assistiva
- c) apoio técnico escolar
- d) adaptações razoáveis