Simulado Prefeitura de Barra Mansa - RJ | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE BARRA MANSA - RJ
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos Prefeitura de Barra Mansa-RJ.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Barra Mansa-RJ que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores Prefeitura de Barra Mansa-RJ, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Barra Mansa - RJ contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos Prefeitura de Barra Mansa-RJ.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos Prefeitura de Barra Mansa-RJ. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Barra Mansa-RJ
Para realizar o simulado Prefeitura de Barra Mansa-RJ você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Barra Mansa-RJ você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Barra Mansa-RJ é aqui!
- #192588
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
As conquistas da classe trabalhadora, tanto nas relações de trabalho, como no acesso à escola, não resultam da simples existência das contradições, nem representam um avanço apenas resultante do aproveitamento das brechas deixadas pela burguesia. Elas resultam, sobretudo, da organização da classe trabalhadora na luta por seus interesses. Nesse sentido, a discussão final do trabalho da escola sobre a dimensão política e técnica da prática educativa deve se articular:
- a) aos interesses da classe trabalhadora;
- b) aos interesses da gestão capitalista;
- c) aos interesses opostos ao pequeno burguês;
- d) à mais-valia;
- #192589
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A concepção de conhecimento presente na metodologia expositiva é aquela em que o aluno é visto como uma tábula rasa, na qual, desde que ele preste atenção e o discurso seja claro e lógico, o professor conseguirá transferir o saber para o cérebro do aluno.
Essa visão de educação tem seu fundamento na seguinte concepção filosófica:
- a) associacionista;
- b) sócio-histórica;
- c) empirista;
- d) ambientalista;
- #192590
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Na relação da Escola com a sociedade, compreende-se a educação como a alavanca do desenvolvimento e do progresso. Uma frase-resumo desse entendimento pode ser: “O Brasil é um país atrasado porque a ele falta Educação; se dermos Educação a todos os brasileiros, o país sairá do subdesenvolvimento”.
Refletindo sobre esses dados, é correto concluir que essa concepção:
- a) é pessimista, pois não valoriza a Escola e é a que exprime o processo “deixar como está ”;
- b) é otimista, mas ao mesmo tempo, ingênua, por atribuir à escola uma autonomia absoluta na inserção social e na capacidade de extinguir a pobreza;
- c) está bastante presente no cotidiano pedagógico, atribuindo à escola um papel político de pouca relevância;
- d) atribui um otimismo ingênuo à sociedade, entendendo a escola como politicamente interessada na manutenção da desigualdade social;
- #192591
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Cada sociedade possui seu ethos, ou se compõe de um conjunto de ethos. Os papéis sociais têm seu fundamento no ethos de uma sociedade. Nesse sentido, quando se fala em conjunto de ethos, deseja-se referir a:
I - uma reflexão crítica sobre a moralidade, independente da dimensão moral do comportamento do homem;
II - um desempenho, ao dever fazer do educador;
III - à sociedade burocrática e à política que a sustenta;
IV - jeitos de ser, que conferem um caráter a uma organização social.
Está correto o que se afirma em:
- a) I e II;
- b) II, apenas;
- c) III, apenas;
- d) IV, apenas.
- #192592
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Neidson Rodrigues (1985) diz que a filosofia é análoga a um farol e não a um indicador de caminhos. Esse autor, simbolicamente, quis dizer que:
- a) o farol é algo concreto e que emite luz para os navegantes localizarem cardumes;
- b) o farol tem a função de iluminar caminhos, que podem ser múltiplos, para que se alcancem os objetivos;
- c) o farol faz parte dos recursos de uma sociedade contemporânea que tem por base fazer o conhecimento pela imagem;
- d) o farol possibilita a visão do trabalho numa perspectiva tradicional que assegura a obtenção de respostas já comprovadas;
- #192593
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A implementação do sistema de ciclos no currículo escolar veio exigir um maior envolvimento de todos os que conduzem o dia-a-dia da escola e sua relação com o processo ensino-aprendizagem e, em especial, do professor e dos pais.
Entre outras vantagens que a adoção do sistema de ciclos trouxe, uma se destaca na lógica da avaliação e do desenvolvimento, a saber:
- a) trata-se simplesmente de uma solução pedagógica, visando a eliminação da seriação;
- b) os tempos e espaços da escola são postos a serviço de novas relações de poder entre o aluno e o professor;
- c) a eliminação da avaliação, possibilitando o acesso automático do aluno em todas os anos escolares do ensino fundamental;
- d) atende à lógica política somente, na eliminação e retenção de alunos reprovados nos anos do ensino fundamental;
- #192594
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O que Weiss (2000) entende como sendo “o conjunto dinâmico que estrutura os conhecimentos que o sujeito já possui, os estilos usados nessa aprendizagem, o ritmo e áreas de expressão da conduta, a mobilidade e o funcionamento cognitivos, os hábitos adquiridos, as motivações presentes, as ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender, as relações vinculares com o conhecimento em geral e com o objeto de conhecimento escolar, em particular, e o significado da aprendizagem escolar para o sujeito, sua escola e sua família”, chama-se:
- a) Modelo de Ensino;
- b) Modelo de Conhecimento;
- c) Modelo de Aprendizagem;
- d) Modelo de Ensino-Aprendizagem;
- #192595
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Como sabemos, existem diferentes níveis de interpretação nos desenhos feitos no teste do par educativo. Provavelmente, o mais valioso é o de análise de conflito representado pelas defesas representadas. Nele veremos representadas cenas de hostilidade, incomunicabilidade entre os personagens e também cooperação e integração emocional. Dentre as características atribuídas pelos alunos, podemos inferir algumas referências de como aparecem expostos os seus conteúdos de aprendizagem e finalmente ao clima emocional característicos da situação total. Com esses dados em mãos, o psicopedagogo deve:
- a) realizar o diagnóstico psicopedagógico;
- b) iniciar o tratamento com base nos dados levantados;
- c) entrar em contato com o docente e pais buscando uma interação entre eles;
- d) realizar outros testes e integrá-los, na busca por um diagnóstico mais completo;
- #192596
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Segundo nos ensina Jorge Visca a aprendizagem se desenvolve de uma maneira específica, sendo um processo continuo que passa por sucessivos níveis de evolução. De acordo com seus estudos, esse esquema evolutivo passa por quatro níveis qualitativos sequenciais sucessivos que são:
1 - dêutero-aprendizagem;
2 - aprendizagem assistemática;
3 - proto-aprendizagem;
4 - aprendizagem sistemática.
Assinale abaixo a alternativa na qual os níveis qualitativos estabelecidos por Visca se encontram na sequência de desenvolvimento evolutivo correta:
- a) 1, 2, 3 e 4;
- b) 3, 1, 2 e 4;
- c) 2, 3, 1 e 4;
- d) 4, 2, 3 e 1;
- #192597
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O objetivo da anamnese em um trabalho psicopedagógico é conhecer a história de vida da pessoa em avaliação. Esse importantíssimo instrumento possibilita dimensionar passado, presente e futuro do cliente, e por isso é muito importante que o psicopedagogo realize o seu trabalho de investigação considerando todas as situações vivencias, muito alem das causas da queixa inicial.
Assim sendo, assinale abaixo, a alternativa que NÃO é correta em se tratando de uma anamnese psicopedagógica:
- a) a anamnese não analisa fatos, mas a historia de vida;
- b) os atos falhos representam um valioso indicativo das dissonâncias do processo cognitivo;
- c) a anamnese não se limita a um questionário;
- d) a anamnese é realizada apenas durante a primeira sessão de entrevista;