Simulado PREFEITURA DE ARACRUZ – ES | Assistente Social | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE ARACRUZ – ES | ASSISTENTE SOCIAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE ARACRUZ – ES para o cargo de Assistente Social .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IBADE para o concurso PREFEITURA DE ARACRUZ – ES. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente Social , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE ARACRUZ – ES | Assistente Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE ARACRUZ – ES.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #109231
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Aracruz-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Segundo a Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004, os serviços socioassistenciais no SUAS são organizados segundo as seguintes referências:
- a) matricialidade sociofamiliar, descentralização político-administrativa e territorialização.
- b) a Informação, o monitoramento e a avaliação.
- c) vigilância social, proteção social e defesa social e institucional.
- d) financiamento, voluntariado e controle social.
- e) qualidade no atendimento, indicadores de avaliação e resultado.
- #109232
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Aracruz-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
No seu capítulo IV, a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, apresenta os Benefícios, dos Serviços, os Programas e os Projetos de Assistência Social. A alternativa que corresponde ao determinado na LOAS, referente a Programas é:
- a) As provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do Suas e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.
- b) Compreendem ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefícios e os serviços assistenciais.
- c) É a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
- d) Compreendem a instituição de investimento econômico-social nos grupos populares, buscando subsidiar, financeira e tecnicamente, iniciativas que lhes garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de subsistência, elevação do padrão da qualidade de vida, a preservação do meio-ambiente e sua organização social.
- e) As atividades continuadas que visem à melhoria de vida da população e cujas ações, voltadas para as necessidades básicas, observem os objetivos, princípios e diretrizes estabelecidos nesta Lei.
- #109233
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Aracruz-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
A profissão de Serviço Social só pode ser concebida no interior do desenvolvimento das relações capitalistas de produção. Seu entendimento perpassa a compreensão das funções do Estado e das lutas de classes sociais que se organizam em torno da lógica capitalista de acumulação. Assim, sobre a institucionalização do Serviço Social, no Brasil é correto afirmar que:
- a) A partir da década de 1940, o Brasil passa a receber forte influência americana, mas o Serviço Social não recebe esta influência.
- b) O Serviço Social no Brasil surge como uma estratégia da burguesia, junto à Igreja e ao Estado, para atuar em favor da harmonia social, em meados de 1940.
- c) Em 1930, a intervenção profissional baseava-se nos casos individuais e, posteriormente, em grupos e comunidade. Essa metodologia pautava-se nas teorias europeias de Mary Richmond.
- d) O Serviço Social no Brasil, de início, mantinha algumas características e recebia influência do Serviço Social europeu, entre os quais o belga e o francês, tendo também sua identidade atribuída pela classe dominante que visava ao controle social.
- e) É a partir de 1930, que a formação profissional do assistente social, no Brasil, centrou-se na valorização do método, destacando-se à instrumentalização técnica, deslocando-se o eixo teórico de influência neotomista para os pressupostos funcionalistas da Sociologia.
- #109234
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Aracruz-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
O Movimento de Reconceituação inscreveu-se num processo de caráter mundial. Na maioria dos países onde o Serviço Social se institucionalizara como profissão e as décadas de 1960 e 1970 marcaram uma conjuntura de profunda erosão das práticas tradicionais. No Brasil, sobre a Perspectiva da Reatualização do Conservadorismo, composta pelos documentos de Sumaré e Alto da Boa Vista, é correto afirmar que:
- a) em sua essência fundamenta-se teoricamente no estrutural-funcionalismo e se preocupa em repassar os programas governamentais para as populações, sem uma crítica à ordem vigente.
- b) recupera os componentes mais tradicionais e conservadores da profissão, repondo-os sobre uma base teórico-metodológica que se proclamava nova.
- c) tem caráter de oposição em face da autocracia burguesa, deixando nítida a sua contraposição com a perspectiva modernizadora.
- d) paradoxalmente, abriu o diálogo do Serviço Social com a tradição marxista, recolhendo desta o que nela havia de menos vivo e criativo.
- e) promoveu ação junto a indivíduos com “desajustamentos” familiares e socias.
- #109235
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Aracruz-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
O avanço neoliberal torna-se uma ameaça ao projeto Ético-Político do Serviço Social, uma vez que o sucesso deste depende dos movimentos populares, com os quais tal projeto se relaciona politicamente. Sobre o Projeto Ético Político do Serviço Social é correto afirmar que:
- a) existem dúvidas de que o Projeto Ético-Político do Serviço Social brasileiro está vinculado a um projeto de transformação da sociedade.
- b) a liberdade de que o Projeto Ético-Político trata é da concepção capitalista de liberdade, que se baseia na liberdade de mercado, de apropriação de renda e propriedade privada, a do liberalismo burguês.
- c) suas acepções e valores o vinculam a projeções sócio históricas que vislumbram a ruptura com a ordem social vigente.
- d) o Projeto Ético-Político do Serviço Social, tem nas décadas de 1970 e 1980 o início de seu debate profissional.
- e) o projeto Ético-Político, representa a proposição de ruptura construída nas décadas de 1940 e 1950.