Simulado Pontuação | CONCURSO
Simulado Pontuação
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Pontuação não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Pontuação
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Pontuação foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Pontuação
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado Pontuação
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Pontuação e saiam na frente em seus estudos.
Questões Pontuação
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Pontuação, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Pontuação
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #216691
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pontuação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A frase corretamente pontuada é:
- a) Não se pode ignorar a evolução tecnológica, porém é importante perceber que a qualidade de vida do ser humano depende da existência de condições ambientais favoráveis.
- b) Não se pode ignorar, a evolução tecnológica porém é importante, perceber que a qualidade de vida do ser humano depende da existência de condições ambientais favoráveis.
- c) Não se pode, ignorar a evolução tecnológica porém, é importante perceber que a qualidade de vida do ser humano depende da existência de condições ambientais favoráveis.
- d) Não se pode ignorar a evolução tecnológica porém é importante perceber, que a qualidade de vida do ser humano depende da existência, de condições ambientais favoráveis.
- #216744
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pontuação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Marque a alternativa com período pontuado corretamente.
- a) Em todas as regiões brasileiras, as dificuldades de redação e interpretação de textos de vestibulandos, constituem indicações da importância do ensino da língua portuguesa na educação básica.
- b) Em todas as regiões brasileiras, as dificuldades de redação e interpretação de textos de vestibulandos, constituem indicações da importância do ensino da língua portuguesa, na educação básica.
- c) Em todas as regiões brasileiras as dificuldades de redação e interpretação de textos de vestibulandos, constituem indicações da importância do ensino da língua portuguesa na educação básica.
- d) Em todas as regiões brasileiras, as dificuldades de redação e interpretação de textos de vestibulandos constituem indicações da importância do ensino da língua portuguesa na educação básica.
- #216745
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pontuação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Assinale a frase que não apresenta erro de pontuação.
- a) A inclusão de profissionais com perfis diversificados, ganhou relevância nos últimos anos.
- b) A inclusão de profissionais, com perfis diversificados, ganhou relevância, nos últimos anos.
- c) A inclusão, de profissionais com perfis diversificados, ganhou relevância, nos últimos anos.
- d) A inclusão de profissionais com perfis diversificados ganhou relevância nos últimos anos.
- #216746
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pontuação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Leia o texto a seguir. Para fins de elaboração da questão, ele foi dividido em seis trechos, mas a sua sequência forma um enunciado coerente. Foi retirado e adaptado do livro Raízes do Brasil, de Sergio Buarque de Holanda (Companhia das Letras, 2016, p. 61-62):
I. Pioneiros da conquista do trópico para a civilização, tiveram os portugueses, nessa proeza sua maior missão histórica. Apesar de tudo quanto se possa alegar contra sua obra, forçoso é reconhecer que foram não somente os portadores efetivos como os portadores naturais dessa missão.
II. Nenhum outro povo do Velho Mundo achou-se tão bem armado para se aventurar à exploração regular e intensa das terras próximas à linha equatorial, onde os homens depressa degeneram, segundo o conceito generalizado na era quinhentista.
III. Essa exploração dos trópicos não se processou, em verdade, por um empreendimento metódico e racional, não emanou de uma vontade construtora e enérgica fez-se antes com desleixo e certo abandono.
IV. Dir-se-ia mesmo que se fez apesar de seus autores. E o reconhecimento desse fato não constitui desprezo, à grandeza do esforço português se o julgarmos conforme os critérios morais e políticos nele dominantes, pois encontraremos muitas e sérias falhas.
V. Nenhuma, porém, que leve com justiça à opinião extravagante defendida por um número não pequeno de detratores da ação dos portugueses no Brasil, muitos dos quais optariam, de bom grado, pelo triunfo da colonização holandesa, convictos de que nos teria levado a melhores e mais gloriosos rumos.
VI. No entanto antes de abordar esse tema, é preferível encarar certo aspecto, que parece singularmente instrutivo das determinantes psicologias do movimento de expansão colonial portuguesa pelas terras de nossa América.
Assinale as alternativas que apresentam os trechos CORRETAMENTE pontuados:
- a) Somente os trechos I, II e IV estão corretos.
- b) Somente os trechos I, III e V estão corretos.
- c) Somente os trechos I, IV e VI estão corretos.
- d) Somente os trechos II e V estão corretos.
- #216747
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pontuação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Dentre as várias regras de pontuação, anacoluto refere-se ao período iniciado por uma palavra ou locução, seguida de pausa (vírgula), que tem como continuação uma oração em que essa palavra ou locução não se integra sintaticamente, embora esteja integrada pelo sentido. Com o entendimento desta regra, assinale a alternativa que apresenta a forma correta de representação de ‘anacoluto’ na língua portuguesa.
- a) "Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)
- b) “Um deles queria saber dos meus estudos; outro, se trazia coleção de selos (...)" (José Lins do Rego)
- c) O professor aproximou-se dos estudantes, observou tudo, nada disse.
- d) “O relógio da parede, eu estou acostumado com ele, mas você precisa mais de relógio do que eu.” (Rubem Braga)
- #216748
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pontuação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Em relação ao emprego dos sinais de pontuação, assinalar a alternativa CORRETA:
- a) A moça, ao receber o prêmio, chorou de emoção.
- b) João, saiu logo que ouviu o sinal.
- c) A que horas chegarão:
- d) Volte logo;
- #216749
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pontuação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
“À medida que meus sofrimentos aumentavam logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação reagir com amargura ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa eu decidi seguir o último curso.” (Martin Luther King Jr.)
Esse pensamento se encontra sem os sinais de pontuação adequados.
Uma das maneiras correta e adequada de pontuá-lo é:
- a) À medida que meus sofrimentos aumentavam, logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação – reagir com amargura ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa. Eu decidi seguir o último curso.
- b) À medida que meus sofrimentos aumentavam logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação: reagir com amargura, ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa. Eu decidi seguir o último curso.
- c) À medida que meus sofrimentos aumentavam, logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação – reagir com amargura ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa, eu decidi seguir o último curso.
- d) À medida que meus sofrimentos aumentavam logo percebi que havia duas maneiras pelas quais eu poderia responder à minha situação – reagir com amargura, ou procurar transformar o sofrimento em uma força criativa: eu decidi seguir o último curso.
- #216750
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pontuação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
“na natureza nada é perfeito e tudo é perfeito as árvores podem ser retorcidas vergadas de modos estranhos e ainda assim são belas”.
Observe esse pensamento, transcrito sem os sinais de pontuação originais e todo ele em letras minúsculas.
A forma correta de redigi-lo é:
- a) Na natureza, nada é perfeito, e tudo é perfeito. As árvores podem ser retorcidas, vergadas de modos estranhos, e ainda assim são belas.
- b) Na natureza nada é perfeito e tudo é perfeito! As árvores podem ser retorcidas, vergadas de modos estranhos e ainda assim são belas.
- c) Na natureza, nada é perfeito e tudo é perfeito; as árvores podem ser retorcidas, vergadas de modos estranhos e ainda assim são belas.
- d) Na natureza nada é perfeito e tudo é perfeito; as árvores podem ser retorcidas, vergadas de modos estranhos e ainda assim são belas.
- #216751
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pontuação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Assinale a alternativa corretamente pontuada.
- a) Árvores bem desenvolvidas podem abrigar centenas de espécies de insetos e por isso, conseguem abrigar as mariquitas que são insetívoras.
- b) Árvores bem desenvolvidas, podem abrigar centenas de espécies de insetos e, por isso conseguem abrigar as mariquitas, que são insetívoras.
- c) Árvores bem desenvolvidas podem abrigar: centenas de espécies de insetos. E por isso, conseguem abrigar, as mariquitas, que são insetívoras.
- d) Árvores bem desenvolvidas podem abrigar centenas de espécies de insetos e, por isso, conseguem abrigar as mariquitas, que são insetívoras.
- #216752
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pontuação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Marque a opção INCORRETA quanto ao emprego da pontuação nas sentenças transcritas a seguir.
- a) Para que a nossa TV possa ligar, é necessário que muitas informações sejam captadas para formar as imagens e os sons.
- b) Como o uso da Internet para adultos começa cedo, os riscos podem surgir junto com ele. Aos 15-16 anos, os adolescentes atingem seu ritmo online, e o uso de dispositivos móveis aumenta significativamente, tanto que se aproxima de níveis que eles levarão para a idade adulta.
- c) Para ser um inventor, é preciso ter muita imaginação e ser bem curioso. Também é importante observar tudo o que acontece ao redor e sempre procurar soluções para cada problema que encontrar. Se você ainda é criativo, adora tecnologia, e não tem medo de errar, está no caminho certo!
- d) O ar-condicionado funciona quase como as geladeiras: a partir de uma substância, chamada gás refrigerante, capaz de resfriar o ar do ambiente e lançar aquele friozinho gostoso, que espanta o calorão.