Processando...

Simulado Polícia Militar-SP - Simuladão Geral edital 2015-1 (Edital 2015) | CONCURSO

Simulado Polícia Militar-SP - Simuladão Geral edital 2015-1 (Edital 2015)

"Simulado conforme Edital do Concurso Polícia Militar-SP 2015

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Polícia Militar-SP.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca VUNESP, para nível Médio do cargo de Policial Militar. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Polícia Militar-SP.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Simuladão Geral edital 2015-1 do concurso Polícia Militar-SP.

  1. Questões de todas as matérias da prova, conforme edital 2015

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Simuladão Geral edital 2015-1."

#37413
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

No Cieja (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) Campo Limpo, não se registram advertências aos estudantes nem há período de recuperação. Alunos com dificuldades nos colégios da região enxergam ali a possibilidade de um recomeço. “Outros colégios desistem de alguns alunos tidos como problemáticos e os encaminham para um centro de ensino de jovens e adultos”, explica a coordenadora da escola, Cristina Sá.

      Todos os 14 Ciejas de São Paulo reservam um dia para os professores fazerem planejamento. Êda, a diretora do Cieja Campo Limpo, usa as sextas-feiras para discutir casos específicos dos alunos e para formar os educadores na filosofia da escola. Neste dia, não há aula. “É um trabalho de formiguinha”, diz a diretora. Vários professores não se adaptaram e pediram transferência. “Tem gente que não acredita em um ensino que não impõe autoridade. Nós acreditamos”, afirma Cristina.

      Num dos dias em que a Folha visitou a escola, um morador da mesma rua apareceu em frente à entrada, com um carrinho de sucata com o pneu furado, perguntando: “Cadê a dona Êda? Preciso de ajuda para arrumar meu pneu”. A naturalidade do pedido mostra como a integração com a comunidade funciona.

 

                                          (http://arte.folha.uol.com.br. 30.11.2014. Adaptado)

 

 

De acordo com o texto, o Cieja propõe um trabalho educacional

  • a) inviabilizado pela falta de estudo e planejamento.
  • b) ignorado por professores e por alunos problemáticos.
  • c) norteado por constantes períodos de recuperação.
  • d) articulado com a comunidade em que está inserido.
  • e) fundamentado no rigor dos estudos e da ordem.
#37414
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

No Cieja (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) Campo Limpo, não se registram advertências aos estudantes nem há período de recuperação. Alunos com dificuldades nos colégios da região enxergam ali a possibilidade de um recomeço. “Outros colégios desistem de alguns alunos tidos como problemáticos e os encaminham para um centro de ensino de jovens e adultos”, explica a coordenadora da escola, Cristina Sá.

      Todos os 14 Ciejas de São Paulo reservam um dia para os professores fazerem planejamento. Êda, a diretora do Cieja Campo Limpo, usa as sextas-feiras para discutir casos específicos dos alunos e para formar os educadores na filosofia da escola. Neste dia, não há aula. “É um trabalho de formiguinha”, diz a diretora. Vários professores não se adaptaram e pediram transferência. “Tem gente que não acredita em um ensino que não impõe autoridade. Nós acreditamos”, afirma Cristina.

      Num dos dias em que a Folha visitou a escola, um morador da mesma rua apareceu em frente à entrada, com um carrinho de sucata com o pneu furado, perguntando: “Cadê a dona Êda? Preciso de ajuda para arrumar meu pneu”. A naturalidade do pedido mostra como a integração com a comunidade funciona.

 

                                          (http://arte.folha.uol.com.br. 30.11.2014. Adaptado)

O texto mostra que o Cieja trabalha com um público

  • a) normalmente ignorado nos colégios regulares.
  • b) raramente sujeito a situações problemáticas.
  • c)  frequentemente vítima de várias advertências.
  • d) constantemente indiferente em relação à escola.
  • e) continuamente preocupado com tarefas e castigos.
#37415
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

 No Cieja (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) Campo Limpo, não se registram advertências aos estudantes nem há período de recuperação. Alunos com dificuldades nos colégios da região enxergam ali a possibilidade de um recomeço. “Outros colégios desistem de alguns alunos tidos como problemáticos e os encaminham para um centro de ensino de jovens e adultos”, explica a coordenadora da escola, Cristina Sá.

      Todos os 14 Ciejas de São Paulo reservam um dia para os professores fazerem planejamento. Êda, a diretora do Cieja Campo Limpo, usa as sextas-feiras para discutir casos específicos dos alunos e para formar os educadores na filosofia da escola. Neste dia, não há aula. “É um trabalho de formiguinha”, diz a diretora. Vários professores não se adaptaram e pediram transferência. “Tem gente que não acredita em um ensino que não impõe autoridade. Nós acreditamos”, afirma Cristina.

      Num dos dias em que a Folha visitou a escola, um morador da mesma rua apareceu em frente à entrada, com um carrinho de sucata com o pneu furado, perguntando: “Cadê a dona Êda? Preciso de ajuda para arrumar meu pneu”. A naturalidade do pedido mostra como a integração com a comunidade funciona.

 

                     (http://arte.folha.uol.com.br. 30.11.2014. Adaptado)

 

A diretora do Cieja afirma que faz um “trabalho de formiguinha”, portanto um trabalho muito

  • a) cuidadoso.
  • b) improvisado.
  • c) superficial.
  • d) dispendioso.
  • e) negligente.
#37416
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

 No Cieja (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) Campo Limpo, não se registram advertências aos estudantes nem há período de recuperação. Alunos com dificuldades nos colégios da região enxergam ali a possibilidade de um recomeço. “Outros colégios desistem de alguns alunos tidos como problemáticos e os encaminham para um centro de ensino de jovens e adultos”, explica a coordenadora da escola, Cristina Sá.

      Todos os 14 Ciejas de São Paulo reservam um dia para os professores fazerem planejamento. Êda, a diretora do Cieja Campo Limpo, usa as sextas-feiras para discutir casos específicos dos alunos e para formar os educadores na filosofia da escola. Neste dia, não há aula. “É um trabalho de formiguinha”, diz a diretora. Vários professores não se adaptaram e pediram transferência. “Tem gente que não acredita em um ensino que não impõe autoridade. Nós acreditamos”, afirma Cristina.

      Num dos dias em que a Folha visitou a escola, um morador da mesma rua apareceu em frente à entrada, com um carrinho de sucata com o pneu furado, perguntando: “Cadê a dona Êda? Preciso de ajuda para arrumar meu pneu”. A naturalidade do pedido mostra como a integração com a comunidade funciona.

 

                     (http://arte.folha.uol.com.br. 30.11.2014. Adaptado)

Na frase do primeiro parágrafo – Alunos com dificuldades nos colégios da região enxergam ali a possibilidade de um recomeço. –, o verbo enxergar tem o mesmo sentido e emprego que o destacado em:

  • a) Aquele rapaz a incomodou durante a festa; ele não se enxergava mesmo.
  • b) Enxergava a imagem do amado ao longe, e isso a deixou radiante.
  • c) Era tanta neblina na estrada que ele não podia enxergar nada direito.
  • d) Ao sair na janela, o homem enxergou a multidão aglomerada na praça.
  • e) O jovem enxergou naquele empreendimento a possibilidade de crescer.
#37417
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

 No Cieja (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) Campo Limpo, não se registram advertências aos estudantes nem há período de recuperação. Alunos com dificuldades nos colégios da região enxergam ali a possibilidade de um recomeço. “Outros colégios desistem de alguns alunos tidos como problemáticos e os encaminham para um centro de ensino de jovens e adultos”, explica a coordenadora da escola, Cristina Sá.

      Todos os 14 Ciejas de São Paulo reservam um dia para os professores fazerem planejamento. Êda, a diretora do Cieja Campo Limpo, usa as sextas-feiras para discutir casos específicos dos alunos e para formar os educadores na filosofia da escola. Neste dia, não há aula. “É um trabalho de formiguinha”, diz a diretora. Vários professores não se adaptaram e pediram transferência. “Tem gente que não acredita em um ensino que não impõe autoridade. Nós acreditamos”, afirma Cristina.

      Num dos dias em que a Folha visitou a escola, um morador da mesma rua apareceu em frente à entrada, com um carrinho de sucata com o pneu furado, perguntando: “Cadê a dona Êda? Preciso de ajuda para arrumar meu pneu”. A naturalidade do pedido mostra como a integração com a comunidade funciona.

 

                     (http://arte.folha.uol.com.br. 30.11.2014. Adaptado)

Considere o trecho – “Tem gente que não acredita em um ensino que não impõe autoridade. Nós acreditamos…” – (segundo parágrafo), para responder à questão. 

 

Com a frase, a coordenadora afirma que a filosofia do Cieja Campo Limpo se pauta na ideia de

  • a) urgência de ensino pautado na autoridade.
  • b) ilusão de um ensino sem autoridade.
  • c) ensino sem a rigidez da autoridade.
  • d) necessidade de autoridade no ensino.
  • e) promoção da autoridade no ensino.
#37418
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

 No Cieja (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) Campo Limpo, não se registram advertências aos estudantes nem há período de recuperação. Alunos com dificuldades nos colégios da região enxergam ali a possibilidade de um recomeço. “Outros colégios desistem de alguns alunos tidos como problemáticos e os encaminham para um centro de ensino de jovens e adultos”, explica a coordenadora da escola, Cristina Sá.

      Todos os 14 Ciejas de São Paulo reservam um dia para os professores fazerem planejamento. Êda, a diretora do Cieja Campo Limpo, usa as sextas-feiras para discutir casos específicos dos alunos e para formar os educadores na filosofia da escola. Neste dia, não há aula. “É um trabalho de formiguinha”, diz a diretora. Vários professores não se adaptaram e pediram transferência. “Tem gente que não acredita em um ensino que não impõe autoridade. Nós acreditamos”, afirma Cristina.

      Num dos dias em que a Folha visitou a escola, um morador da mesma rua apareceu em frente à entrada, com um carrinho de sucata com o pneu furado, perguntando: “Cadê a dona Êda? Preciso de ajuda para arrumar meu pneu”. A naturalidade do pedido mostra como a integração com a comunidade funciona.

 

                     (http://arte.folha.uol.com.br. 30.11.2014. Adaptado)

Considere o trecho – “Tem gente que não acredita em um ensino que não impõe autoridade. Nós acreditamos…” – (segundo parágrafo), para responder à questão. 

 

Assinale a alternativa em que o trecho está corretamente reescrito, com todos os verbos no tempo passado.

  • a) Teria gente que não acreditaria em um ensino que não imporá autoridade. Nós acreditaremos.
  • b) Teve gente que não acreditou em um ensino que não impõe autoridade. Nós acreditamos.
  • c)  Tem gente que não acreditava em um ensino que não impunha autoridade. Nós acreditamos.
  • d) Tinha gente que não acreditava em um ensino que não impusesse autoridade. Nós acreditávamos.
  • e) Terá gente que não acreditasse em um ensino que não impusera autoridade. Nós acreditáramos.
#37419
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

 No Cieja (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) Campo Limpo, não se registram advertências aos estudantes nem há período de recuperação. Alunos com dificuldades nos colégios da região enxergam ali a possibilidade de um recomeço. “Outros colégios desistem de alguns alunos tidos como problemáticos e os encaminham para um centro de ensino de jovens e adultos”, explica a coordenadora da escola, Cristina Sá.

      Todos os 14 Ciejas de São Paulo reservam um dia para os professores fazerem planejamento. Êda, a diretora do Cieja Campo Limpo, usa as sextas-feiras para discutir casos específicos dos alunos e para formar os educadores na filosofia da escola. Neste dia, não há aula. “É um trabalho de formiguinha”, diz a diretora. Vários professores não se adaptaram e pediram transferência. “Tem gente que não acredita em um ensino que não impõe autoridade. Nós acreditamos”, afirma Cristina.

      Num dos dias em que a Folha visitou a escola, um morador da mesma rua apareceu em frente à entrada, com um carrinho de sucata com o pneu furado, perguntando: “Cadê a dona Êda? Preciso de ajuda para arrumar meu pneu”. A naturalidade do pedido mostra como a integração com a comunidade funciona.

 

                     (http://arte.folha.uol.com.br. 30.11.2014. Adaptado)

A situação apresentada no último parágrafo pode ser assim explicada:

  • a) um morador da mesma rua da diretora Êda vai ao Cieja para pedir um carrinho para vender sucata na comunidade.
  • b) um morador da comunidade, vendo seu carrinho precisando de reparo, vai ao Cieja para que a diretora Êda o ajude.
  • c) um morador de rua, passando pelo Cieja, procura pela diretora Êda para que ela o ajude como for possível.
  • d) um morador da mesma rua do Cieja vai até o colégio para deixar ali um carrinho de sucata quebrado para a diretora Êda.
  • e) um morador de rua achou um carrinho de sucata quebrado e foi ao Cieja para pedir a dona Êda que arranje um jeito de arrumar.
#37420
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

 No Cieja (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) Campo Limpo, não se registram advertências aos estudantes nem há período de recuperação. Alunos com dificuldades nos colégios da região enxergam ali a possibilidade de um recomeço. “Outros colégios desistem de alguns alunos tidos como problemáticos e os encaminham para um centro de ensino de jovens e adultos”, explica a coordenadora da escola, Cristina Sá.

      Todos os 14 Ciejas de São Paulo reservam um dia para os professores fazerem planejamento. Êda, a diretora do Cieja Campo Limpo, usa as sextas-feiras para discutir casos específicos dos alunos e para formar os educadores na filosofia da escola. Neste dia, não há aula. “É um trabalho de formiguinha”, diz a diretora. Vários professores não se adaptaram e pediram transferência. “Tem gente que não acredita em um ensino que não impõe autoridade. Nós acreditamos”, afirma Cristina.

      Num dos dias em que a Folha visitou a escola, um morador da mesma rua apareceu em frente à entrada, com um carrinho de sucata com o pneu furado, perguntando: “Cadê a dona Êda? Preciso de ajuda para arrumar meu pneu”. A naturalidade do pedido mostra como a integração com a comunidade funciona.

 

                     (http://arte.folha.uol.com.br. 30.11.2014. Adaptado)

Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal.

  • a) No Cieja Campo Limpo, não existe advertências aos estudantes nem se dedicam períodos à recuperação.
  • b)  No Cieja Campo Limpo, não há advertências aos estudantes nem se faz períodos de recuperação.
  • c) No Cieja Campo Limpo, não se faz advertências aos estudantes nem se dedica períodos à recuperação.
  • d) No Cieja Campo Limpo, não se fazem advertências aos estudantes nem existem períodos de recuperação.
  • e) No Cieja Campo Limpo, não se fazem advertências aos estudantes nem existe períodos de recuperação.
#37421
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

Uma loja recebeu uma caixa com menos de 300 camisetas e irá formar pilhas, todas com o mesmo número de camisetas. O funcionário encarregado pelo serviço, após verificar o número total de camisetas da caixa, percebeu que poderiam ser feitas pilhas com 7 ou com 9 ou com 12 camisetas em cada uma, mas que sempre sobrariam 3 camisetas na caixa. O número de camisetas que havia na caixa era

  • a) 240.
  • b) 260.
  • c) 255.
  • d) 235.
  • e) 275
#37422
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Uma pessoa colocou determinada quantidade de água em um balde, porém, devido ao calor intenso,2/15 dessa água evaporaram. Sabe-se que, da água que ficou no balde, 1,7 litro foi utilizado para regar plantas e que ainda restaram no balde 3/10 da quantidade inicial. A quantidade de água, em litros, que havia inicialmente no balde era

  • a) 2,8.
  • b) 3,0
  • c) 3,4.
  • d) 3,7.
  • e) 4,0.
#37423
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
2
médio

(1,0) 11 - 

Um acampamento de escoteiros reuniu 72 representantes de uma cidade, 54 de outra e 84 de uma terceira cidade. Para uma das atividades, os escoteiros foram divididos no maior número de grupos possível, garantindo que em cada grupo todos fossem da mesma cidade e que todos os grupos tivessem o mesmo número de pessoas. O total de grupos assim formados é igual a

  • a) 5
  • b) 7
  • c) 35
  • d) 70
  • e) 105
#37424
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 12 - 

Certo concurso público ofereceu 270 vagas no edital. Após as provas e a classificação dos candidatos, foram preenchidas, no primeiro mês, 1/3 das vagas existentes. No segundo mês, mesmo mantido o preenchimento das vagas anteriores, foram convocados mais 2/3 dos classificados restantes. E, no terceiro e último mês, também mantida a ocupação de todas as vagas anteriormente preenchidas, foram chamados os últimos classificados, não restando mais vagas remanescentes após a entrada em exercício de todos os convocados. Nesse caso, o número de classificados chamados no terceiro mês foi

  • a) 90.
  • b) 80
  • c) 30.
  • d) 120.
  • e) 60
#37425
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 13 - 

Uma empresa vendia um sabonete líquido tipo A em embalagem de 500 mL por R$ 10,00. Passou a vender esse sabonete líquido tipo A em embalagens de 400 mL por R$ 7,20. Considerando-se apenas as alterações de quantidade e de preço, houve, no preço da nova embalagem, de 400 mL,

  • a) uma redução de 20%
  • b) uma redução de 10%
  • c) uma redução de 5%
  • d) um aumento de 10%
  • e)  um aumento de 20%
#37426
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 14 - 

Um grupo de pessoas participou da fase final de um concurso, sendo que, nesse grupo, o número de mulheres era igual a 3/5 do número de homens. Sabe-se que, concluída a fase final, apenas 1/5 do número de homens e 1/3 do número mulheres foram aprovados, num total de 8 pessoas. 

O número de mulheres no grupo que iniciou a participação na fase final desse concurso era igual a

  • a) 18.
  • b)  9.
  • c) 12.
  • d) 21.
  • e) 15.
#37427
Banca
VUNESP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

A bipolarização do poder mundial – que vigorou desde o fim da Segunda Guerra Mundial até o final da década de 80 – manteve o mundo em permanente tensão, embora sem provocar confrontos armados diretos entre EUA e URSS. Este período ficou conhecido como:

  • a) Guerra Fria
  • b) Perestroika
  • c) Glasnost
  • d) Holocausto
  • e) Período Bipolar