Simulado Polícia Militar-PE - História e Geografia de Estados e Municípios 1 | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Polícia Militar-PE.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca UPENET-IAUPE, para nível Médio do cargo de Soldado. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Polícia Militar-PE.
*Conteúdo Programático do Simulado de História e Geografia de Estados e Municípios 1 do concurso Polícia Militar-PE.
Questões e Simulado de História e Geografia de Estados e Municípios do concurso do Polícia Militar-PE (PM-PE) para o cargo de Soldado da Polícia Militar.
- Questões de História e Geografia de Estados e Municípios.
Questões de GEOGRAFIA
Formação territorial de Pernambuco. 1.1 Processos de formação. 1.2 Mesorregiões. 1.3 Microrregiões. 1.4 Regiões de Desenvolvimento – RD. 2. Aspectos físicos. 2.1 Clima. 2.2 Vegetação. 2.3 Relevo. 2.4 Hidrografia. 3. Aspectos Humanos e indicadores sociais. 3.1 População. 3.2 Economia. 3.3 O espaço rural de Pernambuco. 3.4 Urbanização em Pernambuco. 3.5 Movimentos culturais em Pernambuco. 4. A questão Ambiental em Pernambuco.
Questões de HISTÓRIA
Ocupação pré-colonial do atual Estado de Pernambuco: Ocupação Pré-Histórica de Pernambuco;Características socioculturais das populações indígenas que habitavam o território do atual estado de Pernambuco, antes dos primeiros contatos euro-americanos.
A Capitânia de Pernambuco: a “Guerra dos Bárbaros”; a lavouras açucareira e mão de obra escrava; a Guerra dos Mascates; as instituições eclesiásticas e a sociedade colonial; Insurreição Pernambucana. A Província de Pernambuco no I e II Reinado: Pernambuco no contexto da Independência do Brasil;Movimentos Liberais: Confederação do Equador e Revolução Praieira;O tráfico transatlântico de escravos para terras pernambucanas;Cotidiano e formas de resistência escrava em Pernambuco;Crise da Lavoura canavieira;A participação dos políticos pernambucanos no processo de emancipação/abolição da escravatura. Pernambuco Republicano: Voto de Cabresto e Política dos governadores;Pernambuco sob a interventoria de Agamenon Magalhães; Movimentos sociais e repressão durante a Ditadura Civil - Militar (1964-1985) em Pernambuco;Herança afro-descente em Pernambuco;Processo político em Pernambuco (2001-2015).
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de História e Geografia de Estados e Municípios 1.
- #38659
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- História e Geografia de Estados e Municípios
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 1 -
No processo de formação do território pernambucano, a partir da chegada dos portugueses na Capitania de Pernambuco ou Nova Lusitânia, os primeiros núcleos de povoamento foram as Vilas de
- a) Itamaracá e Recife.
- b) Igarassu e Olinda.
- c) Igarassu e Recife.
- d) Recife e Olinda.
- e) Itamaracá e Igarassu.
- #38660
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- História e Geografia de Estados e Municípios
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Sobre a questão ambiental em Pernambuco, analise as proposições abaixo:
I. O aquecimento econômico da última década trouxe benefícios a diversos municípios e polos industriais em Pernambuco, como o aumento da oferta de empregos. No entanto, é importante que esse fenômeno de expansão econômica considere os recursos ambientais e seus limites de sustentabilidade.
II. Poluição hídrica, saneamento básico incipiente, deposição inadequada de resíduos sólidos, dentre outros, são exemplos de casos de degradação ambiental em Pernambuco que merecem atenção do Poder Público, da iniciativa privada e da sociedade civil no sentido de garantir, de forma articulada, o conhecimento das causas e efeitos a fim de mitigá-los.
III. O conhecimento dos principais problemas ambientais das cidades por parte dos seus cidadãos pode ser uma das ferramentas eficazes para combatê-los, exigindo o cumprimento da legislação vigente e praticando ações concretas em seu cotidiano.
IV. Conceber atividades humanas, considerando as questões ambientais, parece ser uma alternativa para modelos produtivos com menos agressão aos recursos naturais. Para tanto, o conjunto de tecnologias e criatividade pode ser o diferencial para o cenário ambiental de Pernambuco.
Está(ão) CORRETA(S)
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) II e III, apenas.
- d) I, II, III e IV.
- e) I e IV, apenas.
- #38661
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- História e Geografia de Estados e Municípios
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Leia com atenção o texto abaixo:
Posso sair daqui pra me organizar (x2)
Posso sair daqui pra desorganizar
Da lama ao caos, do caos à lama (x2)
o homem roubado nunca se engana
O sol queimou, queimou a lama do rio
Eu vi um chié andando devagar
E um aratu pra lá e pra cá
E um caranguejo andando pro sul
Saiu do mangue e virou gabiru
Ô Josué, eu nunca vi tamanha desgraça
Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça
Peguei um balaio fui na feira roubar tomate e cebola
Ia passando uma véia e pegou a minha cenoura
"Aê minha véia deixa a cenoura aqui
Com a barriga vazia eu não consigo dormir"
E com o bucho mais cheio comecei a pensar
Que eu me organizando posso desorganizar
Que eu desorganizando posso me organizar
Que eu me desorganizando posso me organizar.
Da lama ao caos, do caos à lama
o homem roubado nunca se engana
Da lama ao caos, do caos à lama
o homem roubado nunca se engana
Chico Science & Nação Zumbi. Da Lama Ao Caos. 1994.
Sobre ele, assinale a alternativa CORRETA.
- a) O texto faz referência ao ecossistema dos mangues como símbolo da miséria e da pobreza e ilustra a necessidade de se proporem alternativas para sua extinção, na medida em que colaboram com a desorganização da cidade do Recife e dificultam o desenvolvimento.
- b) Da lama ao caos, do caos à lama é uma obra, que exemplifica o movimento Manguebeat, ocorrido na década de 70, na cidade do Recife, no sentido de resgatar a desvalorização da cultura local, influenciando movimentos culturais externos.
- c) No trecho do texto: “Ô Josué, eu nunca vi tamanha desgraça”, o autor sinaliza a sua insatisfação com as heranças e influências culturais deixadas por Josué de Castro, Mestre Salustiano, Ariano Suassuna no surgimento do movimento Manguebeat, na década de 90.
- d) O texto ilustra um movimento de renovação e valorização da cultura pernambucana, denominado de Manguebeat, nascido na década de 90, na cidade do Recife, pautado na mobilização e na contestação social, e traz a ideia de caos como referência às desigualdades e aos conflitos sociais.
- e) No texto, o caranguejo e o aratu representam a abundância dos recursos da natureza presentes nos manguezais, sendo esses recursos os responsáveis pela redução da fome e da miséria e por significativos avanços sociais, vistos na década de 70, momento em que nascia o Movimento Manguebeat.
- #38662
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- História e Geografia de Estados e Municípios
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 4 -
Sobre as características e especificidades das Regiões de Desenvolvimento - RD do Estado de Pernambuco, analise os itens abaixo:
I. A RD do São Francisco concentra o PIB mais elevado do Estado de Pernambuco e se caracteriza pela tendência de expansão da ocupação humana em razão dos incentivos promovidos pelos gestores públicos para o desenvolvimento do maior polo industrial de confecções do estado e crescimento da fruticultura, sobretudo para abastecimento interno.
II. Pode-se observar, na RD da Mata Sul, uma tendência de diversificação e ampliação das atividades econômicas, a partir da implementação de projetos indutores do desenvolvimento dos quais se destacam a instalação do Polo Farmacoquímico de Pernambuco e uma unidade da Fábrica de Automóveis Fiat no Município de Goiana.
III. A RD Metropolitana possui o maior quantitativo populacional e apresenta maior concentração de empreendimentos econômicos, com destaque para os que se originaram com a instalação do Complexo Industrial e Portuário de Suape, que tem atraído diversos investimentos, inclusive os do setor imobiliário nas localidades próximas ao referido empreendimento.
IV. Na RD do Agreste Setentrional, especialmente nos Municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, observa-se um significativo crescimento dos centros urbanos em razão, sobretudo, dos incentivos ao polo industrial de confecções.
Estão CORRETOS apenas
- a) I e II.
- b) I, II e IV.
- c) II e III.
- d) III e IV.
- e) I, III e IV.
- #38663
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- História e Geografia de Estados e Municípios
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Sobre o relevo de Pernambuco, assinale a alternativa CORRETA.
- a) As planícies costeiras localizam-se na porção Leste de Pernambuco do Grupo Barreiras e são modeladas por cursos fluviais, como o de São Francisco, e demais rios igualmente intermitentes.
- b) Os compartimentos regionais do relevo de Pernambuco são, em sua maioria, caracterizados por cotas altimétricas superiores a 1.500m de altitude.
- c) Inselbergues são relevos residuais encontrados nas planícies costeiras e nos tabuleiros costeiros de Pernambuco.
- d) Depressões sertanejas localizam-se nas regiões de interface entre o Planalto da Borborema e as planícies costeiras.
- e) No semiárido de Pernambuco, é comum a presença de superfícies aplainadas, conhecidas como pediplanos.
- #38664
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- História e Geografia de Estados e Municípios
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Em junho de 2010, o Estado de Pernambuco foi acometido por uma catástrofe resultante de altas taxas de precipitação pluviométrica em curto espaço de tempo. Considerando os aspectos físicos de Pernambuco, analise as proposições abaixo:
I. Uma forte onda de leste atingiu o Estado, acarretando enxurradas violentas, sobretudo nos rios Una e Jaboatão. O fenômeno trouxe sérias consequências como inundação e destruição em várias regiões, em diferentes municípios.
II. Os Municípios de Barreiros e Palmares foram exemplos da destruição decorrente das fortes chuvas. Deve-se destacar o fato de ambas as cidades localizarem-se na Zona da Mata, região que apresenta uma das maiores isoietas médias anuais de Pernambuco.
III. As atividades antrópicas potencializam os efeitos de grandes eventos de precipitação pluviométrica, na medida em que atuam com o desmatamento de locais próximos aos rios, impermeabilização do solo e ocupação desordenada em áreas de risco geológico.
IV. As perdas e os danos decorrentes de eventos chuvosos de grande magnitude podem ser minimizados, na medida em que sejam retiradas todas as obras de contenção de águas, como as barragens, extinguindo a vulnerabilidade de regiões com alto volume hídrico represado.
Estão CORRETAS apenas
- a) I, II e III.
- b) I e III.
- c) I e II.
- d) II, III e IV.
- e) I, III e IV.
- #38665
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- História e Geografia de Estados e Municípios
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Alguns estudos justificam que o nome do Estado de Pernambuco provém da derivação do tupi, que significa „furo de mar?. Outros indicam que o significado seja „mar comprido?. Ambas as etimologias associam Pernambuco às influências marinhas.
Considerando as características gerais do clima de Pernambuco, analise as proposições abaixo:
I. A porção leste do Estado de Pernambuco apresenta menores amplitudes térmicas em decorrência do seu limite com o Oceano Pacífico que apresenta as maiores cotas pluviométricas. Na porção oeste, as amplitudes térmicas são maiores.
II. O regime anual de precipitações pluviométricas no semiárido é menor que no litoral, porém tal regime apresenta distribuição mais homogênea no semiárido, em decorrência da Frente Polar Atlântica e de suas maiores chuvas que ocorrem entre o outono e o inverno.
III. Os brejos de altitude apresentam índices pluviométricos mais elevados do que em outras regiões do semiárido em decorrência de suas altitudes e chuvas orográficas, como nos Municípios de Triunfo e Garanhuns.
IV. Em linhas gerais, Pernambuco apresenta climas quentes em decorrência da ação da latitude e modestas cotas altimétricas. As porções com temperaturas mais amenas são as superfícies de cimeira.
Estão CORRETAS apenas
- a) I e II.
- b) III e IV.
- c) I e III.
- d) II e III.
- e) II e IV.
- #38666
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- História e Geografia de Estados e Municípios
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O olhar geográfico possibilita analisar e compreender o espaço onde as sociedades humanas estão inseridas. No caso de Pernambuco e de seus aspectos geográficos, é INCORRETO afirmar que o Estado apresenta
- a) localização totalmente na porção tropical do Brasil.
- b) maior densidade demográfica na porção Leste, sobretudo na Região Metropolitana do Recife – RMR.
- c) extensão territorial no sentido Norte/Sul maior que no sentido Leste/Oeste.
- d) limites interestaduais com os Estados do Ceará, Paraíba, Alagoas, dentre outros.
- e) cinco mesorregiões com características geográficas peculiares.
- #38667
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- História e Geografia de Estados e Municípios
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Maurício de Nassau chegou a Pernambuco em 1637, pretendendo pacificar a região e governar com a colaboração dos luso-brasileiros. Sobre o governo de Nassau, analise as proposições abaixo.
I. Fundou, no interior da capitania, o Arraial do Bom Jesus para concentrar a resistência holandesa e, usando a tática de guerrilha, minar a resistência dos pernambucanos.
II. A Companhia das Índias Ocidentais concedeu créditos aos senhores de engenho para o reaparelhamento das propriedades, a recuperação dos canaviais e a compra de escravos.
III. Nassau estimulou a vida cultural e investiu em obras urbanas, nos domínios holandeses. A cidade do Recife foi beneficiada com a construção de casas, pontes e obras sanitárias.
IV. Embora o objetivo dos holandeses fosse o de expandir sua fé religiosa, o luteranismo, outras religiões foram toleradas, exceto o judaísmo.
Está CORRETO o que se afirma em
- a) I e II, apenas.
- b) II e III, apenas.
- c) I, II e III, apenas.
- d) II, III e IV, apenas.
- e) I, II, III e IV.
- #38668
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- História e Geografia de Estados e Municípios
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Sobre a Revolução Pernambucana de 1817, é INCORRETO afirmar que
- a) os diversos grupos sociais envolvidos na revolta tinham como consenso o objetivo de proclamar a república.
- b) o movimento se inspirou na luta pela implantação de ideais democráticos no Estado Polonês, a qual se solidificou com a carta constitucional polonesa, que ficou conhecida como “A Polaca”.
- c) os rebeldes, que tomaram o poder em Pernambuco, construíram um governo provisório, que decidiu extinguir alguns impostos e elaborar uma constituição, decretando a liberdade religiosa e de imprensa e a igualdade para todos, exceto para os escravos.
- d) apesar de ter fracassado, a Revolução Pernambucana foi o movimento mais importante de todos os outros precursores da independência, porque ultrapassou a fase de conspiração, e os revoltosos chegaram ao poder.
- e) tropas reais, enviadas por mar e terra, ocuparam a capital de Pernambuco, desencadeando intensa repressão. Os principais líderes foram presos e sumariamente executados.
- #38669
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- História e Geografia de Estados e Municípios
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Sobre as regiões de Pernambuco, analise as afirmações abaixo.
I. Na Zona da Mata, o clima é quente e úmido; o relevo se caracteriza por apresentar colinas convexas, que surgem dominantemente em terrenos cristalinos da porção oriental do estado, principalmente na Mata Sul assim como apresenta médias anuais de chuvas superiores a 1.800mm, com temperaturas anuais em torno de 24ºC.
II. No Sertão, sobretudo a partir de Arcoverde, o relevo se mostra com predominância de superfície aplainada, denominado de pediplanos, com relevos residuais, também conhecidos como inselbergues. Apresenta precipitações anuais iguais ou inferiores a 800mm. Também são encontradas “ilhas de umidade”, ou brejos, onde se observam índices de chuvas em torno de 900 a 1.000 mm.
III. O Agreste marca a transição entre a Zona da Mata e o Sertão. A policultura e a pecuária de corte são as principais atividades econômicas. Os rios são predominantemente perenes, sendo constatados, apenas, pela forma do leito e pela existência de alguns poços.
Somente está CORRETO o que se afirma em
- a) I e II.
- b) II e III.
- c) I e III.
- d) II.
- e) III.