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Simulado Polícia Militar-PB - Português 1 | CONCURSO

Simulado Polícia Militar-PB - Português 1

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Polícia Militar-PB.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca IDECAN, para nível Médio do cargo de Soldado da Polícia Militar. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Polícia Militar-PB.

*Conteúdo Programático do Simulado de Português 1 do concurso Polícia Militar-PB.

  1. Compreensão e intelecção de textos.
  2. Tipologia textual.
  3. Coesão e coerência.
  4. Figuras de linguagem.
  5. Ortografia.
  6. Acentuação gráfica.
  7. Emprego do sinal indicativo de crase.
  8. Formação, classe e emprego de palavras.
  9. Sintaxe da oração e do período.
  10. Pontuação.
  11. Concordância nominal e verbal.
  12. Colocação pronominal.
  13. Regência nominal e verbal. 14. Equivalência e transformação de estruturas. 15. Paralelismo sintático.
  14. Relações de sinonímia e antonímia.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 1.

#40941
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Ao analisar a estrutura do texto, percebe-se que se trata de um grande “bloco”, formado por um único parágrafo. Assinale a opção que melhor estabelece uma relação entre a forma do texto e o conteúdo abordado.

  • a) A forma do texto sugere a sensação de liberdade apresentada pelo autor.
  • b) A forma do texto simboliza o sentimento de opressão vivenciado pelos escreventes.
  • c) A forma do texto inviabiliza o ideal de liberdade proposto no texto.
  • d) A forma livre do texto invalida a percepção de que os escreventes estão oprimidos.
#40942
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

É possível perceber que há, no texto, várias referências a um interlocutor ou receptor. Desse modo, indique a opção que nãoevidencia essa característica.

  • a) “largue tudo de repente sob os olhares à sua volta,”
  • b) “faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos”
  • c) “os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários”
  • d) “Mas nao exagere na medida e suba sem demora ao quarto”
#40943
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

O texto começa com a expressão “Nesta sala”. Sobre o emprego do pronome demonstrativo “esta” que se encontra contraído em tal expressão, é correto afirmar que:

  • a) indica que uma ideia citada anteriormente está sendo retomada.
  • b) revela proximidade entre o enunciador e o espaço narrado.
  • c) indica que o leitor encontra-se no espaço narrado.
  • d) revela distanciamento entre o enunciador e o espaço narrado.
#40944
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 4 - 

No fragmento “onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom-senso do mundo”, o pronome “onde” poderia ser substituído, mantendo-se o sentido original do texto, pela seguinte estrutura:

  • a) para a qual
  • b) a qual
  • c) na qual
  • d) sobre a qual
#40945
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

O texto pode ser entendido também como um convite ao leitor para mudar de realidade. Um elemento gramatical que contribui para esse efeito e:

  • a) a grande quantidade de vocativos.
  • b) a escassez de adjetivos no texto.
  • c) o uso da Norma Culta da Lingua.
  • d) o emprego recorrente do modo imperativo.
#40946
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Em “Feito um banhista incerto”, percebe-se que se indica, corretamente, a classe gramatical de uma dessas palavras em:

  • a) “incerto” - advérbio
  • b) “um” - artigo indefinido
  • c) “um” - numeral
  • d) “banhista” - adjetivo
#40947
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 7 - 

Os parênteses, geralmente, introduzem um comentário acessório no texto. Assim, em “(espécie da qual voce, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído)”, considerando o contexto, com o trecho em destaque; o autor pretende dizer que o interlocutor:

  • a) sente-se antiquado, obsoleto.
  • b) não é muito sociável.
  • c) não se sente ser humano.
  • d) fala pouco no trabalho.
#40948
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Em “Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto”, além de um papel sintático a pontuação cumpre um efeito importante, pois:

  • a) impede duplas interpretações.
  • b) isola o aposto.
  • c) reforça a ideia de lentidão.
  • d) indica uma enumeração de termos de mesma função.
#40949
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Considerando a tipologia que caracteriza o texto em análise, é correto afirmar que se trata da:

  • a) argumentativa
  • b) narrativa
  • c) descritiva
  • d) expositiva
#40950
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 10 - 

Considerando o contexto e o fragmento “os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida.", conclui-se o seguinte motivo pelo qual a condução da limpeza não fora conhecida pelo interlocutor:

  • a) falta de interesse do interlocutor
  • b) incapacidade das empregadas.
  • c) desconhecimento das tarefas diárias.
  • d) falta de tempo em função do trabalho