Simulado POLÍCIA CIENTÍFICA – PE | Médico Legista | CONCURSO
SIMULADO POLÍCIA CIENTÍFICA – PE | MÉDICO LEGISTA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso POLÍCIA CIENTÍFICA – PE para o cargo de Médico Legista.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CESPE para o concurso POLÍCIA CIENTÍFICA – PE. Estas questões são especificamente para o cargo de Médico Legista, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado POLÍCIA CIENTÍFICA – PE | Médico Legista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso POLÍCIA CIENTÍFICA – PE.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #112257
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Científica-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Considerando o que dispõe o CPP relativamente à ação penal, assinale a opção correta.
- a) Nos crimes que se processem mediante ação penal que exija representação, esta será retratável mesmo após o recebimento da denúncia.
- b) Cônjuge, ascendente, descendente ou irmã(o) tem o direito de oferecer a queixa e prosseguir na ação penal privada em caso de morte do ofendido.
- c) Tanto a renúncia quanto o perdão, institutos que se estendem aos corréus e extinguem a punibilidade, independentemente de aceite, são atos unilaterais de desistência do ofendido em relação à ação penal privada.
- d) Admite-se ação penal privada subsidiária da pública no caso de o Ministério Público manifestar-se pelo arquivamento do IP ou deixar de oferecer denúncia no prazo legal.
- e) Em se tratando de ação penal pública condicionada, qualquer cidadão poderá provocar a iniciativa do Ministério Público para a propositura da ação penal, fornecendo-lhe informações sobre o fato e a autoria e indicando o tempo, o lugar e os elementos de convicção.
- #112258
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Científica-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Acerca dessa situação hipotética e do que prevê a lei que regulamenta a prisão temporária, assinale a opção correta.
- a) Não se admite que o juiz decrete a prisão temporária de Juliano porque o crime de latrocínio não consta do rol taxativo previsto na lei.
- b) Se a autoridade policial liberar Juliano após o esgotamento do prazo legal da prisão temporária, sem a expedição do respectivo alvará de soltura pela autoridade judiciária competente, essa conduta da autoridade será ilegal.
- c) Estão presentes os motivos legais que justificam a decretação, de ofício, da prisão temporária de Juliano pela autoridade judiciária, por estar provada a materialidade do crime e haver indícios suficientes de autoria.
- d) O fato de o indiciado ter confessado a autoria do delito, por si só, não justifica a decretação da prisão temporária pelo juiz, a qual, considerando os requisitos legais, deverá ser feita a partir de representação do delegado ou de requerimento do Ministério Público.
- e) O juiz deverá decretar a prisão temporária de Juliano, por ele não exercer atividade laborativa regularmente e ter sido preso pela prática de crime hediondo punido com reclusão.
- #112259
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Científica-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Compete ao tribunal do júri processar e julgar o crime de
- a) homicídio culposo.
- b) rixa com resultado morte.
- c) lesão corporal seguida de morte.
- d) induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio.
- e) latrocínio.
- #112260
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Científica-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Em relação ao direito processual penal, assinale a opção correta.
- a) De acordo com o procedimento especial de apuração dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos contra a administração pública, previsto no CPP, recebida a denúncia e cumprida a citação, o juiz notificará o acusado para responder a acusação por escrito, dentro do prazo legal.
- b) A interceptação telefônica será determinada pelo juiz na hipótese de o fato investigado constituir infração penal punida com pena de detenção.
- c) A decisão que autoriza a interceptação telefônica deve ser fundamentada, indicando a forma de execução da diligência, que não poderá exceder o prazo legal nem ser prorrogada, sob pena de nulidade.
- d) A lei processual penal brasileira adota o princípio da absoluta territorialidade em relação a sua aplicação no espaço: não cabe adotar lei processual de país estrangeiro no cumprimento de atos processuais no território nacional.
- e) A lei processual penal não admite o uso da analogia ou da interpretação extensiva, em estrita observância ao princípio da legalidade.
- #112261
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Científica-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Com base nas disposições expressas na Lei n.º 6.425/1972 — regime jurídico peculiar aos funcionários policiais civis do estado de Pernambuco —, assinale a opção correta.
- a) É permitido, como forma de provimento, o acesso a cargo da Polícia Civil a servidor de outras carreiras policiais, sendo exigida, no entanto, a prévia aprovação do servidor em curso específico de formação profissional realizado pela Academia de Polícia Civil.
- b) De acordo com as atribuições e complexidades do cargo ocupado pelo servidor policial civil, admite-se a acumulação da gratificação de função policial com outras gratificações referentes a risco de vida.
- c) Para efeito de acumulação, é considerado como técnico o cargo de natureza policial para cujo preenchimento se exija diploma de curso universitário ou equivalente.
- d) A função policial é incompatível com o desempenho de qualquer outra atividade pública ou privada, de modo que não se permite que o policial civil acumule cargos, salvo quando se tratar de dois cargos de natureza policial.
- e) Por força da peculiaridade da função policial, aos servidores policiais civis do estado de Pernambuco se aplica exclusivamente a Lei n.º 6.425/1972, não estando referidos servidores sujeitos ao regime jurídico do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado (Lei n.º 6.123/1968).
- #112262
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Científica-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
No que se refere às transgressões disciplinares, sua apuração e às sanções para elas previstas, assinale a opção correta de acordo com as disposições estatutárias vigentes.
- a) Quando da aplicação das penas disciplinares, deverão ser considerados, entre outros aspectos, a natureza da transgressão, sua gravidade, a repercussão do fato, os danos decorrentes para o serviço público e a reincidência, sendo causa agravante o cometimento da falta disciplinar em concurso com dois ou mais servidores.
- b) Estará sujeito à pena de suspensão o policial civil que exercer cumulativamente, de maneira indevida, dois ou mais cargos ou funções públicas.
- c) A instauração do competente processo administrativo disciplinar, precedido de sindicância, é imprescindível para a aplicação das penalidades de repreensão, suspensão e demissão.
- d) Em processo disciplinar, julgada procedente a arguição de suspeição em relação a membro da comissão permanente de disciplina, tal membro perderá seu mandato até a conclusão e o julgamento do referido processo.
- e) No caso em que a falta disciplinar for considerada leve e a transgressão tiver sido praticada na presença da autoridade competente para a aplicação da sanção, a pena de repreensão será aplicada verbalmente.
- #112263
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Científica-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Em relação à competência para a aplicação das penas disciplinares previstas no Estatuto do Policial Civil do Estado de Pernambuco, assinale a opção correta.
- a) A competência do secretário de Defesa Social para a aplicação de penas disciplinares limita-se à aplicação de repreensão e de suspensão por período superior a vinte dias.
- b) Se a presença de servidor e a sua permanência no exercício da função policial puder interferir na apuração de transgressão disciplinar a ele atribuída, o titular da apuração, qualquer que seja o seu cargo, deverá determinar a suspensão preventiva do servidor por até trinta dias.
- c) Sendo contumaz a prática de transgressões disciplinares, qualquer que seja a sua natureza, a aplicação da respectiva sanção disciplinar será da competência exclusiva do secretário de Defesa Social.
- d) O governador do estado detém competência apenas para a aplicação das penas de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade.
- e) São competentes para a aplicação da sanção de suspensão por período de até dez dias os titulares de delegacias, os delegados de polícia, os médicos legistas e os peritos criminais.
- #112264
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Científica-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A quantidade de linhas da tabela verdade associada à proposição P1 é igual a
- a) 32.
- b) 2.
- c) 4.
- d) 8.
- e) 16.
- #112265
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Científica-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Assinale a opção que apresenta uma negação correta da proposição P1.
- a) Se não há punição de criminosos, então não há investigação ou o suspeito não é flagrado cometendo delito.
- b) Há punição de criminosos, mas não há investigação nem o suspeito é flagrado cometendo delito.
- c) Há investigação ou o suspeito é flagrado cometendo delito, mas não há punição de criminosos.
- d) Se não há investigação ou o suspeito não é flagrado cometendo delito, então não há punição de criminosos.
- e) Se não há investigação e o suspeito não é flagrado cometendo delito, então não há punição de criminosos.
- #112266
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Científica-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Pretende-se acrescentar ao conjunto de proposições P1, P2 e P3 uma nova proposição, P0, de modo que o argumento formado pelas premissas P0, P1, P2 e P3, juntamente com a conclusão “A população não faz justiça com as próprias mãos” constitua um argumento válido. Assinale a opção que apresenta uma proposta correta de proposição P0
- a) Há investigação ou o suspeito é flagrado cometendo delito.
- b) Não há investigação ou o suspeito não é flagrado cometendo delito.
- c) Não há investigação e o suspeito não é flagrado cometendo delito.
- d) Se o suspeito é flagrado cometendo delito, então há punição de criminosos.
- e) Se há investigação, então há punição de criminosos.
- #112267
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Científica-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Com relação a atos libidinosos, assinale a opção correta.
- a) A cópula tópica caracteriza-se por contatos lúbricos que envolvam órgão sexual de um indivíduo com parte extragenital corporal do parceiro.
- b) Na anilíngua, ocorre a prática libidinosa caracterizada pelo contato sexual oro-anal.
- c) A masturbação é a prática libidinosa do indivíduo em si próprio.
- d) Na conjunção carnal, deve ocorrer a concretização do orgasmo ou da ejaculação.
- e) Para que aconteça o ato libidinoso, é necessário o contato físico entre os órgãos copuladores de indivíduos do sexo oposto ou do mesmo sexo.
- #112268
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Científica-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Para o estudo da sexualidade anômala, quando se adota o Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria, pode-se observar que os transtornos da sexualidade são divididos em disfunções sexuais, transtornos de identidade de gênero e parafilias. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
- a) As parafilias não chegam a causar sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo ao funcionamento social ou ocupacional do indivíduo.
- b) A aversão e a esquiva ativa ao contato sexual ou genital, com acentuado sofrimento ou dificuldade interpessoal, constituem exemplos de parafilias.
- c) As disfunções sexuais caracterizam-se por perturbação do desejo sexual e por alterações psicofisiológicas que comprometem o ciclo da resposta sexual normal, causando, concomitantemente, sofrimento acentuado e dificuldade interpessoal.
- d) Os transtornos de sexualidade não constituem, em princípio, infrações penais, mas podem representar fatores criminógenos, embora não contribuam para a violência.
- e) Transtorno de identidade de gênero constitui-se por forte identificação sexual com o gênero oposto ao que lhe é atribuído, sendo naturalmente desacompanhado de desconforto ou de insatisfação.
- #112269
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Científica-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Assinale a opção que apresenta corretamente um ato libidinoso e a sua respectiva definição.
- a) Dollismo é a atração lasciva preferencial por prostitutas.
- b) Troilismo é a prática sexual entre duas pessoas do mesmo sexo.
- c) Andromimetofilia é predileção sexual para atos com parceiros de ambos os sexos.
- d) Apotemofilia é o prazer sexual com pessoas amarradas.
- e) Pigmalionofilia é a atração sexual patológica por estátuas.
- #112270
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Científica-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
De acordo com a himenologia, é correto afirmar que
- a) o hímen tem uma face vaginal ou externa e uma face vulvar ou interna.
- b) no hímen, a orla situa-se internamente ao óstio.
- c) a borda de inserção, no hímen, relaciona-se com as paredes vaginais e a borda livre, com o óstio.
- d) a prática de ato libidinoso diverso de conjunção carnal desvirgina a mulher.
- e) o hímen é um folheto epidérmico duplo, entremeado por estroma conjuntivo, contendo delicadas fibras elásticas e colágenas, inervação e vascularização.
- #112271
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Científica-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
No que se refere à classificação dos himens, assinale a opção correta.
- a) Complacente é o hímen que jamais se rompe.
- b) Labiado é o hímen de óstio único, centralizado e em forma de anel.
- c) Cribiforme é o hímen com um óstio.
- d) Helicoide é o hímen cuja orla descreve uma espiral, o que não faz coincidirem seus extremos.
- e) Septado é o hímen sem perfuração.