Simulado PM-PE | CONCURSO
SUMULADO PM-PE
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso PM-PE .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da PM-PE que foi organizado pela UPENET/IAUPE. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores PM-PE , portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Sumulado PM-PE contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso PM-PE .
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso PM-PE . Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Soldado da Polícia Militar. Se você esta estudando para ser aprovado para Soldado da Polícia Militar não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO PM-PE
Para realizar o simulado PM-PE você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado PM-PE você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para PM-PE é aqui!
- #174491
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
O título de um texto pode destacar não só o seu tema como também o ponto de vista do autor sobre esse tema. Considerando o Texto 1, assinale o título que sintetiza o ponto de vista do autor acerca do serviço público.
- a) Serviço público: áreas de atuação
- b) Como conseguir um emprego público
- c) Requisitos legais para ser servidor público
- d) A função social do servidor público
- e) A estabilidade do serviço público
- #174492
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Analise as informações a seguir.
1. As pessoas que trabalham em instituições de segurança nacional são servidores públicos.
2. Para concorrer a uma vaga no serviço público, os cidadãos devem atender a alguns requisitos.
3. Servidores públicos têm os melhores salários, quando comparados aos da iniciativa privada.
4. No Brasil, a sociedade costuma reconhecer e admirar o trabalho dos servidores públicos.
Estão em conformidade com as informações do Texto 1,
- a) 1 e 2.
- b) 1 e 3.
- c) 1 e 4.
- d) 2 e 3.
- e) 2 e 4.
- #174493
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Pode-se admitir que uma palavra ou expressão está em relação de oposição com outra, quando entre elas se estabelece um contraste de sentidos. No Texto 1, observam-se sentidos opostos entre:
- a) servidor público e funcionário público.
- b) hospital público e escola pública.
- c) comunidade e população.
- d) estatuto e regras.
- e) serviço público e atividade privada.
- #174494
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
No Texto 1, por meio da expressão destacada, o autor sinaliza equivalência de sentidos entre dois segmentos no seguinte trecho:
- a) “Entende-se que o conjunto de serviços prestados pelo Estado deve ser gerenciado por servidores públicos, por isso eles trabalham para a comunidade, ou seja, para a população como um todo.” (1º parágrafo)
- b) “Como regra geral, todo servidor público pode conseguir um emprego através da prestação de um concurso. Assim, podem concorrer todos os cidadãos que preencham os requisitos estabelecidos por lei”. (2º parágrafo)
- c) “Cada servidor público exerce sua atividade em determinada área. Por exemplo, existe o corpo de professores, de trabalhadores da saúde, da polícia, etc.” (3º parágrafo)
- d) “Este tipo de regulamentação faz com que os servidores públicos não estejam sujeitos às leis do mercado próprias da atividade do setor privado, já que suas funções têm um caráter essencialmente social.” (3º parágrafo)
- e) “Esse estatuto estabelece as regras que delimitam suas funções, assim como o regime sancionador que pode atingir os trabalhadores.” (4º parágrafo)
- #174495
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Acerca de elementos coesivos presentes no Texto 1, analise as afirmações a seguir.
1. A repetição da expressão “servidor público” em todos os parágrafos do texto contribui para a manutenção do tema ao longo de todo o texto.
2. No trecho: “Uma vez aprovado no exame, o servidor público pode assegurar seu lugar e obter um cargo de trabalho específico à sua função.”, o autor optou pelo uso de uma forma singular, mas o leitor deve perceber que a afirmação que vem na sequência vale para todos os servidores públicos.
3. No trecho: “Esses trabalhadores existem em todos os países e têm um valor estratégico para o conjunto da sociedade.”, as formas verbais “existem” e “têm” compartilham o mesmo sujeito, razão pela qual ele não precisou ser repetido antes de “têm”.
4. No trecho: “No entanto, independentemente do tipo de avaliação feita sobre esses empregados, sua função social é indiscutível.”, o segmento destacado deve ser compreendido como: “a função social desses empregados” (os funcionários públicos).
Estão CORRETAS:
- a) 1, 2 e 3, apenas.
- b) 1, 2 e 4, apenas.
- c) 1, 3 e 4, apenas.
- d) 2, 3 e 4, apenas.
- e) 1, 2, 3 e 4.
- #174496
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
“Pode-se dizer que [a atividade pública] é um trabalho invejado especialmente em época de crise. Por outro lado, em certas ocasiões, os funcionários ou servidores públicos são percebidos de maneira crítica por alguns setores da sociedade (...)”.
Com a expressão destacada, o autor:
- a) acrescenta novos argumentos a favor da vantagem de se ter um emprego público.
- b) argumenta a favor da importância de que se reveste a atividade pública na nossa sociedade.
- c) estabelece uma dúvida quanto a valorizar ou não o trabalho do servidor público na sociedade.
- d) introduz um contraste entre as formas como as pessoas veem o trabalho do servidor público.
- e) justifica por que alguns setores da sociedade depreciam o trabalho dos servidores públicos.
- #174497
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Assinale a alternativa na qual as normas da concordância foram plenamente atendidas.
- a) A maioria dos funcionários públicos que trabalham comigo cumpre suas obrigações satisfatoriamente.
- b) Antigamente, de fato, haviam muitos funcionários públicos que não valorizavam sua profissão.
- c) A má fama se generalizou no funcionalismo público porque não se considerou os bons trabalhadores.
- d) São melhores trabalhadores aqueles que se propõe a enfrentar os problemas diários com otimismo.
- e) Sem dúvida, tem havido uma renovação, e agora só resta poucos servidores públicos descomprometidos.
- #174498
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Palavras semelhantes na pronúncia, mesmo com sentidos e funções diferentes, podem suscitar dúvidas na escrita. Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada está escrita com a grafia adequada para o sentido em que ela foi empregada no enunciado.
- a) Muitos criticam os servidores públicos, mais têm inveja de quem já conquistou sua vaga.
- b) Há quem diga que ele trabalha pouco, ou seja, pode-se dizer que ele é um mal servidor.
- c) Em tempos de crise, a procura por emprego público aumenta, por que todos buscam segurança.
- d) O servidor público deve está atento às oportunidades de formação continuada que surgem.
- e) Por que um emprego público? Pense bem sobre suas razões, pois esse porquê é tudo.
- #174499
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Para uma leitura adequada do Texto 2, é indispensável a apreciação de seus recursos expressivos. Acerca de tais recursos, analise as afirmativas a seguir:
1. O tom sério, confessional, como o narrador assume o seu “crime” só pode ser admitido se o texto for considerado no plano ficcional, literário.
2. A linguagem rebuscada, rigorosamente atenta à norma culta, destoa da situação narrativa a tal ponto que impede que a história possa ser aceita, mesmo como ficção.
3. A flor aparece no texto como elemento personificado, isto é, com características e ações humanas, como “não estar feliz”, “agradecer” e “empalidecer”.
4. A percepção do porteiro em relação à flor, revelada por sua fala no desfecho da história, coincide com os sentimentos e a percepção fantasiosa do narrador.
Estão CORRETAS, apenas:
- a) 1 e 2.
- b) 1 e 3.
- c) 1, 3 e 4.
- d) 2 e 3.
- e) 2, 3 e 4.
- #174500
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Assinale a alternativa em que todas as formas verbais estão CORRETAMENTE flexionadas.
- a) Se nós mantêssemos vigilância constante nos jardins da cidade, não haveria tantas flores roubadas.
- b) Um homem tentou roubar uma flor do jardim, mas o vigilante interviu e não permitiu o roubo.
- c) Nós requisemos nosso dinheiro de volta quando compramos flores e elas logo murcharam.
- d) Se você vier a minha casa, por favor, não traga flores roubadas de algum jardim.
- e) É tão interessante saber que as pessoas se entreteram com uma simples flor!
- #174501
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Algumas formas verbais recebem acento gráfico quando se ligam a pronomes átonos, como “conservá-la”. Assinale a alternativa em que a forma verbal está CORRETAMENTE acentuada ou está, CORRETAMENTE, sem acento gráfico.
- a) Não gosto muito da bolsa que comprei. Resolvi da-la de presente.
- b) Li um texto maravilhoso em inglês. Estou pensando em traduzí-lo.
- c) Já lhe disse o recado duas vezes e agora tenho que repetí-lo novamente.
- d) Apesar de gostar muito da minha casa, sei que algum dia terei que vendê-la.
- e) Conheci um servidor público excepcional. Era preciso distinguí-lo dos demais.
- #174502
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Sabemos que a vírgula pode ser empregada, também, como um recurso estilístico. No Texto 2, por exemplo, a vírgula é facultativa no seguinte trecho:
- a) “Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia.”
- b) “O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor.”
- c) “Eu a furtara, eu a via morrer.”
- d) “Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la.”
- e) “– Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!”
- #174503
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Na leitura e interpretação do Texto 3, o leitor deve considerar tanto o texto verbal (o que é composto pelas palavras) quanto o texto não verbal, isto é, as imagens e os demais recursos gráficos.
Sobre o modo como os recursos verbais e os não verbais são empregados no Texto 3, analise as afirmativas a seguir.
1. No texto verbal, o emprego do recurso gráfico das letras maiúsculas (DESACATO) pretende destacar o tema.
2. Na figura humana da direita, os três traços próximos ao rosto e o dedo em riste indicam movimento e uma postura ativa, agressiva. Tais recursos são apropriados para representar um ataque ao funcionário.
3. Imagens no balão de fala da figura humana à direita, como cobra e bomba, além de sobrancelhas arqueadas e dentes à mostra, são recursos que conferem agressividade à cena.
4. As duas figuras humanas se assemelham, tanto pelos traços estilísticos do artista quanto pela postura igualmente passiva, como tais figuras são retratadas no texto.
Estão CORRETAS:
- a) 1, 2 e 3, apenas.
- b) 1, 2 e 4, apenas.
- c) 1, 3 e 4, apenas.
- d) 2, 3 e 4, apenas.
- e) 1, 2, 3 e 4.
- #174504
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Releia este trecho da parte verbal do Texto 3:
“Ofender um funcionário público que está exercendo seu trabalho é crime de desacato.”.
Com o segmento destacado, o autor pretendeu:
- a) especificar a situação em que o funcionário público está acobertado pela lei: quando está trabalhando.
- b) justificar as razões por que a lei considera o desacato um crime: porque o funcionário está trabalhando.
- c) inserir um trecho conclusivo: quem ofende funcionário público durante o trabalho comete crime.
- d) destacar as consequências advindas do desacato: quem o cometer será considerado criminoso.
- e) apresentar a condição necessária para o agressor ser punido: o funcionário tem que exercer uma função.
- #174505
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Polícia Militar-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Determinado setor abastece diariamente sua frota com gasolina, diesel e etanol. Sabe-se que a quantidade diária de litros de etanol é o triplo da de gasolina; a de etanol e diesel juntas é de 300 litros; e a de diesel e gasolina soma 200 litros.
Quantos litros de combustível esse setor abastece diariamente?
- a) 350
- b) 600
- c) 450
- d) 500
- e) 300