Processando...

Simulado PM-MT | CONCURSO

Simulado PM-MT

SIMULADO PM-MT

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos PM-MT.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da PM-MT que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores PM-MT, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado PM-MT contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos PM-MT.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos PM-MT. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO PM-MT
Para realizar o simulado PM-MT você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado PM-MT você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para PM-MT é aqui!


#190763
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
PM-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A ansiedade é um fenômeno comum ao ser humano, que pode variar de intensidade normal até patológica, ao ponto de trazer adoecimento. Sobre os Transtornos de Ansiedade, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O sistema nervoso autônomo está alterado em pessoas com ansiedade patológica, sendo que exibem tônus simpático aumentado, com baixa adaptação a estímulos repetidos e alta resposta a estímulos moderados.

( ) Um neurotransmissor fundamental na fisiopatologia dos transtornos de ansiedade é o ácido-gama-aminobutírico que tende a estar centralmente diminuído.

( ) Existe um estado de aumento da função noradrenérgica relacionado aos casos de cronificação da ansiedade.

( ) O componente genético relacionado ao risco para transtornos de ansiedade é reforçado pelos achados de estudos de herdabilidade mendeliana das variantes polimórficas do gene transportador de serotonina.

Marque a sequência correta.

  • a) V, F, V, F
  • b) V, F, V, V
  • c) F, V, F, V
  • d) F, F, F, F
  • e) V, V, V, V
#190764
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
PM-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Acerca dos fatores neurobiológicos relacionados ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo, assinale a afirmativa correta.

  • a) Resultados de tomografia estrutural mostram núcleos caudados aumentados.
  • b) Achados de neuroimagem mostram funções alteradas em córtex orbitofrontal.
  • c) Imagens neurofuncionais mostram atividade diminuída nos lobos frontais.
  • d) Estudos de neuroimagem mostram envolvimento de áreas da amígdala.
  • e) Dados de tomografia funcional sugerem envolvimento das regiões temporais.
#190765
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
PM-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Pedro, 37 anos, apresentou-se para avaliação psiquiátrica devido a quadro de irritabilidade, insônia, inquietação motora, taquilalia, impulsividade e desinibição, que iniciou há cerca de 10 dias. Esse quadro gerou brigas familiares e prejuízos em seu trabalho. Vendeu todas as cotas de participação de sua empresa para comprar passagens aéreas para o Caribe. O início dos sintomas coincidiu com tratamento para doença autoimune que incluiu doses de 60mg ao dia de prednisona via oral. Sobre o quadro apresentado por Pedro, trata-se de

  • a) Transtorno neurocognitivo tipo delirium.
  • b) Transtorno psicótico induzido por substância.
  • c) Transtorno bipolar induzido por substância.
  • d) Transtorno relacionado a substâncias esteroides.
  • e) Transtorno de personalidade borderline.
#190766
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
PM-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Sônia, 42 anos, procura um serviço de pronto atendimento após ter sido vítima de estupro. Está muito chorosa, não consegue falar nada, tem escoriações e sangue em seu rosto e sua cabeça, sua roupa está rasgada. Foi atendida, recebeu primeiros socorros e foi encaminhada para um serviço de vítimas de violência para seguimento. Após três semanas, retorna ao pronto atendimento levada pelos familiares devido a crises de agitação alternadas com lentificação psicomotora, pesadelos, comportamento “estranho”. Ela refere não se lembrar direito do que ocorreu, recordar-se apenas de flashes, não reconhecer sua casa e sentir-se como se estivesse flutuando no ar, se olhando de fora do seu corpo. Acerca do caso descrito, assinale a afirmativa correta.

  • a) Trata-se de transtorno de amnésia dissociativa, com fuga dissociativa.
  • b) Trata-se de transtorno de estresse pós traumático, com sintomas intrusivos.
  • c) Trata-se de transtorno de adaptação, com sintomas ansiosos e depressivos.
  • d) Trata-se de transtorno de estresse agudo, com sintomas dissociativos.
  • e) Trata-se de transtorno depressivo maior grave, com sintomas psicóticos.
#190767
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
PM-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Um paciente em tratamento para esquizofrenia refratária chega ao pronto atendimento inquieto, com queixa de dores na garganta, úlceras perianais, sensação de febre, sudorese e calafrios. A conduta adequada é:

  • a) Aplicar medicamentos específicos para agitação psicomotora.
  • b) Associar anticolinérgico ao tratamento e solicitar hemograma.
  • c) Incluir antipsicótico típico ao tratamento e hidratar com soro.
  • d) Iniciar sintomáticos, como analgésicos e antitérmicos.
  • e) Suspender toda medicação em uso e solicitar leucograma.
#190768
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
PM-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o neurodesenvolvimento, trazendo diversos prejuízos para o indivíduo e sua família e que tem sua descrição detalhada no DSM-5. Sobre o TEA, analise as afirmativas.

I- Têm sido observados aumentos das taxas de TEA devido à expansão dos critérios diagnósticos a partir da publicação do DSM-5.

II- Os sintomas de TEA podem ser observados desde antes dos 12 meses de idade, sendo que sintomas de perdas de habilidades podem acontecer entre 12 e 24 meses de idade.

III- As consequências funcionais do TEA são geralmente superadas a partir das capacidades adaptativas e de estimulação precoce, sendo pouco frequentes os casos de incapacidade laboral.

IV- Pessoas com atraso no desenvolvimento intelectual que não desenvolveram capacidade de comunicação social e simbolismo são um grande desafio para o diagnóstico diferencial entre TEA nível 3 e Deficiência Intelectual grave.

Estão corretas as afirmativas

  • a) II e IV, apenas.
  • b) II e III, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) I, II e IV, apenas.
  • e) II, III e IV apenas.
#190769
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
PM-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Pessoas com disforia de gênero são aquelas que apresentam incongruências entre o gênero de nascimento e o gênero expresso. Sobre a disforia de gênero, é correto afirmar:

  • a) O termo “pós-transição” é um especificador que inclui indivíduos que fizeram tratamento hormonal regular, sem terem sido submetidos a procedimento cirúrgico de redesignação de gênero.
  • b) A presença de forte convicção de ter os sentimentos e reações típicos do outro gênero é um critério diagnóstico, independentemente de prejuízo no funcionamento global do indivíduo.
  • c) Os indivíduos com diagnóstico de disforia de gênero apresentam necessariamente aversão à sua genitália externa, fato que prejudica intensamente a vida sexual e reprodutiva dessas pessoas.
  • d) Os critérios diagnósticos para disforia de gênero em crianças, adolescentes e adultos são os mesmos, visto que a sua expressão comportamental se mantém inalterada ao longo do desenvolvimento.
  • e) Os adultos com disforia de gênero que demandam tratamento psiquiátrico clínico habitualmente têm comorbidades com transtorno transvéstico ou com transtorno dismórfico corporal.
#190770
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
PM-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

A doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana tipo 1 (HIV-1) pode causar imunossupressão grave que leva a doenças oportunistas. Muito se tem avançado na prevenção e tratamento da infecção por HIV. No entanto, ainda existem condições associadas à infecção pelo vírus HIV, incluindo síndromes psiquiátricas. Sobre as condições psiquiátricas relacionadas ao HIV, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A infecção por HIV pode causar demência de padrão subcortical.

( ) A demência devido à infecção por HIV não tem diminuído de prevalência apesar da terapia antirretroviral combinada, ainda que as suas formas graves tenham diminuído.

( ) A tríade de sintomas da demência associada ao HIV inclui prejuízo de memória, diminuição de velocidade de processamento de informações, prejuízos de funções executivas, sem interferência motora ou na realização das atividades da vida diária.

( ) As doenças cerebrais secundárias ao HIV, como a meningite criptocócica, estão associadas aos critérios necessários para o diagnóstico formal do transtorno neurocognitivo maior devido à infecção por HIV.

Marque a sequência correta.

  • a) F, V, F, V
  • b) V, F, V, V
  • c) V, F, V, F
  • d) F, F, V, V
  • e) V, V, F, F 
#190771
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
PM-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Um rapaz de 24 anos, previamente hígido, se apresenta para avaliação do estado mental depois de ter um episódio de agressividade relacionada a uma briga de trânsito. Após uma leve batida na traseira de seu carro, sem danos humanos ou materiais, agrediu verbalmente e injuriou diversas pessoas. Tem apresentado essas crises cerca de duas vezes por semana, que melhoram depois de meia hora, sem chegar à agressão física ou danos ao patrimônio. Todos os episódios são motivados por causas desproporcionais à sua reação. Assinale a alternativa que apresenta a condição do paciente.

  • a) Transtorno de personalidade antissocial
  • b) Transtorno de humor bipolar
  • c) Transtorno explosivo intermitente
  • d) Transtorno de estresse agudo
  • e) Transtorno psicótico breve
#190772
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
PM-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Segundo estudo publicado na revista Lancet em 2020, os casos de depressão cresceram durante a pandemia de COVID-19. Acerca da epidemiologia dos transtornos de humor, assinale a afirmativa correta.

  • a) Depressão bipolar é mais prevalente que depressão unipolar.
  • b) Depressão é mais frequente em mulheres do que em homens.
  • c) Depressão é mais prevalente em zona urbana que zona rural.
  • d) Estado civil casado é fator de risco para episódio depressivo.
  • e) Raça-cor branca é fator de risco para transtorno depressivo.