Simulado Planejamento Educacional | CONCURSO
Simulado Planejamento Educacional
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Este Simulado Planejamento Educacional foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: CONCURSO
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Planejamento Educacional
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
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Questões Planejamento Educacional
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #220547
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(1,0) 1 -
Relacionando metacognição e regulação do conhecimento, uma tarefa clássica é o uso da “Torre de Hanói”, onde a criança é analisada em termos de análise meios-fins, estabelecendo-se diferenciação entre a meta que pretende atingir e as submetas que permitem alcançar a meta. Este mecanismo que permite a autorregulação de condutas é chamado de:
- a) planejamento
- b) habilidade específica.
- c) produção significativa.
- d) controle do conhecimento.
- e) processamento da informação.
- #220548
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(1,0) 2 -
Há alguns pontos característicos de um planejamento participativo. Um deles é
- a) agir a partir das determinações de uma minoria.
- b) manter esquemas hierárquicos bem definidos.
- c) limitar a participação aos processos específicos de cada setor.
- d) tornar pedagógicas e transformadoras, as ações do plano.
- e) subalternizar os resultados sociais e políticos.
- #220549
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(1,0) 3 -
Dentre as diferentes correntes teóricas de planejamento, há aquela que contempla modelos e instrumentos aptos a incluir a sociedade em seus processos com vistas à transformação social. A essa perspectiva teórica podemos afirmar que apóia-se nos preceitos do planejamento
- a) estratégico.
- b) por projetos.
- c) operacional.
- d) participativo.
- e) de gerenciamento.
- #220550
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(1,0) 4 -
Sobre o planejamento participativo, assinale a afirmativa correta.
- a) É uma ferramenta que auxilia na gestão democrática, sobretudo ao organizar a participação para intervir na realidade.
- b) Tem um papel importante ao reforçar a rotina, elemento muito importante no processo de aprendizagem.
- c) Exige, para que ocorra de maneira plena, que as pessoas estejam presentes, concordando ou discordando do que é proposto.
- d) É um modelo de participação espontaneísta, em que a opinião de todos é importante e, como tal, deve ser ouvida e incorporada.
- e) Pode explicar de maneira direta o desempenho dos alunos em exames padronizados, porque as escolas que adotam o planejamento participativo necessariamente têm bons resultados.
- #220551
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(1,0) 5 -
O planejamento é o processo e a ferramenta de trabalho que objetiva um melhor funcionamento do mecanismo e das ações que se servem dele; nos espaços onde está presente, as ações improvisadas perdem lugar e tem-se uma ação mais concreta e direta e, portanto, com maior eficiência e eficácia.
A educação está inserida cada vez mais nesta dinâmica, visto que não se pode conceber educação sem planejamento.
O planejamento em educação é considerado como
- a) um elemento presente exclusivamente em sala de aula, através do planejamento do professor (planejamento diário, planejamento mensal e planejamento bimestral).
- b) um processo contínuo que envolve elaboração (de um produto: plano, projeto e programa), execução (colocar em ação) e avaliação (perceber se os objetivos e metas foram alcançados).
- c) um procedimento necessário para evitar improvisações, fazendo com que as iniciativas e decisões individuais sejam direcionadas.
- d) um produto a ser elaborado pelos órgãos regionais e nacionais e ser aplicado no cotidiano de cada escola.
- e) um conjunto de orientações voltadas exclusivamente para o aspecto pedagógico, uma vez que o planejamento orçamentário já vem definido pelas instâncias superiores.
- #220552
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(1,0) 6 -
“Chega-se mesmo a aceitar, sem questionamentos, que as vozes de docentes de determinadas disciplinas sejam ouvidas nos Conselhos de Classe com mais intensidade que docentes de disciplinas em que o processo de avaliação não se centra em provas ou testes escritos.”
MEC - Currículo Conhecimento e Cultura
Esta constatação ocorre por diversos motivos, exceto:
- a) Há uma fabricada hierarquia entre os saberes escolares que faz parecer que alguns são mais importantes do que outros.
- b) Os professores das áreas menos reconhecidas na hierarquia do currículo têm menos poder de argumentação, por isso, não contestam esta lógica.
- c) A hierarquia curricular estabelece bases na qual se valorizam diferentemente os conhecimentos escolares e se justifica a prioridade concedida a determinadas disciplinas.
- d) O processo de construção do conhecimento escolar sofre inegavelmente efeitos de relações de poder.
- e) Os conhecimentos que historicamente têm sido vistos como os mais importantes costumam ser avaliados segundo padrões vistos como mais rigorosos, ainda que não se problematize quem ganha e quem perde com essa hierarquia.
- #220553
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(1,0) 7 -
Planejar é uma atividade cotidiana que abrange desde os afazeres mais simples, como ir ao mercado e fazer compras, até aqueles mais complexos e elaborados, como o planejamento de grandes empresas e instituições. Planejamento pode ser entendido como um processo, mas também como uma ferramenta de trabalho.
Assinale a afirmativa que apresenta a definição de planejamento.
- a) É um procedimento importante para a estrutura escolar, ainda que não apresente uma finalidade específica.
- b) É um processo que se restringe, no campo educacional, aos planos de aula do professor e ao calendário de atividades.
- c) É um processo estático que envolve tomadas de decisões imediatas.
- d) É um processo que se realiza em etapas que não podem ser modificadas nem substituídas.
- e) É um processo contínuo que envolve elaboração, execução e avaliação.
- #220554
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(1,0) 8 -
Com relação ao planejamento do ensino, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) É a previsão das situações especificas do professor com a classe.
( ) É a previsão de todas as atividades que o educando realiza sob a orientação da escola para atingir os fins da educação.
( ) É o processo de tomada de decisão que visa à racionalização das atividades do professor e dos alunos, na situação de ensino aprendizagem.
As afirmativas são, respectivamente,
- a) V, V e F
- b) V, V e V
- c) V, F e V
- d) F, F e V
- e) F, V e F
- #220555
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(1,0) 9 -
Numa visão linear do processo pedagógico, o planejamento didático é uma sucessão de etapas que começa com a definição dos objetivos do ensino, passa pela definição dos conteúdos e dos métodos, pela execução do planejado e finalmente pela avaliação do estudante.
Em forma alternativa de ver o processo pedagógico em sala de aula,
I. a avaliação não figura ao final, mas está justaposta aos próprios objetivos.
II. é preciso que a avaliação classifique os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.
III. são os objetivos que dão base para a construção da avaliação.
IV. os conteúdos e o nível de domínio destes, projetados pelos objetivos, permitem extrair as situações que possibilitarão ao aluno demonstrar seu desenvolvimento em uma situação de avaliação.
V. os objetivos e a avaliação orientam todo o processo de aprendizagem.
Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I, II e III.
- b) I, II, III e IV.
- c) II, III e V.
- d) II, IV e V.
- e) I, III, IV e V.
- #220556
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(1,0) 10 -
Segundo Gandin, o planejamento participativo, como instrumento e metodologia, isto é, como processo técnico, abre espaços para a dimensão política. As questões da qualidade, da missão e, obviamente, da participação são especialmente valorizadas. Mais do que isso, assumem um caráter de proposta de futuro para a instituição que se planeja, onde deve estar contido um ideal do campo de ação da instituição. Ainda segundo o autor, o planejamento participativo parte do pressuposto e do entendimento sobre o nosso mundo, em que é fundamental a ideia de que a nossa realidade é:
- a) determinada pelo sistema econômico e que não há espaço para transformações profundas e democráticas.
- b) injusta e de que essa injustiça se deve à falta de participação em todos os níveis e aspectos da atividade humana.
- c) participativa, na medida do possível social e político, e de acordo com a legislação constitucional vigente.
- d) altamente competitiva, em que os cidadãos de maior dificuldade e empenho serão recompensados pelos seus méritos.
- e) construída sob alicerces político partidários e segue as determinações abusivas das instituições fazendárias.