Processando...

Simulado Planejamento Educacional | CONCURSO

Simulado Planejamento Educacional

Simulado Planejamento Educacional

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Planejamento Educacional não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Planejamento Educacional

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Planejamento Educacional foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Planejamento Educacional
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado Planejamento Educacional

  1. Todos Simulados Planejamento Educacional
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Planejamento Educacional e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Planejamento Educacional

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Planejamento Educacional, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Planejamento Educacional

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#220547
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Planejamento Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Relacionando metacognição e regulação do conhecimento, uma tarefa clássica é o uso da “Torre de Hanói”, onde a criança é analisada em termos de análise meios-fins, estabelecendo-se diferenciação entre a meta que pretende atingir e as submetas que permitem alcançar a meta. Este mecanismo que permite a autorregulação de condutas é chamado de:

  • a) planejamento
  • b) habilidade específica.
  • c) produção significativa.
  • d) controle do conhecimento.
  • e) processamento da informação.
#220548
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Planejamento Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Há alguns pontos característicos de um planejamento participativo. Um deles é

  • a) agir a partir das determinações de uma minoria.
  • b) manter esquemas hierárquicos bem definidos.
  • c) limitar a participação aos processos específicos de cada setor.
  • d) tornar pedagógicas e transformadoras, as ações do plano.
  • e) subalternizar os resultados sociais e políticos.
#220549
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Planejamento Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Dentre as diferentes correntes teóricas de planejamento, há aquela que contempla modelos e instrumentos aptos a incluir a sociedade em seus processos com vistas à transformação social. A essa perspectiva teórica podemos afirmar que apóia-se nos preceitos do planejamento

  • a) estratégico.
  • b) por projetos.
  • c) operacional.
  • d) participativo.
  • e) de gerenciamento.
#220550
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Planejamento Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Sobre o planejamento participativo, assinale a afirmativa correta.

  • a) É uma ferramenta que auxilia na gestão democrática, sobretudo ao organizar a participação para intervir na realidade.
  • b) Tem um papel importante ao reforçar a rotina, elemento muito importante no processo de aprendizagem.
  • c) Exige, para que ocorra de maneira plena, que as pessoas estejam presentes, concordando ou discordando do que é proposto.
  • d) É um modelo de participação espontaneísta, em que a opinião de todos é importante e, como tal, deve ser ouvida e incorporada.
  • e) Pode explicar de maneira direta o desempenho dos alunos em exames padronizados, porque as escolas que adotam o planejamento participativo necessariamente têm bons resultados.
#220551
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Planejamento Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O planejamento é o processo e a ferramenta de trabalho que objetiva um melhor funcionamento do mecanismo e das ações que se servem dele; nos espaços onde está presente, as ações improvisadas perdem lugar e tem-se uma ação mais concreta e direta e, portanto, com maior eficiência e eficácia.

A educação está inserida cada vez mais nesta dinâmica, visto que não se pode conceber educação sem planejamento.

O planejamento em educação é considerado como

  • a) um elemento presente exclusivamente em sala de aula, através do planejamento do professor (planejamento diário, planejamento mensal e planejamento bimestral).
  • b) um processo contínuo que envolve elaboração (de um produto: plano, projeto e programa), execução (colocar em ação) e avaliação (perceber se os objetivos e metas foram alcançados).
  • c) um procedimento necessário para evitar improvisações, fazendo com que as iniciativas e decisões individuais sejam direcionadas.
  • d) um produto a ser elaborado pelos órgãos regionais e nacionais e ser aplicado no cotidiano de cada escola.
  • e) um conjunto de orientações voltadas exclusivamente para o aspecto pedagógico, uma vez que o planejamento orçamentário já vem definido pelas instâncias superiores.
#220552
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Planejamento Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

“Chega-se mesmo a aceitar, sem questionamentos, que as vozes de docentes de determinadas disciplinas sejam ouvidas nos Conselhos de Classe com mais intensidade que docentes de disciplinas em que o processo de avaliação não se centra em provas ou testes escritos.”
MEC - Currículo Conhecimento e Cultura
Esta constatação ocorre por diversos motivos, exceto:

  • a) Há uma fabricada hierarquia entre os saberes escolares que faz parecer que alguns são mais importantes do que outros.
  • b) Os professores das áreas menos reconhecidas na hierarquia do currículo têm menos poder de argumentação, por isso, não contestam esta lógica.
  • c) A hierarquia curricular estabelece bases na qual se valorizam diferentemente os conhecimentos escolares e se justifica a prioridade concedida a determinadas disciplinas.
  • d) O processo de construção do conhecimento escolar sofre inegavelmente efeitos de relações de poder.
  • e) Os conhecimentos que historicamente têm sido vistos como os mais importantes costumam ser avaliados segundo padrões vistos como mais rigorosos, ainda que não se problematize quem ganha e quem perde com essa hierarquia.
#220553
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Planejamento Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Planejar é uma atividade cotidiana que abrange desde os afazeres mais simples, como ir ao mercado e fazer compras, até aqueles mais complexos e elaborados, como o planejamento de grandes empresas e instituições. Planejamento pode ser entendido como um processo, mas também como uma ferramenta de trabalho.

Assinale a afirmativa que apresenta a definição de planejamento.

  • a) É um procedimento importante para a estrutura escolar, ainda que não apresente uma finalidade específica.
  • b) É um processo que se restringe, no campo educacional, aos planos de aula do professor e ao calendário de atividades.
  • c) É um processo estático que envolve tomadas de decisões imediatas.
  • d) É um processo que se realiza em etapas que não podem ser modificadas nem substituídas.
  • e) É um processo contínuo que envolve elaboração, execução e avaliação.
#220554
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Planejamento Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Com relação ao planejamento do ensino, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) É a previsão das situações especificas do professor com a classe.

( ) É a previsão de todas as atividades que o educando realiza sob a orientação da escola para atingir os fins da educação.

( ) É o processo de tomada de decisão que visa à racionalização das atividades do professor e dos alunos, na situação de ensino aprendizagem.

As afirmativas são, respectivamente,

  • a) V, V e F
  • b) V, V e V
  • c) V, F e V
  • d) F, F e V
  • e) F, V e F
#220555
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Planejamento Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Numa visão linear do processo pedagógico, o planejamento didático é uma sucessão de etapas que começa com a definição dos objetivos do ensino, passa pela definição dos conteúdos e dos métodos, pela execução do planejado e finalmente pela avaliação do estudante.

Em forma alternativa de ver o processo pedagógico em sala de aula,

I. a avaliação não figura ao final, mas está justaposta aos próprios objetivos.

II. é preciso que a avaliação classifique os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

III. são os objetivos que dão base para a construção da avaliação.

IV. os conteúdos e o nível de domínio destes, projetados pelos objetivos, permitem extrair as situações que possibilitarão ao aluno demonstrar seu desenvolvimento em uma situação de avaliação.

V. os objetivos e a avaliação orientam todo o processo de aprendizagem.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I, II e III.
  • b) I, II, III e IV.
  • c) II, III e V.
  • d) II, IV e V.
  • e) I, III, IV e V.
#220556
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Planejamento Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Segundo Gandin, o planejamento participativo, como instrumento e metodologia, isto é, como processo técnico, abre espaços para a dimensão política. As questões da qualidade, da missão e, obviamente, da participação são especialmente valorizadas. Mais do que isso, assumem um caráter de proposta de futuro para a instituição que se planeja, onde deve estar contido um ideal do campo de ação da instituição. Ainda segundo o autor, o planejamento participativo parte do pressuposto e do entendimento sobre o nosso mundo, em que é fundamental a ideia de que a nossa realidade é:

  • a) determinada pelo sistema econômico e que não há espaço para transformações profundas e democráticas.
  • b) injusta e de que essa injustiça se deve à falta de participação em todos os níveis e aspectos da atividade humana.
  • c) participativa, na medida do possível social e político, e de acordo com a legislação constitucional vigente.
  • d) altamente competitiva, em que os cidadãos de maior dificuldade e empenho serão recompensados pelos seus méritos.
  • e) construída sob alicerces político partidários e segue as determinações abusivas das instituições fazendárias.