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Simulado Pesquisador - Governança de TI | CONCURSO

Simulado Pesquisador - Governança de TI

Simulado Pesquisador - Governança de TI

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Este Simulado Pesquisador - Governança de TI foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Pesquisador - Governança de TI
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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#257644
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(1,0) 1 - 

Acerca da arquitetura orientada a serviços (SOA), assinale a opção correta.

  • a) Os serviços podem ser classificados em três tipos: de utilidades, que fornecem alguma funcionalidade de propósito geral; de negócios, que implementam parte de um processo de negócio; e de coordenação, que coordenam a execução de outros serviços.
  • b) O processo de engenharia de serviços envolve a identificação dos serviços candidatos para a implementação, o teste e a implantação dos serviços.
  • c) Técnicas de teste de software, embasadas em análise de código fonte, podem ser usadas em sistemas orientados a serviços que contam com serviços fornecidos externamente.
  • d) Interfaces de serviço não podem ser definidas para sistemas legados de software. A continuação de utilização do legado envolve outras técnicas.
  • e) A composição de serviço pode ser usada para integrar processos de negócios separados, a fim de fornecer um processo integrado que ofereça funcionalidades mais extensas. Soluções de data warehouse envolvem a análise de processos existentes ou planejados e utilizam, para modelar os processos, a notação gráfica BPMN (business processes management notation).
#257645
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(1,0) 2 - 

Assinale a opção correta com relação à UML (unified modeling language).

  • a) O diagrama de casos de uso, gerado normalmente nas fases iniciais da construção, tem por objetivo apresentar uma visão externa das funções e dos serviços que o sistema deverá oferecer aos usuários, além de demonstrar como essas funções serão implementadas.
  • b) O diagrama de classes permite a visualização das classes que comporão o sistema, com os respectivos atributos e métodos, demonstrando como as classes do diagrama se relacionam complementam-se e transmitem informações entre si.
  • c) O diagrama de sequência, cuja construção é embasada nos casos de uso, permite determinar a sequência de eventos que ocorrem em determinado processo, bem como quais métodos devem ser disparados entre os objetos envolvidos, e em que ordem. Atores, objetos, linha de vida são os componentes desse diagrama.
  • d) O diagrama de atividade, que apresenta semelhanças com os antigos fluxogramas, descreve os passos a serem percorridos para a conclusão de um método ou algoritmo específico. Para o desenvolvimento de um sistema, pode-se optar entre os diagramas de atividade ou de sequência e colaboração, já que eles são similares.
  • e) O diagrama de implantação apresenta os arquivos que comporão o software, em termos de módulos, bibliotecas, formulários, arquivos de help, tabelas e documentos, determinando, também como os componentes se relacionam.
#257646
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(1,0) 3 - 

O COBIT, ferramenta de suporte que possibilita aos gerentes melhor gestão de requisitos de controle, questões técnicas e riscos de negócios, é um modelo que proporciona o desenvolvimento de políticas claras, além de boas práticas para controle de tecnologia da informação (TI) em toda a empresa. A respeito do COBIT, assinale a opção correta.

  • a) No COBIT, são identificados os seguintes recursos de TI: aplicativos, que são os sistemas automatizados para usuários e para os procedimentos manuais, que processam as informações; infraestrutura que envolve tecnologia e recursos; e pessoas, que podem ser internas, terceirizadas ou contratadas.
  • b) O modelo em questão fornece um processo de referência para que todos na organização possam visualizar e gerenciar as atividades e riscos da TI. Essas atividades, normalmente, são ordenadas por domínios de responsabilidade de planejamento, construção, processamento e monitoramento, correspondentes aos quatro domínios do COBIT: planejar e organizar (PO); adquirir e implementar (AI); entregar e suportar (DS); e monitorar e avaliar (ME).
  • c) O COBIT foi desenvolvido com forte ênfase em controles e suas as avaliações são executadas com base em cinco níveis de maturidade: inicial, repetitivo, definido, gerenciado/mensurável e otimizado.
  • d) Para atender aos objetivos de negócios, as informações precisam adequar-se a certos critérios de controle da informação, como efetividade e eficiência. A efetividade envolve a entrega da informação por meio do melhor - mais produtivo e econômico - uso dos recursos; a eficiência identifica-se a informação é relevante e pertinente para o processo de negócio e se essa informação é entregue em tempo, de maneira correta, consistente e utilizável.
  • e) A confiabilidade é um controle de informação que engloba a fidedignidade e a totalidade da informação, bem como sua validade, de acordo os valores de negócios e expectativas. Por sua vez, a integridade relaciona-se com a entrega da informação apropriada para os executivos, a fim de que eles possam administrar a entidade e exercer suas responsabilidades fiduciárias e de governança.
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(1,0) 4 - 

Assinale a opção correta a respeito das características do MPS.BR, desenvolvido para a melhoria do processo de software.

  • a) O modelo MPS.BR, que é embasado nas normas NBR ISO/IEC 12207, NBR ISO/IEC 15504 e CMMI DEV, tem sete níveis de maturidade (A a G), possui um custo acessível, avaliação bienal e forte interação universidade-empresa .
  • b) O principal foco do nível E, do MPS.BR, é adicionar processos que deem suporte à gestão do projeto no que diz respeito à garantia da qualidade e medição, bem como aqueles referentes à organização dos artefatos de trabalho, por meio da gerência de configuração.
  • c) Gerência de projetos, do MPS.BR, e planejamento de projeto, do CMMI DEV, são áreas de processos similares, ambas apresentando resultados esperados semelhantes às práticas específicas do CMMI DEV. Tanto no CMMI DEV como no MPS.BR, o nível de maturidade é gerenciado.
  • d) A gerência de projetos, um processo no nível G, do MPS.BR, apresenta as seguintes características: o escopo do trabalho para o projeto é definido, as tarefas e os produtos de trabalho são dimensionados utilizando-se métodos apropriados, o modelo e as fases do ciclo de vida do projeto são definidos, o planejamento e as estimativas das atividades são feitos com base no repositório de estimativas e no conjunto de ativos de processo organizacional.
  • e) Validação é o processo do MPS.BR, cujo propósito é confirmar que cada serviço ou produto de trabalho, do processo ou do projeto, atende apropriadamente os requisitos especificados.
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(1,0) 5 - 

O CMMI (capability maturity model integration) é um modelo integrado de aprimoramento de processos, utilizado como guia para a melhoria de processos nas organizações. Acerca das características do CMMI, assinale a opção correta.

  • a) O planejamento do projeto é a área de processo do CMMI DEV, que objetiva proporcionar um entendimento do progresso do projeto, de forma que ações corretivas apropriadas possam ser tomadas quando o desempenho deste desviar significativamente do plano. Monitoramento e controle é a área de processo que tem o propósito de estabelecer e manter planos que definam as atividades de projeto.
  • b) No CMMI, a representação contínua permite selecionar a sequência de melhorias que convêm à organização, dividindo as áreas de processo em seis níveis de maturidade: incompleto, realizado, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado. A representação por estágios aponta um caminho predefinido de áreas de processos e define cinco níveis de maturidade: inicial, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.
  • c) Denomina-se medição e análise a área de processo que tem como objetivo desenvolver e sustentar a capacidade de medições, utilizada para dar suporte às necessidades de gerenciamento de informações. Essa área tem o principal propósito de gerenciar a medição do tamanho do produto de software, considerando métricas como APF e UCP (use case point).
  • d) Solução técnica é a área de processo que tem o propósito de planejar, implementar e implantar melhorias no processo organizacional, com base na compreensão dos pontos fortes e fracos atuais relativos aos processos, assim como dos ativos de processo da organização.
  • e) Avaliar objetivamente processos, produtos de trabalho e serviços, fornecer um entendimento objetivo, comunicar e garantir a solução de não conformidades e estabelecer registro são algumas práticas específicas do processo de validação do CMMI DEV.