Processando...

Simulado Pesquisa em Educação | CONCURSO

Simulado Pesquisa em Educação

Simulado Pesquisa em Educação

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Pesquisa em Educação não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Pesquisa em Educação

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Pesquisa em Educação foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Pesquisa em Educação
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado Pesquisa em Educação

  1. Todos Simulados Pesquisa em Educação
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Pesquisa em Educação e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Pesquisa em Educação

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Pesquisa em Educação, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Pesquisa em Educação

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#220537
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pesquisa em Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

De acordo com Luna (2002), a pesquisa é entendida como:

  • a) a busca pela veracidade das constatações do pesquisador, que no processo de levantamento de dados e produção do conhecimento deve dar provas da fidedignidade do que produz.
  • b) a utilização de métodos e técnicas que permitam construir um caminho e resultados comprováveis.
  • c) a produção de um conhecimento não generalizável, tendo em vista que todo conhecimento é produzido de acordo com condições objetivas.
  • d) o preenchimento de alguns requisitos que sempre variam, a depender do referencial teórico ou da metodologia utilizada.
  • e) a produção de um conhecimento novo, relevante teórica e socialmente e fidedigno.
#220538
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pesquisa em Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A respeito de pesquisas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) A existência ou não de um problema na pesquisa dependerá da sua natureza ou molaridade. ( ) O objetivo de um trabalho do tipo “estado da arte” é descrever a produção atual de uma dada área de pesquisa. ( ) Quando a realidade pode ser apreendida diretamente, algumas pesquisas prescindem de procedimentos de coleta de dados. ( ) As informações utilizadas na pesquisa podem ser factuais (que dependem de pouca ou nenhuma interpretação) ou opinativas (envolvem crenças, suposições, valores etc.). Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • a) V – V – V – F.
  • b) F – V – V – V.
  • c) F – V – F – V.
  • d) V – F – F – V.
  • e) V – F – V – F.
#220539
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pesquisa em Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A prática da pesquisa avaliativa deve contemplar a necessidade de

  • a) ater-se a apenas um ponto de vista e valores no processo avaliativo.
  • b) utilizar de forma restrita os resultados da avaliação.
  • c) evitar capacitar os diferentes envolvidos com o programa ou serviço avaliado, para que não haja contaminação nos resultados.
  • d) considerar o inevitável caráter político da pesquisa em geral e da pesquisa avaliativa em particular.
  • e) usar apenas instrumentos que meçam, entre outros, inteligência, produtividade dos operários etc.
#220540
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pesquisa em Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Em uma de suas obras, Pedro Demo (2015) apresenta pressupostos de educar pela pesquisa. Considerando as proposições do autor, analise as afirmativas a seguir:

I. A convicção de que a educação pela pesquisa é a especificidade mais própria da educação escolar e acadêmica.

II. O reconhecimento de que o questionamento reconstrutivo com qualidade formal e política é o cerne do processo de pesquisa.

III. A necessidade de fazer da pesquisa obrigação cotidiana do professor e do aluno.

IV. A definição de educação como processo de formação de competência histórica humana.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas CORRETAS.

  • a) II, III e IV
  • b) I, II, III e IV
  • c) I, II e IV
  • d) I, III e IV
  • e) I e II
#220541
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pesquisa em Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A concepção de pesquisa como princípio educativo e formativo articula diferentes conceitos e práticas pedagógicas que precisam constituir-se como parte do currículo escolar em diferentes níveis de oferta. Considerando essa premissa, leia as afirmativas que seguem e coloque (F) quando forem falsas e (V) quando forem verdadeiras.

( ) A pesquisa como princípio educativo articula o conhecimento a um Projeto Político Pedagógico, a uma concepção de educação. Essa concepção estabelece relações entre prática pedagógica e projeto de sociedade desejado influenciando o conhecimento que se quer construir.

( ) O diálogo é elemento fundamental na concepção de pesquisa como princípio educativo e formativo, pois elimina as condições da pesquisa como mera descoberta ultrapassando os limites da análise teórica.

( ) O pesquisador nasce nos meandros da pós-graduação, pois é nesse espaço que se torna possível dialogar e fazer pesquisa pela primeira vez inserindo-se na realidade a ser pesquisada.

( ) O papel da educação e da pesquisa é fundamental para o processo emancipatório, pois é através da educação permeada pela pesquisa que o sujeito será capaz de conhecer sua realidade e conhecer-se para criticamente criar condições de transformação das diferentes realidades vividas.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência CORRETA.

  • a) V, V, V, F
  • b) V, F, V, F
  • c) F, V, V, F
  • d) V, V, F, V
  • e) V, F, F, V
#220542
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pesquisa em Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Para Sílvio Sanchez Gamboa (2007), referindo-se à pesquisa, um pesquisador, antes de elaborar seu projeto, deve ler outras pesquisas, para identificar seus principais elementos, recuperar seus métodos e estratégias, descobrir suas rotas ocultas, revelar seus pressupostos e estruturas básicas. Dessa forma, se apropria de diferentes meios de pesquisa realizada por outros pesquisadores, analisa o já conhecido em sua área e inicia a construção de suas situações-problema. Em relação à pesquisa e suas abordagens, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.

  • a) No processo de pesquisa, é importante assinalar que o método de pesquisa, ou caminho para se chegar à resposta de nossas questões, depende do tipo de questão, e não o contrário.
  • b) Um método de pesquisa deve ser definido em acordo com as afinidades do pesquisador e considerando as possibilidades reais de pesquisa, sendo desnecessário que tenha vínculos diretos com os contextos teóricos que serão utilizados na análise dos resultados.
  • c) A realização de uma pesquisa depende de termos verificado quais são os saberes já acumulados na literatura científica especializada e em pesquisas anteriores, identificando que aspectos diferenciais ou novos poderão ser acrescentados aos saberes já consolidados com a pesquisa que se pretende realizar.
  • d) A prática da investigação tem as características do trabalho humano, mas quando elaborada em condições de apenas cumprir um mero requisito acadêmico para a aquisição de um título ou grau universitário, corre o risco de repetir outras pesquisas de teor apenas acadêmico.
  • e) O êxito de uma pesquisa de qualidade depende da articulação lógica entre o método, os procedimentos e as opções científicas e filosóficas que o pesquisador utiliza.
#220543
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pesquisa em Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

O Índice de Satisfação Profissional (ISP), como é chamado no Brasil, foi criado em 1997 e adaptado para a língua portuguesa em 2004. Esse índice é

  • a) uma escala desenvolvida com base em dimensões de satisfação no trabalho, em sua maioria extraída da literatura específica, enquanto outras dimensões foram incluídas por indicações de psicólogos da área organizacional.
  • b) um instrumento composto por duas partes que utiliza o método de medidas de atitudes, relacionando a medida da situação atual de trabalho com a medida de expectativas em relação ao trabalho e aborda algumas dimensões.
  • c) um instrumento genérico, multidimensional, que avalia o estado de saúde.
  • d) um instrumento genérico que afere o bem-estar de trabalhadores com base em três domínios: mobilidade, atividade física e atividade social.
  • e) um indicador de estresse ocupacional e tenta acessar os inúmeros construtos presentes no complexo processo do estresse ocupacional, incluindo medidas de estressores, mediadores e consequências físicas e psicológicas.
#220544
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pesquisa em Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

O conhecimento científico é objetivo, reflexivo, complexo e utiliza o método científico para avaliar os fenômenos. Pelo fato de não ser uma verdade única e acabada, está em constante evolução, diferentemente do senso comum, que é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade que se baseia na subjetividade, perpetuando hábitos e tradições.

Com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar:

  • a) Todo conhecimento é produto de uma prática social e histórica que os indivíduos assimilam e transformam para a compreensão da realidade.
  • b) A atitude crítica é constitutiva do trabalho científico, cujas explicações nem sempre são submetidas a testes rigorosos para serem aceitas como verdade, porque essa verdade será provisória.
  • c) O conhecimento científico preocupa-se com o rigor que a experiência científica exige, sem questionar os problemas colocados pelo cotidiano.
  • d) O senso comum não é uma forma válida de conhecimento, porque o homem não precisa dele para encaminhar, resolver ou superar suas necessidades do dia a dia.
  • e) A educação formal se baseia no senso comum, pois o conhecimento científico é de competência dos pesquisadores, responsáveis pelas descobertas do saber em todas as áreas.
#220545
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pesquisa em Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Hernandez (1998) convida a escola a transgredir a visão de educação escolar, a visão de aprendizagem e a visão de organização dos conteúdos como necessidades do século xxI. Para isso, apresenta os projetos de trabalho, na perspectiva de currículo integrado de caráter transdisciplinar, como alternativa à apreensão do conhecimento de uma maneira fragmentada.

Enumere de (1) a (8) a sequência de passos apresentada pelo autor que conferem a qualidade de um trabalho por projetos.

( ) Selecionam-se fontes de informação.
( ) Conecta-se com um novo tema ou problema.
( ) Estabelecem-se novas dúvidas e perguntas.
( ) Estabelecem-se relações com outros problemas.
( ) Inicia-se um processo de pesquisa.
( ) Parte-se de um tema ou de um problema negociado com a turma.
( ) Recapitula-se o que se aprendeu.
( ) Representa-se o processo de elaboração do conhecimento obtido.

A ordem correta encontrada é

  • a) 3, 8, 4, 5, 2, 1, 7, 6.
  • b) 3, 7, 5, 4, 1, 2, 6, 8
  • c) 2, 8, 4, 5, 1, 3, 7, 6.
  • d) 2, 7, 5, 4, 1, 3, 6, 8
  • e) 1, 7, 5, 4, 2, 3, 6, 8.
#220546
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pesquisa em Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

A Pedagogia de projetos tem características importantes que influenciam os procedimentos didáticos. Tais características podem ser reconhecidas como aquelas que

  • a) consideram a homogeneidade dos processos; criam alternativas flexíveis para os diferentes tempos de aprendizagem; geram atividades dinâmicas e focadas nos conteúdos dos projetos.
  • b) propiciam aprendizagens significativas; organizam o ensino por habilidades e competências; imprimem um novo desenho aos programas de ensino.
  • c) estimulam a capacidade de pesquisa; atuam na zona de desenvolvimento proximal; planejam atividades mais homogêneas considerando as diferenças entre os sujeitos.
  • d) criam oportunidades para os diferentes percursos de aprendizagem; consideram que os pontos de partida e de chegada serão múltiplos; geram atividades mais corporativas, baseadas no diálogo.
  • e) planejam avaliações mais seletivas e classificatórias; organizam o currículo por temáticas; propiciam dinâmicas mais rigorosas do ponto de vista da homogeneização.