Processando...

Simulado Perito Criminal - Química | CONCURSO

Simulado Perito Criminal - Química

Simulado Perito Criminal - Química

Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Perito Criminal - Química não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Perito Criminal - Química

 

São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Perito Criminal - Química foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Perito Criminal - Química
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Perito Criminal - Química

  1. Todos Simulados Perito Criminal - Química
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Perito Criminal - Química

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Perito Criminal - Química, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Perito Criminal - Química

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#251688
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Em dezembro de 2021, quatro pessoas foram responsabilizadas criminalmente pelo incêndio na boate Kiss, ocorrido em 23 de janeiro de 2013, em Santa Maria, RS. Nesse incêndio, 242 pessoas morreram e mais de 600 desenvolveram sequelas após inalação de gases tóxicos desprendidos pela queima da espuma de isolamento acústico que revestia o teto da boate. A perícia apontou intoxicação por gás cianídrico ou cianeto, monóxido de carbono e dióxido de carbono. Sobre o mecanismo de ação desses gases, é correto afirmar:

  • a) A intoxicação por cianeto envolve a inibição direta da enzima ATP sintase mitocondrial, responsável pela fosforilação do ADP em ATP; a morte celular ocorre pelo bloqueio na síntese de ATP e anóxia, afetando rapidamente o sistema nervoso central.
  • b) O cianeto liga-se com grande afinidade ao íon ferroso (Fe2+) do grupo heme da hemoglobina, deslocando e impedindo a ligação do oxigênio; a morte ocorre por asfixia, com prejuízo de transporte de oxigênio e anóxia de tecidos periféricos e centrais.
  • c) O tratamento da intoxicação por cianeto envolve a redução do grupo heme da hemoglobina do estado férrico (Fe3+) para o ferroso (Fe2+); esta hemoglobina oxidada (metemoglobina) não é funcional no transporte de oxigênio, mas compete pelo cianeto, deslocando-o da enzima citocromo c oxidase e desbloqueando, assim, a cadeia de transporte de elétrons.
  • d) O cianeto liga-se ao íon férrico (Fe3+) da enzima citocromo c oxidase, que catalisa a última etapa da cadeia de transporte de elétrons na mitocôndria; a morte celular ocorre rapidamente por déficit energético e anóxia tecidual do sistema nervoso central.
  • e) O íon cianeto possui alta afinidade pela enzima ALA sintase, envolvida na síntese do grupo prostético heme, presente tanto na hemoglobina como nas enzimas mitocondriais da cadeia de transporte de elétrons; a inibição da ALA sintase causa prejuízo imediato no transporte de oxigênio e na síntese de ATP, afetando rapidamente o sistema nervoso central e levando à morte celular.
#251689
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A partir do desenvolvimento da eletroforese em gel, vários estudos foram conduzidos a fim de permitir a imunodetecção de proteínas. O advento da técnica de western blotting, na década de 1970, possibilitou que proteínas separadas por eletroforese fossem detectadas, caracterizadas e quantificadas. Sobre a separação de proteínas por eletroforese e sua detecção por western blotting, é correto afirmar:

  • a) A fim de tornar possível a detecção das proteínas por meio de anticorpos, realiza-se a sua transferência do gel para uma membrana, colocando-se gel e membrana face a face e aplicando-se uma força de aproximadamente 10 newtons sobre o sistema.
  • b) Antes da transferência das proteínas para a membrana, deve-se realizar seu bloqueio, geralmente com proteínas do leite ou albumina sérica, para impedir que proteínas indesejáveis se liguem à membrana durante a imunodetecção por western blotting.
  • c) A separação das proteínas por eletroforese ocorre pela sua migração em um gel polimérico, geralmente poliacrilamida, e é impulsionada por um campo elétrico, de modo que os fragmentos maiores se movem com maior facilidade e velocidade.
  • d) Na eletroforese unidimensional, quando submetidas a um campo elétrico em pH próximo à neutralidade, as proteínas são atraídas para o polo positivo e repelidas pelo polo negativo.
  • e) Na eletroforese bidimensional, as proteínas são primeiramente separadas de acordo com a carga elétrica; os fragmentos carregados negativamente movem-se mais rapidamente, enquanto os de carga positiva movem-se mais lentamente. A separação de acordo com o peso molecular ocorre após essa etapa.
#251690
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A separação de proteínas constitui o primeiro passo para a análise desta classe de biomoléculas em diferentes amostras biológicas. A respeito dos métodos de purificação e separação de proteínas e as características moleculares que baseiam essas metodologias, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Carga elétrica 2. Tamanho 3. Densidade 4. Solubilidade 5. Afinidade

( ) Uma membrana semipermeável, contendo a mistura de proteínas, é introduzida em uma solução aquosa hipotônica e mantida sob agitação até o equilíbrio osmótico. ( ) O sobrenadante proteico, contendo proteínas solúveis, é centrifugado várias vezes com aumento progressivo de tempo e velocidade do processo. ( ) Durante o preparo da amostra, as proteínas são carregadas negativamente pela interação com um detergente aniônico, e migram por um gel polimérico impulsionadas por uma diferença de potencial. ( ) A fase estacionária é constituída por um ligante específico, formando um complexo ligante-proteínas, cujas interações são posteriormente rompidas, adicionando-se excesso de ligante ou pela alteração do pH do meio. ( ) As proteínas migram por um gel polimérico contendo um gradiente de pH. ( ) É possível observar um comportamento de salting in ou salting out da proteína diante de diferentes concentrações de sal em um meio aquoso.

Assinale a sequência correta.

  • a) 5, 2, 3, 1, 4, 4
  • b) 5, 2, 1, 1, 4, 3
  • c) 4, 2, 1, 2, 5, 3
  • d) 2, 3, 4, 5, 4, 1
  • e) 2, 3, 2, 5, 1, 4
#251691
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A reação em cadeia da polimerase (PCR) é uma técnica utilizada em biologia molecular para amplificação de segmentos de ácidos nucleicos. Sobre essa metodologia, analise as afirmativas.

I- A primeira etapa da PCR consiste na desnaturação do DNA pela elevação de temperatura, que mimetiza a ação da enzima helicase, induzido o rompimento das interações por pontes de hidrogênio entre as fitas poliméricas.
II- Sem a adição de pequenas sequências de RNA, denominadas primers, que servem como iniciadores para a ação da enzima polimerase, a amplificação do material genético não ocorre, mesmo estando o DNA extraído em perfeitas condições biológicas.
III- Na etapa de anelamento, ocorre o resfriamento do sistema, realizado com o objetivo de possibilitar a ligação dos primers ou iniciadores às fitas simples de ácidos nucleicos, que ocorre por meio de pontes de hidrogênio.
IV- Os primers utilizados na PCR devem ser extraídos de bactérias termófilas, pois precisam resistir a elevadas temperaturas durante o ensaio.
V- Na PCR em tempo real, o anelamento dos primers permite a detecção de sequências específicas de DNA, uma vez que esses fragmentos podem ser ligados a moléculas fluorescentes.
VI- A RT-PCR permite a amplificação de sequências de RNA em uma amostra biológica, porém é dependente da presença de uma RNA polimerase denominada transcriptase reversa.

Estão corretas as afirmativas

  • a) II, IV e V, apenas.
  • b) I, II, III e VI, apenas.
  • c) I, II e VI, apenas.
  • d) III e V, apenas.
  • e) III, IV, V e VI, apenas.
#251692
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Organofosforados são moléculas orgânicas utilizadas largamente como inseticidas desde meados do século XX. A intoxicação por organofosforados pode ocorrer por exposição ocupacional ou acidental, ingestão deliberada ou pelo uso de armas químicas. Sobre o mecanismo de ação e de toxicidade desta classe de substâncias, é correto afirmar:

  • a) O indivíduo intoxicado por organofosforados apresenta hiperestimulação do sistema nervoso simpático, desenvolvendo taquicardia, agitação, hiperventilação e alterações digestivas.
  • b) Ligam-se covalentemente à enzima Na+K+ ATPase, inibindo-a irreversivelmente e levando à hiperpolarização da membrana neuronal, com consequente toxicidade ao sistema nervoso central.
  • c) São inibidores irreversíveis da enzima acetilcolinesterase, causando hiperexcitabilidade neuronal e toxicidade ao sistema nervoso central.
  • d) A inibição da cadeia de transporte de elétrons mitocondrial, através da ligação covalente ao seu complexo III, constitui seu principal mecanismo de toxicidade, afetando principalmente os estoques de ATP no sistema nervoso central.
  • e) São inibidores do complexo IV da cadeia de transporte de elétrons, ligando-se covalentemente ao sítio ativo enzimático e levando à inibição da síntese de ATP mitocondrial.