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Simulado Pedestres e condutores de veículos não motorizados | CONCURSO

Simulado Pedestres e condutores de veículos não motorizados

Simulado Pedestres e condutores de veículos não motorizados

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Este Simulado Pedestres e condutores de veículos não motorizados foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Pedestres e condutores de veículos não motorizados
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Pedestres e condutores de veículos não motorizados

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#219599
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(1,0) 1 - 

Considerando os Artigos 68 a 73 do Código de Trânsito Brasileiro, assinale a opção INCORRETA.

  • a) Ao pedestre é assegurada a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres.
  • b) A previsão de passeio destinado à circulação dos pedestres, que não deverão, nessas condições, usar o acostamento, poderá ser feita nos trechos urbanos de vias rurais e nas obras de arte a serem construídas.
  • c) Todo cidadão ou entidade civil tem o direito de solicitar, por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes ao Código de Trânsito Brasileiro.
  • d) O órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização.
#219600
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(1,0) 2 - 

Leia o enunciado abaixo sobre o Código de Trânsito Brasileiro - CTB e depois responda.
O ciclista desmontado, empurrando a bicicleta, equipara-se:

  • a) Ao condutor de veículos, em direitos e deveres.
  • b) Ao condutor de veículos, apenas em deveres.
  • c) Ao pedestre, apenas em deveres.
  • d) Ao pedestre em direitos e deveres.
#219601
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(1,0) 3 - 

O Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, contempla um capítulo próprio aos pedestres e condutores de veículos não motorizados. Considerando o disposto no código em pauta, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
( ) Nas áreas urbanas, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, em sentido contrário ao deslocamento de veículos, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.
( ) Para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até cem metros dele.
( ) O órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • a) V - V - F - F
  • b) F - F - V - V
  • c) V - F - F - V
  • d) F - V - F - V
#219602
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(1,0) 4 - 

Estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, quanto aos pedestres e condutores de veículos não motorizados que:

  • a) O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
  • b) É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, mesmo que seja prejudicial ao fluxo de pedestres.
  • c) Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, mesmo em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.
  • d) O ciclista desmontado empurrando a bicicleta não tem como equipara-se ao pedestre, pois está equipado de um meio de transporte.
#219603
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(1,0) 5 - 

É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres. Em relação aos pedestres e aos condutores de veículos não motorizados é correto afirmar que

  • a) nas áreas rurais, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, e também em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida
  • b) nas vias urbanas, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, em sentido contrário ao deslocamento de veículos, e também em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.
  • c) nos trechos urbanos de vias rurais e nas obras de arte a serem construídas, deverá ser previsto passeio destinado à circulação dos pedestres, que deverão, nessas condições, usar o acostamento.
  • d) o ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
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(1,0) 6 - 

Nas vias rurais, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita com prioridade sobre os veículos, em fila única:

  • a) pela faixa de tráfego, independente do sentido de deslocamento dos veículos.
  • b) pelos bordos da pista, no sentido do deslocamento dos veículos.
  • c) pelos bordos da pista, em sentido contrário ao deslocamento de veículos.
  • d) pela faixa de tráfego, sempre à sua direita.
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(1,0) 7 - 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o ciclista desmontado empurrando a bicicleta deverá:

  • a) circular pelos bordos da pistaemfila dupla.
  • b) deslocar-se por entre os carros.
  • c) atravessar quando o semáforo estiver indicando a cor verde para os pedestres.
  • d) circular pela contramão da via.
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(1,0) 8 - 

Em relação a pedestres e condutores de veículos não motorizados, é correto afirmar que:

  • a) veículos motorizados são responsáveis pela segurança dos não motorizados, e ambos são responsáveis pela segurança dos pedestres;
  • b) o pedestre poderá atravessar fora da faixa independentemente de sinalização;
  • c) o ciclista equipara-se aos veículos em deveres e direitos;
  • d) os ciclistas possuem prioridade em relação aos pedestres, e estes, prioridade frente aos veículos;
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(1,0) 9 - 

Conforme o Art. 68 do Código de Trânsito Brasileiro é assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres. Assinale a alternativa que corresponda aos incisos contemplados no artigo.

I. O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

II. Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.

III. Nas vias rurais, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, em sentido contrário ao deslocamento de veículos, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.

  • a) Apenas I e III estão corretos.
  • b) Apenas II e III estão corretos.
  • c) Apenas o I está correto.
  • d) I, II e III estão corretos.
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(1,0) 10 - 

Quanto aos pedestres e condutores de veículos não motorizados, pode-se afirmar:

  • a) Nas áreas urbanas, não havendo passeio ou quando houver impossibilidade de utilizá-los, a circulação de pedestres sempre será feita pelos bordos da pista.
  • b) Nas áreas rurais, não havendo acostamento ou quando não for possível utilizá-lo, a circulação de pedestre sempre ocorrerá em fila única e em sentido contrário ao deslocamento de veículos.
  • c) Onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via pelo pedestre poderá ser feito em qualquer sentido relativamente ao seu eixo.
  • d) Ao cruzar a pista de rolamento, o pedestre utilizará sempre as faixas ou passagens a ele destinadas, sempre que elas existirem numa distância de até cinquenta metros dele e levará em conta a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, para fazê-lo.