Simulado Opinião Pública | Concursos Diversos | CONCURSO
SIMULADO OPINIÃO PÚBLICA | CONCURSOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) Diversos.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca Diversas para o concurso Diversos. Estas questões são especificamente do assunto Opinião Pública da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.
ESTATÍSTICA
O simulado de Opinião Pública contém um total de 5 questões de concursos com um tempo estimado de 15 minutos para sua realização. O assunto abordado é Opinião Pública da banca Diversas do concurso Diversos.
RANKING
Realize o simulado Opinião Pública até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.
Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!
- #45546
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Opinião Pública
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Considere os dois trechos a seguir, sobre pesquisas de opinião.
I. Levantamento conduzido pelo CONECTA revela que a grande maioria dos internautas brasileiros (73%) afirma já ter consumido transgênicos e, entre os 27% que não sabem ou afirmam que não ingeriram, 59% se mostram abertos a experimentar. Em linha com o que os estudos científicos, testes e análises de biossegurança garantem – que os transgênicos são seguros para alimentação humana, animal e para o meio ambiente ? apenas uma minoria acredita que eles fazem mal (33%) ou causam reações alérgicas (29%).
(Adaptado de: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/brasileiro-esta-aberto-ao-consumo-de-transgenicos-aponta-pesquisa/)
II. O Greenpeace Brasil encomendou uma pesquisa ao IBOPE Inteligência sobre a percepção do cidadão em relação aos agrotóxicos. Os dados apontam que 82% da população brasileira considera muito importante que um político apresente propostas para a introdução de alimentos sem agrotóxicos na merenda escolar da rede pública. Para quase 60%, políticos que têm como prioridade a introdução de alimentos sem agrotóxicos nas escolas têm uma imagem mais positiva.
(Adaptado em: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/para-brasileiro-e-muito-importante-que-politicoscriem-propostas-de-merenda-sem-agrotoxico/)
Os resultados mostram que as pesquisas de opinião
- a) medem adequadamente dados de realidade representados na percepção do público, coincidindo a abstração do participante com a realidade objetiva.
- b) devem apresentar resultados conflitantes em levantamentos distintos a respeito de objetos relacionados entre si.
- c) medem abstrações pessoais e individuais que, articuladas, demonstram as percepções e intenções de um determinado grupo.
- d) são incapazes de estabelecer nexos causais entre eventos abordados em questionários, formulários ou entrevistas estruturadas.
- e) servem adequadamente para, com a percepção pública, validar dados de realidade para os quais não há comprovações irrefutáveis.
- #45547
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Opinião Pública
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
- a) pode ser entendida como a vontade popular.
- b) não é influenciada pelos meios de comunicação de massa.
- c) está em processo contínuo de formação a partir das diversas opiniões existentes no público.
- d) normalmente não é diferente da opinião de qualquer integrante do público.
- e) é a opinião da maioria do público.
- #45548
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Opinião Pública
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
As redes sociais trouxeram diversas alterações para o processo de gerenciamento das marcas e a interação com o público.
A característica que NÃO se aplica ao ambiente das mídias sociais é:
- a) maior controle dos gestores sobre as marcas e sua relação com os clientes;
- b) novas possibilidades de levantamento de informação e pesquisa em tempo real;
- c) redução de custos para divulgação de informações para públicos segmentados;
- d) facilidade de acesso a nichos de mercado difíceis de serem contactados pelas outras mídias;
- e) mensuração eficaz de resultados das campanhas e ações de gestão de marcas.
- #45549
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Opinião Pública
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
- a) A pesquisa de opinião ou sondagem só é feita presencialmente.
- b) Apesar da abrangência limitada no tocante à temática a ser explorada, a pesquisa de opinião consolidou-se como uma confiável e eficiente forma de se saber o que as pessoas de um perfil definido pensam e como se comportam.
- c) A pesquisa de opinião pública se dá apenas quando consultadas as percepções da população quanto às ações do governo ou às personalidades políticas.
- d) No âmbito comercial, a sondagem permite levantar informações, até então ocultas, relativas ao mercado, aos concorrentes, ao próprio negócio ou clientela, subsidiando o planejamento estratégico do negócio.
- e) A pesquisa de opinião mede o impacto de uma ação ou produto junto a um determinado público, após a execução da estratégia. Quando é feita antes do lançamento do produto ou da execução da ação, é chamada sondagem.
- #45550
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Opinião Pública
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
- a) opinião pública - crença religiosa - educação - poder de compra.
- b) opinião da mídia - crença religiosa - partidos políticos - sociedade.
- c) opinião pública - crenças religiosas - educação - personalidade.
- d) opinião pública - crença religiosa - sociedade - partidos políticos.
- e) opinião da mídia - poder de compra - educação - personalidade.