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Simulado Operações Portuárias | CONCURSO

Simulado Operações Portuárias

Simulado Operações Portuárias

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Este Simulado Operações Portuárias foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Operações Portuárias
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Operações Portuárias e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Operações Portuárias

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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#216606
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Operações Portuárias Diversas
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(1,0) 1 - 

No sistema aquaviário, a diferenciação entre navios pode ser feita em função de sua tonelagem bruta e, nesse caso, a referência é conhecida como

  • a) arqueação bruta.
  • b) calado.
  • c) embocadura.
  • d) envergadura.
  • e) lastro bruto
#216607
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Operações Portuárias Diversas
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(1,0) 2 - 

De ampla utilização nos sistemas de transporte aquaviário e aéreo, durante movimentação segura da carga, os(as)

  • a) cabos de aço devem ser utilizados para materiais com cantos vivos.
  • b) estropos são elementos de fixação de estrados no piso.
  • c) correntes têm sua aplicação em cargas escorregadias.
  • d) lingas permitem o acoplamento da carga ao meio de elevação.
  • e) talhas pneumáticas não são indicadas para ajuste preciso de cargas.
#216608
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(1,0) 3 - 

Gaiolas e macas são equipamentos

  • a) disponibilizados pelo Órgão Gestor da Mão de Obra de um porto organizado no cais próximo da embarcação da qual é descarregado o produto químico
  • b) mantidos em embarcações atracadas, próximos ao local de trabalho de movimentação de cargas, para resgate de acidentado.
  • c) destinados à movimentação de pessoal entre a embarcação atracada e o cais para onde está sendo guindada a carga perigosa.
  • d) descartados pela embarcação que descarregou produtos perigosos, evitando risco de levar para bordo artefatos contaminados.
  • e) adaptados pelas oficinas das embarcações de grande porte e que servem para auxiliar no embarque de suprimentos, quando fundeadas.
#216609
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(1,0) 4 - 

A obrigação de informar às autoridades portuárias as características das cargas perigosas a serem movimentadas ou em trânsito pela zona portuária a partir de uma embarcação, para que haja adequação dos equipamentos e acessórios necessários à manipulação das mesmas e providenciar medidas de prevenção, é do

  • a) operador portuário, empregador ou tomador de serviço.
  • b) comandante da embarcação e do órgão gestor de mão de obra.
  • c) comando do distrito naval e do armador.
  • d) fabricante e da fiscalização aduaneira
  • e) fornecedor e do comerciante intermediador
#216610
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(1,0) 5 - 

No que diz respeito à movimentação de cargas em navios, esta deve ser estivada

  • a) com uso da força humana para colocação dos volumes no piso.
  • b) com uso de pontes rolantes devido à sua adequação a porões de navios
  • c) de forma a evitar tombamento ou desmoronamento sobre os trabalhadores.
  • d) nas primeiras horas do dia, quando a temperatura é amena.
  • e) pelos oficiais a bordo da embarcação sob coordenação do comandante.
#216611
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(1,0) 6 - 

Após a utilização de um contêiner para transporte de produtos tóxicos e antes do mesmo passar pelo processo de descontaminação, esse equipamento deve ser considerado um(a)

  • a) ambiente cuja atmosfera é imediatamente perigosa à vida e à saúde.
  • b) despesa adicional para o centro de custo da gerência de logística.
  • c) objeto a ser monitorado e preparado para descarte sem danos ambientais.
  • d) possível montagem de residência alternativa para população desassistida.
  • e) recurso de transporte a ser imediatamente disponibilizado para a logística
#216612
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(1,0) 7 - 

Uma das medidas de segurança a ser adotada nas operações do tipo transbordo horizontal (roll-on I roll-off) de uma embarcação marítima para um equipamento de transporte terrestre, com contêineres, é o(a)

  • a) desvio do tráfego de outras embarcações e outros veículos de transporte terrestre para uma distância mínima de cem metros daquela área.
  • b) não utilização de passarelas para passar de um contêiner para outro, no mesmo nível, quando houver espaço entre eles.
  • c) permanência de um trabalhador sobre o contêiner para a devida sinalização ao guindasteiro.
  • d) obediência à sinalização e à rotulagem dos contêineres, quanto aos riscos inerentes à sua movimentação.
  • e) trânsito de empilhadeiras, no cais, sob a área de passagem dos contêineres içados, ocorre com a sinalização sonora e luminosa acionadas.
#216613
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(1,0) 8 - 

A área alfandegada para fins de movimentação ou armazenagem de cargas destinadas ou provenientes do transporte aquaviário é zona

  • a) aduaneira.
  • b) alfandegária.
  • c) de descarga.
  • d) depositária.
  • e) primária.
#216614
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(1,0) 9 - 

A NR29 dispõe, quanto à segurança no trabalho portuário, que a não ser que haja sinalização adequada, a(o)

  • a) autoridade portuária deverá impedir a atracação de embarcações de grande calado após o anoitecer
  • b) comandante deve permanecer na ponte de comando até o final da descarga da embarcação.
  • c) embarcação que transporta carga perigosa a granel deve ter autorização das autoridades marítimas para adentrar águas fluviais
  • d) local de acesso à embarcação deve ficar fora do alcance do raio da lança do guindaste, pau-de-carga ou assemelhado.
  • e) operação de transbordo de carga perigosa entre embarcações fundeadas deve ser feita após o pôr do sol.
#216615
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(1,0) 10 - 

Salvo em situações excepcionais, devidamente justificadas, avaliadas e acompanhadas pelo Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Trabalho Portuário e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, a(o)

  • a) boca dos agulheiros deve estar protegida por braçolas sem tampas ou travas.
  • b) carga deve ser estivada nos porões das embarcações, de forma a obstruir o acesso às escadas dos agulheiros
  • c) embarcação não poderá ser acessada com a utilização de escadas tipo quebra-peito.
  • d) estivagem de carga deve ser feita à distância de 10,0 metros da abertura do porão, quando a carga necessitar ser aberta posteriormente.
  • e) trabalhador braçal embarcado não poderá recusar-se ao cumprimento de uma atividade imediatamente perigosa à sua vida ou saúde.