Simulado Operações Portuárias | CONCURSO
Simulado Operações Portuárias
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Operações Portuárias não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Operações Portuárias
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Operações Portuárias foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Operações Portuárias
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado Operações Portuárias
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Operações Portuárias e saiam na frente em seus estudos.
Questões Operações Portuárias
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Operações Portuárias, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Operações Portuárias
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #214662
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Operações Portuárias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
As operações de transbordo impõem a necessidade do uso de equipamentos de guindar cargas. Nos portos, onde há grande movimentação de contêineres, um equipamento muito comum e necessário, dada a sua versatilidade de movimento e grande capacidade de carga, é o(a)
- a) caminhão trucado.
- b) caminhão guincho.
- c) pau de carga.
- d) carrinho de propulsão humana.
- e) ponte rolante.
- #214663
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Operações Portuárias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Entre os equipamentos de içamento de cargas, há aqueles denominados talhas, que têm entre seus componentes, cabos de aço, merecedores de inspeções rigorosas e frequentes. Sinais de deterioração desses componentes indicam necessidade de troca imediata. O mais grave desses sinais é a(o)
- a) corrosão.
- b) distorção.
- c) perna rompida.
- d) amassamento.
- e) tempo de uso.
- #214664
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Operações Portuárias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A expressão embarcação solas refere-se à(ao)
- a) antiga embarcação monoposto produzida por indígenas da América do Norte com couro de búfalos
- b) barco que, imprestável para o serviço para o qual foi fabricado, acaba por ser depositado em área isolada, apoiado sobre seu próprio casco.
- c) embarcações mercantes, usadas em viagens internacionais ou no tráfego marítimo mercantil, ilhas oceânicas, terminais e plataformas marítimas.
- d) modelo de embarcação sem meios de propulsão mecânica, utilizado para fins de pesca e cujo comprimento, de regra, é menor que 24 m.
- e) embarcação destinada à cabotagem, tanto para transporte de passageiros quanto de cargas.
- #214665
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Operações Portuárias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O ato internacional que estabelece requisitos obrigatórios para a preservação do meio ambiente marinho, buscando evitar a poluição causada por óleo, substâncias nocivas e despejos oriundos de navios, advém da(o)
- a) Comissão Internacional de Cooperação Técnica contra Poluição Marinha.
- b) Convenção Internacional para a Prevenção de Poluição por Navios – Marpol.
- c) Resolução Internacional Anti Poluentes Marítimos – Riap.
- d) Comissão Internacional de Direito Civil em Dano Ambiental Marítimo.
- e) Comitê de Cooperação contra Poluição por Navios – Coopn.
- #214666
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Operações Portuárias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
As embarcações brasileiras destinadas ao transporte de produtos perigosos devem cumprir os requisitos estabelecidos pelas Normas Internacionais. Considerando-se a aplicação, conforme a data de construção e o tipo de mercadoria a ser transportada, tais requisitos devem ser cumpridos
- a) mesmo que não efetuem viagens internacionais, de acordo com a tabela descrita nas Normas da Autoridade Marítima.
- b) mesmo que dispensadas desses trâmites, quando tiverem por missão uma viagem internacional, já que obedecem somente à legislação brasileira.
- c) quando as embarcações se submeterem a vistorias que comprovem sua arqueação bruta igual ou menor que 50 AB.
- d) quando há garantia de estarem aptas à segurança da navegação das áreas costeiras e portuárias.
- e) quando se solicita à autoridade marítima a revalidação de sua classificação a cada viagem internacional que venham a realizar.
- #214667
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Operações Portuárias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Nos fóruns internacionais que tratam da regulamentação e do controle dos transportes aquaviários, nos aspectos relacionados à segurança de navegação e à proteção ao meio ambiente marinho, o governo brasileiro é representado pela(o)
- a) Marinha do Brasil.
- b) Agência Nacional de Águas.
- c) Ministério do Meio Ambiente.
- d) Ministério das Relações Exteriores.
- e) Gabinete Civil da Presidência da República.
- #214668
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Operações Portuárias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Os contêineres ou recipientes que armazenaram produtos perigosos, em viagem marítima, e que não foram limpos e descontaminados, para fins de transporte e manuseio, devem ser
- a) aerados por, no mínimo, 24 horas antes de serem utilizados para algum outro acondicionamento, em uma nova viagem
- b) destinados a produtos como máquinas e equipamentos, visando à redução da possibilidade de intoxicação humana.
- c) considerados como cheios, estando sujeitos aos mes- mos controles administrativos e aduaneiros dos recipientes cheios.
- d) submetidos à rigorosa quarentena, apartados dos demais contêineres, até que se tenha certeza de sua inocuidade
- e) tratados como embalagens de alto risco biológico, que devem ser enviadas para reciclagem e reaproveitamento de suas partes.
- #214669
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Operações Portuárias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A transmissão da informação documentada, em português, à administração do porto, ao Órgão Gestor de Mão de Obra e ao operador portuário, com indicação das cargas perigosas – qualitativa e quantitativamente – informando as que serão descarregadas no porto e as que permanecerão a bordo, com sua respectiva localização, é responsabilidade do(a)
- a) advogado representante do comprador da carga, caso este tenha endereço fora da jurisdição do porto.
- b) armador ou do seu preposto, responsável pela embarcação que conduzir cargas perigosas.
- c) escritório da transportadora contratada pelo comprador da carga através de sua procuração.
- d) empresa fabricante do produto ou daquela que o comercializa na região do porto.
- e) autoridade naval da região onde se localiza o porto, mediante solicitação do armador responsável pela embarcação.
- #214670
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Operações Portuárias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
São cargas que, em seu processo de movimentação ou transporte marítimo, devem permanecer o tempo mínimo necessário próximas às áreas de operação de carga e descarga as(os)
- a) embalagens frágeis contendo água de lastro ou inservíveis.
- b) mercadorias perigosas acondicionadas em contêineres refrigerados.
- c) produtos estrangeiros sem autorização aduaneira para desembarque.
- d) resíduos sólidos recolhidos na embarcação após uma viagem.
- e) restos de alimentos deteriorados por deficiência na sua refrigeração.
- #214671
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Operações Portuárias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O documento que acompanha a carga a ser embarcada, individualizando e quantificando sua composição, é denominado
- a) descritivo de carga.
- b) manifesto de carga.
- c) nota fiscal.
- d) registro de mercadorias.
- e) rol de mercadorias.