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Simulado Operações Portuárias | CONCURSO

Simulado Operações Portuárias

Simulado Operações Portuárias

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Este Simulado Operações Portuárias foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Operações Portuárias
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Operações Portuárias

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#214662
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(1,0) 1 - 

As operações de transbordo impõem a necessidade do uso de equipamentos de guindar cargas. Nos portos, onde há grande movimentação de contêineres, um equipamento muito comum e necessário, dada a sua versatilidade de movimento e grande capacidade de carga, é o(a)

  • a) caminhão trucado.
  • b) caminhão guincho.
  • c) pau de carga.
  • d) carrinho de propulsão humana.
  • e) ponte rolante.
#214663
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(1,0) 2 - 

Entre os equipamentos de içamento de cargas, há aqueles denominados talhas, que têm entre seus componentes, cabos de aço, merecedores de inspeções rigorosas e frequentes. Sinais de deterioração desses componentes indicam necessidade de troca imediata. O mais grave desses sinais é a(o)

  • a) corrosão.
  • b) distorção.
  • c) perna rompida.
  • d) amassamento.
  • e) tempo de uso.
#214664
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(1,0) 3 - 

A expressão embarcação solas refere-se à(ao)

  • a) antiga embarcação monoposto produzida por indígenas da América do Norte com couro de búfalos
  • b) barco que, imprestável para o serviço para o qual foi fabricado, acaba por ser depositado em área isolada, apoiado sobre seu próprio casco.
  • c) embarcações mercantes, usadas em viagens internacionais ou no tráfego marítimo mercantil, ilhas oceânicas, terminais e plataformas marítimas.
  • d) modelo de embarcação sem meios de propulsão mecânica, utilizado para fins de pesca e cujo comprimento, de regra, é menor que 24 m.
  • e) embarcação destinada à cabotagem, tanto para transporte de passageiros quanto de cargas.
#214665
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(1,0) 4 - 

O ato internacional que estabelece requisitos obrigatórios para a preservação do meio ambiente marinho, buscando evitar a poluição causada por óleo, substâncias nocivas e despejos oriundos de navios, advém da(o)

  • a) Comissão Internacional de Cooperação Técnica contra Poluição Marinha.
  • b) Convenção Internacional para a Prevenção de Poluição por Navios – Marpol.
  • c) Resolução Internacional Anti Poluentes Marítimos – Riap.
  • d) Comissão Internacional de Direito Civil em Dano Ambiental Marítimo.
  • e) Comitê de Cooperação contra Poluição por Navios – Coopn.
#214666
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(1,0) 5 - 

As embarcações brasileiras destinadas ao transporte de produtos perigosos devem cumprir os requisitos estabelecidos pelas Normas Internacionais. Considerando-se a aplicação, conforme a data de construção e o tipo de mercadoria a ser transportada, tais requisitos devem ser cumpridos

  • a) mesmo que não efetuem viagens internacionais, de acordo com a tabela descrita nas Normas da Autoridade Marítima.
  • b) mesmo que dispensadas desses trâmites, quando tiverem por missão uma viagem internacional, já que obedecem somente à legislação brasileira.
  • c) quando as embarcações se submeterem a vistorias que comprovem sua arqueação bruta igual ou menor que 50 AB.
  • d) quando há garantia de estarem aptas à segurança da navegação das áreas costeiras e portuárias.
  • e) quando se solicita à autoridade marítima a revalidação de sua classificação a cada viagem internacional que venham a realizar.
#214667
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(1,0) 6 - 

Nos fóruns internacionais que tratam da regulamentação e do controle dos transportes aquaviários, nos aspectos relacionados à segurança de navegação e à proteção ao meio ambiente marinho, o governo brasileiro é representado pela(o)

  • a) Marinha do Brasil.
  • b) Agência Nacional de Águas.
  • c) Ministério do Meio Ambiente.
  • d) Ministério das Relações Exteriores.
  • e) Gabinete Civil da Presidência da República.
#214668
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(1,0) 7 - 

Os contêineres ou recipientes que armazenaram produtos perigosos, em viagem marítima, e que não foram limpos e descontaminados, para fins de transporte e manuseio, devem ser

  • a) aerados por, no mínimo, 24 horas antes de serem utilizados para algum outro acondicionamento, em uma nova viagem
  • b) destinados a produtos como máquinas e equipamentos, visando à redução da possibilidade de intoxicação humana.
  • c) considerados como cheios, estando sujeitos aos mes- mos controles administrativos e aduaneiros dos recipientes cheios.
  • d) submetidos à rigorosa quarentena, apartados dos demais contêineres, até que se tenha certeza de sua inocuidade
  • e) tratados como embalagens de alto risco biológico, que devem ser enviadas para reciclagem e reaproveitamento de suas partes.
#214669
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(1,0) 8 - 

A transmissão da informação documentada, em português, à administração do porto, ao Órgão Gestor de Mão de Obra e ao operador portuário, com indicação das cargas perigosas – qualitativa e quantitativamente – informando as que serão descarregadas no porto e as que permanecerão a bordo, com sua respectiva localização, é responsabilidade do(a)

  • a) advogado representante do comprador da carga, caso este tenha endereço fora da jurisdição do porto.
  • b) armador ou do seu preposto, responsável pela embarcação que conduzir cargas perigosas.
  • c) escritório da transportadora contratada pelo comprador da carga através de sua procuração.
  • d) empresa fabricante do produto ou daquela que o comercializa na região do porto.
  • e) autoridade naval da região onde se localiza o porto, mediante solicitação do armador responsável pela embarcação.
#214670
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(1,0) 9 - 

São cargas que, em seu processo de movimentação ou transporte marítimo, devem permanecer o tempo mínimo necessário próximas às áreas de operação de carga e descarga as(os)

  • a) embalagens frágeis contendo água de lastro ou inservíveis.
  • b) mercadorias perigosas acondicionadas em contêineres refrigerados.
  • c) produtos estrangeiros sem autorização aduaneira para desembarque.
  • d) resíduos sólidos recolhidos na embarcação após uma viagem.
  • e) restos de alimentos deteriorados por deficiência na sua refrigeração.
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(1,0) 10 - 

O documento que acompanha a carga a ser embarcada, individualizando e quantificando sua composição, é denominado

  • a) descritivo de carga.
  • b) manifesto de carga.
  • c) nota fiscal.
  • d) registro de mercadorias.
  • e) rol de mercadorias.