Simulado Oficial de Náutica | CONCURSO
Simulado Oficial de Náutica
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Este Simulado Oficial de Náutica foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Oficial de Náutica
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.
Questões Oficial de Náutica
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #254202
- Banca
- . Bancas Diversas
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- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
Em relação aos hélices dos navios, considere as afirmativas a seguir.
I - O passo do hélice é a distância longitudinal percorrida pelo hélice para cada volta completa que uma pá executa em torno do eixo que une o hélice ao motor.
II - Os impelidores laterais localizados na proa de um navio são chamados de stern-thrusters, enquanto os localizados na popa do navio são chamados de bow-thrusters.
III - Um hélice de passo variável possui o mesmo ângulo de passo ao longo de toda a superfície da pá, fazendo com que a pá seja reta e ocupe um só plano.
É correto APENAS o que se afirma em
- a) I
- b) II
- c) III
- d) I e II
- e) II e III
- #254203
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
Em tempo calmo, sem turbulência, quando ocorre uma camada superior de ar quente e seco sobre uma camada de superfície de ar frio e úmido, pode surgir uma condição denominada super-refração das ondas-radar. Nessa condição, a curvatura da trajetória das ondas-radar será
- a) aumentada, sem haver alteração no alcance máximo de detecção.
- b) aumentada, com o consequente aumento no alcance máximo de detecção.
- c) aumentada, com a consequente diminuição no alcance máximo de detecção.
- d) diminuída, sem haver alteração no alcance máximo de detecção.
- e) diminuída, com o consequente aumento no alcance máximo de detecção.
- #254204
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- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Tendo em vista o RIPEAM-72, uma embarcação de propulsão mecânica com comprimento igual a 150 metros, em movimento durante a noite, deve, SOMENTE, exibir as
- a) luzes de bordos
- b) luzes de bordos e uma luz de alcançado
- c) luzes de bordos, uma luz de alcançado e uma luz de mastro a vante
- d) luzes de bordos, uma luz de alcançado, uma luz de mastro a vante e uma segunda luz de mastro, à ré e mais baixa que a de vante
- e) luzes de bordos, uma luz de alcançado, uma luz de mastro a vante e uma segunda luz de mastro, à ré e mais alta que a de vante
- #254205
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(1,0) 4 -
Quando um transponder radar de busca e salvamento (SART) responde à emissão de um radar de um navio de salvamento operando na banda X, serão apresentados, na tela desse radar, 12 pontos padrões ao longo da linha de marcação, indicando a posição do SART. Ao aproximar-se do SART, essa linha com os 12 pontos tende a se expandir em arcos concêntricos que formarão círculos concêntricos quando a distância do SART for cerca de
- a) 1 milha
- b) 10 milhas
- c) 20 milhas
- d) 50 milhas
- e) 100 milhas
- #254206
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(1,0) 5 -
Com relação ao sistema GMDSS por satélite COSPAS- -SARSAT, considere as afirmativas abaixo.
I – O COSPAS-SARSAT inclui dois tipos de satélites, aqueles em órbita polar de baixa altitude, que formam o sistema GEOSAR, e aqueles em órbita geoestacionária, que formam o sistema LEOSAR.
II – O COSPAS-SARSAT é um sistema por satélite para auxílio SAR, designado para localizar balizas de socorro que transmitam na frequência de 406 MHz.
III – O acionamento acidental da EPIRB do COSPAS- -SARSAT ocasiona um alerta falso que deverá ser cancelado através de mensagem a uma estação costeira ou ao RCC responsável pela Área de Responsabilidade SAR onde se está navegando.
É correto APENAS o que se afirma em
- a) I
- b) II
- c) III
- d) I e II
- e) II e III