Simulado Odontologia | CONCURSO
Simulado Odontologia
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Odontologia não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Odontologia
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Odontologia foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Odontologia
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado Odontologia
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Odontologia e saiam na frente em seus estudos.
Questões Odontologia
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Odontologia, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Odontologia
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #215527
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Odontologia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
As propriedades preventivas do flúor foram descobertas a partir de investigações sobre o seu efeito tóxico no esmalte dentário em desenvolvimento, resultante da sua ingestão. Mediante a observação de tais efeitos, desencadeou-se uma série de estudos, que resultaram na descoberta da fluoretação da água de abastecimento público como medida de controle de cárie dentária. Acerca da fluoretação da água de abastecimento público, é correto afirmar que:
- a) A fluoretação das águas de abastecimento público teve início, no Brasil, em 31 de outubro de 1953, com a implantação deste método em Baixo Guandu, Espírito Santo.
- b) A Organização Mundial da Saúde, em 1935, reconheceu a importância da fluoretação da água, indicando-a como uma medida de saúde pública.
- c) Em 1992, aconteceu em Santiago – Chile, a III Reunião Especial de Ministros de Saúde das Américas, que recomendou também, como medida de prevenção a aplicação de flúor.
- d) O Brasil, em parceria com a Fundação Kellogg (FK), realizou, em 1982, uma Conferência sobre fluoretos.
- e) A fluoretação das águas de abastecimento público teve início, no Brasil, em 17 de setembro de 2004, com a Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente.
- #215528
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Odontologia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Existe achado disponível na literatura demonstrando uma taxa de sucesso do tratamento expectante, de 92% após 3 a 4 anos. O tratamento expectante, no entanto, apresenta desvantagens associadas à necessidade de uma segunda consulta para reabertura da cavidade e escavação final, EXCETO:
- a) Risco de degradação ou perda do material provisório e consequente progressão da lesão.
- b) Risco de exposição pulpar durante a remoção do material provisório ou durante a escavação final.
- c) Utilização obrigatória do cimento de hidróxido de cálcio como material forrador colocado sobre o tecido dentinário a fim de evitar a infiltração de microrganismos e substrato.
- d) Maior tempo e custo necessários ao tratamento.
- e) Desconforto adicional ao paciente.
- #215529
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Odontologia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A busca pela harmonia dental, conquistada por meio de cor e forma, tem levado um grande número de pacientes aos consultórios dentários, na esperança de mudanças, melhorias e até mesmo transformações profundas. Em relação ao tratamento integrado entre a Ortodontia e a Dentística, é INCORRETO afirmar que:
- a) O incisivo central é o maior dente anterior, ele guarda uma proporção de aproximadamente 75% da largura e 88% do comprimento em relação ao incisivo lateral, e cerca de 95% do comprimento e 90% da largura do canino.
- b) Se os dentes não apresentam formas alteradas, a movimentação ortodôntica é sem dúvida a melhor opção para alcançar a proporção dourada, pois o problema é apenas de espaço.
- c) Cada vez mais intensa, a força adesiva dos materiais estéticos tem permitido que mínimos preparos sejam realizados, de tal forma que, se não houver participação da dentina, o esmalte deverá ser biselado, pois a ação do ácido é pouco efetiva sobre a camada aprismática
- d) Em casos em que os dentes apresentam alterações de forma, tamanho ou estão ausentes, a Ortodontia sozinha não será capaz de resolver, e a Dentística, em associação, pode contribuir de forma altamente satisfatória para constituir um sorriso perfeito.
- e) A inclinação de 75 graus em relação ao cavo-superficial tem a finalidade de remover a finíssima camada de sais minerais que se acumula sobre o esmalte, e que, se não for removida, produzirá uma dificuldade na criação de padrões de condicionamento ácido definidos.
- #215530
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Odontologia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
As atribuições dos profissionais das equipes que atuam na Atenção Básica deverão seguir normativas específicas do Ministério da Saúde, bem como as definições de escopo de práticas, protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, além de outras normativas técnicas estabelecidas pelos gestores federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal. Assinale a alternativa que contém de forma correta uma das atribuições do Cirurgião-Dentista enquanto membro da equipe atuante na Atenção Básica.
- a) Participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando apenas indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades relativos a saúde bucal.
- b) Participar do acolhimento dos usuários, proporcionando atendimento humanizado, realizando classificação de risco, identificando as necessidades de intervenções de cuidado, responsabilizandose pela continuidade da atenção e viabilizando o estabelecimento do vínculo.
- c) Realizar ações de atenção à saúde conforme a necessidade de saúde do indivíduo, bem como aquelas previstas obrigatoriamente entre serviços essenciais da saúde bucal.
- d) Coordenar sem participar presencialmente de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais.
- e) Acompanhar e apoiar atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da equipe, sem envolver-se com as atividades dos demais profissionais de nível superior da AB.
- #215531
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Odontologia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Considerando o processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família e as seguintes atribuições:
• Realizar a atenção em saúde bucal individual e coletiva das famílias, indivíduos e a grupos específicos, atividades em grupo na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros), segundo programação e de acordo com suas competências técnicas e legais;
• Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da equipe, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar;
• Participar do treinamento e capacitação de auxiliar em saúde bucal e de agentes multiplicadores das ações de promoção à saúde;
• Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos.
Essas atribuições são específicas de qual profissional da Estratégia Saúde da Família?
- a) Médico.
- b) Cirurgião-Dentista.
- c) Auxiliar de Saúde Bucal.
- d) Técnico em Saúde Bucal.
- e) Técnico de Enfermagem lotado em consultório dentário.
- #215532
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Odontologia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Considerando os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil, 2010) em relação as médias das necessidades de tratamento para cárie dentária e os respectivos percentuais em relação ao total, segundo o grupo etário e a região, é correto afirmar que:
- a) No intervalo de 35 a 44 anos, na Região Norte, 9,5% das pessoas apresentaram necessidades de tratamento de lesão branca.
- b) No intervalo de 35 a 44 anos, na Região Sudeste, 5% das pessoas apresentaram necessidades de tratamento restaurador de 2 ou mais superfícies dentárias para cárie dentária.
- c) No intervalo de 15 a 19 anos, na Região Sul, 94,3% das pessoas não apresentaram necessidades de tratamento para cárie dentária.
- d) No intervalo de 15 a 19 anos, na Região Nordeste, 11% das pessoas apresentaram necessidades de tratamento através de extração dentária.
- e) No intervalo de 65 a 74 anos, na Região Centro-Oeste, 7% das pessoas apresentaram necessidades de tratamento pulpar mais restauração.
- #215533
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Odontologia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Ao Cirurgião-Dentista, quando da realização de auditorias e perícias odontológicas, é lícito e não constitui infração ética:
- a) Intervir nos atos de outro profissional, quando estiver em risco à saúde do examinado.
- b) Exercer a função de perito, quando não for cônjuge ou a parte não for parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral até o segundo grau.
- c) Acumular as funções de perito/auditor e procedimentos terapêuticos odontológicos na mesma entidade prestadora de serviços odontológicos.
- d) Prestar serviços de auditoria a pessoas físicas ou jurídicas, independentemente da obrigação destas de inscrição e de estarem regularmente inscritas no Conselho de sua jurisdição, quando o CirurgiãoDentista estiver devidamente regular junto ao Conselho.
- e) Receber remuneração por valores vinculados à glosa, quando na função de perito ou auditor.
- #215534
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Odontologia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Constitui infração ética do Cirurgião-Dentista revelar, sem justa causa, fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão do exercício de sua profissão. Compreende-se como justa causa, EXCETO:
- a) Declinação do tratamento empreendido, através da publicação de Edital de Cobrança Extrajudicial de honorários profissionais.
- b) Notificação compulsória de doença.
- c) Colaboração com a justiça nos casos previstos em lei.
- d) Perícia odontológica nos seus exatos limites.
- e) Revelação de fato sigiloso ao responsável pelo incapaz.
- #215535
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Odontologia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Conforme a RDC/Anvisa nº 50/2002, os consultórios odontológicos devem dispor de instalações hidráulicas (água fria e esgoto), elétricas (pontos de força e iluminação), iluminação natural ou artificial, ventilação natural ou forçada e, caso necessário, gases medicinais (oxigênio, ar comprimido e vácuo medicinal). Os consultórios odontológicos devem ainda possuir ambientes de apoio. Assinale a alternativa que contém de forma correta um desses ambientes de apoio obrigatório.
- a) Sala de espera para pacientes e acompanhantes com área mínima de 2 m2 por pessoa.
- b) Depósito de Material de Limpeza (DML) com área mínima de 4 m2 e dimensão mínima de 2m, equipado com pia.
- c) Sanitários para pacientes e público com área mínima de 2,5 m2 e dimensão mínima de 1,5m.
- d) Central de Material Esterilizado (CME) com ambiente sujo – sala de lavagem e descontaminação de materiais com bancada e pia com área mínima de 6,8 m2 .
- e) Central de Material Esterilizado (CME) com ambiente limpo – sala de preparo/esterilização/estocagem de material, com bancada para equipamentos de esterilização, armários para guarda de material e guichê para distribuição de material, com área mínima de 4,8 m².
- #215536
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Odontologia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Os profissionais da área da saúde, por estarem mais expostos, possuem um risco elevado de aquisição de doenças infecciosas, devendo estar devidamente imunizados. Acerca das vacinas administradas nos serviços públicos de saúde para a garantia do esquema vacinal, é correto afirmar que:
- a) Uma dose de reforço da vacina contra a febre amarela é necessária a cada quinze anos.
- b) A vacina DT (Dupla Adulto) contra Difteria e Tétano deve ser aplicada em três doses no esquema básico. Requer uma dose de reforço a cada oito anos, antecipada para três anos em caso de gravidez ou acidente com lesões graves.
- c) A vacina SRC (Tríplice Viral) contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, deve ser aplicada em dose de reforço a cada dez anos.
- d) A vacina contra Hepatite B deve ser feita em três doses, em períodos de zero, um e seis meses de intervalo; dois meses após o esquema vacinal completo, recomenda-se a realização de testes sorológicos para verificar a soroconversão das pessoas vacinadas.
- e) As vacinas contra Influenza e Pneumococos atuam contra gripe e pneumonia, respectivamente, e requerem uma dose a cada ano para gripe e reforço após dez anos para pneumonia.