Simulado O Sujeito Moderno | CONCURSO
Simulado O Sujeito Moderno
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Este Simulado O Sujeito Moderno foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: O Sujeito Moderno
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
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Questões O Sujeito Moderno
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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #225044
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(1,0) 1 -
A formulação do conceito de Estado moderno remonta ao século XVI, quando a crise dos grandes poderes universais e dos poderes senhoriais feudais abriu o espaço para a formação de monarquias centralizadas dinástico-territoriais, em conflito pela hegemonia da Europa.
Na França, em um contexto de guerras interestatais e civis religiosas, o jurista Jean Bodin desenvolveu uma das primeiras teorias sobre o poder soberano como principal agente da racionalização política:
Aquele que é soberano não deve estar sujeito ao comando de outrem em modo algum, e deve poder dar a lei aos seus súditos e apagar ou anular as palavras inúteis nela substituindo-as por outras, o que não pode ser feito por quem está sujeito às leis ou a pessoas que exercitem o poder sobre ele. Por isso, a lei afirma que o príncipe não está sujeito à autoridade das leis, e em latim a palavra lei significa o comando de quem tem o poder soberano. Assim como o papa, segundo os canonistas, nunca pode atar as próprias mãos, também não as pode atar o príncipe soberano, mesmo que o quisesse. Por isso, no fim dos editos e das ordenanças vemos as palavras “pois tal é o nosso prazer”, para que esteja claro que as leis do príncipe soberano, mesmo que fundadas em motivos válidos e concretos, dependem apenas de sua pura e livre vontade. Quanto, porém, às leis naturais e divinas, todos os príncipes da terra estão sujeitos a elas, nem possuem poder para transgredi-las, se não quiserem serem culpados de lesa majestade divina, pondo-se em guerra contra aquele Deus a cuja majestade todos os príncipes da terra devem se submeter, com absoluto temor e reverência.
Adaptado de J. Bodin, I sei libri dello Stato. Torino: Utet, 1964, livro I, cap. VIII, p. 358-362.
Com base no trecho e em seus conhecimentos, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente o conceito moderno de estado e de soberania em Bodin.
- a) Exercer a soberania absoluta, fazendo uso integral dos poderes da soberania, significa poder modificar o direito ordinário, consuetudinário e as leis fundamentais do Reino.
- b) Para que o poder seja absoluto, deve se sobrepor a todos os demais poderes, por isso ele se manifesta na prerrogativa de não se submeter à autoridade das leis.
- c) O poder absoluto consiste na faculdade de derrogar as leis civis, no caráter juridicamente incondicionado da soberania e em sua limitação pelo direito divino e natural.
- d) O Estado moderno é caracterizado por uma entidade soberana, o Estado, que exerce o poder coercitivo sobre um território e possui o monopólio do uso legitimo da força.
- e) A soberania moderna baseia-se na divisibilidade de poderes exercidos por um Estado sobre uma comunidade política, submetida aos poderes soberano, divino e natural.
- #225045
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(1,0) 2 -
Com base nas análises de José Paulo Netto acerca do método em Marx, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correta:
( ) Para Marx, a teoria se reduz ao exame sistemático das formas dadas de um objeto, com o pesquisador descrevendo-o detalhadamente e construindo modelos explicativos para dar conta - à base de hipóteses que apontam para relações de causa/efeito - de seu movimento visível, tal como ocorre nos procedimentos da tradição empirista e/ou positivista
( ) Para Marx, a teoria é uma modalidade peculiar de conhecimento, entre outras como, por exemplo, a arte, o conhecimento prático da vida cotidiana, o conhecimento mágicoreligioso.
( ) A teoria é para Marx, a reprodução ideal do movimento real do objeto pelo sujeito que pesquisa: pela teoria, o sujeito reproduz em seu pensamento a estrutura e a dinâmica do objeto que pesquisa
( ) Em síntese, para Marx, a teoria é a construção de enunciados discursivas sobre os quais a chamada comunidade científica pode ou não estabelecer consensos intersubjetivos, verdadeiros jogos de linguagem ou exercícios e combates retóricos, como querem alguns pós-modernos.
- a) V, V, V, V.
- b) F, V, V, F.
- c) F, F, V, V.
- d) V, V, V, F.
- e) F, V, F V.
- #225046
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(1,0) 3 -
Há algumas décadas, a partir dos estudos do historiador Philippe Ariès “sabemos que as visões sobre a infância são construídas social e historicamente. A inserção concreta das crianças e seus papéis variam com as formas de organização da sociedade. Assim, a ideia de infância não existiu sempre e da mesma maneira.” (Cf. Documento Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade; MEC, 2007, p. 14).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em consonância com o documento citado.
( ) A noção de infância surgiu com a sociedade capitalista, urbano-industrial, à medida que mudavam a inserção e o papel social da criança nas classes médias.
( ) O projeto da modernidade é uma realidade para todas as populações infantis, pois está assegurado às crianças o direito de brincar e de não trabalhar. ( ) A criança se resume a ser alguém que não é, que se tornará adulto, no dia em que deixar de ser criança.
( ) O discurso da criança como sujeito de direito e da infância como construção social é por vezes deturpado e reforça a ideia de que a vontade da criança deve ser atendida a qualquer custo.
( ) É necessário valorizar e reconhecer a criança como sujeito de direito sem abandoná-la à própria sorte ou azar e sem apenas normatizá-la. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
- a) V • V • V • V • V
- b) V • V • F • V • V
- c) V • F • F • V • V
- d) V • F • F • F • V
- e) F • V • V • V • F
- #225047
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(1,0) 4 -
Analise o texto abaixo:
A luta do movimento indígena por uma escolarização que considere suas especificidades e diferenciações: comunitária, intercultural e bilíngue, possibilita à sociedade brasileira a concretização de um processo efetivamente original, qual seja, ..................................................................................................................................................e a convivência simultânea com diversos modelos de escola. Cada grupo étnico podendo criar a sua proposta escolar, a partir de sua situação de contato, priorizando a sua organização social e os seus valores culturais.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
- a) a construção de padrões educacionais mais civilizados
- b) a edificação de processos escolares excludentes
- c) a manipulação das crendices em razão da religião dominante
- d) a total adaptação desses sujeitos à modernidade e às tecnologias
- e) o rompimento radical com o padrão escolar vigente
- #225048
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(1,0) 5 -
Com relação ao positivismo criminológico,
- a) a sua vertente moderna brasileira ampliou a crítica ao fenômeno criminal como tendo um caráter exclusivamente biológico.
- b) suas caracterizações científicas são relevantes para compreender a pessoa presa enquanto sujeito de direitos na execução penal.
- c) foi responsável pela mudança de foco das pessoas criminosas para o estudo mais aprofundado dos delitos por elas praticados.
- d) também conhecido como teoria ecológica, prioriza a ação preventiva sobre os “delinquentes”, mitigando a atuação repressiva.
- e) o pensamento lombrosiano identifica uma predisposição inata para a prática de crimes, mas sem negar os fatores exógenos.
- #225049
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(1,0) 6 -
Acerca da ética aplicada ao serviço público, assinale a única alternativa incorreta:
- a) O servidor público tem o dever ético de fazer uso dos equipamentos mais modernos e processos mais tecnológicos que estiverem ao seu alcance para prestar o serviço público de forma mais eficiente possível.
- b) Ao servidor público não é lícito receber qualquer tipo de vantagem, benefício ou presente em troca de seus serviços, que não seja a sua própria remuneração.
- c) A apropriação, por um servidor público, de uma caneta pertencente ao órgão em que trabalha, já é suficiente para configurar conduta antiética, visto que o princípio da bagatela não se aplica às relações do serviço público.
- d) Apresentar-se embriagado em expediente é conduta antiética, sujeita às reprimendas cabíveis.
- e) A alegação de espírito de solidariedade é motivo válido e suficiente para justificar a conduta de servidor que se absteve de representar contra colega que viu agir com erro ou afronta às condutas éticas.
- #225050
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(1,0) 7 -
Recentemente, a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) publicou a obra eletrônica gratuita “SBS Memória Retratos: sociólogos e sociólogas brasileiras” (LIMA & BOMENY, 2021), parte de um movimento das Ciências Sociais em destacar o legado de autores que marcaram a história da área no país. Em relação a alguns dos principais cientistas sociais brasileiros, é INCORRETO afirmar que:
- a) Alberto Guerreiro Ramos utilizou-se do conceito de “redução sociológica” para descrever o processo pelo qual os cientistas sociais do Terceiro Mundo podem apropriar-se de forma criativa das teorias ao evidenciarem os seus contextos históricos de produção.
- b) Florestan Fernandes desenvolveu análises em um largo arco temático, com grande notoriedade aos estudos sobre as relações étnico-raciais e o capitalismo dependente no Brasil, país em que a relação inseparável entre arcaísmo e modernidade operaria como um meio de reprodução societária.
- c) Heleieth Saffioti foi pioneira nos estudos sociológicos brasileiros sobre a mulher, enfatizando a subordinação feminina como uma das expressões da estrutura capitalista e abordando o entrecruzamento entre classe social, gênero e raça/etnia.
- d) Lélia González caracterizou o racismo no país como sintoma da “neurose cultural brasileira”, considerando que ideologias nacionais como democracia racial e miscigenação se reproduziriam por meio de discursos que naturalizariam a experiência da escravidão e seus efeitos deletérios sobre a sociedade.
- e) Sérgio Buarque de Hollanda é autor do famoso livro “Raízes do Brasil”, no qual definiu o perfil típico ideal do brasileiro como “homem cordial”, conceito que destaca a racionalidade e impessoalidade como fundamentos que orientam decisivamente as condutas sociais dos sujeitos.
- #225051
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(1,0) 8 -
Assinale a alternativa que apresenta o ente racional para o qual o conceito de vontade boa contém o de dever, manifestando-se na forma do mandamento, do imperativo, conforme defende Kant em sua obra “Fundamentação da Metafísica dos Costumes”.
- a) Sujeito cuja vontade é necessariamente boa.
- b) Sujeito que possui exclusivamente bons talentos.
- c) Sujeito que possui tanto apetite racional quanto inclinações naturais.
- d) Sujeito exclusivamente mau.
- e) Sujeito santificado.
- #225052
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(1,0) 9 -
Estética diz respeito à sensibilidade humana e às formas de manifestação desta sensibilidade. Às vezes restringe-se às reflexões e estudos de uma forma privilegiada de manifestação da sensibilidade que á a arte. Sensibilidade diz respeito ao fato de o ser humano ser afetado por tudo aquilo com que entra em contato. A este “ser afetado” as pessoas respondem de diversas maneiras, por exemplo, externando sentimentos ou emoções. Sentir a realidade emocionalmente oferece aos seres humanos uma maneira de entendê-la que não é igual à maneira racional expressa, por exemplo, no conhecimento científico e filosófico. “Uma ponte que nos leva a conhecer e a expressar os sentimentos é, então, a arte, e a forma de nossa consciência apreendê- los é através da experiência estética. Na arte busca-se concretizar os sentimentos numa forma, que a consciência capta de maneira mais global e abrangente do que no pensamento rotineiro”, diz Duarte Júnior.
(DUARTE JR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. Campinas: Papirus, 1988, p.15 a 18)
Considere, à luz do enunciado acima, as afirmações abaixo.
I. As artes são formas importantes de manifestação da sensibilidade humana.
II. Estética, como área da investigação filosófica, preocupa-se com problemas relacionados à sensibilidade humana.
III. A afetividade diz respeito à sensibilidade e, portanto, ao campo de estudos e reflexões da estética.
IV. Sensibilidade é, juntamente com a racionalidade, um caminho necessário de entendimento da realidade para os seres humanos.
V. Pode-se dizer que, através da arte, pode-se captar de maneira mais global do que em outras formas de entendimento, os sentimentos e a própria realidade.
Está correto o que se afirma em
- a) I, III e V, apenas.
- b) IV e V, apenas.
- c) II, III e IV, apenas.
- d) I, II e III, apenas.
- e) I, II, III, IV e V.
- #225053
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(1,0) 10 -
Segundo Aranha, há diversas características presentes no discurso ideológico, tais como: naturalização, abstração, universalização, lacuna e inversão. Considere o seguinte exemplo de discurso ideológico: segundo a ideologia burguesa, a desigualdade social resulta de diferenças individuais, porque os indivíduos são desiguais por natureza, e a desigualdade social é, portanto, inevitável.
O exemplo aponta para a característica da ideologia de
- a) Naturalização.
- b) Abstração e aparecer social.
- c) Universalização.
- d) Lacuna.
- e) Inversão.