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Simulado O que é a Filosofia | CONCURSO

Simulado O que é a Filosofia

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Este Simulado O que é a Filosofia foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: O que é a Filosofia
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões O que é a Filosofia

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(1,0) 1 - 

A Filosofia é um estudo relacionado à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
Seus métodos estão caracterizados pela:

  • a) Argumentação.
  • b) Segregação.
  • c) Indução.
  • d) Comparação.
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(1,0) 2 - 

São considerados ramos da filosofia:
1. Epistemologia 2. Lógica 3. Metafísica 4. Axiologia 5. Meritocracia
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • b) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • c) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
  • d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
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(1,0) 3 - 

A questão sobre o que é a filosofia, é recorrente a qualquer grande filósofo. Naturalmente, as respostas são as mais variadas. Contudo, a despeito da diversidade intrínseca a tal atitude, um aspecto desponta como típico, estando portanto presente em todas as épocas, e caro a todos os que encaram o desafio de responder à demanda mencionada. Em uma formulação simples, didática, porém, altamente eficiente, IGLÉSIAS, 1999, concebeu-se a filosofia como um “saber pelo saber; um saber livre, e não um saber que se constitui para resolver uma dificuldade de ordem prática; um saber pelas causas”. Nesse sentido, a filosofia define-se como um pensar pelo pensar. Isto posto, cabe indagar sobre aquilo que, concretamente, compele os homens à prática de tal forma de pensar a qual, conquanto tenha sua relevância variável ao longo da história, conserva sua vivacidade e pujança. O termo grego “thauma” consubstancia toda a essência da questão. Toda a gama de caracteres que circunscrevem tal impulso encontra sua melhor descrição pelo termo:

  • a) admiração.
  • b) lógica.
  • c) silogismo.
  • d) sofística.
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(1,0) 4 - 

A partir do século XIII, desenvolveu-se um cenário intelectual que adquiriria um caráter de notável unidade, sobretudo com os manuais de Toletus, de Rubio e dos conimbricenses. Trata-se, de acordo com Étienne Gilson, “daquele aristotelismo cristianizado e de método essencialmente dialético. (...) Na origem desse movimento de ideias está o ensino dos mestres da Faculdade de Artes, que não têm outra função fora comentar ou, como se dizia na época, ‘ler’ sucessivamente diante de seus alunos todos os tratados conhecidos de Aristóteles”.

O texto precedente aborda características

  • a) do gnosticismo.
  • b) do teísmo.
  • c) da escolástica.
  • d) da patrística.
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(1,0) 5 - 

(com adaptações).A partir da crítica apresentada no texto anterior, de Joseph

Omoregbe, infere-se que, para esse autor, ">No seu livro Introdução à filosofia ocidental, o professor Antony Flew diz que filosofia consiste em argumentos “sempre, do início ao fim” e, como não há argumentos no pensamento oriental (ou conforme ele pensa), por consequência não existe filosofia no pensamento oriental. De modo similar, refere-se à tradição filosófica africana. Contudo, quando ele diz que sem argumentação e clarificação não há filosofia, tecnicamente falando, ele identifica filosofia com uma argumentação tipicamente ocidental. Em outras palavras, ele quer dizer que, se a atividade reflexiva não estiver baseada na argumentação e clarificação típicas do pensamento ocidental (recomendado pela tradição analítica anglo-saxã), ela não é filosofia. Em primeiro lugar, a essência da filosofia não é o argumento, mas a reflexão, o que faz com que não tomemos a argumentação tipicamente ocidental como padrão para a filosofia. Em qualquer lugar existe reflexão acerca das questões fundamentais sobre o ser humano e o mundo (seja qual for a forma de reflexão empreendida), isto é, filosofia.
Joseph I. Omoregbe. Filosofia Africana: Ontem e Hoje. Internet:<www.filosofiaafricana.weebly.com> (com adaptações).
A partir da crítica apresentada no texto anterior, de Joseph Omoregbe, infere-se que, para esse autor,

  • a) uma vez que o essencial à filosofia é antes a argumentação que a reflexão, é possível que no futuro existam tanto uma filosofia africana quanto uma filosofia oriental.
  • b) uma vez que o essencial à filosofia é antes a reflexão que a argumentação, há também uma filosofia africana e uma filosofia oriental, apesar de ambas não utilizarem os modos de argumentação ocidentais.
  • c) há, na filosofia africana e na filosofia oriental, uma argumentação e uma clarificação de ideias semelhantes às presentes na filosofia analítica.
  • d) devemos assumir que a essência da filosofia é a argumentação, seja ela ocidental, africana ou oriental.
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(1,0) 6 - 

No Discurso do Método e nos Princípios de Filosofia, Descartes elabora o célebre argumento do cogito, cuja proposição fundamental é “Penso, logo existo”. Para que tal formulação fosse um silogismo, seria preciso acrescentar

  • a) uma premissa maior, a saber: “todo aquele que pensa, existe”
  • b) uma premissa menor, a saber: “todo aquele que existe, pensa”.
  • c) uma premissa menor, a saber: “todo aquele que pensa, existe”.
  • d) uma conclusão, a saber: “todo aquele que pensa, existe”
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(1,0) 7 - 

Leia o texto abaixo.

“De fato, deve haver alguma realidade natural (uma só ou mais de uma), da qual derivam todas as outras coisas, enquanto ela continua a existir sem mudança. Todavia, esses filósofos não são unânimes quanto ao número e à espécie desse princípio. Tales, iniciador desse tipo de filosofia, diz que o princípio é a água (por isso afirma também que a terra flutua sobre a água), certamente, tirando esta convicção da constatação de que o alimento de todas as coisas é úmido, e da constatação de que até o calor se gera do úmido e vive no úmido”.

Aristóteles, Metafísica.

Segundo o texto, Tales é o “iniciador desse tipo de filosofia”, pois ele

  • a) inaugura a filosofia pré-socrática, cujos pensadores colocam a água como o princípio de tudo.
  • b) funda a filosofia naturalista grega, ao estabelecer a água como arché de todas as coisas.
  • c) unifica as contradições pré-socráticas acerca do número e espécie do princípio de toda a realidade.
  • d) cria a filosofia da natureza fundada na lógica, no método e no estudo da experiência sensível.
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(1,0) 8 - 

Leia o texto abaixo.

“[…] não exigirei que um sistema seja suscetível de ser dado como válido, de uma vez por todas em sentido positivo; exigirei, porém, que sua forma lógica seja tal que se torne possível validá-lo através de recurso a provas empíricas, em sentido negativo: deve ser possível refutar, pela experiência, um sistema científico empírico”.

Popper, A lógica da pesquisa científica.

O critério de demarcação da ciência na Filosofia de Popper pode ser compreendido como:

  • a) a possibilidade de uma teoria ser, a partir de suas proposições, contraposta por outra.
  • b) a fragilidade que as proposições indutivas de uma teoria possuem perante a verificação experimental.
  • c) o grau de incerteza presente na teoria de modo que, quanto maior ele for, mais consistente será a comprovação de suas proposições.
  • d) a possibilidade de uma teoria ser contestada através do método experimental.
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(1,0) 9 - 

Leia o texto abaixo.
“Não é demais destacar que, na ótica da LDB, os conhecimentos de Filosofia e Sociologia são justificados como 'necessários ao exercício da cidadania' [...]. Com os demais componentes da Educação Básica, devem contribuir para uma das finalidades do Ensino Médio, que é a de 'aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico' [...]”. Parecer CNE/CEB: 38/2006.
De acordo com o contexto atual da legislação educacional brasileira, podemos afirmar que a Filosofia

  • a) passou a ser, recentemente, um conhecimento obrigatório em todas as etapas da educação básica, inclusive no Ensino Médio.
  • b) ainda hoje, é disciplina obrigatória no Ensino Médio de escolas públicas, e facultativa para a mesma etapa nas escolas privadas.
  • c) passou a ser, mais recentemente, considerada disciplina obrigatória no Ensino Médio de todas as escolas públicas e privadas.
  • d) passou, muito recentemente, de conhecimento obrigatório para conteúdo transversal obrigatório, tendo a ética como conteúdo central.
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(1,0) 10 - 

A Filosofia possibilita à educação a reflexão sobre a sociedade atual. Ela oferece princípios e fundamentos sobre como o ensino pode contribuir na formação da juventude brasileira, de modo que os jovens possam, no futuro, colaborar para o desenvolvimento econômico e social do país.
Uma escola de ensino médio que se propõe a avaliar sua prática a partir de uma reflexão filosófica sobre educação e juventude deve conduzir essa análise na perspectiva de um:

  • a) valor cultural cristalizado
  • b) enfoque crítico
  • c) contexto reprodutivo
  • d) raciocínio amorfo