Simulado O Ensino Médio | CONCURSO
Simulado O Ensino Médio
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Este Simulado O Ensino Médio foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: O Ensino Médio
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
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Questões O Ensino Médio
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #243626
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- O Ensino Médio
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Em relação ao ensino médio, é INCORRETO afirmar que
- a) a melhoria dos índices de atendimento da população de 15 a 19 anos depende da expansão de vagas e da diminuição da evasão e da repetência.
- b) uma de suas finalidades é a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos.
- c) tem a obrigatoriedade de habilitar os educandos para o trabalho, não sendo mais facultativa a formação de profissionais.
- d) uma das diretrizes do currículo é a adoção de metodologias de ensino e de avaliação, que estimulem a iniciativa dos estudantes.
- #243627
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- O Ensino Médio
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- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
No livro Ensino Médio: desafios e reflexões, Franco (1994) apresenta algumas questões importantes a serem consideradas no ensino agrícola.
Assinale a alternativa que está em DESACORDO com as ideias da autora.
- a) É indispensável que a discussão dos assuntos voltados à compreensão do meio rural não permaneça restrita ao diálogo que se estabelece no interior dos estabelecimentos de ensino, mas que extrapole os muros escolares e se efetive com a participação da comunidade.
- b) É imprescindível que o ensino agrotécnico crie e ocupe os espaços existentes na escola para que os conteúdos voltados à explicitação dos problemas estruturais da realidade agrícola tenham seu lugar assegurado no conjunto das propostas curriculares.
- c) Proporcionar ao estudante orientação e assistência técnica, para que o mesmo possa se estabelecer como produtor rural, adquirindo terras.
- d) O técnico agrícola tem um papel político a cumprir na medida em que contribua para a tomada de consciência, por parte das maiorias desprivilegiadas de sua realidade e das contradições sociais subjacentes aos problemas sociais.
- #243628
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(1,0) 3 -
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Sobre a metodologia usada para correção, é correto afirmar que:
- a) uma das características da teoria de resposta ao item (TRI), metodologia aplicada pelo Inep na correção do Enem e outras avaliações, é não existir um zero absoluto, ainda que os candidatos tenham entregue a prova completamente em branco.
- b) na correção de redação, são adotados os mesmos mecanismos de avaliação, coerentes com o aprendizado da língua portuguesa, para candidatos surdos ou com deficiência auditiva.
- c) a cada edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os valores dos índices mínimo e máximo de desempenho por disciplina se mantêm inalterados e são divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep).
- d) na correção de redação, cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 1000 (mil) pontos para cada uma das cinco competências.
- #243629
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- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
Cada uma das etapas e modalidades que compõem o sistema educacional brasileiro possui suas especificidades, objetivos e finalidades. Com relação às finalidades do Ensino Médio, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O EM deve fornecer condições para a continuidade dos estudos.
( ) O EM visa o desenvolvimento integral, complementando a ação da família e da comunidade.
( ) O EM deve ser estruturado para gerar as condições básicas para o exercício de uma atividade produtiva.
As afirmativas são, respectivamente,
- a) F – V – F.
- b) V – V – F.
- c) F – V – V.
- d) V – F – V.
- #243630
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(1,0) 5 -
O Art. 14 da Resolução nº 2, de 30 de janeiro 2012, destaca que o Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, concebida como conjunto orgânico, sequencial e articulado, deve assegurar sua função formativa para todos os estudantes, sejam adolescentes, jovens ou adultos, atendendo, mediante diferentes formas de oferta e organização. A respeito do Ensino Médio assinale a afirmativa CORRETA:
- a) O Ensino Médio pode organizar-se em tempos escolares em dois formatos: em séries anuais ou em períodos semestrais.
- b) No Ensino Médio regular, a duração mínima é de 3 (três) anos, com carga horária mínima total de 2.400 (duas mil e quatrocentas) horas, tendo como referência uma carga horária anual de 800 (oitocentas) horas, distribuídas em pelo menos 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.
- c) No Ensino Médio regular noturno, adequado às condições de trabalhadores, respeitados obrigatoriamente os três anos de duração, o projeto político-pedagógico deve atender, com qualidade, a sua singularidade, especificando uma organização curricular e metodológica equivalente.
- d) Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral, não podendo ultrapassar o máximo de 7 (sete) horas diárias.