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Simulado O Ensino Médio | CONCURSO

Simulado O Ensino Médio

Simulado O Ensino Médio

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Este Simulado O Ensino Médio foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: O Ensino Médio
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões O Ensino Médio

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#220517
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Matéria
Diretrizes Curriculares Nacionais para O Ensino Médio
Concurso
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(1,0) 1 - 

De acordo com a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica,

  • a) as pessoas com deficiência não podem ser excluídas do sistema educacional geral sob alegação de deficiência e os sistemas de ensino são obrigados a matriculá-las nas escolas.
  • b) o acesso ao ensino fundamental inclusivo é facultativo às pessoas com deficiência, garantindo-se, dessa forma, o direito subjetivo à educação.
  • c) a matrícula nos cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares não é compulsória para os indivíduos que são capazes de se integrar na rede regular de ensino.
  • d) a educação especial, no sistema educacional, foi abolida com a matrícula regular dos alunos em classes regulares.
  • e) o Estado tem o dever de garantir um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, o que diverge das afirmações apresentadas pelas normativas existentes.
#220518
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Matéria
Diretrizes Curriculares Nacionais para O Ensino Médio
Concurso
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(1,0) 2 - 

Um jovem tem apenas duas escolhas: entrar para o crime organizado ou cursar o ensino médio. Considere que “w” é o ganho a ser obtido com atividades criminosas, “p” é a probabilidade de ser preso e “c” é o custo pecuniário com o ensino médio (livros, transporte e mensalidade).

Assim, o custo de oportunidade de cursar o ensino médio é igual a

  • a) p × w.
  • b) (1-p) × w.
  • c) - c.
  • d) c + p × w.
  • e) c + (1-p) × w.
#220519
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Diretrizes Curriculares Nacionais para O Ensino Médio
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(1,0) 3 - 

Em uma entrevista para o processo de seleção a determinado cargo, em uma empresa, a razão entre o número de candidatos com somente o ensino médio e o número de candidatos com o ensino superior era 6/5. Sabendo-se que o número de candidatos com somente o ensino médio excedia em 8 o número de candidatos com o ensino superior, participaram dessa entrevista um total de

  • a) 72
  • b) 88
  • c) 90
  • d) 99
  • e) 108
#220520
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Diretrizes Curriculares Nacionais para O Ensino Médio
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(1,0) 4 - 

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica estabelecem as bases comuns nacionais para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

  • a) A educação básica é obrigatória e gratuita dos 7 aos 14 anos de idade, assegurada sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria (4 aos 17 anos).
  • b) A definição do currículo das escolas no ensino fundamental cabe aos municípios, levando-se em consideração as particularidades regionais, procurando homogeneizar as diferenças individuais dos estudantes brasileiros.
  • c) A duração mínima anual do calendário escolar é de 150 dias letivos, com o total de no mínimo 700 horas, recomendada a sua ampliação, na perspectiva do tempo integral.
  • d) As dimensões do educar e cuidar, em sua inseparabilidade, mostram-se indispensáveis para a atuação do professor na etapa da educação infantil.
  • e) As tecnologias da informação e comunicação perpassam transversalmente a proposta curricular, desde o ensino fundamental até o ensino médio.
#220521
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Diretrizes Curriculares Nacionais para O Ensino Médio
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(1,0) 5 - 

As opções a seguir integram a fundamentação pedagógica da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) As decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências.
  • b) As competências abrangem o “saber” e o “saber fazer”.
  • c) O “saber” envolve a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.
  • d) O conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e depende da duração da jornada escolar.
  • e) O “saber fazer” tem a ver com a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
#220522
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(1,0) 6 - 

De acordo com o Referencial Curricular Amapaense para o Ensino Médio, a Educação Física escolar está corretamente inserida na área de conhecimento de

  • a) Matemática e suas tecnologias do movimento.
  • b) Linguagem e suas tecnologias.
  • c) Ciências da Natureza e suas tecnologias.
  • d) Ciências Humanas e Sociais aplicadas.
  • e) Esporte e saúde.
#220523
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(1,0) 7 - 

Na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, a filosofia integra a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. As categorias propostas no documento para organizar os conteúdos e abordagens dessa área são:

  • a) Ontologia e Epistemologia.
  • b) Empreendedorismo e Finanças.
  • c) Ética e Metafísica.
  • d) Diversidade e Solidariedade.
  • e) Política e Trabalho.
#220524
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(1,0) 8 - 

Com base na Lei nº 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá as seguintes finalidades, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
  • b) A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
  • c) O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
  • d) A compreensão dos vínculos de família e dos laços de convivência humana.
  • e) A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
#220525
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Diretrizes Curriculares Nacionais para O Ensino Médio
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(1,0) 9 - 

Para comemorar o sucesso de suas duas turmas de Olimpíada de Matemática em Oeiras, Gilvan resolveu pagar um jantar para ambas. Ao todo, o custo do jantar foi R$ 240,00. O custo por aluno da turma de Ensino Fundamental foi de R$ 6,00 e o custo por aluno da turma de Ensino Médio foi de R$ 8,00. Se a quantidade de alunos da turma de Ensino Fundamental é o dobro da quantidade de alunos do ensino médio, então o gasto de Gilvan apenas com a turma de Ensino Médio foi de:

  • a) R$ 48,00
  • b) R$ 56,00
  • c) R$ 72,00
  • d) R$ 96,00
  • e) R$ 144,00
#220526
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(1,0) 10 - 

De acordo com a Lei nº 9.394, de 1996, o ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas. Segundo a referida lei, a educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida em duas formas:

  • a) básica e concomitante.
  • b) integrada e básica.
  • c) subsequente e propedêutica.
  • d) articulada e subsequente.
  • e) concomitante e profissionalizante.