Processando...

Simulado O Crédito Público | CONCURSO

Simulado O Crédito Público

Simulado O Crédito Público

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de O Crédito Público não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados O Crédito Público

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado O Crédito Público foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: O Crédito Público
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado O Crédito Público

  1. Todos Simulados O Crédito Público
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados O Crédito Público e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões O Crédito Público

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de O Crédito Público, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados O Crédito Público

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#225334
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
O Crédito Público
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A respeito dos empréstimos públicos no Brasil, com base na legislação e jurisprudência nacionais, assinale a alternativa correta.

  • a) É vedada a emissão de títulos da dívida pública pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
  • b) As chamadas operações de antecipação de receitas orçamentárias não são consideradas juridicamente operações de crédito.
  • c) Não há previsão constitucional para o estabelecimento pelo Poder Legislativo de limites para o endividamento público em âmbito federal, mas apenas em âmbito estadual e municipal.
  • d) É vedada a concessão de empréstimos pelo governo federal e suas instituições financeiras para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
  • e) A despesa com o pagamento dos juros e demais encargos da dívida pública classifica-se orçamentariamente como despesa de capital, não podendo ser superior à receita obtida com operações de crédito no respectivo exercício.
#225335
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
O Crédito Público
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Ainda de acordo com a Lei de Responsabilidade fiscal afirma-se que, na qualidade de beneficiário de empréstimo, a operação de crédito entre uma instituição financeira estatal e o ente da Federação que a controle é:

  • a) permitida, desde que com autorização da casa legislativa local.
  • b) proibida até decisão judicial em contrário.
  • c) proibida por disposição legislativa.
  • d) permitida, desde que seja disponibilizada a fonte pagadora do empréstimo.
  • e) proibida, salvo se houver declarado motivo de interesse público.
#225336
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
O Crédito Público
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A Emenda Constitucional n.º 109/2021 introduziu alterações no texto constitucional com a previsão de mecanismos de ajuste fiscal destinados a todos os entes da Federação, além de conter dispositivos que orientam a sustentabilidade da dívida pública na condução da política fiscal e que dispõem sobre o regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações decorrente da decretação de estado de calamidade pública de âmbito nacional. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que, caso seja apurado, em um estado da Federação, que a relação entre despesas correntes e receitas correntes supera 95% no período de 12 meses, as medidas de ajuste fiscal previstas na referida emenda constitucional serão de aplicação

  • a) obrigatória para o respectivo estado, além de incidirem automaticamente vedações de concessão de garantia e de tomada de operação de crédito por qualquer outro ente federativo em relação ao estado envolvido, até que todos os seus poderes e órgãos adotem as medidas previstas.
  • b) obrigatória para o respectivo estado, podendo ou não incidir vedações de concessão de garantia e de tomada de operação de crédito por qualquer outro ente federativo em relação ao estado envolvido, até que todos os seus poderes e órgãos adotem as medidas previstas.
  • c) obrigatória para o respectivo estado, sem quaisquer outras vedações de cunho facultativo ou obrigatório.
  • d) facultativa para o respectivo estado, podendo ou não incidir vedações de concessão de garantia e de tomada de operação de crédito por qualquer outro ente federativo em relação ao estado envolvido, até que todos os seus poderes e órgãos adotem as medidas previstas.
  • e) facultativa para o respectivo estado, além de incidirem automaticamente vedações de concessão de garantia e de tomada de operação de crédito por qualquer outro ente federativo em relação ao estado envolvido, até que todos os seus poderes e órgãos adotem as medidas previstas.
#225337
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
O Crédito Público
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Particular ofereceu ao município do Recife um crédito líquido e certo, adquirido de terceiro, reconhecido definitivamente por sentença judicial transitada em julgado em desfavor do município, para a quitação de débitos relativos a imposto predial e territorial urbano inscritos em dívida ativa.
Nessa situação, considerada a inexistência de norma regulamentadora de tal possibilidade no município, a oferta deverá ser

  • a) deferida, porque existe dispositivo constitucional expresso e autoaplicável que autoriza tal operação.
  • b) deferida, pois existe lei federal que permite tal operação.
  • c) indeferida, pois há a necessidade de prévio decreto do prefeito autorizando tal operação.
  • d) deferida, haja vista a existência de lei estadual que autoriza a operação.
  • e) indeferida, porque há a necessidade de regulamentação legal de tal operação no município.
#225338
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
O Crédito Público
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Dentre as competências do Senado Federal, relacionadas com a dívida pública, destaca-se:

I. De acordo com a Constituição Federal, compete ao Senado Federal estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos órgãos da Administração direta da União, não se aplicando tal regra às entidades da Administração indireta e aos demais entes da federação.
II. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000), o Ministério da Fazenda verificará o cumprimento dos limites e condições relativos à realização de operações de crédito de cada ente da Federação, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente, com pleito fundamentado em parecer dos órgãos técnicos e com autorização específica do Senado Federal, quando se tratar de operação de crédito externo.
III. A Lei Complementar nº 101/2000 determina que os entes federados poderão conceder garantia em operações de crédito internas ou externas, observadas as normas mencionadas na referida lei, e, no caso da União, também os limites e as condições estabelecidos pelo Senado Federal.
IV. De acordo com a Constituição Federal, compete ao Senado autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, mas a competência para dispor sobre limites e condições para a concessão de garantia da União em operações de crédito externo e interno é atribuída ao Congresso Nacional.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) II, III, e IV.
  • b) II e III.
  • c) I, II e IV.
  • d) I e II.
  • e) I e IV.
#225339
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
O Crédito Público
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

O Município Alfa fixou as seguintes despesas em sua Lei Orçamentária Anual: custeio de pessoal civil, obras públicas, subvenções econômicas, subvenções sociais, aquisição de imóveis, amortização da dívida pública, juros da dívida pública e concessão de empréstimos.
Nos termos da Lei nº 4.320/1964, das despesas mencionadas, são classificadas como despesas correntes

  • a) Custeio de pessoal civil, subvenções econômicas, subvenções sociais e juros da dívida pública.
  • b) Custeio de pessoal civil, obras públicas, subvenções sociais e amortização da dívida pública.
  • c) Custeio de pessoal civil, obras públicas e amortização da dívida pública.
  • d) Custeio de pessoal civil, subvenções sociais e concessão de empréstimos.
  • e) Custeio de pessoal civil, subvenções econômicas, amortização da dívida pública e juros da dívida pública.
#225340
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
O Crédito Público
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Quanto às finanças públicas, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Lei complementar disporá sobre dívida pública externa e interna, incluída a das autarquias, fundações e demais entidades controladas pelo Poder Público.
II. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: o plano plurianual; as diretrizes orçamentárias; os orçamentos anuais.
III. É vedada a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.
IV. A despesa com pessoal ativo e inativo e pensionistas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não pode exceder os limites estabelecidos em lei complementar.

  • a) Apenas I, II e III estão corretas.
  • b) Apenas I, II e IV estão corretas.
  • c) Apenas II, III e IV estão corretas.
  • d) Apenas I, III e IV estão corretas.
  • e) I, II, III e IV estão corretas.
#225341
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
O Crédito Público
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

A Lei Orçamentária Anual compreende os orçamentos fiscal, de investimento e de seguridade social. É cabível a essa norma:

  • a) Dispor sobre a limitação das programações de caráter obrigatório.
  • b) Determinar como será realizado o cumprimento de restos a pagar.
  • c) Fixar diretrizes para a instituição e funcionamento de fundos financeiros.
  • d) Autorizar abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito.
  • e) Estabelecer normas de gestão financeira e patrimonial da administração direta e indireta.
#225342
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
O Crédito Público
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Assinale a alternativa que conceitua de maneira correta o crédito público.

  • a) Juros progressivos são a diferença entre o valor nominal do título do crédito e o real nas emissões abaixo do par.
  • b) No denominado prêmio de reembolso, a taxa de juros é acrescida com o tempo, ou seja, há aumento do prazo de resgate do título público.
  • c) Títulos da dívida pública são documentos emitidos pelo governo, através de oferta pública, como, por exemplo, leilões ou Tesouro Direto.
  • d) Empréstimos indexados surgem através de prêmios em dinheiro mediante sorteios periódicos anuais ou semestrais, por exemplo, jogos da mega-sena e outros.
  • e) Conversão é um mecanismo utilizado quando os títulos públicos estão abaixo do par, oferecendo a opção entre a troca por outro de maiores juros ou o resgate posterior.
#225343
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
O Crédito Público
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

A Fazenda Pública Federal possui créditos a receber provenientes de custas processuais, o que deve ser classificado, nos termos da Lei nº 4.320/1964, como

  • a) valores a fundo perdido.
  • b) contribuições legais.
  • c) receita ativa não tributária.
  • d) dívida ativa não tributária.
  • e) compensações financeiras.