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Simulado Nutrição e Saúde Pública | CONCURSO

Simulado Nutrição e Saúde Pública

Simulado Nutrição e Saúde Pública

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Este Simulado Nutrição e Saúde Pública foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Nutrição e Saúde Pública
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Nutrição e Saúde Pública e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Nutrição e Saúde Pública

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#244901
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Nutrição e Saúde Pública
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(1,0) 1 - 

Uma das diretrizes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) é

  • a) centralizar as ações e articulações entre as esferas do governo.
  • b) avaliar as diretrizes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA.
  • c) articular, acompanhar e monitorar a implementação de ações de saúde e alimentação.
  • d) elaborar a Política e o Plano Nacional de Segurança Alimentar.
  • e) promover a intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não governamentais.
#244902
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Nutrição e Saúde Pública
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(1,0) 2 - 

O Sistema Único de Saúde (SUS) apresenta peculiaridades. Sobre esse sistema, assinale a alternativa correta.

  • a) O paciente renal no SUS tem o nível de atenção de média complexidade.
  • b) O Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) tem como objetivo reduzir o número de óbitos e a incidência da doença no Brasil em curto prazo.
  • c) A fitoterapia e a homeopatia não são contempladas pelo SUS.
  • d) O Ministério da Saúde recomenda o aleitamento exclusivo até 6 meses de vida e de maneira complementar até os 3 anos.
  • e) A atenção básica tem a saúde da família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do SUS.
#244903
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Nutrição e Saúde Pública
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(1,0) 3 - 

Assinale a alternativa que não indica uma orientação estratégica para a implementação da Política Nacional de Humanização (PNH):

  • a) fortalecer grupos de trabalho de humanização a fim de desestimular o conceito de clínica ampliada e estimular diferentes práticas terapêuticas;
  • b) articular os programas e os projetos do Ministério da Saúde com a PNH, com vistas a diminuir a verticalização implicando a co-responsabilidade dos gestores estaduais e municipais
  • c) incentivar a construção de protocolos para Serviços com perfil humanizador;
  • d) selecionar e apoiar experiências na rede SUS com função multiplicadora;
  • e) propor que os planos estaduais e municipais de saúde contemplem os componentes da PNH (Agenda de Compromissos).
#244904
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(1,0) 4 - 

A Portaria GM n° 154/2008 cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Para implantação dos NASF, os Municípios e o Distrito Federal devem elaborar Projeto de Implantação, contemplando os seguintes itens, exceto:

  • a) território de atuação: formado por áreas contíguas de equipes de Atenção Básica/Saúde da Família.
  • b) identificação das ESF: Equipes Saúde da Família vinculadas ao NASF.
  • c) agenda compartilhada: planejamento e/ou a previsão de agenda compartilhada entre as diferentes equipes SF e a equipe dos NASF, desde que excluam ações individuais e incluam ações coletivas de assistência, de apoio pedagógico tanto das ESF quanto da comunidade e as ações de visita domiciliar.
  • d) código do CNES: da Unidade de Saúde em que será credenciado o serviço NASF, que deve estar inserida no território das ESF vinculadas.
  • e) formato de integração do sistema de saúde: incluindo fluxos e mecanismos de referências e contrarreferências aos demais serviços da rede assistencial, prevendo mecanismos de retorno da informação e a coordenação do acesso pelas ESF.
#244905
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(1,0) 5 - 

Na agenda programática do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008 e republicada em 04 de março de 2008, as ações de alimentação e nutrição incluídas no âmbito municipal, ainda que implementadas de maneira fragmentada e não universal, são:

  • a) a orientação para o aleitamento materno; a vigilância alimentar e nutricional (SISVAN); a avaliação física e nutricional individualizada; a aplicação de palestras de grupos (risco nutricional, hipertensos, diabéticos, entre outros); e a indicação de intervenção hospitalar, quando necessária.
  • b) o incentivo, o apoio e a proteção ao aleitamento materno; a vigilância alimentar e nutricional (SISVAN); programas de suplementação medicamentosa de micronutrientes; o cuidado nutricional em programas de saúde para grupos populacionais específicos; e o acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família.
  • c) a orientação para o aleitamento materno; a vigilância ponderai com avaliação física e nutricional individualizada; a aplicação de palestras de grupos (risco nutricional, hipertensos, diabéticos, entre outros); e o atendimento domiciliar com equipe multidisciplinar.
  • d) a vigilância alimentar e nutricional (SISVAN); a análise física e laboratorial individualizada; a orientação para o aleitamento materno e/ou escolha e diluição da fórmula infantil indicada; e o atendimento domiciliar com equipe multidisciplinar.
  • e) o incentivo, o apoio e a proteção ao aleitamento materno; o atendimento domiciliar com equipe multidisciplinar; a indicação de intervenção hospitalar quando necessária; e o acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família.
#244906
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(1,0) 6 - 

O SISPRENATAL é um sistema informatizado criado pelo DATASUS para acompanhar e monitorar a atenção pré-natal e puerperal das gestantes inseridas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) do Sistema Único de Saúde.
São considerados como indicadores do processo, resultado ou do impacto do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN), por localidade e período:

  • a) o percentual de gestantes inscritas no PHPN que realizaram, no mínimo, nove consultas de pré-natal e coeficiente de mortalidade infantil total no município, comparado com o do ano anterior;
  • b) o percentual de gestantes inscritas no PHPN que realizaram, no mínimo, nove consultas de pré- natal e razão de mortalidade materna no município, comparada com a do ano anterior;
  • c) o percentual de gestantes inscritas no PHPN que realizaram, no mínimo, seis consultas de pré-natal e coeficiente de mortalidade infantil total no município, comparado com o do ano anterior;
  • d) o percentual de gestantes inscritas no PHPN que realizaram, no mínimo, seis consultas de pré-natal e razão de mortalidade materna no município, comparada com a do ano anterior;
  • e) o percentual de gestantes inscritas no PHPN que realizaram todos os exames básicos, o teste anti- HIV e a imunização antitetânica.
#244907
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(1,0) 7 - 

Em relação à realização da atenção nutricional na Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único do Saúde (SUS), é correto afirmar que:

  • a) na Atenção Básica, os sujeitos da atenção nutricional são o coletivo, ou seja, a família e a comunidade;
  • b) todas as fases do curso da vida devem ser foco da atenção nutricional na Atenção Básica, não cabendo priorização de uma fase em detrimento de outra;
  • c) as ações de prevenção das carências nutricionais específicas, por meio da suplementação de micronutrientes (ferro, vitamina A, dentre outros), são de responsabilidade dos serviços de atenção de média complexidade;
  • d) devem ser consideradas outras racionalidades terapêuticas a fim de possibilitar a incorporação das práticas integrativas e complementares nos cuidados relativos à alimentação e nutrição no SUS;
  • e) a Atenção Básica é a porta preferencial de entrada dos usuários no sistema de saúde, por isso as demandas para a atenção nutricional devem ser identificadas nesse ponto da rede de atenção à saúde.
#244908
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(1,0) 8 - 

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) deve ser constituído por uma equipe com profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF), compartilhando e apoiando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das ESFs. O NASF deve atuar dentro de algumas diretrizes, relativas à atenção primaria à saúde, dentre as quais somente não se pode citar:

  • a) ação interdisciplinar e intersetorial.
  • b) educação permanente em saúde dos profissionais.
  • c) integralidade, participação social e educação exclusivas aos profissionais.
  • d) desenvolvimento da noção de território
  • e) promoção da saúde e humanização.
#244909
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(1,0) 9 - 

O papel da promoção da saúde cresce em sua importância como uma estratégia fundamental para o enfrentamento dos problemas do processo saúde-doença- cuidado e da sua determinação. A relação entre dieta e saúde pode ser avaliada pelo nível de alguns componentes do alimento (nutrientes), tipos de alimento, grupo ou grupos de alimentos e padrões alimentares. A respeito das dietas e da saúde, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Uma das vantagens do índice de nutrientes é considerar válida a avaliação global da dieta pela análise do consumo de nutrientes selecionados.
( ) Dentre as desvantagens do escore da variedade da dieta, pode-se considerar que o consumo de distintos alimentos não significa que foram consumidos itens representativos da totalidade dos grupos e que, analisando-se a dieta somente por meio do escore da variedade da dieta, podem ser obtidos resultados que não refletem a realidade.
( ) Uma das desvantagens do escore da variedade da dieta é a não consideração em suas análises da ingestão de gorduras (óleos, margarinas, patês/pastas), bebidas alcoólicas, refrigerantes, doces, chocolates, sódio e colesterol.
( ) O índice de alimentação saudável é considerado um instrumento de medida simples e sumária da qualidade da dieta que pode ser usado para monitorar as mudanças nos padrões de consumo e também é reconhecido como instrumento útil na educação nutricional e na melhoria da saúde.

  • a) F/ F/ V/ V
  • b) V/ V/ F/ F
  • c) V/ V/ V/ V
  • d) F/ F/ F/ F
  • e) F/ V/ F/ V
#244910
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(1,0) 10 - 

A terceirização pode ser definida como o ato de se transferir, de uma empresa para outra, a partir da celebração de um contrato entre ambas a contratante e a contratada, a responsabilidade de um serviço, ou de uma fase da produção ou da comercialização do produto. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

  • a) A prática da terceirização ajuda a evitar a formação de burocracias internas e todas as ineficiências a elas inerentes. Consequentemente, uma organização amplia a sua competitividade à medida que repassa a responsabilidade de execução de atividades não essenciais.
  • b) Os principais benefícios da terceirização estão ligados às razões de ordem financeira, que dizem respeito à redução dos custos e à economia na utilização dos recursos da organização; razões de ordem tecnológica, relacionadas com o fato de a contratada poder disponibilizar à contratante as inovações tecnológicas que surgem no mercado, porém não está relacionada a razões competitivas, pois a empresa que adere à terceirização tornar-se menos ágil e concentra-se nas questões realmente significativas.
  • c) A terceirização pode ser classificada exclusivamente de acordo com a natureza do trabalho ou atividade que é realizada.
  • d) A prática de terceirização é pouco difundida na área de saúde. A maioria dos hospitais não têm expectativas de que essa prática reduza seus custos e melhore a qualidade da prestação de seus serviços.
  • e) Os motivos que levam as organizações a terceirizarem algumas etapas são variados. Na saúde pública, por exemplo, a principal questão é a área trabalhista, que, em muitos casos, contava com pessoal defasado, lento e sem treinamento.