Processando...

Simulado Novas Mídias | Concursos Diversos | CONCURSO

Simulado Novas Mídias | Concursos Diversos

SIMULADO NOVAS MÍDIAS | CONCURSOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) Diversos.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca Diversas para o concurso Diversos. Estas questões são especificamente do assunto Novas Mídias da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.

ESTATÍSTICA
O simulado de Novas Mídias contém um total de 8 questões de concursos com um tempo estimado de 24 minutos para sua realização. O assunto abordado é Novas Mídias da banca Diversas do concurso Diversos.

RANKING
Realize o simulado Novas Mídias até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.

Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!


#45538
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Novas Mídias
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

A possibilidade crescente com a evolução dos dispositivos técnicos de transformar os envolvidos na comunicação em emissores e receptores da mensagem é chamada de 

  • a) navegabilidade.
  • b) instantaneidade.
  • c) usabilidade. 
  • d) conectividade.
  • e) interatividade.
#45539
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Novas Mídias
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Com as novas tecnologias, a criação de redes sociais, mídias sociais e mídias digitais se popularizaram e arrebanharam muitos adeptos para esses aglomerados sociais tecnológicos. A respeito desse fato, é correto afirmar:

  • a) o celular e a televisão digital correspondem a dois tipos de redes sociais.
  • b) o Jornal do Brasil é o primeiro jornal tradicional a se converter em rede social.
  • c) o Orkut é a mídia digital de maior sucesso entre os jovens.
  • d)     as mídias sociais ocorrem nos universos off-line e online.
  • e) o Facebook e o Twiter são ferramentas de mídias sociais.
#45540
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Novas Mídias
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

O conteúdo informativo em ambientes digitais deve considerar algumas técnicas, regras e princípios, conhecidos e agrupados no conceito definido como escrita para a Web. Seriam alguns desses princípios básicos:

  • a) navegabilidade, precisão e interação.
  • b) objetividade, visibilidade e navegabilidade.
  • c) credibilidade, precisão e interação.
  • d) visibilidade, subjetividade e precisão.
  • e) interação, usabilidade e subjetividade.
#45541
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Novas Mídias
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

 O Crowdsourcing se caracteriza por:

  • a) Ter um widget como fonte de aplicação.
  • b) Financiamento coletivo de uma mídia.
  • c) Informações advindas de um grande grupo de pessoas.
  • d) Financiamento de um produto.
  • e) Manter um Web Gap nas mídias sociais.
#45542
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Novas Mídias
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

 70% dos leitores de jornais online postam conteúdo na internet

      Com a propagação da cultura digital, os meios de comunicação se deparam com o desafio de entender e se adaptar a um novo público, que se mostra ávido por participar ativamente da busca e troca de informações.

     Hoje, 37% da população lê jornal diariamente nas principais regiões metropolitanas do país segundo os dados do Target Group Index. Desse total, 11% já fazem a leitura virtual dos meios e o número de leitores exclusivamente online chega a 1,5 milhão de pessoas.

      “O leitor de jornais online é menos conservador e mais antenado com o mundo. Ele participa de blogs e redes sociais, além de ler jornais”, explica Roberto Lobl, diretor regional do Target Group Index para América Latina do IBOPE Media.

      Cerca de 79% dos leitores de jornais online acessaram blogs e outras comunidades nos últimos 30 dias, percentual que cai para 50% entre os leitores de impressos.

     Outra característica a ser destacada nos leitores online é o caráter participativo do segmento, pois 70% das pessoas que leem as versões digitais dos jornais postam ou produzem conteúdo na internet.

      “Isso demonstra que os jornais podem investir na participação do internauta. Algumas publicações já conseguiram igualar o número de leitores online com os de impressos potencializando seu crescimento”, informa Lobl. 

                                                                      (www.ibope.com.br, 14/09/2013)

 

 

Na construção de mensagens com os mesmos conceitos, para o mesmo público, porém para publicação em distintas mídias impressas, eletrônicas e digitais, o aspecto essencial a ser considerado na elaboração desta mensagem é 

  • a) o poder de compra do público consumidor. 
  • b) o nível de alfabetização do público de cada mídia. 
  • c) o valor da assinatura de acesso às mídias. 
  • d) a qualificação profissional do público escolhido. 
  • e) o comportamento do público perante as mídias escolhidas. 
#45543
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Novas Mídias
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

O Youtube é utilizado atualmente por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo e recebe mais de 51 mil horas de novos vídeos diariamente, segundo a INFO Online. Para publicar um vídeo no Youtube é necessário utilizar uma ferramenta de compressão de áudio e vídeo, que em geral diminui a qualidade do vídeo produzido. Com relação a esse processo, é correto afirmar: 

  • a) A compressão de vídeo converte os dados originais, organizados em frames, em novos frames codificados sendo, portanto, necessário transmitir frames inteiros, pois existe muita diferença entre frames consecutivos. 
  • b) A quantidade de movimentos de um vídeo não interfere na quantidade de dados a serem transmitidos. 
  • c) Não é possível publicar vídeos no Youtube com resolução como a de 720×480 pixels. 
  • d) Para poupar banda da rede, é comum usar no Youtube vídeos com baixas resoluções, com taxas de 1,4 Mbit/s. 
  • e) Um software ou hardware que realiza compressão de vídeo é chamado Codificador, o que realiza o processo inverso (descompressão) é chamado Decodificador, e o sistema completo de CODEC (Codificador e Decodificador).
#45544
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Novas Mídias
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

No livro O poder das multidões, Jeff Howe revela um novo conceito segundo o qual as redes sociais virtuais fomentam o trabalho em equipe e indicam prioridades institucionais com base na experiência coletiva de contribuir com as instituições por meio destes canais de comunicação: site, blog, Twitter, Orkut, Facebook. Uma realidade cada vez mais inexorável, pois colabora com noções de responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade. Esse conceito é conhecido como 

  • a) crossover.
  • b) cross-media.
  • c) crowdsourcing.
  • d)     crossfoxing.
  • e) crossfield.
#45545
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Novas Mídias
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Pierre Lévy é hoje um dos mais expressivos filósofos do mundo no campo da informação, novas mídias, Internet e cibercultura. De acordo com o pensamento desse autor a respeito de tais assuntos, assinale a opção correta.

  • a) Para Lévy, a Internet não permite a interatividade total, uma vez que, assim como a televisão e o rádio, está centrada no sistema de difusão Um-Todos, pois os  usuários ainda dependem de provedores que controlam a transmissão de dados e limitam o acesso à rede.
  • b) Segundo esse autor, o ciberespaço propicia a criação de uma inteligência coletiva, apresentando o cenário ideal para a concretização dos ideais do Iluminismo.
  • c) Para Lévy, os CDs e DVDs, por serem mídias que comportam arquivos digitalizados, fazem parte do ciberespaço.
  • d) De acordo com o filósofo mencionado, o ciberespaço não possui capacidade de armazenar memória, e, por isso, serve apenas para a transmissão de dados entre usuários.
  • e) Lévy considera que, apesar de o interesse comunicativo determinar de que maneira os usuários devem interagir no espaço virtual, a posição geográfica em que eles se encontram ainda é um fator significativo de diferenciação e de exclusão social de pessoas.