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Simulado Normas Educacionais dos Estados | CONCURSO

Simulado Normas Educacionais dos Estados

Simulado Normas Educacionais dos Estados

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Este Simulado Normas Educacionais dos Estados foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Normas Educacionais dos Estados
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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Questões Normas Educacionais dos Estados

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#243666
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Normas Educacionais dos Estados
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 1 - 

Com base no Art. 3º da Lei 0949/2005, avalie se a carreira dos profissionais da educação básica da Rede Pública Estadual de Ensino objetiva:

I. A profissionalização e valorização do servidor.

II. A melhoria do desempenho e da qualidade dos serviços de educação prestados ao conjunto da população do Estado do Amapá.

III. A fixação de padrões e critérios de desenvolvimento funcional para as carreiras que compõem o Quadro de Pessoal dos Profissionais da Educação Básica Pública, de modo a reconhecer a qualificação profissional.

IV. A implementação de política de pessoal, com vistas a promover o desempenho profissional, a motivação, a qualidade da educação, a eficiência, e a valorização do servidor pelo tempo de serviço.

V. O comprometimento do profissional da Educação Básica Pública.

Estão corretos os itens:

  • a) I, III e V, apenas.
  • b) II, IV e V, apenas.
  • c) I, II e III, apenas.
  • d) II, III e IV, apenas.
  • e) I, II, III, IV e V.
#243667
Banca
. Bancas Diversas
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Normas Educacionais dos Estados
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 2 - 

Analise o texto abaixo: Em âmbito nacional, a educação das pessoas com deficiência foi assumida pelo Governo Federal através de campanhas, e no Estado de Santa Catarina, as precursoras ideias de educação especial organizaram-se no ano de 1954, quando da visita a Florianópolis do professor João Barroso Júnior, técnico de educação do Ministério de Educação e Cultura, que veio ao Estado para divulgar o................................ . No entanto, somente em 1957 é que oficialmente se inicia o atendimento ao público na área da educação especial, com o funcionamento de uma classe especial para crianças deficientes, no Grupo Escolar Dias Velho, posteriormente denominado ............................................................... . Política de Educação Especial de Santa Catarina, 2009.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • a) INES, do Rio de Janeiro • Grupo Educacional Catarinense
  • b) INES, do Rio de Janeiro • Grupo Escolar Barreiros Filho
  • c) FENEIS, do Rio de Janeiro • Grupo Escolar Barreiros Neto
  • d) FENEIS, de São Paulo • Grupo Educacional Catarinense
  • e) FENEIDA, de São Paulo • Grupo Especial da Capital
#243668
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Normas Educacionais dos Estados
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(1,0) 3 - 

Conforme Política de Educação Especial de Santa Catarina (2009), os atendimentos em educação especial, direcionados aos educandos da rede regular de ensino, terão caráter de apoio, complemento ou suplemento.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) para as possibilidades dos serviços.
( ) Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) e Serviço de Atendimento Especializado (SAESP).
( ) Professor de educação especial nas turmas de todas as etapas e modalidades da Educação Básica, nas quais estiverem matriculados educandos com diagnóstico de condutas típicas ou com severos comprometimentos motores.
( ) Acompanhante terapêutico, da área da saúde, aos educandos que necessitarem de atendimento individualizado em função de necessidades específicas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • a) V • V • V
  • b) V • V • F
  • c) V • F • V
  • d) F • V • V
  • e) F • V • F
#243669
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Normas Educacionais dos Estados
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(1,0) 4 - 

Conforme o disposto na Constituição do Estado de São Paulo, de 5/10/89, com suas alterações supervenientes,

  • a) o Conselho Estadual de Educação tem, para o sistema de ensino do Estado de São Paulo, função essencialmente consultiva.
  • b) a administração é obrigada a fornecer a qualquer cidadão, para defesa de seus direitos, no prazo máximo de trinta dias, certidão de atos, contratos, decisões ou pareceres, sob pena de responsabilidade da autoridade ou servidor que negar ou retardar a sua expedição.
  • c) é vedada a cessão de uso de próprios públicos estaduais, para o funcionamento de estabelecimentos de ensino privado, ressalvados aqueles que se enquadram na categoria de comunitários e/ou filantrópicos.
  • d) o Estado destinará, anualmente, para a manutenção e desenvolvimento do ensino público, no mínimo, vinte por cento da receita resultante de impostos e transferências.
  • e) o Estado responsabilizará os seus servidores por alcance e outros danos causados à Administração, ou por pagamentos efetuados em desacordo com as normas legais, sujeitando-os ao seqüestro e perda dos bens, nos termos da lei.
#243670
Banca
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Normas Educacionais dos Estados
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. Concursos Diversos
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(1,0) 5 - 

A Deliberação CEE nº 21/2001, que dispõe sobre equivalência de estudos realizados no exterior, em nível dos Ensinos Fundamental e Médio, no sistema de ensino do Estado de São Paulo, estabelece que

  • a) alunos do sistema brasileiro de ensino, embora portadores de diploma do exterior, devem ser classificados, no limite, no mesmo nível de sua turma que continuou no Brasil.
  • b) na análise da documentação escolar do aluno proveniente do exterior, o Supervisor exigirá a sua tradução por tradutor juramentado.
  • c) em qualquer caso, ao retornar do exterior, o aluno deverá requerer junto à Diretoria de Ensino a declaração de equivalência de estudos, para validar ou continuar sua escolaridade.
  • d) consideram-se alunos do sistema brasileiro de ensino aqueles que iniciaram seus estudos no Brasil, continuaram no exterior por qualquer período e pretendem continuar estudando no Brasil.
  • e) qualquer aluno proveniente do exterior deverá ser classificado pela unidade escolar de sua preferência.