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Simulado Normas Educacionais dos Estados | CONCURSO

Simulado Normas Educacionais dos Estados

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Este Simulado Normas Educacionais dos Estados foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Normas Educacionais dos Estados
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Normas Educacionais dos Estados

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#220597
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(1,0) 1 - 

Segundo a Lei nº 5.694, de 22 de dezembro de 2010, em seu Art. 12 O Sistema Municipal de Ensino de Cascavel compreende, EXCETO:

  • a) As instituições de educação infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada.
  • b) A Secretaria Municipal de Educação - SEMED/Cascavel.
  • c) As instituições educacionais que vierem a ser criadas e mantidas pelo Município, atendida a legislação específica.
  • d) Conselho Municipal de Educação - CME/Cascavel.
  • e) Conselho Municipal de Saúde - CMS/Cascavel.
#220598
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(1,0) 2 - 

O Plano Municipal de Educação do Município de Almirante Tamandaré – Lei ordinária n.º 1842/2015 (ALMIRANTE TAMANDARÉ, 2015) – indica como uma das estratégias da meta 1 o desenvolvimento de um projeto de transição da educação infantil para o ensino fundamental. A justificativa para a realização desse projeto é:

  • a) Garantir a realização das práticas previstas no currículo da educação infantil com as crianças de seis anos de idade.
  • b) Diferenciar o currículo da educação infantil e do 1.º ano do ensino fundamental.
  • c) Considerar as crianças da educação infantil e do 1.º ano do ensino fundamental como sujeitos que apresentam necessidades iguais.
  • d) Garantir a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
  • e) Compreender que a educação infantil prepara as crianças para o ensino fundamental.
#220599
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(1,0) 3 - 

Sobre a capoeira, é correto afirmar que o Art. 22 do Estatuto Nacional da Igualdade Racial determina que:
I. A capoeira é reconhecida como folclore da região Norte.
II. A atividade de capoeirista será reconhecida em todas as modalidades em que a capoeira se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo o território nacional.
III. É obrigatório o ensino da capoeira nas instituições públicas de ensino e facultativo nas instituições de ensino privadas.
Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas I e III.
  • d) Apenas II e III.
  • e) I, II e III.
#220600
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(1,0) 4 - 

O Art. 150 da Lei Orgânica do Município de Cachoeira do Sul assegura o plano municipal de educação, de duração plurianual, em consonância com o plano nacional e estadual de educação, tendo como uma de suas metas prioritárias:

  • a) Diminuição do analfabetismo.
  • b) Municipalização do atendimento escolar.
  • c) Promoção humanística, científica e tecnológica.
  • d) Excelência na qualidade de ensino.
  • e) Encaminhamento para o trabalho.
#220601
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(1,0) 5 - 

De acordo com o Art. 7º da Lei Orgânica do Município de Cachoeira do Sul, compete ao Município:
I. Estabelecer e subvencionar cultos religiosos ou igrejas.
II. Elaborar o Orçamento Anual e Plurianual de Investimentos.
III. Legislar sobre serviços funerários e cemitérios.
IV. Disciplinar serviços de carga, descarga e trânsito urbano.
Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas IV.
  • c) Apenas I e III.
  • d) Apenas II, III e IV.
  • e) I, II, III e IV.
#220602
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(1,0) 6 - 

O Art. 8º do Plano de Carreira do Magistério do Município estabelece que, a promoção dos membros do magistério decorrerá de avaliação que considerará o desempenho do professor e sua qualificação em instituições credenciadas. No desempenho, serão considerados, EXCETO:

  • a) Rendimento e qualidade no trabalho.
  • b) Cooperação.
  • c) Deveres e responsabilidades.
  • d) Pontualidade.
  • e) Contribuição no campo da educação.
#220603
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(1,0) 7 - 

Segundo o Art. 3º do Plano de Carreira do Magistério do Município de Cachoeira do Sul, são funções do magistério as atividades de:
I. Docência.
II. Supervisão educacional.
III. Orientação educacional.
IV. Administração escolar.
Quais estão corretas?

  • a) Apenas I e II.
  • b) Apenas III e IV.
  • c) Apenas I, II e III.
  • d) Apenas II, III e IV.
  • e) I, II, III e IV.
#220604
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(1,0) 8 - 

Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação

[...] um currículo para Educação Integral é comprometido com a elaboração intencional de processos educativos que visam o desenvolvimento humano em sua integralidade, superando uma visão disciplinar, e que para isso promovam a interligação dos saberes, o estímulo a sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção do seu projeto de vida e de sua atuação cidadã. Pressupõe ainda a articulação da escola com pais, comunidade e demais instituições e a melhoria qualitativa do tempo na escola para o atendimento à formação integral do sujeito.
(Currículo do Ensino Fundamental. Espírito Santo)

De acordo com o Currículo do Ensino Fundamental do Estado do Espírito Santo, a Educação Integral pressupõe:
I. A promoção do desenvolvimento intelectual, emocional, social, cultural, físico e político dos estudantes.
II. O aumento do tempo de permanência dos estudantes na escola, de modo a contemplar a formação destes sujeitos em sua integralidade.
III. O comprometimento da escola e seus profissionais em planejar as ações e atividades pedagógicas.
IV. O desenvolvimento de ações e projetos interdisciplinares, contextualizados e condizentes com as vivências dos estudantes.
V. A realização de parcerias com outras instituições para o desenvolvimento de projetos e atividades escolares substanciais.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I, II e IV.
  • b) II e V.
  • c) I, III e IV.
  • d) III, IV e V.
  • e) I, II e III.
#220605
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(1,0) 9 - 

O Novo Ensino Médio Capixaba é norteado por oito princípios fundamentais e essenciais, que visam garantir o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando os desafios do novo século. Dentre eles, encontra-se o princípio do “desenvolvimento de competências”, que

  • a) objetiva mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores voltados ao exercício da cidadania e à resolução de demandas da vida cotidiana e do mundo do trabalho.
  • b) visa o desenvolvimento dos estudantes como sujeitos críticos e ativos, que tomem decisões éticas, democráticas, inclusivas e sustentáveis.
  • c) propõe o desenvolvimento da habilidade dos estudantes de aprender a avaliar, a decidir e fazer escolhas, de forma responsável.
  • d) visa o desenvolvimento de capacidades técnicas em diferentes campos, o fortalecimento da comunicação e a qualificação profissional.
  • e) promove a contextualização e a problematização dos saberes e direciona esforços para a melhoria da qualidade da educação ofertada.
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(1,0) 10 - 

Em uma situação hipotética, a professora Luciana entrou, nervosa, na sala dos professores. Havia discutido com a coordenadora pedagógica, que pediu seus diários de classe para verificar a frequência de um estudante e lhe chamou a atenção, pois não havia nenhuma anotação das últimas três semanas, nem da frequência e nem dos conteúdos, atividades e avaliações realizadas. Após conversar com alguns colegas, Luciana refletiu e foi falar com a coordenadora, reconhecendo que havia cometido um erro e, então, tomando por base, exclusivamente, o Estatuto do Magistério do Espírito Santo, dentre os deveres do docente, para reparar essas falhas, Luciana deverá

  • a) conhecer e cumprir com as normativas exclusivas internas desta gestão escolar.
  • b) solicitar a um estudante de cada turma que registre a frequência dos alunos, diariamente.
  • c) participar das atividades educacionais promovidas pela escola e pela Secretaria de Educação.
  • d) zelar pela sua própria pontualidade e assiduidade, bem como dos estudantes e funcionários da escola.
  • e) organizar os arquivos e registros oficiais que dizem respeito a sua atuação profissional.