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Simulado Normas e Legislações de Contabilidade Pública | CONCURSO

Simulado Normas e Legislações de Contabilidade Pública

Simulado Normas e Legislações de Contabilidade Pública

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Este Simulado Normas e Legislações de Contabilidade Pública foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Normas e Legislações de Contabilidade Pública
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Normas e Legislações de Contabilidade Pública

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#245153
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(1,0) 1 - 

A compreensibilidade é a qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado.
Alguns fenômenos econômicos são particularmente complexos e difíceis de serem representados nos relatórios contábeis.
Frente a esta complexidade, estas informações devem ser

  • a) ignoradas na apresentação dos relatórios.
  • b) excluídas das demonstrações contábeis e ser apresentadas em notas explicativas.
  • c) excluídas das demonstrações contábeis e ser apresentadas no relatório da administração.
  • d) incluídas nas demonstrações contábeis, sendo que os usuários podem utilizar a ajuda de assistente para auxiliá-los em sua compreensão, se necessário.
  • e) incluídas nas demonstrações contábeis, uma vez que não é necessário que os usuários compreendam todas as informações divulgadas.
#245154
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(1,0) 2 - 

De acordo com a NBC TSP 08 – Ativo Intangível em entidades do setor público, alguns ativos intangíveis são definidos como patrimônio cultural intangível devido à sua relevância cultural, ambiental ou histórica.
As opções a seguir apresentam algumas características desse tipo de ativo, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) Seu valor pode aumentar ao longo do tempo.
  • b) Devem ser reavaliados periodicamente.
  • c) Pode ser difícil estimar a sua vida útil, que, em alguns casos, pode ser de centenas de anos.
  • d) As obrigações legais e/ou estatutárias podem impor proibições ou severas restrições à sua alienação por venda.
  • e) Seu valor em termos cultural, ambiental e histórico é improvável de ser totalmente refletido em valor financeiro baseado a preços de mercado.
#245155
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(1,0) 3 - 

De acordo com a NBC TSP Estrutura Conceitual - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, assinale a opção que indica uma restrição na informação incluída no Relatório Contábil de Propósito Geral.

  • a) Tempo.
  • b) Objetividade.
  • c) Materialidade.
  • d) Valores monetários.
  • e) Falta de profissionais capacitados.
#245156
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(1,0) 4 - 

As alterações tributárias, com impactos no agronegócio, estabelecidas pela medida Provisória MP232 de 30 de dezembro de 2004, são:

  • a) o setor agropecuário não terá mais que recolher antecipadamente aos cofres federais o valor de 1,5% sobre seu faturamento referente ao IRPJ e 1% referente à antecipação da CSLL;
  • b) o setor agropecuário reduzirá aos cofres federais o valor de 1,5% sobre seu faturamento referente ao IRPJ e 1% referente à antecipação da CSLL;
  • c) o setor agropecuário terá que recolher antecipadamente aos cofres federais o valor de 1,5% sobre seu faturamento referente ao IRPJ e 1% referente à antecipação da CSLL;
  • d) o setor agropecuário não terá mais que recolher antecipadamente aos cofres federais o valor de 1,5% sobre seu faturamento referente ao IRPJ mas terá que recolher 1% referente à antecipação da CSLL;
  • e) o setor agropecuário reduzirá aos cofres federais o valor de 1,5% sobre seu faturamento referente ao IRPJ e passará a recolher 1% referente à antecipação da CSLL.
#245157
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(1,0) 5 - 

A transparência e a padronização dos registros são instrumentos essenciais ao exercício da competência dos órgãos de controle externo, e foi por esta razão que a Lei de Responsabilidade Fiscal dedicou um capítulo para tratar da transparência, controle e fiscalização. Uma seção relevante desse aludido capítulo é aquela que dispõe sobre a escrituração e a consolidação das contas, estabelecendo, entre outras regras, que

  • a) as demonstrações contábeis compreenderão, isolada e conjuntamente, as transações e operações de cada órgão, fundo ou entidade da Administração direta, autárquica e fundacional, exclusive empresa estatal dependente.
  • b) a despesa e a assunção de compromisso serão registradas segundo o regime de caixa, apurando-se, em caráter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de competência.
  • c) as operações intragovernamentais serão sempre incluídas no caso das demonstrações conjuntas.
  • d) a demonstração das variações patrimoniais dará destaque à origem e ao destino dos recursos provenientes da alienação de ativos.
  • e) a disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória sejam somados ao caixa central para compor um só valor total de disponibilidade.
#245158
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(1,0) 6 - 

O artigo 176 da Lei no 6.404/1976, Lei das Sociedades Anônimas e posteriores alterações, define um conjunto de demonstrações contábeis que devem ser publicadas pelas sociedades anônimas (S.A.). Paralelamente, o pronunciamento contábil CPC 26 (R1) define um conjunto completo de demonstrações contábeis também aplicáveis às S.A..
No que se refere estritamente ao direcionamento dos termos legais e do pronunciamento citados, para uma sociedade anônima de capital aberto, a(s)

  • a) demonstração do resultado abrangente do período é obrigatória.
  • b) publicação da demonstração do valor adicionado não é obrigatória, mas pode ser ato voluntário ou exigência de agência reguladora.
  • c) publicação das demonstrações citadas na Lei é obrigatória, e a publicação das demonstrações citadas no pronunciamento é voluntária.
  • d) publicações da demonstração das mutações do patrimônio líquido do período e do balanço social são obrigatórias.
  • e) publicações das demonstrações do valor adicionado, do resultado abrangente do período e a das origens e aplicações de recursos são obrigatórias.
#245159
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(1,0) 7 - 

Com base na Lei nº 4.320/64, analise as afirmativas abaixo, relacionadas à proposta orçamentária, e assinale a alternativa correta.

I. É fortemente recomendável, mas não exigível, que esteja contida na proposta orçamentária a mensagem que conterá exposição circunstanciada da situação econômico-financeira, documentada com demonstração da dívida fundada e flutuante, saldos de créditos especiais, restos a pagar e outros compromissos financeiros exigíveis, exposição e justificação da política econômico-financeira do governo e justificação da receita e despesa, particularmente no tocante ao orçamento de capital.

II. Se não receber a proposta orçamentária no prazo fixado na Constituição Federal, o Poder Legislativo federal considerará como proposta a Lei de Orçamento vigente.

III. A proposta orçamentária conterá o programa anual atualizado de investimentos, inversões financeiras e transferências previstos no Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital.

IV. Cabe exclusivamente aos órgãos de contabilidade a organização de demonstrações mensais da receita arrecadada, segundo as rubricas, para servirem de base à estimativa da receita, na proposta orçamentária.

  • a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
#245160
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(1,0) 8 - 

Atualmente, os Estados brasileiros, estão sofrendo profundamente com os gastos atribuídos à rubrica “pessoal”. A Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF estabelece um limite da receita corrente líquida para que os Estados possam se comprometer com esse tipo de gasto. Identifique esse limite nas alternativas a seguir.

  • a) 60%
  • b) 70%
  • c) 55%
  • d) 50%
  • e) 49%
#245161
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(1,0) 9 - 

Cada empresa deve elaborar seu plano de contas de acordo com suas necessidades, mas sempre obedecendo à estrutura estabelecida pela lei nº 6.404/1976 e 11.638/2007. Em qualquer elenco de contas, seja qual for o tipo de empresa, as contas devem ser agrupadas de acordo com a estrutura estabelecida por estas duas leis, visando facilitar as demonstrações contábeis. (RIBEIRO, 2010, p. 38).
As contas que representam os bens e os direitos serão reunidas no ativo em dois grupos, são eles:

  • a) Ativos variáveis e não variáveis.
  • b) Ativos fixos e não fixos.
  • c) Ativos circulantes e não circulantes.
  • d) Ativos financeiros e não financeiros.
  • e) Ativos líquidos e brutos.
#245162
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(1,0) 10 - 

Segundo o Art. 1º da LEI Nº 9.430, de 27 de dezembro de 1996: A partir do ano-calendário de 1997, o imposto de renda das pessoas jurídicas será determinado com base no lucro real, presumido, ou arbitrado, por períodos de apuração trimestrais, encerrados nos dias:

  • a) 31 de março, 31 de julho, 31 de outubro e 31 de dezembro de cada ano-calendário, observada a legislação vigente, com as alterações desta Lei.
  • b) 31 de março, 31 de maio, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendário, observada a legislação vigente, com as alterações desta Lei.
  • c) 31 de março, 31 de julho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendário, observada a legislação vigente, com as alterações desta Lei.
  • d) 31 de março, 31 de maio, 31 de outubro e 31 de dezembro de cada ano-calendário, observada a legislação vigente, com as alterações desta Lei.
  • e) 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendário, observada a legislação vigente, com as alterações desta Lei.